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Dicas de empreendedorismo: 6 estratégias para começar seu negócio

Empreender não é uma tarefa fácil, mas seguir algumas dicas podem facilitar o caminho. Confira as melhores no artigo que preparamos!

Artigo escrito por Lívia Portela em 04 de Fevereiro de 2023

Começar o próprio negócio é a opção de muitos brasileiros, e algumas dicas de empreendedorismo podem ajudar muito quem está começando.

Seja por conta da falta de emprego ou da necessidade de aumentar a renda, os empreendedores enfrentam diversos desafios ao começar um negócio.

Então que tal avançar alguns passos e conferir as dicas de empreendedorismo que separamos? Boa leitura!

Dicas de empreendedorismo

Começar o próprio negócio não é uma tarefa fácil, mas é uma das formas mais promissoras de ganhar dinheiro e prosperar.

E, por mais que você escute conselhos, é no dia a dia que a sua capacidade de ação vai se provar.

O melhor a fazer, então, é reunir as ferramentas certas e ter um planejamento que possa ser ajustado conforme a necessidade. Veja como:

1- Escolha uma área de acordo com as suas aptidões

A primeiro passo para começar em negócio é decidir em que área se irá empreender. E para tomar essa decisão, é preciso, antes mesmo de conhecer o mercado, entender quais são as suas aptidões.

Não se trata apenas de trabalhar com o que gosta. Na verdade, estamos falando aqui daquilo que você é capaz de desenvolver com destreza, ou, pelo menos, está disposto a aprender intensamente.

Ainda que uma área esteja crescendo e pareça promissora no momento, se ela estiver na direção contrária dos seus talentos e inclinações naturais, será muito mais difícil ter sucesso.

Então, antes de qualquer coisa, analise os seu gostos pessoais, suas experiências passadas e aquilo que você está disposto a investir a maior parte do seu tempo.

Afinal, começar um negócio é um investimento de longo prazo e no qual os donos terão mais trabalho e responsabilidade que qualquer funcionário.

VEJA TAMBÉM: Qual profissão combina comigo? Saiba como identificar!

2- Analise o mercado

Após analisar que áreas combinam com o seu perfil para empreender, é importante analisar o mercado e a estrutura da empresa.

Isso significa que é preciso levar em consideração tanto fatores externos, quanto os fatores internos do negócio.

Para isso, uma ferramenta muito utilizada pelos empreendedores é a Matriz SWOT, uma técnica para analisar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do negócio.

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Matriz Swot: analisar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças

As forças são os pontos em que sua empresa desenvolve um bom trabalho e se sobressai aos concorrentes. Pode ser o preço competitivo, um bom produto, atendimento excelente etc.

As fraquezas são os pontos em que a empresa está deficiente e precisa melhorar. Normalmente, são detalhes que fazem o cliente escolher outro produto ao invés do seu.

Já as oportunidades e ameaças se referem a fatores externos e são muito importantes de se considerar antes mesmo de começarem as operações.

Uma oportunidade, por exemplo, pode ser uma demanda por um produto que ainda não é suprida em uma região. Assim, uma empresa que ofereça esse produto tem grandes chances de sucesso.

Já uma ameaça, pode ser o aumento de um imposto ou a chegada de um novo concorrente sem que fosse previsto.

Na prática, essa análise serve para visualizar as informações de uma forma organizada e com sentido, que ajudará a tomar melhores decisões.

3- Elabore um plano de negócio

Um plano de negócio é essencial para dar os primeiros passos da empresa de forma consciente e responsável.

Embora, muitas vezes, seja difícil controlar o que acontecerá de fato, o plano tem a função de alinhar aonde se quer chegar o que será feito para alcançar esses objetivos.

Então, mesmo que, com o passar do tempo, ele precise de ajustes, considere os seguintes pontos:

  • Qual serão os produtos principais;
  • Qual será o público alvo;
  • Posicionamento da marca;
  • Orçamento inicial da empresa;
  • Preço dos produtos;
  • Capital de giro necessário para manter as operações;
  • Fornecedores e distribuidores;
  • Estratégias de vendas;
  • Logística;
  • Como escalar as atividades;
  • Visão de curto, médio e longo prazo para o negócio, entre outros.

4- Planeje-se financeiramente

Todo negócio precisa de um investimento inicial para começar a rodar. Isso significa que é preciso pensar em maneiras de financiar o seu negócio e o seu próprio sustento até ter algum retorno.

Então, o primeiro passo é calcular com calma os custos do empreendimento e se preparar para imprevistos que possam acontecer.

Considere, então os custos de estoque, operação, folha de pagamento, aluguel, impostos o outras despesas possíveis.

O capital inicial poderá vir de diversas fontes, tais como sua reserva pessoal, empréstimos, investimentos dos sócios, entre outros.

Além disso, é necessário separar as suas finanças pessoais das finanças da empresa tanto por questões legais quanto contábeis e fiscais.

Isso porque a confusão dos patrimônios, além de ser péssima para a administração da empresa pode gerar sérias consequências.

Uma delas, por exemplo, é a desconsideração da personalidade jurídica da empresa em caso de processos judiciais.

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Por isso, leve a sério o registro das operações e os livros contábeis da empresa. E para manter as suas finanças pessoais em ordem e separadas da sua empresa, utilize um gerenciador financeiro para controle de gastos.

Para isso, você pode contar com o aplicativo da Mobills, uma plataforma completa para gerenciar de forma prática o seu orçamento pessoal e mantê-lo separado de suas outras atividades.

5- Invista em Marketing Digital

Já faz algum tempo que o marketing digital deixou de ser uma opção e passou a ser uma parte essencial dos negócios, sejam eles físicos ou digitais.

Estar na internet é uma forma de mostrar aos clientes que a empresa existe e está pronta para atendê-lo quando ele precisar.

Os perfis em redes sociais são poderosos canais de comunicação direta e de vendas, e é importante estar bem posicionado para que o cliente lhe encontre exatamente quando precisa.

Por isso, existem diversas estratégias de posicionamento de marca, criação e administração de perfis, que podem ser aplicadas, inicialmente, pelo próprio empreendedor.

Há, também, diversos profissionais que atuam na área e podem cooperar com suas vendas, como o social media, copywriter, designer, gestor de tráfego entre outros.

VEJA TAMBÉM: Dicas de Marketing Digital: passos importantes para aumentar suas vendas

6- Invista em um bom atendimento ao cliente

Tão importante quanto conquistar os clientes é mantê-los fieis à sua marca. Para isso, é preciso garantir que eles tenham a melhor experiência possível ao lidar com sua empresa.

E essa experiência não acontece apenas no momento da compra, pelo contrário.

O relacionamento com o seu cliente começa no momento em que ele percebe sua marca e faz o primeiro contato.

Então, o primeiro passo, ao despertar o desejo do cliente é conseguir conduzi-lo encantá-lo até concluir a venda.

E não para por aí: o atendimento no pós-venda, solucionando dúvidas ou possíveis problemas pode ser determinante para que ele volte a fazer negócios ou indique o serviço para outros.

Além disso, em um mundo de redes sociais, ter um bom atendimento é um dos principais fatores para consolidar a sua reputação.



Escrito por Lívia Portela Redatora Web

Lívia é formada em Direito pela Universidade Federal do Ceará e, atualmente, estuda Marketing Digital na Universidade Estácio de Sá. Descobriu no Marketing uma paixão pela comunicação, onde exerce seu trabalho produzindo conteúdo sobre finanças pessoais, produtos e serviços financeiros utilizando as técnicas de SEO.

  • Estrategista de Marketing em formação;
  • Advogada.

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