Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

O que é análise de crédito e como funciona o processo? Entenda!

Se você está em busca de crédito ou de financiamento, chegou a hora de entender como funciona o processo de análise para a aprovação de crédito. Confira!

Artigo escrito por Equipe Mobills em 07 de Janeiro de 2023

Uma dúvida que paira na cabeça de muitos brasileiros é o que é análise de crédito. O termo costuma aparecer muito quando o assunto é solicitar crédito e/ou financiamento.

Apesar de ser de extrema importância para grande parte das instituições financeiras, muitas pessoas possuem dúvidas sobre como funciona a análise de crédito.

Além disso, outra informação que poucas pessoas sabem além do que é análise de crédito e como ela é realizada e o que de fato é visto pelas empresas.

Primeiramente, é necessário entender que a análise de crédito é feita para garantir alguma segurança para as instituições financeiras e protegê-las da inadimplência.

Então, para que você possa entender melhor sobre o que é análise de crédito e como ela funciona, preparamos este artigo de educação financeira! Boa leitura!

O que é análise de crédito?

A análise de crédito é um procedimento que as instituições financeiras realizam para saber se você é considerado um bom pagador ou não.

Mas como os bancos e financeiras fazem isso? Por meio de informações solicitadas ao cliente, sendo a principal delas o CPF, e de consultas a diversos bancos de dados.

Para isso, as instituições realizam consultas em sites de proteção ao crédito, como por exemplo o Serasa, o SPC e o SCPC(Boa Vista).

Somente após essa análise de crédito é que o banco decide se você está apto ou não a realizar um empréstimo, financiamento e até mesmo ter um cartão de crédito.

E por que as empresas realizam esse processo? Como já falamos acima, essa é uma forma de garantir mais segurança para ambos os lados durante a negociação.

Com isso, as pessoas podem ter acesso a um valor de crédito sem prejudicar o próprio orçamento e os bancos minimizam as chances de sofrer com a inadimplência.

Quando é realizada uma análise de crédito?

Aa análise de crédito é realizada, em regra, quando se solicita algum produto financeiro, como por exemplo:

  • Financiamentos;
  • Cheque especial;
  • Empréstimos;
  • Cartões de crédito;
  • Crediários.

É válido ressaltar que, depois que a instituição financeira realiza a análise de crédito e entende que você é um bom pagador, eles liberam o crédito e as condições de pagamento são definidas.

Como é realizada a análise de crédito?

Se você acha que uma análise de crédito é realizada de forma rápida, está muito enganado. 

É comum que as instituições financeiras solicitem um prazo para realizar toda a análise e decidir se a sua solicitação foi aprovada ou não.

Para isso, existe um processo que costuma ter pontos em comuns entre os bancos, mas que pode variar em outros fatores.

Mas normalmente as empresas seguem o processo abaixo!

Dados pessoais

Neste primeiro momento, são analisadas todas as suas informações básicas solicitadas pela empresa, como nome completo, CPF, estado civil, nível de escolaridade e telefone.

Além disso, também pode ser solicitada a sua renda mensal, endereço e até mesmo a profissão que exerce.

Por meio desses dados, a empresa já consegue realizar uma análise detalhada sobre você.

Restrição no nome

Outra avaliação que as empresas costumam realizar é para saber se o cliente em questão possui restrição no nome. 

Dessa forma, é possível saber se existe alguma pendência ou divida no nome da pessoa.

Caso a instituição financeira encontre algo, é importante que você saiba que isso pode ser um empecilho para que a sua solicitação seja aprovada. 

Por isso, o ideal é que antes de realizar o pedido de um produto financeiro, você tenha a certeza de que está com o nome limpo.

VEJA TAMBÉM: Como saber se meu nome está sujo? Saiba como consultar sem sair de casa! || Como consultar score na Serasa? Veja sua pontuação de maneira simples!

Renda mensal

Mais um fator que é avaliado é a renda mensal do cliente em questão. Isso porque o banco avalia se você terá condições ou não de arcar com o que está pedindo.

É uma forma segura que a instituição financeira possui para ter a certeza de que a parcela do crédito cabe no bolso do cliente, assim como o limite do cartão de crédito.

Para quem não sabe, o recomendado é que esses tipos de produtos financeiros não passem de 30% da renda do cliente.

VEJA TAMBÉM: 10 Melhores Opções de Empréstimo para Negativado || O que é CPF irregular? Entenda as consequências e veja como regularizar!



Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.