Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
emprestimos-e-dividas
isca
Não
trimestral

Portabilidade de financiamento de imóvel: como funciona?

Está querendo melhores condições para terminar de pagar sua dívida? Aqui explicamos como funciona a portabilidade de financiamento imobiliário.

Artigo escrito por Thiago Sousa em 23 de Agosto de 2023

Sabe aquele financiamento que você solicitou para conseguir finalmente conquistar o lar dos sonhos ou para criar seu próprio escritório, mas que com o passar do tempo você percebeu que as taxas não faziam sentido para o seu objetivo?

Talvez você pense “Infelizmente já estou pagando o empréstimo/financiamento, não tem como mudar mais nada”. Bom, isso não é bem uma verdade e você consegue sim terminar de pagar com valores mais justos.

Por isso, aqui vamos te mostrar na prática como funciona a portabilidade de financiamento imobiliário e como você pode solicitar de forma prática.

O que é portabilidade de financiamento imobiliário?

É basicamente transferir a dívida do financiamento imobiliário do banco A para o banco B. Ou seja, agora você poderá quitar aquela dívida de acordo com as condições do banco B.

Sabe aquele momento em que você encontra condições mais vantajosas em outra instituição para um mesmo serviço que você contratou em outro banco?

Então, a portabilidade de financiamento imobiliário é perfeita para esses casos.

Isso se torna muito vantajoso já que você não terá que ficar preso ao contrato até o fim, mesmo depois de entender que não vale muito a pena aquele serviço – inclusive, você consegue até pagar taxas de juros mais baixas.

LEIA TAMBÉM: Financiamento Sicoob: Entenda como funciona o serviço

Pontos importantes antes de solicitar a portabilidade

Logo mais à frente vamos mostrar de forma mais detalhada como você pode fazer essa portabilidade, mas antes é muito importante entender algumas coisas para você tomar a decisão certa.

Antes de mais nada, a principal vantagem desse serviço é o fato de você ter taxas mais justas e condições mais interessantes. Porém, para isso fazer sentido, é necessário estar atento ao CET (todos os custos que envolvem o financiamento).

Isso porque há algumas taxas envolvidas em cada contrato e custos para fazer essa transferência. Então, esteja atento aos detalhes e condições de cada contexto.

Custos e taxas para fazer a portabilidade

Antes de qualquer coisa, o novo banco que você deseja fazer a portabilidade não pode cobrar tarifas bancárias para realizar esse serviço. Porém, há alguns custos envolvidos em todo esse processo.

Na maioria das vezes, a instituição faz uma avaliação do imóvel que está sendo financiado e essa avaliação normalmente é cobrada. Outro gasto que haverá serão algumas despesas em cartório para a alienação fiduciária.

Além disso, você pode contratar o financiamento de duas formas: Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e o Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI).

No SFH, a avaliação do imóvel não pode ultrapassar R$1,5 milhão e o CET máximo deve ser de 12% ao ano. No SFI, não há esses limites estipulados – ou seja, tudo isso será negociado com o banco.

A Mobills possui uma calculadora financiamento de imóvel que pode te ajudar a entender o valor final de cada escolha.

Portabilidade de financiamento imobiliário: Como fazer

Todo esse processo é resolvido pela instituição financeira, ou seja, você apenas precisará solicitar para eles e não para o antigo banco que você possui a dívida.

Na maioria das vezes, a nova instituição irá avaliar se vale a pena ou não trazer aquele crédito para ser negociado lá. Caso não valha a pena, eles podem negar o pedido.

No momento da solicitação, você vai precisar de algumas informações principais básicas, como:

  • Número do contrato;
  • Nome do banco em que a dívida ainda está sendo negociada;
  • Saldo devedor do financiamento;
  • Valor da parcela atual;
  • Quantidade de parcelas.
  • E outras informações relevantes.

Depois disso, ele entrará em contato com a instituição anterior e solicitará a portabilidade.

O Banco Itaú, Banco do Brasil, Banco Inter, Caixa Econômica, Banco Santander e algumas outras instituições são alguns dos bancos tradicionais e mais modernos que realizam esse serviço.

Além disso, a simulação e atendimento para solicitar esse serviço é feito no próprio banco que você quer solicitar a portabilidade.

Quando faz sentido fazer a portabilidade?

Fará sentido quando as taxas e condições da outra instituição valerem mais a pena para suas condições de serviço.

Por mais que pareça óbvio, é justamente comparando a melhor condição para você que será possível encontrar a melhor opção.

Inclusive, quando você já pagou grande parte das parcelas, muitas vezes não vale a pena para o banco pegar a sua dívida – nesses casos, negocie a dívida com o seu banco. Até porque, por mais que não seja cobrado tarifa, o custo da avaliação e cartório podem não valer a pena.

Por isso, comparar os valores de cada alternativa e entender com bastante atenção as condições de cada contrato, é o que vai te fazer optar pela melhor escolha, seja fazendo portabilidade ou não.



Escrito por Thiago Sousa Redator

Estudante de Línguas Estrangeiras Aplicadas (LEA-MSI) na UnB. Conteudista, apaixonado por tecnologia e poliglota que usa o marketing de conteúdo para proporcionar acesso fácil à educação sobre finanças pessoais.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar

.
.