Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não

Como declarar financiamento habitacional no Imposto de Renda

Saiba como declarar o financiamento habitacional no Imposto de Renda 2024. Evite erros e mantenha suas obrigações legais em dia!

Artigo escrito por Thiago Sousa em 08 de Março de 2024

Comprar um imóvel é um grande investimento, no entanto, é importante estar atento às obrigações legais. Por isso, aqui explicamos como declarar o financiamento habitacional no Imposto de Renda 2024.

Entender como declarar esse serviço no momento de fazer as contas do Imposto de Renda pode evitar problemas futuros com a Receita Federal.

Abaixo nós explicamos melhor como esse processo funciona e o que é importante considerar na hora de prestar essa informação.

O que é financiamento imobiliário?

O financiamento imobiliário é basicamente um empréstimo oferecido por instituições financeiras, como bancos, para que pessoas físicas ou jurídicas possam adquirir um imóvel residencial ou comercial.

Esse tipo de financiamento funciona da seguinte maneira:

  • O interessado solicita para a instituição financeira;
  • O banco faz a análise de crédito para ver se pode conceder o valor;
  • A instituição empresta o valor para a compra do imóvel;
  • O comprador paga em parcelas o valor fechado em contrato.

Essas prestações devem ser pagas até o último período estabelecido ou então, antecipar todas as parcelas – podendo até economizar nas taxas.

Como declarar o financiamento habitacional no Imposto de Renda?

Agora que você já sabe o que é financiamento imobiliário, vamos entender como declará-lo no Imposto de Renda.

Primeiro, basta decidir quais das formas que você pode usar para declarar seu Imposto de Renda: Fazer a declaração online, baixar o programa ou pelo aplicativo Meu Imposto de Renda.

Passo a passo

Atenção: o passo a passo a seguir se refere ao ano de 2023, pois a versão 2024 do aplicativo ainda não foi liberada para os contribuintes. Acompanhe nosso blog para conferir as atualizações.

Vamos ver o passo a passo pelo aplicativo do Meu Imposto de Renda – que está disponível na Play Store e App Store.

1. Depois de baixar e entra no aplicativo, entre com sua conta gov.br;

meu imposto de renda app 1

2. Em seguida, selecione o ano de declaração;

meu imposto de renda app 2

3. Selecione a opção “Preencher declaração“;

meu imposto de renda app 3

4. Entre as categorias, selecione “Bens e dívidas“;

meu imposto de renda app 4

5. Após isso, selecione a opção “Apartamento” (mesmo que seja outro tipo de imóvel).

meu imposto de renda app 5

Ao entrar nessa aba, você poderá preencher com todos os dados do imóvel, como anos de aquisição, valor, tipo de bem, número de inscrição e outros detalhes.

Depois de seguir a ordem de preenchimento, você já pode finalizar o preenchimento e finalizar sua declaração que seu imóvel financiado estará declarado no seu imposto!

É importante lembrar que as prestações pagas do financiamento imobiliário não são dedutíveis do Imposto de Renda.

Ou seja, elas não podem ser abatidas do valor do imposto a pagar ou aumentar o valor da restituição. Além disso, lembre-se de atualizar o valor do imóvel de acordo com o mercado imobiliário.

LEIA TAMBÉM: Taxa de juros real negativa: o que é? Descubra!

O que acontece se eu não declarar o financiamento imobiliário no Imposto de Renda?

Não declarar o financiamento imobiliário no Imposto de Renda pode gerar problemas com a Receita Federal.

Caso haja divergência entre o valor declarado pelo contribuinte e o valor informado pelo banco, o contribuinte pode ser notificado e ter que prestar esclarecimentos à Receita.

Além disso, não declarar o financiamento imobiliário pode impedir que o contribuinte obtenha financiamentos futuros ou até mesmo a compra de um novo imóvel.

VEJA TAMBÉM: PIX em processamento: o que é e como resolver || Topinvest – Conheça agora como funciona

Dicas importantes

Agora que você já sabe como declarar o financiamento imobiliário no Imposto de Renda, é importante ficar atento a algumas dicas para evitar erros na hora de prestar essa informação.

  1. Dados atualizados: A primeira dica é manter todos os documentos relacionados ao financiamento imobiliário organizados e atualizados, como os comprovantes de pagamento das parcelas e os contratos assinados com o banco. Isso pode facilitar na hora de prestar contas à Receita Federal.
  2. Revise as informações: Outra dica importante é conferir as informações antes de enviar a declaração do Imposto de Renda. É comum ocorrerem erros de digitação ou informações faltantes, o que pode gerar problemas futuros. Por isso, é importante revisar todas as informações com atenção antes de enviar a declaração.
  3. Prazo da declaração: Por fim, vale destacar que o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2024 é de 15 de março até o dia 31 de maio. Não deixe para a última hora e comece a reunir as informações necessárias o quanto antes para evitar atrasos e possíveis multas.

A importância de declarar seu financiamento

Declarar o financiamento imobiliário no Imposto de Renda é uma obrigação do contribuinte e pode evitar problemas futuros com a Receita Federal.

É importante informar todas as informações corretamente e manter os documentos organizados e atualizados. Além disso, é fundamental estar atento ao prazo de entrega para não ter atraso na declaração do imposto de renda.

Agora, você consegue entender como fazer isso de forma prática sem precisar sair de casa e mantendo seus compromissos com suas obrigações legais.



Escrito por Thiago Sousa Redator

Estudante de Línguas Estrangeiras Aplicadas (LEA-MSI) na UnB. Conteudista, apaixonado por tecnologia e poliglota que usa o marketing de conteúdo para proporcionar acesso fácil à educação sobre finanças pessoais.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar

.
.