Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
cartao
isca
Sim
semestral

Quando a fatura fecha pode comprar? Saiba qual é o melhor dia de compra!

Conhecer o melhor dia de compra do seu cartão de crédito pode te dar mais prazo para pagar a fatura. Saiba como!

Artigo escrito por Claudia Borges em 23 de Janeiro de 2024

Uma pergunta comum sobre o uso de cartões de crédito é: quando a fatura fecha pode comprar? Com certeza! Por isso, o dia após o fechamento é conhecido como melhor dia de compra do cartão!

Primeiramente, essa data varia de cada cartão de crédito, pois isso depende do fechamento da fatura e de seu vencimento.

Dessa forma, é muito importante conhecer as principais datas relacionadas à fatura do seu cartão, para saber exatamente quando é o melhor dia para comprar o que tanto deseja e ter até 40 dias para pagar.

Ficou interessado no assunto? Continue a leitura, pois vamos explicar todos os detalhes!

VEJA TAMBÉM: Melhores Cartões Fáceis de Aprovar || Melhores Cartões de Crédito do Brasil

Melhor dia de compra no cartão de crédito: quando é?

O melhor dia de compra é logo após o fechamento da fatura, pois é o dia que, ao gastar no cartão nesta data, terá até 40 dias para pagar.

Isso é possível porque após o fechamento, todo valor gasto não irá contar para sua fatura atual e será cobrada apenas na próxima. Várias pessoas costumam dizer que esperam o “cartão virar” para fazer uma compra.

Assim, o período entre o fechamento e o vencimento da fatura do cartão pode durar em torno de 7 a 10 dias, dependendo do cartão.

E saber exatamente quando fecha a fatura ou que dia o “cartão vai virar”, permite planejar compras com mais tranquilidade e consciência do quanto está gastando no mês.

Quando a fatura fecha pode comprar no mesmo dia?

Sim! Quando a fatura fecha pode comprar com o cartão de crédito no mesmo dia, desde que tenha limite disponível.

O dia do fechamento da fatura é quando ela passa de Aberta para Fechada. Geralmente, os bancos enviam uma notificação informando que a fatura fechou.

Como o processo pode demorar o dia inteiro, se o cliente comprar neste dia antes da fatura fechar, corre o risco do valor entrar na fatura atual.

Por isso, muitos clientes esperam para fazer compras no dia seguinte e consideram este dia como o melhor dia de compra.

De forma análoga, comprar no dia do fechamento poderia ser considerado o “pior dia de compra”, pois está mais próximo do vencimento da fatura.

Portanto, o único impedimento para realizar compras após o fechamento da fatura é se faltar limite no cartão de crédito. Neste caso, você precisa pagar a fatura primeiro para liberar mais limite.

Para facilitar o acompanhamento da sua fatura e receber alertas de quando vai vencer, teste grátis o aplicativo de controle financeiro Mobills para gerenciar suas finanças!

Mobills: Finanças e Cartões

Avaliação Mobills
4.5 150
Avaliação Mobills
URL verificada
Plataforma Android, iOS e Web.
Funcionalidades Controle de contas, cartões planejamentos e objetivos.
Preço Menos de R$8,40 por mês para ter suas contas em dia.
Benefícios App com ótima usabilidade e Design.
URL verificada
  • Mais detalhes do Mobills
    • Conecte suas contas e cartões: Saiba para onde o seu dinheiro está indo com nossas integrações automáticas. Gerencie todos os seus gastos e evite o cheque especial, o empréstimo com maior taxa de juros do mercado;
    • Monte um planejamento financeiro: Faça orçamentos mensais e mantenha seus gastos sob controle. Defina alertas para evitar passar do seu limite de despesas;
    • Crie objetivos: Determine metas para alcançar os seus sonhos. Quer comprar uma casa, fazer uma viagem? Crie objetivos no app e realize os seus desejos.

📢DESCONTO EXCLUSIVO: Use o CUPOM MOBILLS para assinar a versão Premium e ganhe 30% OFF!

Cartão com até 40 dias para pagar: é possível?

É possível ter até 40 dias para pagar a fatura apenas se usar o cartão no melhor dia de compra e se o fechamento ocorre 10 dias antes do vencimento da fatura.

Por exemplo: sua fatura fechou no dia 31/03 e vence 10 dias depois, em 10/04. Se fizer uma compra no dia 01/04 (após o fechamento), você pagará esse gasto na fatura do dia 10/05, ou seja, 40 dias depois.

Mas, se fizer uma compra no dia 02/04, então terá 39 dias até o vencimento da próxima fatura e assim por diante. Portanto, para garantir os 40 dias de prazo, o gasto deve ser no melhor dia de compra.

Essa operação é possível, pois o crédito do cartão é como um pequeno empréstimo com o banco que fornece o crédito antecipado.

No entanto, algumas empresas podem cobrar juros para liberar esse período maior de pagamento, então, fique atento sempre!

Como saber quando é o melhor dia de compra do cartão?

O melhor dia de compra do seu cartão está diretamente ligado ao fechamento da sua fatura. Sendo assim, é preciso saber exatamente o dia que sua fatura fecha para calcular.

Muitos cartões levam 10 dias entre o fechamento e o dia do pagamento da fatura. Mas, outros como o cartão Nubank e o C6 Bank, têm um prazo de apenas 7 dias.

No entanto, vale ressaltar que o melhor dia para compra é sempre após o fechamento, que pode ser no mesmo dia ou no dia seguinte, independente do dia de vencimento da fatura.

Portanto, verifique com o seu banco exatamente de quantos dias é o processamento do cartão que você utiliza.

Quando fecha a fatura do cartão?

Muitas pessoas confundem a data de fechamento com a data de vencimento, mas, para saber o melhor dia de compra do cartão, essa é uma informação fundamental.

Durante 30 dias a fatura fica em aberto e todos os gastos vão se somando até sua data de fechamento. Após a fatura fechar, os gastos não entrarão mais nesta cobrança.

Dessa maneira, todas as compras feitas a partir desse dia serão contabilizadas apenas na fatura do mês seguinte, “pulando” um mês.

Não existe um dia fixo para o fechamento, ele varia de acordo com seu cartão de crédito e acontece até 10 dias antes do vencimento.

Veja alguns exemplos:

Quando fecha a fatura do cartão que vence dia 20?

Na maioria dos cartões que vence no dia 20 o dia do fechamento é dia 10, assim o melhor dia de compra seria no dia 11.

Minha fatura vence dia 25 quando ela fecha?

Sua fatura que vence no dia 25 tem o fechamento no dia 15, sendo assim, o melhor dia de compra é o dia 16, isso considerando o fechamento 10 dias antes do vencimento.

Quando fecha a fatura do cartão que vence dia 28?

Um cartão que vence dia 28 teria o fechamento no dia 18 e o melhor dia de compra dia 19, considerando o fechamento 10 dias antes do vencimento.

É importante lembrar que essa informação deve ser consultada dentro do aplicativo do banco ou no Internet Banking, pois o fechamento pode varia entre 7 a 10 dias antes do vencimento.

Quando vence a fatura do cartão de crédito?

Por outro lado, quando a fatura vence, o cliente deve fazer o pagamento até aquela data de vencimento, para que não corra o risco de pagar juros e multa por atraso.

Geralmente, é o titular do cartão quem escolhe o dia em que vence a fatura, de acordo com suas condições financeiras.

Vale lembrar também que o cliente deve se esforçar para quitar o total da fatura. Caso contrário, se pagar entre o mínimo e o total, será cobrado juros rotativos, o que pode ser muito perigoso para seu bolso.

Lista com o melhor dia de compra

Para entender melhor, montamos uma tabela de melhor dia de compra do cartão de crédito com algumas possíveis datas de fechamento, vencimento da fatura e qual seria o melhor dia de compra

Vale lembrar que há exceções, pois alguns meses possuem 30 dias e outros 31. Então, acompanhe:

Data de fechamento da faturaMELHOR DIA DE COMPRAData de vencimento da fatura
212201
252605
272807
3031 ou 0109 ou 10
020312
050615
101120
151625
181928
202130
Melhor dia de compra no cartão

Entretanto, essa informação também pode ser consultada no aplicativo do seu banco ou Internet Banking.

Comprei no dia do fechamento da fatura, o que acontece?

Como falamos, o melhor dia para compra pode ser no mesmo dia do fechamento ou no dia seguinte, apenas para garantir.

Dessa forma, caso tenha comprado algo no dia do fechamento, mas antes do banco avisar que a fatura fechou, possivelmente o gasto virá dentro da fatura atual.

Por isso, a forma mais segura de ter mais tempo para pagar é comprar 1 dia após o fechamento da fatura.

Sendo assim, sempre que for fazer uma compra, pense bem e analise se é possível esperar até o fechamento da sua fatura. Dessa maneira, você ganha uns dias a mais na hora do pagamento.

Só não se esqueça de utilizar o cartão de forma consciente, pois, assim, você evita dores de cabeça e até dívidas acumuladas que podem prejudicar muito seu planejamento financeiro.

Entenda como funciona a dia de fechamento e dia de vencimento

Um cartão de crédito organiza seus gastos em faturas e, para definir suas faturas, utiliza o dia de fechamento e o dia de vencimento.

Desta forma, todo cartão de crédito possui um dia para vencimento da fatura e o dia de fechamento. De fato, entender esses conceitos irá ajudar você a organizar melhor suas finanças.

  • Dia de fechamento: é utilizado para fechar uma fatura aberta; quando esse dia chega, é criada uma fatura com o valor exato de todas as compras do último dia de fechamento até o fechamento presente.
  • Dia de vencimento: após uma fatura fechada, é o dia que você precisará pagar a fatura do cartão; após o fechamento da fatura, você saberá o valor total que terá que pagar e terá entre 7 a 10 dias (dependendo do cartão) para pagar sua fatura fechada.

VEJA TAMBÉM: O que é carnê de pagamento? Aprenda sobre o assunto!

Outras dúvidas sobre o assunto

É possível comprar no dia do fechamento da fatura?
Quando fecha a fatura do cartão que vence dia 05?
Quando fecha a fatura do cartão que vence dia 10?
Quando fecha a fatura do cartão que vence dia 20?
Quando fecha a fatura do cartão que vence dia 25?
Quando fecha a fatura do cartão que vence dia 28?
Saiba mais sobre Cartões de Crédito


Escrito por Claudia Borges Analista de Conteúdo

Jornalista em formação, apaixonada por boas histórias e por transformar a vida das pessoas através da educação financeira.

  • Jornalista;
  • Redatora Mobills.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar

.
.