Você sabe o que é CDC? Conheça todos os detalhes e tire suas dúvidas!

Saber o que é CDC pode te ajudar na hora de conseguir um empréstimo. Então, conheça essa opção rápida e sem burocracias!

Artigo escrito por Claudia Borges em 18 de Agosto de 2021

Imagem representando o tema o que é CDC

Está precisando de dinheiro para sair das dívidas ou cobrir uma despesa inesperada? Descubra o que é CDC Caixa e como essa forma de crédito pode te ajudar.

Imprevistos acontecem, não é mesmo? E, se você não tem uma reserva de emergência, então, pode precisar recorrer aos bancos para fazer um empréstimo.

A Caixa Econômica Federal conta com mais de 150 anos de história e é hoje o maior banco público da América Latina, sendo assim, muitas pessoas recorrem ao banco na hora do aperto.

Então, continue lendo e descubra o que é CDC da Caixa e tire suas dúvidas.

O que é CDC?

O Crédito Direto, ou CDC é uma linha de crédito da Caixa. Essa modalidade é pré-aprovada e pode ser contratada direto nos terminais de autoatendimento, aplicativo ou internet banking.

Além disso, por ser feita de forma simplificada, não é necessário avalista para o CDC e o dinheiro cai imediatamente na sua conta, sem burocracia.

E, a Caixa ainda disponibiliza a opção de parcelar essa dívida em até 48 prestações, adicionando taxas.

Qual é a diferença entre CDC e CDC Caixa?

Na verdade, nenhuma. CDC é um produto financeira da Caixa, portanto, está correto dizer apenas CDC ou complementar com CDC Caixa.

Dessa forma, com essa linha de crédito é possível contratar valores entre R$150 e R$ 30.000, basta ser cliente Caixa, ter o nome limpo e ter mais de 18 anos.

Como solicitar um CDC?

Como falamos, é possível solicitar CDC de 3 maneiras diferentes: autoatendimento, Internet banking e aplicativo Caixa.

Veja, a seguir, como solicitar o CDC em cada uma das opções.

Autoatendimento

Solicitação do CDC Caixa pelo autoatendimento
CDC caixa pode ser contratado sem burocracias
  1. Vá até o terminal de autoatendimento com seu cartão Caixa;
  2. No Caixa Eletrônico, selecione a opção “Crédito pré-aprovado”;
  3. Escolha “Crédito Direto Caixa – Contratação”
  4. Defina o valor e quantidade das parcelas;
  5. Aguarde o dinheiro ficar disponível em sua conta.

Aplicativo e internet banking

Aplicativo para solicitar o CDC
Saber o que é CDC é importante para conseguir um empréstimo seguro

Caso você ainda não tenha o aplicativo em seu celular, faça o download e cadastre sua conta antes de seguir os passos indicados.

  1. Acesse sua conta;
  2. Escolha a opção “Empréstimos”;
  3. Vá em “Crédito Direto Caixa”;
  4. Escolha “Contratar”;
  5. Defina o valor do empréstimo e a quantidade de parcelas;
  6. Aguarde o dinheiro ficar disponível.

Quais as taxas do Crédito Direto ao Consumidor?

Para essa transação, a Caixa cobra as seguintes taxas: Juros e IOF. No entanto, como cada transação possui uma análise individual de crédito, os valores das taxas não são prefixados, podendo variar de pessoa para pessoa.

Sendo assim, é possível que duas pessoas contratem o mesmo valor, com o mesmo prazo de pagamento e tenha juros diferentes.

No entanto, o valor das taxas será informado antes da contratação e ainda será disponibilizado no Comprovante de Transação CDC, retirado após finalização da transação.

Importante lembrar que, empréstimos pessoais possuem as maiores taxas de juros do mercado, portanto, faça uma análise do seu orçamento financeiro e veja se compensa.

Vantagens e desvantagens do CDC

Como todo empréstimo, o CDC possui algumas vantagens e desvantagens que devem ser levadas em consideração antes da contratação. Acompanhe.

Vantagens

  • Facilidade de contratação;
  • Pode ser feito sem avalista;
  • Dinheiro cai direto na conta;

Desvantagens

  • Taxa de juros alta;
  • Facilidade de contratação – pode bagunçar seu orçamento.

Principais dúvidas sobre o assunto

Ainda está em dúvida sobre o que é CDC e se deve ou não contratá-lo? Separamos alguns questionamentos para te ajudar nessa decisão.

Normalmente, não. Como essa é uma linha de crédito pré-aprovada, significa que esse cliente já passou por uma análise de perfil e foi pré-aprovado para receber esse crédito.

Sendo assim, pessoas que estão negativadas podem não ter esse crédito aprovado e a opção de CDC não irá aparecer na conta.

Caso você esteja negativado e, ainda assim, aparecer o CDC para você, pode fazer a contratação, pois não passará por uma segunda análise.

No entanto, essa é uma decisão do banco, que pode oferecer, ou não, essa linha de crédito a você.

A Caixa autoriza que o Crédito Direto Caixa seja pago em até 48 meses. Assim, você escolhe o que for melhor para seu planejamento financeiro mensal, dentro desse prazo.

Uma dica é levar em consideração, não só o prazo, mas o valor das parcelas e a quantidade de juros. Dessa maneira você não irá se apertar todos os meses para cumprir com o acordo.

Sim, desde que tenha margem para isso. Ou seja, a soma das parcelas dos dos empréstimos deve ser menor que 35% do valor da remuneração.

Por lei a margem consignável é de 35% da renda mensal, então, qualquer análise de crédito vai levar em consideração esse valor na hora de oferecer crédito.

Para qualquer coisa! A Caixa não colocou condições para a contratação quanto ao destino do dinheiro. Então, ele pode usado para o que você precisar e preferir.

Seja para pagar dívidas, realizar uma viagem, investir em qualificação profissional ou alguma situação de emergência que precise, o CDC pode ser usado.

Afinal, vale a pena fazer CDC?

Depende! A verdade é que na hora do aperto buscamos soluções rápidas, mas que nem sempre são as melhores para o momento.

Então, analise bem sua situação financeira, os gastos mensais que você já tem no seu planejamento e veja se é possível acrescentar mais uma dívida de médio prazo sem comprometer seu orçamento.

Outro ponto a ser pensado é a finalidade do empréstimo, caso seja para situações não urgentes, avalie se não seria melhor guardar o dinheiro que seria destinado para prestações e pagar à vista, sem juros.

De qualquer forma, essa é uma decisão que deve ser bem pensada, para não resultar em arrependimentos depois, não é mesmo?


Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.


🤔 Tem dúvidas ou dicas? Comenta aqui, que nossos especialistas respondem!

Notifique-me de novos comentários via e-mail.

Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.


Você também vai gostar...


Escrito por Claudia Borges Jornalista

Jornalista em formação, apaixonada por boas histórias e por transformar a vida das pessoas através da educação financeira.

  • Jornalista;
  • Redatora Mobills.
.