Chegou a época mais esperada do ano! Escolher os melhores lugares para viajar em dezembro pode parecer uma tarefa difícil com tantas opções, mas é aquele “problema bom” que todo mundo quer ter.
Seja para curtir as festas de fim de ano, aproveitar o calor do verão brasileiro ou buscar a atmosfera do inverno no hemisfério norte, o importante é planejar bem.
Dezembro marca o início da alta temporada em quase todo o mundo.No Brasil, temos o combo perfeito de festas, 13º salário e o início do verão.
Já no exterior, o clima natalino transforma cidades inteiras. Mas, claro, com a alta demanda, os preços sobem e as cidades enchem.
Abaixo, selecionamos opções para todos os gostos para ajudar a decidir para onde viajar em dezembro: desde o agito do Réveillon até lugares “tranquilos” para descansar com a família, além de dicas valiosas para usar suas milhas e não estourar o orçamento.
Veja também: Onde passar o Natal? 17 melhores destinos em 2025
Para facilitar sua escolha, misturamos opções nacionais e internacionais, considerando o clima (chuva x sol), atrações para crianças nas férias escolares e, claro, o custo-benefício.
Não tem como começar essa lista sem falar do clássico Natal Luz Gramado. É o destino número um para famílias no Brasil nesta época. A cidade se transforma em um conto de fadas iluminado.
Além dos desfiles de Natal, há atrações incríveis para as crianças, como a Snowland para ver neve de verdade indoor e o Acquamotion, parque aquático termal coberto.
Atenção! É o auge da lotação e preços altos. Reserve restaurantes e passeios com meses de antecedência.
Você pode economizar nessas atrações com voucher Esfera para a Snowland e voucher Esfera Acquamotion.
Se o seu sonho é ver neve em dezembro e se sentir dentro de um filme de “Esqueceram de Mim”, Nova York no Natal é imbatível.
A árvore do Rockefeller Center, as vitrines da 5ª Avenida e a patinação no Central Park são mágicas.
Clima! Muito frio! Prepare os casacos térmicos.
Quer fugir do frio e garantir sol? O Nordeste em dezembro é uma aposta certeira. Maragogi, conhecida como o Caribe Brasileiro, tem águas cristalinas e piscinas naturais morninhas.
É perfeito para relaxar antes da virada do ano.
O Ano Novo no Rio é mundialmente famoso. A queima de fogos em Copacabana é uma experiência que todo brasileiro deveria viver pelo menos uma vez.
Atenção! Dezembro pode ser chuvoso no Sudeste, então fique de olho na previsão para não perder os dias de praia.
Para quem busca viagens baratas dezembro fora do Brasil, a Argentina continua sendo a rainha do custo-benefício devido ao câmbio favorável.
Buenos Aires oferece gastronomia de ponta, parques lindos e clima quente (com alguns dias chuvosos) nesta época. É uma ótima primeira viagem internacional.
Este é um dos melhores destinos para viajar com crianças e idosos. Caldas Novas oferece o maior complexo de águas termais do mundo.
É relaxante, divertido e possui resorts com infraestrutura completa, o que facilita muito a vida dos pais nas férias.
Com o voucher do Hot Park na Esfera, é possível economizar em um dos principais parques aquáticos de Rio Quente.
Quer zerar a vida no quesito Natal? Que tal visitar a terra oficial do Papai Noel? Rovaniemi, na Lapônia, oferece auroras boreais, passeios de trenó com renas e muita neve
É um dos destinos internacionais dezembro mais exclusivos e inesquecíveis, mas claro, o orçamento precisa de uma boa folga.
Localizado em Penha, o Beto Carrero é o maior parque temático da América Latina. Dezembro é mês de férias, então o parque estará cheio, mas a diversão é garantida.
Dá para combinar a viagem com as praias de Balneário Camboriú, que ficam ali do lado (em torno de 40km de carro de distância).
Assim como NY, a Disney em dezembro é mágica. O Magic Kingdom ganha decoração especial e paradas natalinas.
O clima na Flórida é ameno (friozinho leve), o que torna a maratona de parques menos cansativa do que no verão americano.
Jeri é rústica e sofisticada ao mesmo tempo. Em dezembro, o vento é perfeito para esportes de vela e o pôr do sol na duna é tradição.
É um destino badalado para o Réveillon, com festas que duram a semana inteira.
O clima por lá em dezembro é quente e seco (verão). É uma ótima época para visitar as vinícolas do Valle del Maipo e fazer passeios para o Cajón del Maipo sem passar aquele frio congelante das montanhas no inverno.
Porém, não espere ver neve nos Andes nesta época.
O Caribe em dezembro é um sonho. O mar turquesa de Cancún e a infraestrutura dos resorts All-Inclusive são perfeitos para casais em lua de mel ou famílias.
O clima é ótimo, já tendo passado a temporada de furacões.
Engana-se quem pensa que Campos só funciona no inverno. No fim de ano, a cidade tem o “Natal dos Sonhos”, com decoração linda e clima de serra ameno, fugindo do calor excessivo das capitais, mas com risco de chuvas de verão.
Outra joia das praias brasileiras. Porto de Galinhas tem estrutura hoteleira para todos os bolsos. Em dezembro, a vila fica super movimentada. O passeio de jangada até as piscinas naturais é bem tradicional.
A “Cidade Luz” faz jus ao nome no Natal. As avenidas, como a Champs-Élysées, ficam deslumbrantes. É um destino romântico e cultural.
Esteja preparado para o frio e dias mais curtos, mas a atmosfera compensa tudo.
As Cataratas estão com fluxo de água mais forte nesta época (devido às chuvas), tornando o espetáculo das águas ainda mais impressionante.
Foz também tem excelente rede hoteleira e opções de compras no Paraguai para garantir os presentes de Natal.
Sabemos que viajar em dezembro pode custar caro. A chave para não falir é aprender a viajar com milhas.
Se você deixou para comprar a passagem em cima da hora pagando em dinheiro, o susto será grande. Mas, mesmo em cima da hora, as milhas podem salvar sua pele.
- Use o cartão de crédito com inteligência: Concentre todos os seus gastos do ano (mercado, gasolina, presentes de Natal) em um cartão de crédito que acumula milhas.
- Transferência bonificada: Nunca transfira pontos do cartão para a companhia aérea sem um bônus (a famosa “Bumerangue” ou bônus de 100%). Isso dobra suas milhas instantaneamente.
- Clubes de pontos: Assinar clubes, como o Clube Esfera, durante promoções de bônus pode multiplicar seu saldo rapidamente.
Com milhas, aquele voo para o Nordeste que custaria R$ 2.500 pode sair pelo custo das taxas de embarque se você acumulou estrategicamente ao longo do ano.
Dezembro exige estratégia. Para que suas férias não virem estresse, anote essas dicas de ouro:
Primeiramente, alinhe suas expectativas: dezembro é um dos meses mais concorridos do ano para o turismo, tanto no Brasil quanto no exterior.
Esteja pronto para dividir as atrações com multidões, principalmente se o seu destino for um clássico natalino, como Gramado ou Nova York. O segredo aqui é paciência e planejamento!
No Brasil, dezembro é sinônimo de verão, mas também de chuvas tropicais, em quase todas as regiões do Brasil.
Se você não curte chuva, foque no Nordeste ou vá para o Sul do hemisfério (Chile/Argentina). Já para quem vai para o Hemisfério Norte (destinos com neve), a roupa é o item mais importante da mala. Não subestime o frio de Nova York ou Europa.
Hoteis em cidades turísticas como Gramado ou Rio de Janeiro esgotam meses antes. Se decidir viajar de última hora, procure cidades vizinhas ao destino principal para hospedagem mais barata.
Nunca viaje, especialmente para fora do país, sem um seguro viagem. Em época de aeroportos lotados, o risco de extravio de mala aumenta. Além disso, problemas de saúde no exterior custam uma fortuna.
Com alguns cartões, ao fazer as compras da viagem (passagem e hospedagem, por exemplo), o seguro já é incluso pelo próprio cartão. Confira as regras do seu cartão.
Antes de contratar um plano à parte, confira o seu cartão de crédito. Em muitos casos, ao utilizar o cartão para comprar a passagem aérea, você e sua família ganham automaticamente o direito ao seguro viagem.
Vale a pena ler a apólice do seu banco.
Se o seu orçamento familiar está apertado, use ferramentas como o Google Flights ou Skyscanner e coloque “Qualquer lugar” no destino.
Às vezes, aparecerá uma promoção incrível para um lugar que você não tinha pensado, como uma praia menos óbvia ou uma capital sul-americana.
Viajar em dezembro renova as energias para o ano que vai começar.
Continue lendo: Datas comemorativas de janeiro + feriados: saiba quais são!