Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não

Carta de crédito: O que é e como funciona no consórcio

Entenda mais sobre a Carta de Crédito que é a garantia de quando se adquire um consórcio e como você deve fazer para usar e comprar seu bem ou serviço desejado.

Artigo escrito por Amanda Pessoa em 29 de Novembro de 2023

Para quem pretende adquirir um consórcio para a compra de um veículo ou um imóvel, precisa entender como funciona a carta de crédito.

Isso porque ela é o documento que vai liberar o crédito quando você é contemplado no consórcio.

Para tirar todas as dúvidas sobre a carta de crédito, acompanhe abaixo e veja todos os detalhes sobre esse titulo financeiro.

O que é carta de crédito?

A carta de crédito é o objetivo final de um consórcio, ela é o documento financeiro que é entregue ao consorciado quando ele é contemplado.

Ela serve para o consorciado fazer a contratação dos bens ou serviços desejados, assim ele usa a carta de crédito contemplada com o valor estipulado na hora que contratou o consórcio.

Diferente do que se pensa, quando acontece a contemplação o consorciado não recebe o valor em dinheiro e sim a carta de crédito do consórcio, que funciona como um vale-compras.

SAIBA MAIS: Consorcio Itaú: Conheça as vantagens e os diferenciais

Como funciona a carta de crédito?

A carta de crédito funciona com um titulo financeiro, nela está detalhado o valor equivalente a consorciado no momento que fechou a negociação do consórcio.

Com ela em mãos, o consorciado pode ir até a loja para fazer a compra do bem, funcionando como um espécie de vale-compras.

Vejamos um exemplo:

Digamos que você decida participar de um consórcio de um carro no valor de R$ 50 mil. No momento que houver a contemplação você vai receber a carta nesse valor.

Ou seja, vai receber um documento financeiro com o valor de R$50 mil para comprar o carro.

Lembrando que o valor da carta de crédito pode sofrer reajuste de acordo com a tabelas estabelecidas pelos fabricantes (como a tabela FIPE para os veículos), isso evita que o poder de compra dos consorciados sofra depreciação.

Algumas das mais comuns são a carta de crédito imobiliário ou carta de crédito de veículo, onde é possível comprar carro ou moto por exemplo.

Em alguns casos, muita gente prefere comprar a carta de crédito contemplada ao invés de ter que passar por todo o processo do consórcio.

Carta de crédito contemplada

Todos os consorciados tem oportunidades de contemplação iguais durante as assembleias que ocorrem uma vez por mês.

Entretanto, para participar os consorciados precisam estar com o pagamento das parcelas em dia.

A carta de crédito comtemplada pode ser adquirida de duas formas: por sorteio ou por lance.

Para entender melhor como funciona cada uma deles, acompanhe abaixo os detalhes de cada um.

VEJA TAMBÉM: Porto seguros consórcio: Descubra agora como funciona!

Sorteio

Esta é a forma comum de contemplação do consórcio. Nos sorteios que acontecem mensalmente, todos os consorciados que estão em dias com o pagamento das parcelas participam e podem ser contemplados com a carta de crédito.

Lance

Quanto aos lances, eles precisam ser ofertados antes que o sorteio aconteça de fato. Para isso, o consorciado deve se preparar para esse momento, para dar um bom valor de lance.

Esse valor será correspondente a antecipação das prestações do consórcio e é possível fazer 3 possibilidades de lance. Entenda abaixo quais são:

  • Lance fixo – Nesse caso o valor é definido pela administradora ou instituição;
  • Lance livre – O consorciado pode oferecer qualquer valor e ganha quem apresentar o lance maior;
  • Lance embutido – Já no lance embutido, o participante oferece uma parte da sua carta como lance.

Como usar a carta de crédito

É possível usar a carta de crédito em algumas situações. Para te ajudar a entender melhor, veja algumas situações onde é possível usa-la após ser contemplado.

Aquisição de um imóvel

Com a carta de crédito, o integrante contemplado pode comprar um apartamento ou uma casa desejada, conforme o contrato de adesão do consórcio.

Usando a carta de crédito imobiliário para comprar o imóvel, o consorciado terá a instituição financeira ou administradora fazendo o pagamento a quem está fazendo a venda para depois transferir o imóvel ao consorciado.

Compra de veículo

Com a carta de crédito de veículos é possível comprar carros e moto pelo consórcio. E o consorciado pode usar seu crédito para comprar veículos novos ou usados.

Quitação de financiamento

Nós casos em que o consorciado não quiser aguardar a contemplação ele pode então fazer um financiamento de imóvel.

O que acontece nesse caso é que ele pode escolher no futuro usar o valor da carta de crédito para quitar seu financiamento.

Contratação de serviços

Ao ser contemplado com a carta de crédito, é possível usar o valor para pagar serviços, como estudos, viagens, cirurgias, despesas médicas, dentre outras coisas.

Receber o dinheiro em mãos

Para os participantes do consórcio que não quiserem comprar um bem ou serviço, podem escolher a opção de receber o valor do crédito em dinheiro.

Para isso, é necessário que ele tenha quitado todas as suas obrigações de pagamento com o grupo de consórcio.

Quanto tempo dura uma carta de crédito?

Depois de contemplada e finalizado o processo de aprovação e a carta de crédito for liberada, o titulo financeiro poderá ser usada pelo período que estará definido no contrato.

Geralmente esse período varia entre 90 e 180 dias, mas o que vai realmente definir serão as políticas da administradora e o que está no contrato.

O que fazer com reajuste da carta de crédito?

Ao longo do tempo as administradoras do consorcio podem fazem a atualização a cada aniversário anual da cota.

Esse reajuste acontece de acordo com a variação da inflação da moeda. Assim, essa revisão no valor do consórcio é para que o valor contratado se mantenha dentro do real contratado.

Cada produto tem um indexador próprio, confira quais os mais comuns:

  • IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) para automóveis;
  • INCC (Índice Nacional de Custo da Construção do Mercado) para imóveis;
  • IGPM (Índice Geral de Preços do Mercado), para área de serviços.

O valor será atualizado diretamente na carta de crédito no aniversário anual do consórcio, de forma que o valor das parcelas sofreram reajuste.

Opções vantajosas de consórcio

Se você busca opções de administradoras com condições mais vantajosas de consórcio para o que você busca, há algumas bem interessantes como o Banco Santander e a Porto Seguro.

URL Verificada
Tarifas da conta
Grátis (varia de acordo com o pacote)
Tarifas de saque
Varia de acordo com o pacote contratado
Rendimento da conta
De 85% até 102% do CDI
Produtos disponíveis
Cartão de Crédito, Empréstimos, Financiamentos, Cheque Especial
URL Verificada
  • Benefícios da conta
    • Isenção de taxa de juros: 10 dias sem juros por mês no limite da conta ao manter o seu CPF ou celular como chave Pix no Santander para os pagamentos e transferências que não podem esperar
    • Programa Esfera: Seus cartões podem fazer parte da rede de parceiros do Santander Esfera com descontos de até 50% em produtos, serviços, viagens e muito mais
    • App Santander e internet banking: Pelo celular ou pelo computador, você pode fazer transferências, pagamentos e consultas, entre outras transações, a qualquer momento.
    • Caixas eletrônicos: São mais de 14 mil pontos em todo o país para você realizar saques e depósitos, além de contratar produtos e serviços
  • Documentos necessários
    • Documento de identidade: RG ou CNH
    • Número de CPF: CPF
  • Prós e Contras
    • PRÓS
    • Prós
      Boas taxas de aprovação
    • Prós
      Participação no Programa Esfera
    • CONTRAS
    • Contras
      Pode vir sem cartão de crédito atrelado

Vale a pena ter uma carta de crédito?

Uma das vantagens de você ter um consorcio é a segurança. Já que somente o consorciado pode ter acesso a sua carta de crédito.

Além de você pagar parcelas mais justas e sem inserção de taxa de juros altas, assegurando o seu poder de compra e tendo controle do valor que tem disponível para comprar o seu bem.

Outra vantagem é você poder negociar na hora de comprar o seu bem ou serviço, já que a carta de credito é o equivalente a ter o dinheiro em mãos.

Pensando por esses benefícios podemos dizer que vale a pena sim ter uma carta de crédito.



Escrito por Amanda Pessoa Analista de Conteúdo

Analista de Conteúdo, mãe, Jornalista com MBA em Marketing e amante da Marvel. Possui experiência com revista impressa, produção de conteúdo, SEO e experiência do cliente. Conhecedora do mundo dos empréstimos, Previdência Social e direitos trabalhistas.

  • Jornalista;
  • MBA em Marketing;
  • Especialista em educação financeira com foco em empréstimos.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar

.
.