Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
e-commerce
isca
Não
trimestral

Workana vale a pena? Conheça a plataforma para freelancers!

A Workana é uma plataforma de cadastro de freelancers e se quiser saber como fazer para ganhar dinheiro com ela, leia o nosso conteúdo completo.

Artigo escrito por Equipe Mobills em 28 de Junho de 2023

Você já pensou em trabalhar como freelancer? A Workana é uma das muitas plataformas que ajudam profissionais a se conectarem com projetos para ganhar dinheiro.

Mas, será que a Workana vale a pena?

Neste post, vamos te mostrar o que é essa ferramenta, como se cadastrar para aumentar sua renda e muito mais.

Quer entender como ela funciona e como participar? Então, continue lendo!

O que é a Workana?

A Workana é uma das maiores plataformas voltadas para freelancers da América Latina, que existe desde 2012.

De acordo com o site, atualmente há mais de 2 milhões de profissionais cadastrados, com cerca de mil demandas publicadas por dia. 

Nela os prestadores de serviço são chamados de talentos. A plataforma conta com especialistas nas seguintes áreas:

  • TI e Programação;
  • Design e Multimídia;
  • Tradução e Criação de Conteúdo;
  • Marketing e Vendas;
  • Suporte Administrativo;
  • Jurídico;
  • Finanças e Administração;
  • Engenharia e Manufatura.

Por ter vários projetos na sua área, não é só uma boa opção para ganhar dinheiro na internet, é também uma maneira de aumentar seu portfólio.

Veja também: Ideias para ganhar dinheiro extra com pouco investimento

Como se cadastrar na Workana?

Ao entrar no site da Workana, você precisará escolher entre duas opções: sou um cliente (procuro um talento) ou sou um talento (procuro oportunidades).

Para conseguir freelas, você deve entrar como talento.

Tela de cadastro do site da Workana - mobills
Tela de cadastro do site da Workana.

Você também pode escolher acessar pelo aplicativo, que pode ser baixado na Play Store (Android). Nele, você pode se comunicar mais rápido pelo chat com seu cliente. 

O primeiro passo é criar uma conta. Você pode escolher entre preencher um novo perfil, informando seu nome completo, e-mail, país de origem e seguir para criação de senha.

Caso queira, pode entrar diretamente pela sua conta do Facebook, do Google ou da Apple.

E depois? Confira o passo a passo simplificado para não ter erro:

  1. Depois de criar sua conta com seu e-mail, você precisará informar a função que melhor se adequa ao seu ramo de trabalho e áreas de especialização, além de dizer se é autônomo ou representa uma equipe/empresa;
  2. Na mesma página, você precisará escolher uma foto e vincular sua conta em uma plataforma para apresentar seu portfólio, como o Behance ou Codewars. Mas você pode acrescentar depois, é só clicar no botão “Continuar mais tarde”;
  3. Descreva alguns dos projetos em que já trabalhou, colocando título, descrição, habilidades utilizadas e período de trabalho;
  4. Complete o perfil preenchendo as seções “Sobre mim”, “Histórico Freelancer” e “Formação/Nível de Conhecimento”.

Depois de concluído, o seu perfil ficará em processo de revisão para aprovarem sua candidatura, o que pode levar até 15 dias. 

Caso queira ter prioridade e não deseje esperar, pode pagar uma taxa de R$39,90. A resposta será enviada por e-mail.

Lembre-se que seu perfil vai determinar se o cliente vai aceitar sua oferta ou não, então é preciso torná-lo atrativo. Não copie e cole seu currículo inteiro, otimize com as informações mais importantes.

Como pegar novos freelas?

Todos os dias, os clientes publicam novos projetos no site. Os talentos cadastrados podem explorar os projetos em aberto e escolher o que mais se encaixa com suas habilidades e fazer uma proposta.

Todos os projetos de clientes terão especificações, como descrição do que é necessário fazer, categoria do projeto, subcategoria, prazo de entrega, disponibilidade requerida, habilidades essenciais e valor médio que está disposto a pagar. 

Se tem interesse em participar do projeto, pode fazer uma proposta, informando o valor do seu trabalho e o porquê de ser vantajoso te escolher para trabalharem juntos. 

Se for escolhido, você receberá um depósito como garantia de pagamento e, quando finalizar, o valor restante será transferido. 

Como receber pagamentos na Workana?

Para receber os pagamentos, você precisa configurar suas opções de saque. 

As alternativas são transferência bancária internacional, cartão de débito internacional Mastercard e pagamento via PayPal ou Mercado Pago.

Porém, existe um limite por semana para enviar propostas, então escolha com sabedoria. No plano gratuito, você pode fazer até duas propostas e trabalhar em apenas um projeto. 

Quanto custa a Workana?

para aumentar o número de propostas número e receber outros benefícios, é necessário pagar para fazer um upgrade na sua conta da Workana.

O valor mensal dos planos da Workana para profissionais variam da seguinte forma:

  • Conta Plus: 4,90 dólares;
  • Conta Profissional: 16,90 dólares;
  • Conta Premium: 24,90 dólares.

Caso contrate um plano trimestral, recebe um desconto de 20% sobre o preço. 

Vantagens de utilizar a Workana sendo freelancer

Além dos motivos já citados acima, é possível elencar outras vantagens que justificam o fato da plataforma Workana valer a pena para se trabalhar como freelancer.

Diversidade

A plataforma conta com uma variedade de projetos e esse é um grande diferencial com relação a outras plataformas que são mais básicas e não têm tanta opção.

Com isso, profissionais de diversas áreas podem se cadastrar e começar a ganhar dinheiro.

As atividades também são bem variadas, como tradução de textos, revisão de textos, design, produção de conteúdo, edição de vídeos, programação, entre outros.

Qualificação de habilidade

Outro ponto favorável é que a Workana possui testes e certificações.

Com isso, ajuda a qualificar o cadastro do profissional para que ele possa conseguir ainda mais projetos e ser bem avaliado de acordo com a sua área de atuação.

Incentivos

Para motivar ainda mais os seus colaboradores, a plataforma Workana conta com um programa de incentivos para ajudar a manter a regularidade das atividades.

De acordo com a categoria do freelancer, ele pode receber benefícios como:

1. mais conexões gratuitas;

2. maior visibilidade na página de freelancers; e

3. prioridade nas propostas e mensagens.

Assinaturas

O Workana também vale a pena porque conta com planos de assinaturas que podem dar ainda mais benefícios e vantagens aos cadastrados. 

São três opções: plus; premium; e profissional.

O plano plus costuma ser o preferido pelos iniciantes. Cada plano tem um valor e diferentes vantagens.

Segurança

Para completar os motivos, a plataforma Workana é considerada segura pelos seus usuários.

Isso porque, além da segurança do sistema, ela também garante que o colaborador receberá o pagamento de seus clientes, pois a plataforma só autoriza o início do projeto depois do pagamento do contratante.

Veja também: GetNinjas vale a pena para freelancer? Conheça as vantagens!

Afinal, Workana vale a pena?

A plataforma Workana possui suas vantagens e desvantagens. Se você busca um meio fácil de conseguir freelancers ou quer uma renda extra oferecendo o seu trabalho, Workana vale sim a pena.

Contudo, é importante escolher bem os prestadores de serviço, pois há relatos de atrasos e falta de qualidade na entrega.

Agora, se você vai prestar o serviço, é muito importante se organizar para conseguir entregar o que foi acordado e saber cobrar um preço justo pelo seu trabalho.

Gostou desse conteúdo? Então veja também:



Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar

.
.