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O que é o estorno do cartão de crédito? Veja quando pedir!

Pedir o estorno de cartão é o mesmo que cancelar uma compra, buscando ter o valor ressarcido. Veja quando isso é permitido!

Artigo escrito por Jennifer Figueiredo em 24 de Fevereiro de 2022

Já precisou fazer um estorno de cartão de crédito? Em compras online, o consumidor está sujeito a receber um produto que não é exatamente como o esperado.

Ou então, imagine usar o seu cartão de crédito para o pagamento e não receber o produto?

Nessas e outras situações, o cliente insatisfeito tem o direito de cancelar a compra e assim, evitar prejuízos para seu bolso.

Dessa forma, o estorno de compra é a ação de devolver o valor ao consumidor, atendendo aos seus direitos.

Você sabe como funciona estorno no cartão de crédito? Entenda mais sobre esse procedimento a seguir!

VEJA TAMBÉM: Melhores cartões de crédito de supermercados || Melhores Cartões de Crédito para Universitários

O que é estorno de cartão de crédito?

Solicitar o estorno do cartão de crédito significa cancelar uma compra feita com ele, para ter o valor devolvido.

Assim, quando o cliente fica insatisfeito com o produto que recebeu por conta de defeitos ou mesmo se a compra não for entregue, é possível solicitar o estorno.

Contudo, o procedimento para ressarcir o cartão de crédito é diferente das outras formas de pagamento. Isso porque o cartão tem datas definidas para fechamento da fatura e vencimento.

Por isso, o cliente pode não receber o valor do estorno no mês em que o solicitou, considerando que cada instituição financeira e cada cartão possuem prazos diferentes.

Quando devo pedir estorno de compra?

O consumidor é amparado por direitos previstos em lei, tanto para compras online quanto diretamente na loja. Desta forma, é possível pedir o estorno de compra no cartão de crédito nos seguintes casos:

  • Em até 7 dias, após o recebimento do produto ou serviço, caso a aquisição seja feita fora de um estabelecimento comercial, ou seja, pela internet ou telefone, por exemplo;
  • Em caso de produtos danificados, se o reparo não for feito em até 30 dias;
  • Quando a quantidade do produto não corresponde ao anunciado ou ao que consta na embalagem;
  • Quando a empresa não entrega o produto dentro prazo estipulado no ato da compra;
  • Em caso de fraudes com o cartão, clonagem e uso indevido de informações pessoais.

Porém, não é possível cancelar uma compra feita em loja física. Pois, os estabelecimentos que vendem presencialmente não têm a obrigação de cancelar ou estonar compras em caso de arrependimento.

Ainda assim, algumas empresas prestam esse serviço, dependendo de sua política interna de cancelamento.

Como pedir o estorno do cartão?

Logo que identificar a necessidade de cancelar a compra, é preciso tomar algumas medidas para fazer o estorno de cartão de crédito:

  1. Entre em contato com a loja e apresente os motivos para solicitar o estorno de cartão;
  2. O vendedor deverá verificar as políticas de cancelamento e entrar em contato com a operadora do cartão de crédito;
  3. A operadora conduzirá o repasse da quantia ao consumidor, mas o responsável por devolver o valor é a loja;
  4. Em caso de fraudes com a compra ou se a loja se recusar a atender o pedido de estorno, contate a operadora.

Assim, o cliente recebe o apoio necessário para avaliar o caso e comprovar seu direito de ter o valor ressarcido pelo estabelecimento.

Quanto tempo demora para receber estorno?

Todo o processo de cancelamento e estorno de compra pode levar semanas ou meses. Por isso, é importante ter paciência, tomar as providencias necessárias e aguardar a resolução.

Então, mantenha o controle financeiro em dia para não precisar contar com o valor do estorno!

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Quando aparece o estorno na fatura?

A devolução de um valor processado no cartão pode levar algum tempo, de acordo com os critérios do vendedor e da operadora.

Após a conclusão do processo, a quantia do estorno aparecerá na fatura do cartão em forma de crédito.

Contudo, isso pode levar em média até 2 meses (2 fechamentos de fatura) para acontecer.

Fique atento aos detalhes da sua conta de cartão e, em caso de dúvidas, contate a operadora.

Quantos dias demora o estorno no cartão de crédito?

O estorno já pode ser feito 24h após o loja confirmar o cancelamento da compra.

No entanto, esse processo pode levar mais tempo quando se trata de transações feitas em maquininhas de cartão.

A empresa que gerencia a maquininha pode levar até 15 dias para notificar a operadora do cartão sobre o cancelamento.

Com isso, ainda há um prazo para que o pedido seja confirmado. Em todo caso, dentro de um ou dois meses o valor deve ser ressarcido na fatura.

Como funciona o estorno de uma compra parcelada?

Quando o cliente faz uma compra parcelada, o estabelecimento fará a devolução do valor das parcelas pagas.

Enquanto isso, os pagamentos futuros serão cancelados e não haverá mais a cobrança.

O que significa estorno de lançamento?

Quando o cliente processa uma compra com o cartão, podem acontecer alguns erros, como: a divergência no valor, parcelamento com prazo incorreto e até mesmo o duplo lançamento da cobrança.

Nesse caso, ao lançar a mesma compra mais de uma vez na fatura, o vendedor deve ressarcir o valor ao cliente.

Assim, a operação que busca reparar a cobrança indevida é chamada de estorno de lançamento. Em outras palavras, significa anular a transação realizada.

Dúvidas frequentes sobre o assunto

Sim. É possível solicitar o estorno de compra no cartão de crédito, desde que atenda aos critérios de cancelamento, como:

  • Arrependimento de compra em até 7 dias;
  • Produtos com defeito;
  • Quantidade incorreta;
  • Atraso na entrega;
  • Golpes com o cartão.

O estorno pode levar semanas e até meses para ser totalmente processado e o cliente receber o reembolso na fatura do cartão.

  1. Verifique as políticas de cancelamento e direitos do consumidor para saber se é possível cancelar a compra feita;
  2. Contate o vendedor e peça o estorno do cartão;
  3. Aguarde o prazo de reembolso na fatura.

Atenção: em caso de fraude no cartão, entre em contato com o banco imediatamente.

Para descobrir o estabelecimento na fatura do cartão, basta ter acesso à cobrança detalhada, seja no app do banco, Internet Banking, e-mail ou outra opção disponível. Lá, você confere todas os locais e datas onde passou o cartão.

Dicas para evitar o cancelamento de compras

Podemos notar que pedir um estorno de cartão de crédito é um procedimento burocrático e nada agradável para o consumidor.

Por isso, é importante ter alguns cuidados em sua compra, para evitar dores de cabeça no futuro.

Essas são algumas dicas que você pode seguir para melhorar sua experiência na hora de fazer compras com o cartão de crédito:

  • Compre apenas de sites e lojas confiáveis, que sejam conhecidas no mercado;
  • Pesquise a reputação da empresa na internet, em portais como o ReclameAqui;
  • No site da loja, veja se as avaliações do produto são positivas e se agradou as pessoas que compraram o mesmo item;
  • Verifique os detalhes da entrega, quem realiza esse serviço e se você está de acordo com o prazo previsto;
  • Não informe senhas ou números do cartão a terceiros e não entregue seu cartão a um desconhecido.

Por fim, aproveite para conhecer ainda mais nossos conteúdos aqui no Blog!

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Escrito por Jennifer Figueiredo Jornalista

Jornalista pela Universidade do Oeste Paulista, Analista de conteúdo e Redatora há 4 anos, apurando e escrevendo sobre educação, produtos e serviços financeiros.

  • Jornalista;
  • Analista de Conteúdo;
  • Redatora Web e SEO sobre produtos financeiros desde 2018.

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4 comentários publicados nesse artigo
    11/10/2021 às 23:34

    Fiz uma compra pelo whatsapp através de um link com cartão de crédito, passando dois dias a pessoa não me informou quando iria me entregar a encomenda e não respondeu mais as minhas mensagens quando percebi logo entrei em contato com a operadora do cartão pra cancelar a compra, no link tinha o nome da maquininha de cartão e o CNPJ da empresa, nesse caso eu consigo cancelar a compra?

      13/10/2021 às 09:30

      Provavelmente sim, Luciene. Basta informar com detalhes ao seu banco como se deu a operação para que o valor seja estornado.

    17/06/2021 às 20:19

    Eu fui obrigado a fazer uma compra coagido por um ladrão q entrou no meu carro com arma, fiz a compra levou o dinheiro q eu tinha, fiz o B.O. e mandei p o Cartão Porto Seguro, isso aconteceu dia 07/05 e até agora não decidiram nada, a fatura venceu dia 16/06 e não paguei a parcela da compra coagida, meu cartão é protegido e a Porto Seguro sou Cliente a 10 anos, está perdida e desorientada des janeiro deste ano, faço o seguro do meu veic com eles há 10 anos. Lamentável situação e aborrecimentos, ligo quase todos os dias, sempre 5 dias uteis p resolver e nada, devo entrar na JUSTIÇA.

      20/07/2021 às 18:23

      Olá José! Procure o Procon da sua cidade com todos os documentos que tiver e informe sobre o caso, inclusive os números de protocolos dos atendimentos que fez na seguradora, informando a situação.

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