Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
investimentos
isca
Não
semestral

Como investir em dólar? Veja as principais formas de dolarizar o patrimônio

Qual é a melhor forma de se expor à moeda americana? Leia o artigo e entenda!

Artigo escrito por Marcos Vitor em 03 de Abril de 2024

Saber como investir em dólar é fundamental para o investidor que quer se proteger da desvalorização do real. 

Isso porque, ao longo do tempo, o real perde valor em relação às principais moedas do mundo, o que faz com o que o brasileiro perca poder de compra internacional. 

Nesse artigo, conheceremos as melhores formas de como investir em dólar e se é um bom investimento. Então, vamos nessa? 

VEJA TAMBÉM: Como Investir no Exterior: Melhor Corretora e Principais Vantagens 

Como investir em dólar? 4 formas de internacionalizar seus investimentos

Para quem quer dolarizar o patrimônio, existem 4 formas principais, conforme mostrado a seguir: 

1. Abrir conta em uma corretora americana 

Ao abrir conta em uma corretora estrangeira, você terá acesso aos ativos negociados na bolsa de valores americana. 

Para fazer o investimento, é preciso enviar reais (e fazer a conversão na plataforma da corretora) ou dólares para a instituição. 

De todas, talvez, essa seja a forma menos simples. Contudo, uma corretora americana dá acesso a milhares de ativos, o que se torna um diferencial. 

Nesse sentido, a conta Select Global do Santander oferece a solução ideal, pois permite transferências internacionais, saques, compra e venda de moedas com isenção de tarifa. 

URL Verificada
Tarifas da conta
Zero anuidade e sem taxa de abertura!
Tarifas de saque
R$ 0,00
Rendimento da conta
Produtos disponíveis
Cartão de Débito Internacional
URL Verificada
  • Tarifas da conta
    • Zero anuidade e sem taxa de abertura!: a conta Select Global não possui anuidade nem taxa de abertura. Além disso, clientes Select podem pedir o cartão físico sem custo de emissão e recebimento em poucos dias.
  • Benefícios da conta
    • Compras internacionais: faça compras internacionais com seu cartão de débito aceito em mais de 200 países
    • Isenção de tarifa de saque: isenção de tarifa de saque nos caixas eletrônicos do Santander pelo mundo.
    • Dólar comercial e IOF reduzido: aproveite a cotação do dólar comercial e IOF reduzido (1,10%)
    • 100% digital: jornada 100% digital para acessar sua conta quando quiser e de onde estiver
    • Disponível sempre: converta os seus reais em dólares instantaneamente 24 horas por dia e 7 dias por semana
    • Equipe de especialistas: tenha o suporte de uma equipe de especialistas para atender você sempre que precisar
  • Documentos necessários
    • Conta Corrente Santander: a conta Select Global estará disponível para os clientes correntistas dos segmentos: Especial, Van Gogh, Select e Private. Para abrir a conta Select Global é necessário que o cliente seja: • Ser cliente correntista pessoa física do Santander Brasil; • Ser maior de 18 anos; • Ser residente fiscal no Brasil;
  • Prós e Contras
    • PRÓS
    • Prós
      Zero anuidade e sem taxa de abertura!
    • Prós
      Dólar comercial e IOF reduzido
    • Prós
      Cartão de débito internacional

2. BDRs 

Os BDRs (Brazilian Depositary Receipts) são recibos de ativos negociados na bolsa americana, como ações, ETFs, REITs etc. 

Contudo, diferente destes ativos, os BDRs são negociados na bolsa brasileira, através do home broker da sua corretora. 

Apesar de ser negociado no Brasil, o preço dos BDRs acompanha tanto a oscilação do preço do ativo quando a variação do dólar

Por isso, comprar BDRs é se expor à variação do dólar e proteger o patrimônio através da diversificação de moedas. 

3. Fundos de investimento 

Por meio dos fundos de investimento, é possível se expor total ou parcialmente ao dólar, dependendo do tipo de fundo. 

No caso dos fundos cambiais, é uma forma de como investir em dólar totalmente, pois existem fundos que investem 100% na variação do dólar. 

Naturalmente, existem fundos cambiais que investem uma porcentagem menor, pois investem em outros ativos e/ou em outras moedas. 

Por outro lado, existem fundos que investem uma parte do seu patrimônio em dólar ou ativos dolarizados, como os fundos de investimento internacionais. 

4. Derivativos 

Os derivativos são contratos firmados entre dois investidores para fixação de preços em uma data futura. 

Por exemplo, se o investidor acredita que o preço do dólar vai subir, ele pode comprar hoje um contrato futuro que lhe garante o direito de comprar a moeda pelo preço atual. 

Assim, caso o dólar realmente suba, ele vai ganhar pela diferença entre o valor que ele fixou e o valor efetivo da moeda. 

Por outro lado, caso a moeda caminhe para um caminho contrário ao esperado, ele terá prejuízos na operação. 

Por que investir em dólar morando no Brasil?

Como vimos anteriormente, investir em dólar enquanto mora no Brasil pode ser uma estratégia para proteger seu patrimônio contra a desvalorização da moeda local, especialmente em momentos de instabilidade econômica.

O dólar é considerado uma reserva de valor globalmente aceita, e ter uma parte do seu investimento nessa moeda pode ajudar a mitigar os riscos cambiais.

Mas afinal, vale a pena investir na moeda mesmo morando no Brasil? Veja um resumo das vantagens de de comprar dólar:

  • Proteção contra a inflação: em momentos de alta inflação no Brasil, o valor do real pode diminuir em relação ao dólar. Investir em dólar pode ajudar a preservar o valor do seu dinheiro.
  • Diversificação: ter uma parte do seu portfólio em dólar pode ajudar a diversificar seus investimentos, reduzindo o risco total da sua carteira. Isso é importante em um mundo globalizado, onde eventos em diferentes partes do mundo podem afetar os mercados de forma diferente.
  • Estabilidade econômica: o dólar é considerado uma moeda estável e segura. Em momentos de incerteza econômica no Brasil, investir em dólar pode oferecer uma alternativa mais estável.
  • Oportunidades de lucro: além de servir como proteção, investir na moeda americana também pode oferecer oportunidades de lucro. Se o dólar se valorizar em relação ao real, você pode vender seus investimentos em dólar por um preço mais alto do que comprou.
  • Facilidade de acesso: existem diversas formas de investir em dólar no Brasil, desde fundos cambiais até a compra direta da moeda em espécie ou em plataformas financeiras. Isso torna o investimento em dólar acessível para uma ampla gama de investidores.

Comprar moeda é investimento? 

Comprar dólar, euro, franco, libra ou qualquer outra moeda não é investimento, pois essas moedas não têm efeito multiplicativo. 

Isso porque, 1 dólar hoje ainda será 1 dólar daqui a 10, 15 anos. É impossível guardar uma nota dólar na carteira e ela se transformar em duas notas. 

Na verdade, essas moedas perdem o valor ao longo do tempo por conta da inflação, o que faz com que comprar moeda não seja investimento

Nesse sentido, a forma de como investir em dólar é apenas um jeito de expor ao dólar, não de comprar dólar propriamente dito. 

Desse modo, investir em fundos, BDRs, derivativos ou em ativos americanos diretamente não é comprar dólar, é se expor ao dólar, o que é importante para a diversificação do patrimônio. 

Investir em dólar ou euro? Qual é a melhor opção?

Tanto o dólar quanto o euro influenciam os mercados globais de modo significativo e representam forças econômicas distintas.

Investir no dólar oferece uma sensação maior de segurança, já que a moeda possui mais de 200 anos de história. Por outro lado, o euro é a segunda maior moeda de reserva mundial e é adotado por 19 dos 27 países membros da União Europeia.

Por isso, não existe uma resposta 100% correta para essa pergunta: o importante é acompanhar as tendências e considerar a diversificação de ativos para mitigar riscos em qualquer carteira de investimentos.

Inclusive, para finalizar, é importante ressaltar que investir em dólar também apresenta riscos, como qualquer outro investimento.

Por isso, é essencial realizar uma análise cuidadosa da situação econômica e financeira pessoal antes de decidir investir na moeda americana ou qualquer outro ativo.

Lembre-se também de consultar uma assessoria de investimentos especializada, caso tenha dúvidas relacionadas a investir em dólar.

Vale a pena investir em dólar? 

Sim, vale a pena investir em dólar, tendo em vista que nossa moeda (o real) tende a se desvalorizar frente ao dólar no longo prazo. 

Dessa forma, investir em dólar é uma excelente forma de proteger o patrimônio e diversificar em outras moedas. 

Além disso, o mercado americano é muito maior e tem muito mais ativos que o brasileiro, então o investidor terá mais opções de investimento.

Vale ressaltar, contudo, que essa não é uma recomendação de compra nem necessariamente expressa a opinião da nossa equipe. A decisão final de investir é sempre sua.

CONTINUE LENDO


Escrito por Marcos Vitor Especialista em Investimentos

Marcos Vitor é consultor financeiro, economista (UFC), analista CNPI (APIMEC), especialista em investimentos (ANBIMA) e acredita no poder da educação financeira para transformar vidas.

  • Consultor financeiro
  • Economista (UFC)
  • Analista CNPI (n° 3772)
  • Especialista em Investimentos Anbima (CEA)
  • Criptomoedas (NovaDAX)

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.