Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Como abrir uma clínica médica: tipos, documentos e primeiros passos

Confira os passos necessários para abrir sua clínica médica e empreender na área da saúde.

Artigo escrito por Luis Soares em 12 de Abril de 2024

Abrir uma clínica médica pode ser o objetivo de muitos médicos que querem empreender na área da saúde.

Porém, essa não é uma tarefa fácil e requer, além do investimento financeiro, é necessário entender diversas questões para ter sucesso no empreendimento.

Porém, esse pode ser um excelente investimento para médicos que querem ampliar sua atuação e oferecer uma solução mais completa para os seus pacientes.

Sabendo disso, preparamos esse artigo para explicar para você o que é necessário saber para abrir uma clínica médica, desde os desafios, as etapas e os documentos necessários para isso.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue com a gente.

Boa leitura!

Diferença de clínica médica e consultório

Antes de entender como abrir uma clínica médica, é preciso entender qual a diferença entre ela para o consultório médico. Isso porque pessoas confundem uma clínica médica com consultório médico. 

Porém, apesar de ambos prestarem serviços na área da saúde e terem certa semelhança, o conceito de clínica médica é diferente do consultório.

Uma clínica médica possui uma infraestrutura maior, com mais profissionais (que podem ou não ser da mesma área), e com uma oferta mais ampla de exames. Enquanto o consultório médico é composto apenas pelo profissional da área de saúde e no máximo um sócio e um profissional contratado para atuar como secretária.

As clínicas podem ser focadas em uma área da medicina específica ou ser mais ampla, atuando com diversas especialidades diferentes. Isso irá depender da escolha que o dono da clínica fizer e do que ele quer atender com ela. 

Um exemplo é uma clínica de medicina do esporte, nesse caso, é possível ter, além do médico especialista da área, um cardiologista e um nutricionista.

Além disso, existem clínicas que podem até mesmo realizar pequenos procedimentos sem, necessariamente, precisar realizá-lo no hospital.

Outro ponto que difere a clínica médica de um consultório é que na clínica o paciente não está tão preocupado com o médico que irá atendê-lo. Ou seja, na clínica o paciente vai resolver um problema, não se importando tanto com o médico.

Já no consultório, o paciente vai até ele porque quer ser atendido por aquele médico específico. Nesse caso, se por alguma razão o médico não estiver mais disponível lá, dificilmente o paciente continuará indo no mesmo consultório, porque a relação médico-paciente é muito mais pessoal.

Tipos de clínicas médicas

Existem diversos tipos de clínicas médicas que podem ser abertas. Qual tipo será escolhido dependerá de diversos fatores.

  • Clínica de diagnóstico: focada em realizar diagnósticos mais aprofundados de doenças. Essas clínicas requerem um investimento maior em equipamentos do que outros tipos.
  • Clínicas populares: focada em médicos generalistas, costumam ter uma alta demanda e um baixo valor de investimento;
  • Clínicas integradas: atuam por meio de um sistema de indicação com outros tipos de estabelecimentos de saúde;
  • Clínicas especializadas: normalmente essa clínica é aberta por um médico e focada em uma área de especialização específica.
  • Franquias: existe também a possibilidade de abrir uma clínica médica por meio de uma franquia, o que se torna uma saída muito procurada por médicos que querem mais segurança para começar seu negócio.

Etapas para montar uma clínica médica

Muitas vezes ao criar um negócio o empresário pode ficar perdido com o tanto de coisas a serem decididas, e para quem quer abrir uma clínica médica isso não é diferente.

Sabendo disso, preparamos aqui alguns passos importantes para que o sonho de uma clínica médica saia do papel com maior chance de dar certo.

Pesquisa de mercado

O primeiro passo é realizar uma pesquisa de mercado para entender quais oportunidades existem na cidade ou região que você irá abrir sua clínica.

Nessa etapa você descobrirá quem são as outras clínicas ou profissionais que oferecem um serviço semelhante ao que sua clínica irá oferecer. Essa informação é importante para você saber se vale a pena ou não abrir um novo negócio na localidade, também, em como se diferenciar das clínicas que já existem,

Outra informação importante é que, com a pesquisa de mercado, você irá entender mais do seu público alvo. Algumas informações importantes que podem ser respondidas aqui:

  • Qual a idade dele?
  • Qual a renda dele?
  • Ele tem plano de saúde?
  • Eles se consultam com frequência?
  • O que irei oferecer para atender esse público?
  • Qual a principal forma de contato?

Por fim, outro ponto importante dependendo da especialidade da clínica é conhecer os fornecedores e como será realizada a logística dos produtos e materiais necessários para o desempenho da sua atividade.

Dependendo dessa análise, a escolha do local deverá ser mudada para que a sua clínica não sofra com falta de suprimentos.

Criação do plano de negócio

O plano de negócio da sua clínica é um documento importante que irá guiar toda a atuação dela e organizar a estrutura que ela terá, trazendo luz sobre como implementá-la.

Nesse plano de negócio estão informações como:

  • serviços realizados;
  • público-alvo;
  • canais de comunicação;
  • estratégias de relacionamento;
  • atividade chave;
  • diferenciais;
  • recursos pessoais, equipamentos e materiais;
  • fontes de receita;
  • estrutura de custos.

Além dessas informações, o plano de negócio também deve conter o plano de marketing para clínica médica. Essa é uma informação importante porque indica como a atração de pacientes será feita.

Regularização da clínica

Ter uma clínica regularizada irá trazer mais credibilidade para o seu negócio e evitará que ele sofra com intervenções, ou seja impedida de se manter em funcionamento. Por isso, essa etapa é tão importante.

Existem algumas particularidades que cada tipo de clínica médica terá. Porém, aqui iremos abordar o que é comum nelas todas.

Existem documentos necessários para que sua clínica seja regularizada. E aqui, listamos quais são eles para que você possa consegui-los antes de dar início ao seu empreendimento.

  • CNPJ: esse é um documento obrigatório para qualquer empresa no Brasil e na área da saúde isso não é diferente. Para abrir uma clínica e ela continuar existindo de maneira regular é necessário ter um CNPJ médico.
  • Alvará de funcionamento: esse é um documento emitido pela prefeitura que diz que o local está apto para receber as atividades da clínica. É importante lembrar que esse documento precisa ser atualizado anualmente.
  • Licença sanitária: emitida pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), essa documentação é um laudo técnico que indica o grau de risco da clínica, informando se ela está apta para funcionar.
  • Certificado de conformidade do corpo de bombeiros: todo local precisa cumprir os requisitos de prevenção de incêndio e ser seguro. Essa é a documentação que atesta esses pontos para o correto funcionamento da clínica.
  • Certificado de limpeza urbana: o lixo produzido pela clínica médica precisa ser recolhido separadamente, sendo levado para um tratamento especializado. Para isso, a clínica precisa estar cadastrada na prefeitura para que o município realize a coleta adequada do lixo.
  • Registro no CRM: a sua clínica também deverá estar inscrita no CRM para que ela esteja regularizada com o órgão responsável por fiscalizar e organizar o exercício da medicina no país.

Investimento e capital de giro

Abrir uma clínica não é algo barato e, por isso, essa é uma etapa que deve ser analisada com calma e muito cuidado, uma vez que o prejuízo pode ser grande.

Existem 2 etapas em que o dinheiro será muito importante para a abertura e funcionamento da clínica, o investimento inicial e o capital de giro.

Antes de mais nada, é importante que você conheça qual será o valor inicial de investimento necessário para começar o seu negócio. Aqui entram custos como:

  • custo de regularização;
  • aluguel ou compra do imóvel;
  • reformas e adaptações;
  • compra de móveis;
  • compra de equipamentos;
  • compra de estoques;
  • salário de funcionários;
  • custo de marketing.

Esses são alguns dos custos iniciais que devem ser calculados antes de abrir a sua clínica e que servirão para dar início às atividades.

Agora, para o funcionamento ao longo do tempo, é importante ter em mente qual é o capital de giro necessário.

Como no início a sua clínica não terá muitos pacientes, é indicado que se tenha em caixa um valor disponível para manter as operações funcionando até que o seu negócio se pague. 

O indicado nesses casos é ter entre 50% e 60% dos ativos da clínica nessa categoria. Com eles você realizará o pagamento de fornecedores, funcionários e contas do estabelecimento.

Estruturação da clínica

Essa etapa deverá ser pensada qual a estrutura que a clínica terá. Quantas salas para consultas, como será a sala de espera, se terá sala para exames ou pequenos procedimentos.

Além disso, quais os profissionais que serão necessários e qual a área de cada um deles. Não apenas médicos, mas secretárias, seguranças, pessoal da limpeza e outros profissionais que forem necessários.

Por fim, quais equipamentos e materiais precisarão ser adquiridos para que o serviço seja prestado com excelência.

Essa etapa da compra dos equipamentos normalmente requer um investimento alto. Por isso, muitos médicos escolhem financiá-los.

Sabendo disso, clientes Select que são médicos possuem, além de diversos outros benefícios, condições especiais para o financiamento de equipamentos para suas clínicas.

Assim, você pode contar com a robustez de um banco tradicional e condições especiais para comprar os melhores equipamentos para sua clínica.

Desafios de abrir uma clínica médica

Ao abrir uma clínica o médico deixa de ser um prestador de serviço e passa a se tornar um empresário. Por isso, existem inúmeros desafios nessa atividade, uma vez que as faculdades não preparam os estudantes de medicina para essa etapa da vida profissional.

Sendo assim, listamos os principais desafios ao abrir uma clínica para que você se prepare para eles.

Burocracias administrativas: organizar o pagamento dos funcionários, o pagamento de impostos, a compra de materiais, o cadastro de pacientes, o contato com pacientes, e diversas outras atividades administrativas que a clínica demandar.

Gestão das finanças: organizar as finanças da clínica é importante porque grande parte do fechamento desse tipo de negócio acontece por conta de uma má gestão financeira.

Burocracias dos planos de saúde: quem atender plano de saúde na sua clínica precisa saber como preencher a documentação da maneira correta para receber o valor das consultas e exames.

Santander Select: a conta parceira para médicos empreendedores

Para médicos, a conta Santander Select é uma opção interessante. Ela combina as vantagens de um banco tradicional com recursos exclusivos para profissionais de saúde.

Para médicos que possuem clínicas ou querem abrir uma, o médico cliente Select possui condições especiais para financiamento de máquinas e equipamentos.

Além disso, existem diversos outros benefícios, como:

  • assessoria financeira especializada;
  • condições diferenciadas em produtos de investimento;
  • isenção de tarifas em transferências internacionais;
  • saques, compra e venda de moedas;
  • menores taxas de administração, e outros benefícios exclusivos para médicos.

Santander Select – Oferta para médicos

Abra sua conta e aproveite todos os benefícios que a conta Select oferece para médicos.

Abra sua conta e aproveite todos os benefícios que a conta Select oferece para médicos.

URL verificada


Escrito por Luis Soares


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.