Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Operadora de cartão de crédito: o que é? Entenda como funciona!

Conheça as operadoras de cartão de crédito mais populares do Brasil e entenda como funcionam!

Artigo escrito por Equipe Mobills em 08 de Setembro de 2023

Quem faz compras com cartão deve achar que este processo é simples. Porém, ele envolve vários fatores e empresas responsáveis por cada etapa, como a operadora de cartão de crédito. Entenda o que é!

Muitos confundem a operadora com a bandeira do cartão de crédito. Mas, será que são a mesma coisa?

Vamos te ajudar a entender a seguir!

VEJA TAMBÉM: Cartão de crédito para negativado aprovado || Quais cartões dão milhas? Confira!

O que é operadora de cartão de crédito?

Se você está com dúvidas e deseja saber o que é operadora de cartão de crédito, elas são as empresas ou programas de instituições financeiras que ficam responsáveis por administrar os cartões de crédito. 

Ou seja, são as responsáveis por definir o limite de crédito, taxas, juros do cartão e outros fatores.

Elas são quem define a relação com o cliente e ajuda a administrar as principais situações que envolvem suas compras com cartão de crédito.

As operadoras de cartão de crédito também ficam responsáveis pelo procedimento de emissão do cartão e pela análise de crédito no geral. 

Outro ponto importante é que são as operadoras de crédito que intermediam a relação com os clientes. 

Por exemplo, se você já teve quaisquer problemas de compra duplicada, suspeita, queira contestar ou estornar, é com a operadora do cartão de crédito que você deve resolver esse tipo de situação.

É importante ressaltar que as operadoras de cartão de crédito, além de definir as taxas, também ficam responsáveis por realizar as cobranças em casos de inadimplência e falta de pagamento do cliente. 

Por que é importante manter o bom relacionamento entre cliente e operadora?

As operadoras de cartões de crédito sempre vão tentar o máximo manter o bom relacionamento com os clientes e é de suma importância que essa relação seja recíproca. 

Afinal, assim como para elas é relevante ter o cliente em uma situação favorável e que continue utilizando os créditos e serviço, para o cliente também é importante. 

Por fim, é a operadora quem vai poder fazer reajuste de taxas, renegociar dívidas, além de aumentar ou não o seu limite de crédito.

Operadora de crédito x bandeira do cartão

Muita gente confunde, mas a operadora de cartão de crédito e a bandeira do cartão não possuem a mesma função.

A operadora, inclusive, é a responsável por fazer a comunicação de transição entre a loja, as bandeiras e as instituições emissoras do cartão.

Já as bandeiras são como se fossem a “marca” do seu cartão e atuam em conjunto com as operadoras, tanto para conceder crédito como para permitir às compras.

As bandeiras podem atuar regulando o seu limite de crédito, parcelamento e a cobertura do cartão – seja nacional ou cartão internacional.

Como funciona o processo de uma compra?

Quer entender como funciona, na prática, uma compra com cartão de crédito envolvendo operadora de cartão e bandeira? Vamos então entender!

  1. O cliente o insere na maquininha de cartão de crédito e autoriza a cobrança;
  2. Em seguida, a operadora do cartão é acionada e entra em contato com a bandeira. Ela envia os dados da transação para bater as informações;
  3. A bandeira é responsável por direcionar o processo ao emissor do cartão, na maioria dos casos é um banco ou instituição financeira – que vai consultar se o cliente tem saldo ou limite de crédito para autorizar a compra;
  4. Feito isso, o emissor comunica a bandeira a aprovação (ou não) da transação e o processo avança para que a operadora libere a compra. 

Por fim, vale destacar que todo esse fluxo é muito rápido e acontece em fração de segundos. Além disso, as operadoras de cartão cobram taxas a cada transação para mediar esses processos financeiros.

VEJA TAMBÉM: CPF na Nota: Para que serve? Entenda! || Melhores cartões de Crédito do Ano: Descubra quais são!



Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.