Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
semestral

Freelancer: o que é e como funciona essa profissão? Confira detalhes!

Se você não sabe o que é freelancer, ou mesmo como funciona essa profissão, este conteúdo é ideal para você. Por isso, saiba mais!

Artigo escrito por Ranielle Oliveira em 29 de Agosto de 2023

Você provavelmente já ouviu falar em “freela”, como é popularmente conhecido esse tipo de trabalho. Mas você sabe o que é freelancer e como funciona esse tipo de trabalho?

Um profissional freelancer trabalha de forma independente para as empresas ou pessoas físicas, sem precisar de carteira de trabalho assinada.

Para ganhar dinheiro e fazer uma renda extra, por exemplo, essa pode ser uma excelente alternativa, uma vez que você tenha tempo sobrando, podendo até transformar na sua principal fonte de renda.

O que é Freelancer?

O termo freelancer, do inglês para o português, significa trabalhador autônomo, o que cai muito bem para o que a profissão exerce.

Afinal, o freelancer é um profissional que faz um trabalho para determinada empresa ou pessoa física, mas não tem vínculo formal.

Além disso, o número desses profissionais aumentou após a pandemia, fazendo com que 60% dos freelancers que existem no Brasil tenham se tornado após 2020.

Como funciona o trabalho freelancer?

Agora que você já sabe o que é freelancer, é interessante saber também como funciona esse tipo de trabalho.

Para começar, existem diversos tipos de trabalhadores freelancers, sejam eles da área de desenvolvimento, revisando ou criando conteúdo e vários outros serviços.

Desse modo, como essas pessoas não têm vínculo empregatício com as empresas ou contratantes, é possível ter mais de um trabalho, com mais de uma empresa, dependendo das demandas e do tempo disponível de cada um.

Então, é correto afirmar que este é um trabalho flexível, que possibilita inclusive ganhar dinheiro pela Internet de várias formas, incluindo no home office (trabalho em casa).

Qual o salário de um profissional freelancer?

Segundo o Glassdoor, um dos maiores sites de recrutamento e seleção, o salário médio de um profissional Freelancer no Brasil é de R$2.012.

Porém, esse valor pode ser variável, pois como dito anteriormente pode depender do tanto de demandas e tempo disponíveis para exercer a profissão.

Quais os sites para quem quer ser freelancer?

Após compreender o que é ser freelancer e continuar com o desejo de trabalhar nesse tipo de trabalho, é necessário também saber de plataformas que podem facilitar a contratação dos seus serviços.

Por isso, confira a seguir uma lista de sites de freelancer:

  • 99Freelas;
  • Workana;
  • UpWork;
  • Freelancer.com;
  • Rock Content; e muito mais!

Afinal, vale a pena trabalhar como freelancer?

Se você tem um tempo extra, seja para ganhar dinheiro aos fins de semana ou após o expediente, ou mesmo quer fazer do trabalho freelancer sua principal fonte de renda, saiba que trabalhar como freelancer vale muito a pena.

No entanto, escolha bem o nicho em que você quer trabalhar e algo que você realmente goste e entenda do assunto. Além disso, divulgue o seu trabalho!

Afinal, quanto mais pessoas souberem, mais trabalho disponível para você, se é o desejo atual!

VEJA TAMBÉM: Upwork: trabalho freelancer com pagamento em dólar ao seu alcance



Escrito por Ranielle Oliveira Analista de conteúdo

Experiente na área de revisão de textos, criadora de conteúdo de finanças pessoais para web e redes sociais e apaixonada por escrever textos com uma linguagem clara e de fácil entendimento para os leitores.

  • Graduanda em Letras pela Universidade Estadual do Ceará.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.