Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
emprestimos-e-dividas
isca
Não
trimestral

Financiamento Caixa: Descubra todos os produtos do banco

Está querendo financiar seu imóvel dos sonhos ou um veículo para chamar de seu? Pois aqui explicamos tudo sobre como funciona o financiamento da Caixa.

Artigo escrito por Thiago Sousa em 30 de Agosto de 2023

Você provavelmente já ouviu falar dos financiamentos da Caixa Econômica Federal, que são linhas de crédito bastante úteis para grande parte da população.

Neste artigo, vamos falar sobre o financiamento da Caixa Econômica e suas opções de crédito.

Como funciona o Financiamento Caixa

O financiamento Caixa é o serviço financeiro disponibilizado pelo banco que oferece crédito para adquirir um bem.

Ou seja, é o serviço que você pode solicitar para a Caixa comprar um imóvel ou veículo.

A Caixa Econômica Federal é uma instituição financeira que busca investir em negócios e lucro, mas também é um banco público que está associado ao Ministério da Economia.

Quais as opções de financiamento da Caixa?

A Caixa Econômica oferece diversas opções de financiamentos. Confira abaixo:

Caixa habitação

Este financiamento imobiliário da Caixa, Com ele é possível conseguir crédito para comprar, construir ou reforma um imóvel.

O financiamento Caixa habitação funciona dentro da normas do Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

A Caixa Economica é um das instituições lideres nesse mercado, pois incorporou o BNH (Banco Nacional de Habitação) assumindo a condição de maior agente financiamento da casa própria no Brasil.

Portanto, é de se esperar que o banco ofereça as melhores condições, quando se fala de financiamento de imóvel.

A Caixa também oferece a opção de portabilidade de financimento imobiliário, que permete que você traga seu financiamento de outro banco ganhando desconto nas taxas.

Financiamento de veículos Caixa

O financiamento de veículo da instituição é o Crédito Auto Caixa. Ele oferece a opção de comprar automóveis com mais facilidade.

O financimaneto de veículos Caixa tem uma linha de crédito para pessoa física e outro financiamento para CNPJ.

O Crédito Auto Caixa possibilita financiamento de carro com juros pré-fixados. Além disso, é possível parcelar até 80% do seu veiculo novo.

Porém, se você procura um financiamento de carro usado ou moto usada a Caixa oferece ótimas oportunidades de crédito.

A Caixa também oferece financiamento de moto com as mesmas condições, e todos os veículos pode ser parcelados em até 60 meses.

O banco oferece condições bem interessantes para veículos elétricos e híbridos para estimular os clientes.

Para solicitar o financiamento Caixe Auto, basta:

  1. Entrar no site oficial da Caixa Econômica;
  2. Vá em Produtos e na aba “Para Você”, acesse “Empréstimo e Financiamento”;
  3. Selecione “Veículos” e acesse “Crédito Auto CAIXA”;
  4. Depois clique em “Simule aqui” e preencha com suas informações e siga até o fim para ver as principais condições do serviço para você.

Para te ajudar a tomar a melhor decisão, a Mobills possui um simulador de financiamento de veículos para calcular o valor do veículo:

Financiamento Estudantil (FIES)

O FIES é o financiamento estudantil para quem quer cursar uma universidade, mas não tem dinheiro para arcar com as mensalidades, pode contar com o .

O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) pode ser contratado pela Caixa que é a responsável pela gestão desse fundo.

Para contratar FIES pela Caixa é preciso ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir de 2010, além disso, não pode ter zerado na redação e ter nota no exame de 450 ou superior.

O valor do auxílio é definido pelo banco, de acordo com seu perfil financeiro, podendo alcançar até 100% do valor da mensalidade.

O pagamento da dívida pode começar a ser feito enquanto o estudante ainda está na faculdade, caso consiga um emprego formal, CLT.

O saldo devedor FIES Caixa e a quantidade de parcelas é definida caso a caso, e estão sempre especificadas no contrato.

Caso durante o período de pagamento ocorra algum imprevisto, Caixa oferece a opção de renegociar o FIES.

LEIA TAMBÉM: Saldo devedor FIES Caixa (SisFies): Como renegociar? Aprenda!

Financiamento para construção

É possível financiar até 80% do valor total, no entanto, é necessário dar como entrada no contrato os 20% restantes. O prazo para pagamento é de até 35 anos.

Por outro lado, é possível utilizar o saldo do FGTS para cobrir o valor necessário da entrada, amortizando, assim, o valor da sua dívida.

Outra vantagem oferecida nesse tipo de financiamento é o programa Casa Verde e Amarela, que substituiu o antigo Minha Casa Minha Vida.

Com esse programa é possível conseguir subsídio do governo Federal, de acordo com sua faixa de renda e tamanho do terreno e planta que irá construir.

Os passos são os mesmos dos descritos acima. Sendo assim, faça a simulação, confira as condições e converse com seu gerente sobre a possibilidade de crédito.

Credifrota

Pensada especialmente para empresas, seja ela: pequena, média ou grande. O Credifrota é a linha de crédito ideal para renovar ou aumentar os veículos da sua frota.

Assim como o Crédito Auto Caixa, a taxa de juros é prefixada e a Caixa permite a amortização ou quitação da dívida antes do prazo estabelecido.

Ou seja, você pode pagar as parcelas de trás para frente para conseguir acabar com a dívida mais rapidamente, diminuindo consideravelmente o valor dos juros embutido.

Como solicitar Credifrota Caixa

Para ambos os financiamentos é preciso procurar uma agência da Caixa e informar qual serviço você necessita.

Dessa forma, o gerente irá solicitar os documentos necessários para dar continuidade ao processo.

No entanto, é possível realizar uma simulação do seu financiamento, e analisar como seriam as condições do empréstimo Caixa para seu perfil financeiro.

A simulação pode ser impressa e encaminhada ao banco, para facilitar na hora de fornecer as informações ao gerente, no entanto, não possui valor de contrato e os dados são meramente informativos.

Quais são os requisitos para solicitar o financiamento da Caixa?

Para solicitar o financiamento da Caixa, é necessário atender a alguns requisitos, como:

  • Ser maior de 18 anos ou emancipado;
  • Não possuir restrições cadastrais (SPC/Serasa);
  • Comprovar renda suficiente para arcar com as parcelas do financiamento;
  • Apresentar documentos pessoais (RG, CPF, comprovante de residência) e comprovante de renda.

Como solicitar o financiamento da Caixa?

Para solicitar o financiamento da Caixa, o primeiro passo é ir até uma agência da instituição ou acessar o site da Caixa.

Depois será preciso preencher uma simulação do financiamento, informando o valor do imóvel desejado, a renda e outros dados solicitados. 

Após a simulação, é possível prosseguir com a solicitação do financiamento, que passará por uma análise de crédito e avaliação do imóvel antes de ser aprovado.

Quais são as vantagens do financiamento da Caixa?

Existem diversas vantagens em optar pelo financiamento imobiliário da Caixa, entre elas:

  • Taxas de juros mais baixas: as taxas de juros praticadas pela Caixa são uma das mais competitivas do mercado, o que significa que o cliente pode economizar bastante em relação a outras instituições financeiras;
  • Prazos mais longos: o prazo para pagamento do financiamento pode chegar a até 35 anos, o que pode tornar as parcelas mais acessíveis;
  • Possibilidade de utilizar o FGTS: o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) pode ser utilizado para quitar ou amortizar o financiamento, o que pode ajudar a reduzir o valor das parcelas;
  • Possibilidade de financiamento de imóveis usados: a Caixa também permite o financiamento de imóveis usados, o que pode ampliar as opções do cliente na hora de escolher seu novo lar.

Vale a pena fazer o financiamento da Caixa?

De acordo com as condições, solicitar uma linha de crédito voltada para financiamento na Caixa para uma dessas categorias, pode ser bem interessante dependendo do que você busca.

Além disso, a instituição oferece várias opções e categorias para o cliente, o que pode ser bem vantajoso para analisar e entender qual é a opção mais eficiente para cada caso.

No fim das contas, o mais importante é entender qual opção possui taxas mais atrativas (como tabela price e SAC), qual está de acordo com sua realidade financeira e com seu planejamento financeiro também. Assim, as finanças servem a você e não o contrário.



Escrito por Thiago Sousa Redator

Estudante de Línguas Estrangeiras Aplicadas (LEA-MSI) na UnB. Conteudista, apaixonado por tecnologia e poliglota que usa o marketing de conteúdo para proporcionar acesso fácil à educação sobre finanças pessoais.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar

.
.