Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
investimentos
isca
Não
semestral

Onde investir meu dinheiro em 2024? Melhores oportunidades hoje!

Você já deve ter se perguntado: onde investir meu dinheiro? Nesse artigo, vamos conhecer as melhores oportunidades!

Artigo escrito por Marcos Vitor em 21 de Dezembro de 2023

O ano de 2024 é um ano de grandes oportunidades no mercado financeiro. Por isso, é importante aprender onde investir meu dinheiro nesse período. 

Naturalmente, com tantos eventos políticos e econômicos, podem-se abrir janelas de oportunidade em alguns ativos financeiros. 

Contudo, saber como se posicionar e investir bem é essencial para aproveitar esse momento. Portanto, conheceremos alguns investimentos interessantes para esse ano. 

Então, vamos nessa? 

Onde investir meu dinheiro 

Os últimos anos foram bastante turbulentos no Brasil e no mundo, com a bolsa de valores ficando de lado e outros ativos tendo grande oscilação. 

Além disso, a taxa de juros atingiu a mínima história de 2% e ultrapassou os dois dígitos, tudo isso em um espaço de apenas dois anos. 

E é justamente nesses períodos que surgem boas oportunidades de investimento. Por isso, vamos comentar alguns ativos para investir em 2024.

Títulos indexados 

Os títulos indexados são títulos de renda fixa cujo parâmetro de rentabilidade está atrelado a uma taxa de referência, como a Selic e o CDI

Os exemplos mais tradicionais são o Tesouro Selic e um CDB que rende uma porcentagem da taxa DI, mas existem muitos outros, como LCIs e LCAs, debêntures etc. 

Em um cenário de alta da taxa de juros, títulos com essas características têm um retorno maior, pois a taxa em que são atrelados está em um patamar maior. 

Além disso, esses títulos são os mais conservadores, pois sofrem a marcação a mercado de modo muito menos intenso que os outros, como é o caso dos prefixados. 

Títulos mistos 

Os títulos mistos são aqueles com uma rentabilidade composta por um fator prefixado e um fator pós fixado, sendo o exemplo mais tradicional o Tesouro IPCA+. 

Mas, por que investir nesses títulos? Se a taxa de juros permanecer em um patamar elevado por muito tempo, o risco de uma recessão aumenta, pois uma Selic alta diminui o ritmo da economia. 

Dessa forma, após a taxa ter atingido um patamar bem elevado, como é o caso atual, a tendência é ela ficar constante e depois começar a cair. 

Com essa queda, o investidor vai ganhar na marcação a mercado e vai estar posicionado em um título que tem uma taxa prefixada alta, o que vai garantir uma rentabilidade interessante.

Uma opção também para investir em títulos mistos é através da plataforma da INCO, que oferece rentabilidades acima da média do mercado.

Inco Investimentos

Invista em renda fixa privada e ganhe até 6% acima do CDI.

Invista em renda fixa privada e ganhe até 6% acima do CDI.

URL verificada

Fundos de renda fixa 

Os fundos de investimento de renda fixa são um instrumento muito diverso, que pode englobar várias estratégias diferentes. 

Nesse sentido, o racional que comentamos para os títulos mistos e para os títulos pós fixados pode se aplicar aos fundos. 

Isso porque, é bastante fácil encontrar fundos de investimento que tem uma estratégia de ganhar com a subida da taxa e outros de ganhar com a queda da taxa. 

Além disso, os fundos de investimento contam com uma gestão profissional e com uma diversificação de baixo custo. 

Fundos multimercado 

Os fundos multimercado, talvez, seja a classe de fundo mais tradicional de todo o sistema financeira, pois, como ele não tem uma regra de alocação de ativos, ele tem mais flexibilidade nas estratégias. 

Dentre as várias estratégias que os gestores adotam, as baseadas na macroeconomia, as de curto prazo, as que são relacionadas às moedas estrangerias, dentre outras. 

Por isso, em um cenário de oportunidades de investimento sobre onde investir meu dinheiro, você pode encontrar um fundo que saiba se posicionar nesse contexto e multiplicar o capital. 

Para isso, é muito importante que você analise o histórico do gestor, os ativos que compõem o portfólio do fundo, a estratégia do fundo, as taxas deste e outros critérios relevantes. 

Ações 

Há algumas empresas que se beneficiam da alta da taxa de juros, como é o caso das instituições financeiras. 

Isso acontece, pois elas conseguem repassar para seus clientes o aumento dos seus custos, fazendo, assim, com que o lucro líquido aumente. 

Como a maior parte das operações dos bancos são operações baseadas na taxa de juros, um aumento nesta terá um impacto significativo na receita daqueles. 

Portanto, investir em ações do setor financeiro pode ser uma excelente alternativa nesse ano de variações na taxa de juros. 

Fundos imobiliários 

O retorno dos fundos imobiliários, medido pelo índice IFIX, tem uma relação inversa com a taxa de juros de longo prazo. 

Ou seja, quando a taxa de juros de longo prazo sobe, o fluxo de caixa futuro dos fundos é descontado por essa taxa maior, fazendo, assim, com que o preço dos fundos caia. 

Nesse sentido, ao observarmos a taxa de juros de longo prazo e o preço do índice IFIX, veremos que o atual patamar dos fundos está bastante atrativo. 

Por isso, vale a pena aproveitar esse momento para aumentar sua posição desse ativo na carteira, ou seja, é uma excelente opção de onde investir meu dinheiro. 

Fundos agrícolas 

Os fundos agrícolas têm uma dinâmica muito semelhante à dos fundos imobiliários, com a diferença que o recurso dos investidores é aplicado em atividades do agronegócio. 

Dito isso, pode-se concluir que a mesma janela de oportunidade que se abriu para este ativo se abriu também para aquele. 

Além disso, o agronegócio do Brasil é muito maior que o setor de construção civil e os FIAGROs são muito mais novos no mercado, isto é, ainda há muito potencial a ser explorado. 

Por fim, apesar de todas as vantagens, o investidor não pode deixar de fazer uma análise meticulosa de cada fundo para que ele escolha os melhores. 

Como saber onde investir meu dinheiro? 

Para escolher os melhores investimento para investir meu dinheiro, o investidor deve-se se guiar pelo critério principal do perfil do investidor e dos objetivos financeiros

Em outras palavras, respeitando sua tolerância ao risco, o investidor deve escolher os produtos adequados para a conquista das suas metas. 

Contudo, aprender a identificar os ciclos do mercado é um diferencial que fará com que você tenha um retorno acima da média. 

É sabido que a economia se comporta de modo cíclico, variando entre extremos de otimismo e pessimismo, boom e crash e crescimento e recessão. 

Nesse sentido, saber identificar em qual ponto do ciclo estamos nos possibilitará fazer um posicionamento mais estratégico. 

E o que significa esse posicionamento estratégico? Significa que você vai comprar ou vender determinado ativo em determinado período de tal modo que seu retorno seja otimizado.

Entretanto, esse processo não é simples, pois exige bastante conhecimento e dedicação. Por isso, você pode optar por ter o auxílio de um consultor de investimentos especializado:

Simulador de Investimentos

Quem quer saber onde investir meu dinheiro, precisa conhecer o Simulador de Investimentos da Mobills. Nele, você poderá ter noção de quanto será seu retorno em vários ativos diferentes.

É importante aprender onde investir meu dinheiro 

Pronto, nesse artigo você conheceu os principais investimentos para quem quer ter um excelente retorno no novo ano de 2024. 

Além disso, você entendeu quais são os critérios que você deve levar em consideração na hora de decidir onde investir meu dinheiro. 

Agora, você está apto para construir uma carteira de investimentos que seja eficiente e adequada para a sua realidade. 

Entretanto, o investidor não pode esquecer de sempre organizar suas finanças, pois isso vai garantir com que você faça aportes mensais, o que fará toda diferença no longo prazo.

CONTINUE LENDO


Escrito por Marcos Vitor Especialista em Investimentos

Marcos Vitor é consultor financeiro, economista (UFC), analista CNPI (APIMEC), especialista em investimentos (ANBIMA) e acredita no poder da educação financeira para transformar vidas.

  • Consultor financeiro
  • Economista (UFC)
  • Analista CNPI (n° 3772)
  • Especialista em Investimentos Anbima (CEA)
  • Criptomoedas (NovaDAX)

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.