Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
cartao
isca
Sim
semestral

CVV do Cartão: o que é e onde fica? Descubra!

Sempre que você faz uma compra online deve informar o CVV do cartão. Veja em nosso artigo o que é o número do código de segurança e onde achá-lo!

Artigo escrito por Jennifer Figueiredo em 20 de Dezembro de 2023

O CVV do cartão é o principal dado solicitado para confirmar o pagamento de compras online.

Mas, muitos ainda têm dúvidas sobre o que significa esse código de segurança do cartão de crédito e até ficam com receio de preencher essa informação na internet.

Afinal, o que é CVV do cartão de crédito? Onde fica o código CVV? O que significa? Quando devo informar esse número? As respostas para essas perguntas e mais detalhes você acompanha agora!

VEJA TAMBÉM: Onde fica o CVV do cartão Nubank? || Saiba qual o melhor dia de compra no cartão!

O que é CVV do cartão?

O CVV é um código de segurança para seu cartão de crédito ou débito, que tem como principal intuito evitar fraudes em compras realizadas no cartão.

O CVV do cartão funciona como um sistema para autenticar transações online. Desta forma, você nunca precisará inserir a senha numérica do seu cartão na internet para essas operações.

Além disso, para informar o número do CVV, você terá que ter o cartão em mãos no momento da compra, conseguindo, assim, evitar fraudes.

Para garantir maior segurança ao usuário, além dos dados do cartão de crédito, é preciso informar também o CPF do titular do cartão e, só então, confirmar o pagamento.

O que significa CVV do cartão?

O CVV do cartão significa Card Verification Value, que em português é Valor de Verificação do Cartão.

Esse número do cartão de crédito é popularmente conhecido como Código de Verificação do Cartão, ele contém três dígitos e fica na parte de trás do plástico.

Mas, a sigla referente ao mesmo código de segurança do cartão pode mudar, dependendo da bandeira do cartão ou do banco emissor. Assim, o CVV também significa:

  • CVC no cartão de crédito > Card Validation Code : Código de Validação do Cartão;
  • Card Verification Code: Código de Verificação do Cartão;
  • CID (Card ID): Identificação do Cartão;
  • V-CODE ou V CODE (Verification Code): Código de Verificação;
  • CCV (Card Code Verification): Verificação de Código do Cartão;
  • CVD (Card Verification Data): Dados de Verificação do Cartão.

Quando você realiza uma compra pela internet e utiliza o cartão de crédito e débito como pagamento, são solicitados alguns dados e o principal é o CVV do cartão.

O que é CVV do cartão de débito?

De forma semelhante ao cartão de crédito, utilizar o CVV para compras no débito também tem o intuito de proteger suas transações de fraudes.

Neste sentido, o CVV do cartão é um conceito que é aplicado tanto para cartões de crédito como débito.

Onde fica o CVV do cartão?

É muito fácil de saber onde fica o CVV do cartão, pois o código de segurança está no verso dele. Mas, atenção para não confundi-lo com o número do cartão, data de validade (mm/aa) e outras informações.

Afinal, o código de segurança tem apenas três dígitos, sem espaço, tamanho menor e, em alguns casos, pode estar impresso em itálico (ex: 123).

Enquanto isso, os demais conjuntos numéricos apresentam características diferentes, como: fonte maior, barras ou espaços.

Além disso, é possível que esteja escrito “Código de Segurança” ou “Cód. Segurança” próximo ao CVV. Contudo, esse não é um padrão para todos os cartões.

Por fim, pode haver exceções em que o número de verificação esteja localizado na frente do cartão. Então, caso tenha dúvidas, entre em contato com a instituição financeira que o emitiu.

Como proteger o CVV do cartão? Confira as dicas!

Ao estar com o cartão de crédito na mão, acesso ao número do CVV e ao CPF, qualquer pessoa poderá realizar compras online, sem precisar de uma senha.

Por isso, é importante seguir algumas dicas que vão ajudar a manter o código de segurança do cartão protegido:

  • Nunca deixe seu cartão nas mãos de terceiros sem supervisão;
  • Evite emprestar seu cartão de crédito;
  • Não entregue o cartão para atendentes, enquanto se distrai com outras coisas. Fique sempre de olho nele;
  • Não informe o número CVV a outra pessoa. Este código só é necessário em operações na internet;
  • Não envie foto do cartão a terceiros;
  • Desconfie de atitudes suspeitas, como: o vendedor informa uma falha na maquininha, por exemplo, e diz que precisa buscar outra que está guardada. Nesse momento, a pessoa leva o seu cartão e pode obter todas as informações contidas nele;
  • Compre apenas de sites confiáveis e seguros.

Assim, ao proteger o seu cartão e o CVV, você evita fraudes, golpes e clonagem do cartão!

Principais cuidados em compras online com o cartão

Fazer compras em um ambiente virtual requer alguns cuidados importantes para manter a sua segurança.

Por isso, antes de fazer uma aquisição online, certifique-se que o site possui características como as descritas a seguir.

imagem representa site seguro para informar cvv do cartão
Insira o CVV do cartão somente em sites seguros

Ícone de cadeado

De início, verifique a barra em que está localizado o link do site. O ícone de um cadeado (🔒) é um indício de que a página que você está acessando é mais segura.

Ao clicar nele, será possível ver informações adicionais sobre o certificado de segurança do site.

HTTPS

No link do site, também é possível observar as letras “https” no início, indicando o Protocolo Seguro de Transferência de Hipertexto.

Então, como resultado, a comunicação na web fica protegida, mantendo a confidencialidade e integridade dos dados entre o site e o dispositivo do consumidor.

Selos e certificados de segurança

Geralmente, esses selos ficam localizados ao final da página. Ademais, são as principais certificações do site para informar que se trata de um ambiente totalmente seguro.

O que dizem sobre a loja

Pesquisar a reputação da empresa, avaliações e informações adicionais é, também, um cuidado necessário que você pode adotar ao fazer uma compra.

Portanto, busque essas informações em sites como o Reclame Aqui, em que são reunidas as insatisfações dos clientes e se destaca a empresa que melhor responde esses consumidores.

Atendimento ao cliente

Veja se a loja possui canais de atendimento, seja telefone, e-mail ou chat online. Se sim, tente entrar em contato e tirar suas dúvidas sobre o estabelecimento e o produto.

Não compre caso haja dúvida

Se mesmo depois de checar todos os aspectos de segurança descritos anteriormente você sentiu que tem algo estranho, não compre.

Em vez disso, procure lojas conhecidas ou, até mesmo, peça recomendações de amigos.

Quando você se atenta para esses fatores, está prezando pela segurança de suas informações pessoais ao comprar pela internet com seu cartão.

Prefira usar o cartão virtual

Hoje em dia é muito comum existir duas versões do mesmo cartão: o físico e o cartão de crédito digital, criado especialmente para pagamentos online.

O cartão de crédito virtual possui dados diferentes do seu cartão físico, até os números do CVV são diferentes para manter a segurança do cartão principal.

Assim, é mais seguro usar o cartão virtual nas transações online como: compras, assinatura de streaming, delivery, aplicativos de transporte, entre outras coisas.

Para consultar o CVV do cartão virtual, basta abrir o aplicativo do seu banco e visualizar na sessão de cartões.

Dúvidas frequentes sobre o assunto

O que significa CVV?
O que é CVC no cartão de crédito?
O CVV do cartão é seguro?
Onde fica o CVV do cartão de débito?
Por que preciso informar o CVV do cartão em compras online?

É seguro usar o CVV do cartão em compras online?

Agora que nos aprofundamos nos detalhes do CVV do cartão, foi possível entender que o código, de fato, é uma medida de proteção para transações feitas na internet.

Contudo, seu número deve ser mantido em sigilo e apenas você, titular do cartão, deve ter acesso a ele.

Antes de fazer uma compra online, verifique os indícios de segurança da plataforma e nunca informe a senha do seu cartão. Afinal, você já sabe que esse dado não é necessário.

Ademais, muitas pessoas que usam o cartão de crédito para compras em geral ainda não têm o hábito de acompanhar os gastos e levam um susto quando a fatura chega. É o seu caso?

Às vezes, acaba se esquecendo onde gastou e não tem uma noção clara de como está administrando seu próprio dinheiro, certo?

Por isso, procure fazer um controle financeiro adequado para que, assim, você possa registrar seus gastos, a fim de organizar suas finanças!

Mobills: Finanças e Cartões

Avaliação Mobills
4.5 150
Avaliação Mobills
URL verificada
Plataforma Android, iOS e Web.
Funcionalidades Controle de contas, cartões planejamentos e objetivos.
Preço Menos de R$8,40 por mês para ter suas contas em dia.
Benefícios App com ótima usabilidade e Design.
URL verificada
  • Mais detalhes do Mobills
    • Conecte suas contas e cartões: Saiba para onde o seu dinheiro está indo com nossas integrações automáticas. Gerencie todos os seus gastos e evite o cheque especial, o empréstimo com maior taxa de juros do mercado;
    • Monte um planejamento financeiro: Faça orçamentos mensais e mantenha seus gastos sob controle. Defina alertas para evitar passar do seu limite de despesas;
    • Crie objetivos: Determine metas para alcançar os seus sonhos. Quer comprar uma casa, fazer uma viagem? Crie objetivos no app e realize os seus desejos.


Escrito por Jennifer Figueiredo Jornalista

Jornalista pela Universidade do Oeste Paulista, Analista de conteúdo e Redatora há 5 anos, apurando e escrevendo sobre educação, produtos e serviços financeiros.

  • Jornalista;
  • Analista de Conteúdo;
  • Redatora Web e SEO sobre produtos financeiros desde 2018.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar

.
.