Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
investimentos
isca
Não
semestral

Recibos de Depósito Bancário (RDB): Conceito, Riscos e Como Investir 

Você já ouviu falar em Recibo de Depósito Bancário? Leia o artigo e conheça tudo sobre o RDB.

Artigo escrito por Marcos Vitor em 08 de Setembro de 2023

Os RDBs estão entre os investimentos menos conhecidos do mercado, mas ganhou notoriedade recentemente quando o Nubank passou a oferecer. 

Por isso, esse artigo objetiva tirar a dúvida dos investidores e apresentar mais uma alternativa de produto financeiro para se investir. 

Dessa forma, conheceremos o que é um RDB, como funciona, quais são os riscos e como investir nesse título. 

Então, vamos nessa? 

O que é RDB? 

Um RDB, ou Recibo de Depósito Bancário, é um título de renda fixa que consiste em uma operação de empréstimo cujo emissor é uma instituição financeira. 

Portanto, ao aplicar nesse produto, o investidor espera receber o que investiu acrescido de juros no vencimento. 

Além disso, sua rentabilidade pode ser prefixada, pós-fixada ou mista, em que os principais índices de referência são o CDI e o IPCA

Nesse sentido, o RDB guarda muitas semelhanças com um CDB, mas as suas diferenças são fundamentais para distinguir ambos os ativos. 

Qual a diferença entre RDB e CDB? 

Apesar de terem algumas características semelhantes, o RDB e o CDB são diferentes em aspectos fundamentais. 

Em primeiro lugar, está a questão da liquidez. No caso deste último, é muito comum encontrar títulos com alta liquidez, até CDBs com liquidez diária

Por outro lado, os RDBs costumam ter sua liquidez somente no vencimento, apesar de algumas poucas exceções. 

Ainda nesse aspecto de resgate antes do vencimento, os RDBs não têm mercado secundário, isto é, não podem ser vendidos a outros investidores. 

Portanto, eles são títulos intransferíveis e inegociáveis, diferente dos CDBs que podem ser vendidos no mercado secundário. 

Além dessas, existe uma diferença muito grande de disponibilidade. Enquanto os CDBs são oferecidos em grande quantidade pelos bancos e corretoras, os RDBs são mais difíceis de encontrar. 

Por fim, a última dessemelhança entre os dois ativos são as instituições emissoras. Isso porque, os CDBs são emitidos apenas por bancos

Em contrapartida, os RDBs podem ser emitidos por bancos, cooperativas de crédito e sociedades de crédito e financiamento

Como funciona o RDB? 

O RDB é um instrumento utilizado por instituições financeiras para captar recursos que serão investidos na atividade da empresa. 

Contudo, para fazer essa captação, ela terá que oferecer uma taxa de juros atraente para que o investidor se disponha a emprestar seu dinheiro. 

Nesse sentido, a instituição financeira espera ter um retorno maior com a aplicação desse dinheiro do que pagará de juros ao investidor. 

Mas, qual é o maior risco desse investimento? É o risco de crédito, que consiste na possibilidade de a empresa emissora do título não devolver o valor emprestado. 

Isso ocorre quando a companhia vai à falência, mas, nesse caso, o investidor estará assegurado pelo FGC em até R$ 250.000,00 contra cada instituição onde ele tiver um RDB aplicado. 

Além disso, a tributação dos RDBs segue a Tabela Regressiva dos outros títulos de renda fixa, ou seja, você pagará uma alíquota que decresce com o tempo e que incide apenas sobre o rendimento. 

Tempo com o título Alíquota 
Até 180 dias 22,5% 
De 181 a 360 dias 20% 
De 361 a 720 dias 17,5% 
A partir de 721 dias 15% 
Tabela Regressiva da Renda Fixa

Afora o Imposto de Renda, você também pagará IOF caso resgate seu título antes de 30 dias. 

Por fim, por conta de sua baixa liquidez, não o RDB não é recomendado para formar uma reserva de emergência. 

Como investir em RDB? 

Para investir em um RDB, é preciso ter uma conta em uma corretora de valores que oferte esse tipo de título. 

Eles não são muito comuns, então o recomendado é você escolher uma corretora que ofereça uma grande variedade de produtos. 

Contudo, talvez, a melhor opção seja você abrir uma conta diretamente na instituição que ofereça algum Recibo de Depósito Bancário. 

De todo modo, é muito importante que você faça uma comparação criteriosa entre um RDB e um CDB para que você veja qual vale mais a pena. 

Além disso, antes de investir em um RDB ou em qualquer outro produto financeiro, verifique se ele está de acordo com seu perfil e com seus objetivos.

Simulador de RDB

Você não vai encontrar um simulador de RDB no mercado, mas como suas características de rentabilidade são iguais as de um CDB, então podemos usar uma ferramenta semelhante.

Por isso, utilize o Simulador de Investimentos da Mobills, escolha a opção “CDB/LC/Títulos públicos/Debêntures” e coloque as informações do investimento em questão.

Dúvidas frequentes sobre o assunto

O que é o RDB do Nubank?
O que é a sigla RDB?
O que rende mais CDB ou RDB?
Qual é a diferença entre CDB e RDB?

Vale a pena investir em RDBs? 

Os RDBs são produtos financeiros interesses e guardam muitas semelhanças com os Certificados de Depósitos Bancários. 

Contudo, nas diferenças entre os dois, os CDBs levam vantagens, pois apresentam muito mais liquidez e facilidade de investimento

Obviamente, pode haver algum RBD superior a algum CDB, mas essa não é a regra. 

Por isso, se você quiser investir em renda fixa e está em dúvida entre os dois títulos, o recomendado é que você escolha o CDB.

CONTINUE LENDO


Escrito por Marcos Vitor Especialista em Investimentos

Marcos Vitor é consultor financeiro, economista (UFC), analista CNPI (APIMEC), especialista em investimentos (ANBIMA) e acredita no poder da educação financeira para transformar vidas.

  • Consultor financeiro
  • Economista (UFC)
  • Analista CNPI (n° 3772)
  • Especialista em Investimentos Anbima (CEA)
  • Criptomoedas (NovaDAX)

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.