Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
anual

Qual profissão combina comigo? Saiba como identificar!

Se está em dúvida em qual profissão combina com o seu perfil, leia o conteúdo a seguir e leia dicas para saber como descobrir se a profissão condiz com você.

Artigo escrito por Isabela Matsura em 03 de Outubro de 2023

É comum que as pessoas se perguntem: “como saber qual profissão combina comigo?”, e se você está passando por isso, saiba que é completamente normal. Afinal, é uma decisão muito importante.

Por mais que possa trancar o curso caso não se identifique, e migrar para outro, essa é uma opção que muitos preferem evitar. Principalmente, devido ao tempo e dinheiro gasto na graduação.

Por isso, há uma pressão muito grande para fazer a escolha certa. Isso pode acabar prejudicando o futuro graduando, que pode tomar uma decisão por impulso.

Mas, não se desespere! Continue lendo o conteúdo a seguir, e confira algumas dicas para saber qual é a profissão que mais se adequa ao seu perfil.

Como saber qual é a profissão que mais combina comigo?

Primeiro, é preciso entender que está tudo bem em mudar de planos futuramente e trocar por outro curso. Nada precisa ser para o resto da vida, principalmente se tratando de uma profissão.

No entanto, para encontrar a profissão com a qual você mais se identifica, é preciso ter autoconhecimento. Assim, as chances de acertar na decisão são bem maiores.

Você pode ouvir a opinião de seus pais, familiares e amigos, mas é você quem precisa tomar a escolha final. Por isso, saiba quais pontos você deve levar em consideração.

1. Procure ajuda profissional

Caso perceba que não se conhece o bastante, o primeiro passo é procurar ajuda profissional. Nesse caso, de um psicólogo. E não, não tem nada errado com você, é preciso desmitificar essa ideia.

Um psicólogo irá te ajudar a entender mais sobre você. Assim, você terá autoconhecimento necessário para conseguir seguir com algumas das reflexões importantes para decidir uma profissão.

Se você não se conhece a fundo, é mais difícil responder a pergunta “qual profissão combina comigo” e tomar uma decisão assertiva.

2. Olhe a fundo para os seus interesses

Saber quais são seus interesses vai muito além do que você faz no seu tempo livre ou é bom fazendo. Você pode, por exemplo, ser bom em jogar futebol e fazer isso toda semana, mas não querer ser jogador.

Os seus interesses são sobre algo que te motiva, que te dá vontade de aprender. Mas, mais importante que isso, é entender porque você se interessa por isso.

Digamos que você se interesse em entender mais sobre transtornos alimentares. Você procura saber sobre isso para ajudar alguém, ou porque quer entender como uma alimentação saudável pode auxiliar?

Se você se interessa porque deseja ajudar alguém, sua área pode ser a psicologia. Mas, se quer saber como uma alimentação saudável pode ajudar a tratar um transtorno, outra opção é a nutrição.

3. Delimite algumas áreas de interesse e profissões

Você já deve ter percebido que as profissões se dividem em algumas áreas: Ciências Humanas, Ciências Exatas e Ciências Biológicas.

Se ainda não decidiu sua profissão, um bom começo é decidir qual área deseja seguir. Essa escolha, normalmente, é mais fácil de tomar, pois possui características mais distintas.

Dessa forma, se você se interessa por um raciocínio lógico, a área que mais condiz com o seu perfil é a de Ciências Exatas. Haverão profissões, como: economista, engenheiro, analista de dados, entre outras.

Contudo, se gosta de escrever e se comunicar, poderá se aprofundar na área de Ciências Humanas. Em seguida, basta pesquisar sobre os cursos nesta área, e já eliminou centenas de outros.

4. Analise a sua personalidade

Seguir uma carreira não envolve apenas a sua vida profissional, mas também sua vida pessoal. Afinal, trabalhar com algo que não gosta, acaba afetando outras áreas da vida também.

Por isso, é preciso levar em conta diversas características. Como seus valores, filosofias, ideais, tudo que envolve a sua personalidade e o seu comportamento.

Por exemplo, se você tem preferência em trabalhar em um ambiente descontraído, que pode abusar da criatividade, não é do seu perfil ingressar no curso de direito.

Se você não consegue ver sangues ou agulhas, e é muito empático ao ponto de sentir a dor do outro, cursar medicina ou enfermagem também não é uma boa opção no momento.

Procure por uma profissão que não irá te deixar desconfortável e te trará satisfação, de acordo com as suas preferências e competências. Pense se daqui a 10 anos, se vê com essa profissão!

5. Pesquise sobre o mercado de trabalho

Muitas pessoas pensam apenas no presente ao escolher uma profissão, mas é importante pensar a longo prazo. Portanto, é fundamental pesquisar a fundo sobre o mercado de trabalho.

Vale lembrar que o mercado de trabalho sofre muitas alterações devido ao crescimento da tecnologia no dia a dia. Por isso, áreas que conseguem aplicar em meios digitais têm um futuro mais promissor.

Dessa forma, é importante pesquisar as tendências de mercado para a sua área de interesse, para verificar se não há riscos da profissão não ser mais tão procurada.

Outras informações que você deve pesquisar, para responder a pergunta de “qual profissão combina comigo”, são:

  • Qual é a média salarial;
  • Se profissão tem potencial de crescimento;
  • Qual a oferta de vagas de trabalho que chama a sua atenção;
  • Qual é o índice de concorrência;
  • Quais são as habilidades mais procuradas pelos empregadores.

Outro conhecimento que deve ter é sobre as áreas dentro da profissão. Por exemplo, se cursar publicidade, pode seguir em: redação, criação, atendimento, planejamento, fotografia, entre outros.

Quanto mais bem informado você estiver sobre uma carreira, maiores são as chances de acertar na sua escolha, de acordo com seus objetivos e metas.

6. Converse com profissionais e estudantes da área

Se diminuiu sua lista de opções de profissões que deseja seguir, mas ainda está em dúvida, uma boa ideia é conversar com pessoas já formadas na área.

Desse modo, você poderá aprender como é a rotina de trabalho, e se a profissão está de acordo com o que você imagina para a sua vida. Você pode até mesmo pedir para acompanhar em um dia de trabalho.

Além disso, pode também conversar com estudantes, para saber como é a vida acadêmica nesse curso, e saber como é o ingresso no mercado de trabalho, já que é o período de estágios.

Essas situações são oportunidades perfeitas para ter a resposta para os seus questionamentos. Mas, procure escutar pelo menos 2 pessoas diferentes, visto que existem perspectivas diferentes.

É possível visitar presencialmente as faculdades e até assistir aulas, além de participações em feiras de profissões que algumas universidades oferecem.

7. Faça uma lista de prós e contras

Algumas vezes, ao colocar informações no papel é mais fácil racionalizar, ao invés de pensar apenas com base na emoção. Por isso, se está em dúvida algumas profissões, faça uma lista de prós e contras.

Através dessa lista, você poderá ver com mais clareza qual delas oferece mais possibilidade de você atingir os seus objetivos, e qual é mais condizente com seu perfil.

8. Se organize financeiramente

Uma faculdade, pública ou privada exige um bom planejamento financeiro. Afinal, todos necessitam de dinheiro, seja com a mensalidade ou com materiais necessários.

Os cursos de arquitetura e odontologia, por exemplo, ainda que sejam em uma universidade pública, necessitam de um desembolso para os materiais, que não são baratos.

Por isso, é bom começar a economizar dinheiro para não passar por apertos na vida universitária. Para isso, você pode contar com a ajuda do gerenciador financeiro da Mobills.

Mobills: Finanças e Cartões

Avaliação Mobills
4.5 150
Avaliação Mobills
URL verificada
Plataforma Android, iOS e Web.
Funcionalidades Controle de contas, cartões planejamentos e objetivos.
Preço Menos de R$8,40 por mês para ter suas contas em dia.
Benefícios App com ótima usabilidade e Design.
URL verificada
  • Mais detalhes do Mobills
    • Conecte suas contas e cartões: Saiba para onde o seu dinheiro está indo com nossas integrações automáticas. Gerencie todos os seus gastos e evite o cheque especial, o empréstimo com maior taxa de juros do mercado;
    • Monte um planejamento financeiro: Faça orçamentos mensais e mantenha seus gastos sob controle. Defina alertas para evitar passar do seu limite de despesas;
    • Crie objetivos: Determine metas para alcançar os seus sonhos. Quer comprar uma casa, fazer uma viagem? Crie objetivos no app e realize os seus desejos.

Com o gerenciador, é mais fácil ter uma boa organização financeira. Assim, você terá menos limitações em qual carreira deseja seguir devido aos custo do curso.

9. Faça um teste vocacional

Com perguntas estratégicas, os testes vocacionais conseguem apresentar uma lista de profissões que estão de acordo com as respostas adquiridas no decorrer das perguntas.

Dessa forma, os testes vocacionais podem ajudar a decidir um rumo para sua carreira de maneira prática. Ele, pode ajudar também a eliminar algumas opções da sua lista de interesses.

Em alguns caso, esses testes são apenas o que faltava para a decisão final, uma vez que pode confirmar as opções que o indivíduo já estava considerando.

Algumas opções de testes vocacionais são dos sites Guia da Carreira e Quero Bolsa.

10. Não se desespere!

Sabemos que ninguém entra em uma faculdade, pensando em trocar de curso. Mas, isso pode acontecer ao estudar na prática e ver que não se identificou com o seu curso.

Ou, até mesmo, ser graduado e anos depois decidir que há um outro curso que faz mais o seu perfil. Não há problemas em passar por nenhuma dessas situações.

O mais importante, é não se manter em uma profissão que não te agrada por pressão de alguém ou medo. É completamente normal mudar de opção!

É mais fácil não se identificar com o curso quando a escolha da profissão é tomada por pressão ou influência de alguém. Principalmente, quando a pessoa é muito nova.

Por isso, não tenha vergonha em começar um novo curso, quantas vezes forem necessárias para conseguir trabalhar com o que gosta. Dessa forma, o trabalho agregará na sua vida, e não será um peso.

A resposta para a pergunta “qual profissão combina comigo” deve ser respondida apenas por você!



Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo

Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.