Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
cartao
isca
Não
anual

Como funciona o reembolso no cartão de crédito? Entenda!

Como ter o dinheiro de volta após uma compra no cartão de crédito, é uma dúvida frequente em quem usa esse meio de pagamento. Descubra como é o reembolso nesse caso!

Artigo escrito por Isabela Matsura em 09 de Junho de 2023

É comum que algumas compras não saiam como imaginamos, principalmente quando feitas on-line. Assim, muitas pessoas se questionam como conseguir o reembolso no cartão de crédito, por ser o principal meio de pagamento.

O reembolso é um direito no consumidor. No entanto, existem situações específicas que permitem pedir o seu dinheiro de volta. Além disso, é preciso estar atento às regras do cartão que quis utilizar.

Confira o artigo para saber como solicitar um reembolso e como ele é feito!

VEJA TAMBÉM: Como cancelar compra no Ponto Frio com reembolso || Aprenda a Fazer Cartão de Crédito Online

Como funciona o reembolso no cartão de crédito?

Nas compras feitas com o cartão de crédito, o reembolso é feito direto na fatura do cartão. O prazo para o reembolso acontecer, depende de quando fez a solicitação e da data de fechamento de fatura.

Isso, porque o valor gasto, volta para o limite ou se transforma em crédito. No entanto, há diferenças entre o reembolso do pagamento à vista, e em compras parceladas, que dependem da emissora do cartão.

Enquanto isso, se o boleto vier com uma cobrança não conhecida, o titular não deve pagar o valor e deve acionar a administradora do cartão o mais rápido possível.

Assim, em até 5 dias úteis, ela deve resolver o problema e decidir a forma de pagamento.

Reembolso em pagamentos à vista

Após solicitar o reembolso, o lançamento na fatura depende do banco emissor do seu cartão de crédito. O valor vem como crédito na fatura do cartão atual, ou na fatura do próximo mês.

Por exemplo, se no dia 15 você solicitou um reembolso e o site aprovou no dia 20, o EBANX recebe a autorização em até 5 dias úteis. Em seguida, ele envia o valor para o cartão de crédito usado.

Se a fatura fecha no dia 25, e o reembolso foi feito antes desse dia, ele poderá aparecer no fechamento da fatura neste mesmo mês. Mas, se foi depois da data de fechamento, só receberá no mês seguinte.

Reembolso de compras parceladas

Já o reembolso de quando o pagamento se divide em parcelas, também depende da instituição financeira responsável pelo cartão de crédito.

Nesse caso, você deve consultar o seu banco. Mas, as duas formas que podem ocorrer o reembolso, são:

  • Crédito concedido de forma integral na primeira fatura, e depois são debitadas as restantes;
  • Ou, o crédito e o débito são concedidos na mesma fatura, de acordo com as parcelas.

Como pedir reembolso no Cartão de Crédito?

O pedido de reembolso varia de acordo com a empresa onde realizou a compra. Por isso, deve entrar em contato com a loja, apresentar os motivos da solicitação e verificar se há um procedimento padrão estabelecido.

Segundo o Procon, a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor, o titular do cartão deve pedir um documento que comprove que houve o reembolso, caso o lojista faça por conta própria.

Caso contrário, deve solicitar o cancelamento do pagamento à administradora do cartão. Em todo caso, o responsável por esse procedimento é o dono do cartão de crédito.

No entanto, mesmo que a empresa diga que já fez o reembolso, recomenda-se que entre em contato com a Central de Atendimento do seu banco para garantir que o valor não virá como cobrança na fatura.

Situações possíveis para solicitar o reembolso no Cartão de Crédito

Como dito, existem situações específicas que permitem alguém ser reembolsado. São estas:

  • Quando há fraude no cartão de crédito;
  • No caso de uma compra on-line, o cliente pode devolver o produto e pedir reembolso ou cancelamento do pedido. Até mesmo antes da compra chegar;
  • Quando o produto demora mais que o tempo estipulado para chegar;
  • Se a mercadoria chega atrasada ou diferente do anúncio e a loja não resolve o problema em 30 dias;
  • Quando há cobrança indevida;
  • Em caso de desistência após comprar em loja presencial.

Em todas essas situações, o reembolso é de direito do comprador. No entanto, se você comprou um produto presencialmente e quer desistir, saiba que a loja não é obrigada a atender o seu pedido.

O reembolso é obrigatório apenas se o produto tiver um defeito ou não cumprir o que promete. Mesmo assim, algumas empresas priorizam a fidelização de clientes e fazem a devolução do dinheiro.

Ao contrário da compra on-line, que o cliente tem o direito de arrependimento. Assim, em até 7 dias após receber o produto, pode entrar em contato com a empresa e iniciar o reembolso.

Nesse caso, a empresa é responsável coletar o produto quando for o caso, e deve entrar em contato com o banco para devolver o dinheiro.

Imagem represente compras em lojas on-line
Aprenda a pedir reembolso no cartão de crédito quando fizer compras em lojas on-line

Como ser reembolsado no Cartão de Crédito após compras em lojas on-line? Veja 4 exemplos!

Atualmente, muitas vezes as pessoas optam por fazer compras on-line devido à praticidade e facilidade de poder comprar sem sair de casa. No entanto, as dúvidas são maiores em relação ao reembolso.

Algumas das lojas on-line em que os brasileiros mais realizam compras, são o Aliexpress, Shein, Shopee e Mercado Livre. Entenda como solicitar o reembolso nessas plataformas.

Reembolso do Aliexpress no Cartão de Crédito

Caso comprou no Aliexpress e deseja ser reembolsado, entenda que esse processo funciona de forma convencional e é realizado pelo EBANX. Dessa forma, após a solicitação do reembolso a plataforma faz uma análise do seu caso.

Se recebe a autorização do pedido de reembolso, receberá a devolução do seu dinheiro em até 5 dias úteis. Após isso, ele virá como “crédito” na sua fatura.

Como é o reembolso na Shein no cartão

Já no caso da Shein, para ser reembolsado leva até 7 dias úteis. Além disso, o valor pode ser devolvido no seu cartão de crédito ou até na sua carteira dentro da loja para compras futuras.

Também é importante dizer que a taxa de envio não é reembolsável, somente se não receber o pedido ou receber o pacote errado.

Como é o reembolso no cartão de crédito na Shopee

O processo de reembolso da Shopee é um dos mais rápidos entre as plataformas. Segundo a própria empresa, o processo se inicia em até 24 horas após o cliente receber aprovação do seu pedido.

Assim, o valor desembolsado será creditado na fatura do comprador em até duas faturas do cartão de crédito.

Reembolso do Mercado Livre no cartão

Por fim, o Mercado Livre inicia o processo de devolução do valor automaticamente, assim que a compra for cancelada.

No caso de reembolso, se o pagamento foi através do app do Mercado Pago, o valor é devolvido imediatamente. Em outros casos, como o cartão de crédito, o prazo varia entre 2 a 9 dias, dependendo do banco emissor.

Diferença entre reembolso e estorno no Cartão de Crédito

Ao contrário do que muitos pensam, reembolso e estorno do cartão de crédito não são a mesma coisa.

Um reembolso acontece quando os fundos já estão na conta do comerciante. Já o estorno, ocorre quando a transição está na metade do processo. Ou seja, ainda não foi lançada.

Ambos podem ser iniciados pelo cliente, um comerciante ou o banco emissor. Mas, normalmente, a solicitação parte dos compradores.

Isto é, o reembolso não é um estorno, porque não é um cancelamento de compra realizada no cartão, e sim, uma devolução do dinheiro gasto.

VEJA TAMBÉM: Teve uma Cobrança Indevida? Veja o que fazer!

Dúvidas frequentes sobre o reembolso no Cartão de Crédito

Como saber que o reembolso veio na fatura?
Quanto tempo demora para receber o reembolso?
Como receber o reembolso em caso de cancelamento do cartão de crédito?


Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo

Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.