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Criar conta gov.br: faça o cadastro de maneira simplificada!

Veja como criar sua conta gov.br, como recuperar a senha e como você pode usá-la para os serviços online do Governo.

Artigo escrito por Equipe Mobills em 09 de Fevereiro de 2024

Criar conta gov.br é um processo simples e rápido, que permite aos brasileiros o acesso aos mais diversos tipos de serviços públicos fornecidos pelo governo federal, e tudo sem sair de casa.

É possível acessar serviços como Imposto de Renda (IR), CadÚnico, INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), entre outros serviços essenciais para algumas pessoas.

Por esse motivo, caso você não saiba como criar conta gov.br, confira este conteúdo completo, até o fim, e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Conta gov.br: como criar de maneira simples?

Existem algumas maneiras fáceis e eficazes de criar conta gov.br, seja pelo site do Governo ou pelo aplicativo oficial.

Esse é, além disso, um processo feito totalmente online, o que deixa o cadastro ainda mais simples.

Então, se você ainda não possui o acesso para os serviços públicos fornecidos pelo governo federal – ou não sabe se tem – confira abaixo o passo a passo simplificado de como criar conta gov.br.

Vídeo de como criar conta gov.br

Criar conta gov.br pelo aplicativo

Ao entrar no site do acesso.gov.br pela primeira vez, você vai ver algumas informações de como usar a plataforma.

Primeiras instruções da conta gov.br

Depois de ler as instruções, basta clicar em “Começar“. Após isso, você terá 4 opções de cadastro de como criar conta no gov.br, que serão descritas a seguir.

Opção 1 – Cadastro por validação facial no App Meu gov.br

Primeiro, você precisa baixar o aplicativo no seu celular, disponível tanto na Play Store (para celulares Android) quanto na App Store (para iPhone).

Ao abrir, reproduza o seguinte passo a passo:

  1. Clique em “Entrar com gov.br”;
  2. Digite o seu CPF no campo indicado;
  3. Após ler os termos, selecione a opção para aceitá-los e clique em “Sou humano” para continuar.
Validação de reconhecimento facial para criar sua conta gov.br!

Logo após, você vai ver uma lista de vários bancos. Role a tela para baixo até encontrar a opção “Testar de outra forma”;

Depois de selecionar a opção de entrar de outra forma, basta clicar no botão de “Fazer reconhecimento facial“.

Faça a validação facial pelo app do Meu gov.br!

Fique atento às dicas que o aplicativo mostra, pois elas são muito importantes para não dar nenhum erro na criação da conta.

Se ocorrer tudo bem, siga o restante das instruções que o aplicativo mostra no celular e sua conta gov.br estará criada!

É importante lembrar, ainda, que esse método pode não funcionar para quem não tem biometria facial no título de eleitor ou na CNH.

VEJA TAMBÉM: Décimo Quarto Salário do INSS: Já foi liberado? Quem tem direito?

Opção 2 – Cadastro pelo Banco do Brasil

A segunda forma de criar conta gov.br é voltada para quem tem conta no Banco do Brasil. Para fazer isso, basta seguir estes passos:

  1. Acesse o aplicativo ou o site da conta gov.br;
  2. Clique em “Entrar com gov.br”;
  3. Selecione a opção “Login com seu banco” e em seguida selecione o Banco do Brasil.
Passo a passo para cadastrar a conta gov.br pelo pelo Banco do Brasil!

Depois de selecionar, leia como a conta gov.br usa o acesso à sua conta e, após a leitura, clique em continuar.

Por fim, basta preencher com os dados da sua conta como agência, número da conta e senha da sua conta do Banco do Brasil e vá em Entrar.

Pronto, sua conta estará criada e você pode acessar usando o BB!

Opção 3 – Cadastro pelo Internet Banking

Há outra forma parecida com essa do Banco do Brasil, mas nesse caso você conecta com o Internet Banking de outro banco que você tenha conta.

Para isso, dentro do aplicativo Meu gov.br, vá em “Entrar com gov.br” e selecione a opção “Login com seu banco“.

Passo a passo para acessar a conta gov.br pela conta do banco!

Em seguida, selecione o banco que você possui conta e acesse com sua conta do Internet Banking e pronto, sua conta gov.br está criada!

Vale lembrar que somente quem possui os bancos disponíveis, como os que estão na imagem, podem usar essa função para fazer o cadastro na conta gov.br.

LEIA MAIS: Número do benefício do INSS: Descubra onde consultar

Opção 4 – Cadastro pelo número do CPF

A última forma, entre as 4 disponíveis, para criar conta gov.br é pelo seu número de CPF. Para isso, faça o seguinte:

  1. Clique em entrar com gov.br;
  2. Em seguida, digite o seu CPF;
  3. Leia e aceite os termos de uso e, depois, clique em “Sou humano” para continuar;
  4. Depois, role a tela até o fim para clicar novamente em “Testar de outra forma”.
gov cadastro cpf
Passo a passo para criar sua conta gov.br com CPF!

Na imagem acima, há a opção de “Recuperar senha de outra forma”, pois já existe uma conta criada para o CPF em questão.

Porém, como você ainda não tem a conta, no lugar dela vai aparecer “Criar conta de outra forma”.

Depois disso, será necessário preencher algumas informações pessoais, como data de nascimento, nome completo, celular, e-mail, etc.

Ao fim do questionário, será enviado um código para o e-mail ou celular que você colocou entre as informações.

Depois de validar o código, crie sua senha e sua conta gov.br estará pronta para uso.

Criar conta gov.br: cadastro pelo site

Além do aplicativo, também é possível cadastrar e acessar sua conta pelo site oficial do governo. Saiba como:

  1. Acesse o site acesso.gov.br;
conta gov.br site 1
Página inicial para acessar sua conta gv.br
  1. Informe o seu CPF no campo solicitado e selecione “Continuar”;
  2. Caso tenha uma conta, será necessário preencher com a senha. Caso você não saiba, basta selecionar “Esqueci minha senha” e seguir o passo a passo para recuperá-la;
  3. Lembre-se de guardá-la em um local que somente você tem acesso.
conta gov.br site 2
Página com seu perfil na conta gov.br!

Caso, não tenha uma conta gov.br, basta clicar em “Continuar” para ver o passo a passo no site ou aplicativo:

  1. Aceite os termos da página e selecione “Continuar”;
  2. A plataforma utiliza de alguns dados para realizar a confirmação de sua conta, pode ser citado, sua conta bancária. Posteriormente, o aceite dos termos, será possível que realize a indicação do banco e digitar informações de sua conta, sendo possível a realização de outra maneira para confirmar seus dados;
  3. Informe os dados solicitados e conclua o preenchimento em “Continuar”;
  4. Análise e confirme todos os dados que estarão em sua tela;
  5. Insira o código que chegará em seu celular ou e-mail no campo indicado;
  6. Após, será possível criar sua senha.

A conta gov.br veio para facilitar o dia a dia do brasileiro, e hoje em dia, não é nem mais uma opção ter essa conta. Mas sim, uma recomendação!

Desse modo, você pode ter acesso a diversos serviços diretamente de onde estiver e conseguir apresentar seus documentos sempre que solicitado, mesmo quando isso acontece inesperadamente!

LEIA TAMBÉM: Senha Meu INSS: Saiba como recuperar a sua de maneira simples

Conta gov.br: para que serve?

O cadastro na conta gov.br pode ser considerado como um registro digital, é possível ter acesso a variados serviços municipais, estaduais e federais.

A conta gov.br afirma que você é você mesmo na internet, sendo um serviço gratuito e seguro feito para todos os brasileiros. Ou seja, garante a proteção de dados.

É basicamente uma conta na internet que você tem para poder acessar diversos serviços e portais do Governo.

Com este registro, é possível acessar serviços como: o acesso a documentos, serviços da Receita Federal, serviços de saúde e previdenciário.

Como recuperar a senha do gov.br?

Se já tem a conta, mas não lembra do login e não sabe como recuperar a senha gov.br, fique despreocupado (a).

A seguir, você verá várias formas de recuperar sua senha. Independente de como vai fazer isso, é necessário tentar fazer o login e clicar em “Esqueci minha senha”, como mostrado abaixo:

gov recuperar senha
Primeiros passos para recuperar senha no app do gov.br!

Ao selecionar essa opção, pode aparecer uma mensagem de que sua conta pode perder a segurança que ela tem, mas não significa que sua conta pode ser invadida, até porque sua senha continua sendo a mesma e protegendo sua conta.

Inclusive, você pode aumentar o nível de segurança da conta gov.br logo depois de alterar a senha.

Depois dessa primeira etapa, vamos ver 5 formas para recuperar sua senha da conta gov.

Recuperar senha gov.br – Reconhecimento facial

A primeira opção é recuperar com o reconhecimento facial. Para isso, a opção “Fazer reconhecimento facial” vai aparecer duas vezes e basta selecionar as duas vezes.

recuperar senha facial
Passo a passo para recuperar senha com reconhecimento facial!

Depois de conseguir, basta criar uma nova senha que irá conseguir lembrar para acessar depois.

Vale lembrar que essa opção vai funcionar somente para quem já tem o reconhecimento facial cadastrado na conta.

Recuperar a senha gov.br – Conta do banco

Se você vinculou seu gov.br a uma conta do banco, é possível recuperar usando ela. Depois de selecionar a opção “Esqueci minha senha” selecione o banco que você vinculou.

recuperar senha banco
Passo a passo para recuperar senha com sua conta do banco!

Depois disso, coloque sua conta bancária e selecione “Entrar” para poder criar uma nova senha para sua conta gov.br.

Recuperar senha gov.br – E-mail

Se você não possui reconhecimento facial nem conta bancária cadastrados, é possível recuperar usando um e-mail que você registrou. Depois de ter selecionado “Esqueci minha senha”, basta ir em “Recuperar senha de outra forma“.

recuperar senha e-mail 1
Passo a passo para recuperar senha com o seu e-mail!

Depois disso, vai aparecer alguns bancos e no fim da lista vá na opção “Recuperar de outra forma” e logo ele vai mostrar algumas partes do seu e-mail junto com asterisco – como mostra a imagem acima.

Seu e-mail não é mostrado por completo por questão de segurança, mas você consegue identificar. Depois disso, basta selecionar “Enviar código“.

recuperar senha e-mail 2
No final, basta confirmar em “Continuar” para finalizar!

Confira o código no seu aplicativo Gmail ou outro que você usar para email e volte no aplicativo gov.br para digitar o código enviado.

No final, basta criar uma nova senha seguindo as instruções do que pode ou não conter nela. Se você não recebeu o código, basta ir em “Reenviar código”.

Recuperar a senha gov.br – Número de telefone

Caso você prefira, é possível recuperar com seu número de telefone. Para isso, basta seguir o mesmo passo a passo de recuperar por e-mail como mostra abaixo.

recuperar senha celular 1
Passo a passo para recuperar senha com o seu número de celular!

Porém, na hora que aparecer o seu e-mail com asteriscos, selecione “Não tenho acesso a esse e-mail” como mostra na terceira imagem.

recuperar senha celular 2
No final, basta confirmar em “Continuar” para finalizar!

Depois disso, irá aparecer alguns asteriscos e os últimos dígitos do seu número de celular e basta apertar em “Enviar código”. Coloque o código que foi enviado para o seu celular.

No final, basta criar uma nova senha de acordo com as instruções e finalizar em “Continuar” e pronto!

Recuperar senha gov.br – Formulário

Caso você não lembre da sua conta bancária, não tenha reconhecimento facial, não lembre de e-mail e nem do celular, é possível recuperar por um formulário.

Depois de ter ido em “Esqueci minha senha“:

  1. Vá na opção “Recuperar senha de outra forma”;
  2. Em seguida, vá até o final da lista de bancos e aperte em “Recuperar de outra forma”;
  3. Selecione “Não tenho acesso a esse e-mail”;
recuperar senha formulario 1
Passo a passo para recuperar senha pelo formulário!
  1. Depois disso, vá na opção “Não tenho acesso a esse celular”;
  2. Em seguida, ele vai mostrar a opção de você preencher um formulário;
  3. Depois de preencher e enviar os documentos solicitados, aperte em “Enviar solicitação”.
recuperar senha formulario 2
No final, basta selecionar “Enviar solicitação” e pronto!

Agora é só aguardar que eles entrarão em contato informado pelo e-mail sobre a recuperação da sua senha da conta gov.br.

Serviços da conta gov.br

Como mencionamos acima, você pode usar a sua conta para diversas funções práticas do dia a dia, tanto para acesso a documentos quanto para outros serviços como mostrado abaixo.

Acesso a documentos e serviços da receita

Atualmente alguns documentos são solicitados de forma digital, e através da conta gov.br é possível vê-los. Por exemplo, carteira de motorista, CPF, Carteira de Trabalho, entre outros demais documentos.

É por meio da conta também que são feitas as Inscrições em programas como o Prouni (Programa Universidade para Todos), Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), e Fies (Programa de Financiamento Estudantil).

Ademais, a conta digital também tem maior disponibilidade ao acesso à declaração de imposto de renda, de forma mais rápida e prática.

Conta gov.br

Governo Federal

URL verificada

Serviços de saúde e previdenciário

A conta gov.br permite o acesso ao app do SUS (Sistema Único de Saúde), que deixa consultar toda a sua trajetória no programa, a carteira de vacinação, e realizar agendamentos para consultas, e outros serviços.

Também oferece o acesso ao app do INSS, conhecido também como “Meu INSS”, onde é possível verificar quanto tempo falta para se aposentar, realizar prova de vida, agendar perícias, entre outros serviços da previdência social.

Além disso, com a gov.br, o brasileiro tem a possibilidade de realizar assinaturas digitais com a ferramenta assinatura eletrônica avançada da plataforma.  

Por fim, é possível acessar serviços municipais e estaduais, disponibilizados por alguns estados, tais como: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás e Minas Gerais.

Vale ressaltar que tanto pelo aplicativo quanto pelo site, é possível acessar esses tipos de serviço.

Porém, é possível realizar mais atividades pelo aplicativo, como analisar dados e compartilhar documentos, além de prova de vida e reconhecimento facial.

Dúvidas frequentes sobre o assunto

Como entrar no gov.br?

Qual a função do Gov.br?

Como fazer o cadastro no Gov.br?

Quais os serviços do aplicativo Meu Gov.br?

VEJA TAMBÉM: Descubra como recuperar senha da carteira digital com o passo a passo!



Escrito por Equipe Mobills Redator Web

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