Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
investimentos
isca
Não
semestral

Pirâmide Financeira: o que são e como evitar esse modelo de negócio!

Vale a pena investir tempo e dinheiro em pirâmides financeiras? Entenda o que são e como afetam seus negócios!

Artigo escrito por Equipe Mobills em 15 de Setembro de 2023

Você já deve ter ouvido alguém dizer “Isso parece uma pirâmide financeira” quando um investimento te promete rentabilidades inacreditáveis.

Uma pirâmide financeira pode parecer um chance única, uma oportunidade que parece ser de outro mundo onde você irá ganhar muito dinheiro em pouco tempo sem nenhum risco.

Além disso, podemos observar o número de pirâmides financeiras no Brasil crescendo a cada dia e, com isso, inúmeros são os golpes aplicados em consumidores que buscam ganhos rápidos.

Por isso, leia este artigo para entender de uma vez por todas o que é uma pirâmide financeira e como evitar de entrar em uma.

O que é uma Pirâmide Financeira?

Pirâmide Financeira
Pirâmide Financeira

Uma pirâmide financeira, ou Esquema Ponzi, nome dado por seu criador Charles Ponzi, é uma expressão utilizada para caracterizar um modelo de negócio que funciona a partir do recrutamento de novas pessoas para o grupo, que não é sustentável e que não vende nenhum tipo de produto que seja rentável.

Dessa forma, quem entra na rede precisa “investir” uma determinada quantia com a promessa de ter lucros diários e ganhar ainda mais quando trouxer novas pessoas.

Nesse sentido, ao ver o seu “investimento” aumentar em pouco tempo, a pessoa decide aportar mais dinheiro e chamar mais pessoas para o negócio.

O negócio desmorona quando param de entrar novas pessoas e as que já estão inseridas decidem retirar o dinheiro. Desse modo, o esquema cai, pois os valores se mostram insuficientes para pagar a todos, sendo que, quem retirou o dinheiro primeiro se deu bem, enquanto quem tardou para retirar, fica sem receber.

No Brasil, as pirâmides financeiras são bastante comuns: TelexFree, UnickForex e BBOM são alguns dos exemplos de pirâmides financeiras que ficaram famosas e depois ruíram.

Por que o nome pirâmide?

O nome de pirâmide financeira remete ao formato piramidal, pois quem está no início do esquema, estará no topo e conseguirá ganhar dinheiro em cima dos outros níveis.

A falha fundamental desse esquema é que, quem está no último nível da pirâmide, não consegue nenhum tipo de benefício. O dinheiro percorre a cadeia e, a cada nível que a pirâmide desce, menor será a probabilidade de reaver o valor aplicado.

Pirâmides financeiras são insustentáveis?

As pirâmides financeiras são insustentáveis por um único motivo: o número de pessoas no mundo são limitadas.

Nem todo mundo vai querer entrar no esquema, então, no momento em que o sistema não tiver mais pessoas interessadas, ele mesmo revelará sua insustentabilidade.

Para quem entra no começo do esquema, o investimento parece bom pois pode render muito dinheiro.

Porém, para quem entra na fase final, perto do momento da pirâmide entrar em colapso, o prejuízo é certo.

Ou seja, o sucesso de uma pirâmide tem os seus dias contados. Além disso, vale ressaltar que as pirâmides financeiras são consideradas um crime no Brasil.

Dicas para identificar uma pirâmide financeira

Diante do que foi mostrado, como identificar uma pirâmide financeira?

As pirâmides têm em comum alguns padrões a serem seguidos, os quais são:

  • Não existe nenhum produto ou, caso tenha, não é um produto sustentável: os investidores conhecem pouco, ou quase não conhecem, sobre o produto que irão vender, pois o foco deles é simplesmente anunciar o negócio e conseguir novas pessoas para investir com eles para, dessa forma, terem lucros;
  • Promessa de ganho fácil, lucros extraordinários e com 100% de garantia: essa característica está presente em todos os esquemas de pirâmides; milhares de relatos de pessoas que conseguiram dinheiro, compraram casas novas, carros novos, retornos de 100% ao mês e 10% ao dia são alguns dos argumentos utilizados pelos vendedores para te convencer que o negócio vale a pena;
  • Promessa de ganhos extras ao indicar novos “investidores” (esse é o ponto principal das pirâmides): caso você indique alguém, ou consiga alguém para investir, você irá receber uma remuneração que pode ser uma porcentagem do valor aplicado pela pessoa indicada; vale lembrar que esse é o ponto principal, mas somente esse ponto não define uma pirâmide;
  • Ausência de informações sobre o fundador ou sobre a empresa em si: caso a empresa tenha sido criada a pouco tempo ou os donos sejam desconhecidos, é possível caracterizar uma pirâmide.

Observe esses quatro padrões. Caso tenha pelo menos três, já se pode caracterizar como uma pirâmide financeira, e, assim, o melhor a fazer é ficar longe desse tipo de negócio.

Onde e como denunciar pirâmides financeiras?

Caso você detecte que o esquema é realmente uma pirâmide financeira, o próximo passo é denunciar. Como dito acima, uma pirâmide financeira é considerada um crime no Brasil.

Dessa forma, você consegue impedir que outras pessoas caiam no golpe e que o esquema acabe de uma vez por todas.

Como denunciar uma pirâmide financeira?

É possível denunciar uma pirâmide ao entrar no site do Ministério Público Federal de sua região. A denúncia pode ser feita pelo próprio site ou através dos canais de atendimento do Ministério.

O próprio órgão disponibiliza uma carta de como identificar uma pirâmide para te auxiliar neste momento tão importante.

Cuidados para não cair no golpe das pirâmides financeiras

Sabemos que a promessa de dinheiro fácil e rápido é uma grande tentação, por isso é necessário tomar alguns cuidados para não entrar nesse esquema fraudulento.

Então, listamos os principais cuidados para não cair no golpe das pirâmides financeiras.

Use a internet como uma aliada.

Atualmente, nós temos uma ferramenta extremamente eficaz em nossas vidas, a internet. Por isso, utilize a internet para pesquisar sobre o negócio que deseja começar.

Tente sempre verificar as avaliações das empresas em sites de reclamações, pois lá é possível descobrir realmente se há algum problema com a empresa.

Sempre desconfie de empresas que postam depoimentos apenas positivos, com avaliações sempre altas, pois é um indício de que eles não querem que você descubra que tem algum problema.

Desconfie de muito dinheiro em pouco tempo

A maior arma que essas empresas fraudulentas tem para te enganar são as promessas de lucros extraordinários em pouco tempo, como 10% ao mês de rentabilidade ou 100% em 15 dias.

Por isso, sempre desconfie de quem te promete um lucro gigantesco em pouco tempo.

Se você não sabe, não entre

É muito comum as pirâmides financeiras se utilizarem de produtos que ninguém sabe o que são, ou até mesmo inventados, como criptoativos da lua ou Blockchain de Marte.

A ideia é te fazer perder o interesse em saber o que é, e, desse modo, eles te prometem que mesmo você não sabendo do que se trata vai ter lucro, pois é algo revolucionário.

Portanto, caso você não saiba do que se trata, não entre no esquema. Imagine você vender um produto que nem sabe o que é: como você vai explicar pra outra pessoa do que se trata?

Faça uma comparação com os juros compostos

Para saber se você está entrando em uma fraude, é possível utilizar o mecanismo dos juros compostos.

Utilizando os juros compostos é possível saber se um investimento é plausível, pois, calculando os juros você terá a rentabilidade máxima de qualquer ativo, ou seja, compare os juros com o rendimento que é prometido pela empresa.

Se o rendimento deles for superior ao calculado, corra para bem longe, pois, dificilmente conseguirá um retorno maior do que o projetado.

Uma boa dica é utilizar nossa calculadora de juros compostos abaixo para verificar.

Não faça transferências para contas pessoais

Por que uma empresa utilizaria uma conta pessoal para receber uma transferência? Não faz sentido!

Fique sempre atento caso você entre em um esquema e a empresa solicite que você faca um PIX ou um TED ou DOC para uma conta pessoa física.

Isso porque esse é um sério indício de fraude e de que a empresa não quer se responsabilizar ou sofrer algum tipo de processo.

Ostentou? Caia fora!

É muito comum alguns esquemas utilizarem pessoas ostentando carros, casas gigantescas, várias pessoas bonitas, relógios caros e muito dinheiro.

Caso você consiga observar uma pessoa ostentando dinheiro e te oferecendo uma promessa que você também pode ser igual, caia fora, pois possivelmente é um esquema de pirâmide tentando te convencer que é verídico.

CONTINUE LENDO


Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.