Melhores Melhores Guias Guias Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
semestral

Como fazer o controle de gastos pessoais? Confira o passo a passo!

Possuir um bom controle de gastos é o primeiro passo para o sucesso financeiro. Por isso, confira as dicas e comece a organizar suas finanças!

Artigo escrito por Carlos Terceiro em 23 de Dezembro de 2021

Possuir controle de gastos é essencial para um bom funcionamento das finanças pessoais. Afinal, quem nunca sonhou em organizar a vida financeira de uma vez?

Além de ser uma meta comum, essa também é uma meta alcançável, uma vez que seu controle financeiro esteja em dia.

O controle de gastos é importante para muitos fins, seja para investir, para criar uma reserva financeira e, até mesmo, alcançar os objetivos que você tem.

Por isso, o nosso passo a passo vai te ajudar a montar o seu controle de gastos pessoais. Então, saiba como começar agora mesmo!

O que é controle de gastos?

Um controle de gastos é, basicamente, a forma que você consegue organizar suas despesas e registrar todas em um só lugar, o que facilita o entendimento do destino que o seu dinheiro está tomando.

É importante ressaltar que essa organização pode, no começo, ser um tanto trabalhosa, mas, depois de montada, basta realizar o acompanhamento diário dos seus gastos.

Uma das maiores vantagens é que não existe uma única maneira de fazer o seu controle de gastos. O que realmente importa é que a organização financeira esteja presente e sendo realizada na sua vida.

Portanto, procure o quanto antes por formas de organizar seus gastos, seja através de caneta e papel, planilhas e, com o avanço da tecnologia, aplicativos de controle das finanças que podem trazer um acompanhamento mais prático e constante.

Após ver os resultados que a organização financeira traz para a sua vida, você vai tornar isso um hábito e, quando perceber, vai fazer aquela viagem que tanto sonha outros objetivos que tem em mente.

Como realizar um bom controle de gastos pessoais

A seguir, você vai poder ver algumas etapas fundamentais para realizar o controle de gastos. Confira!

1. Registre todos os gastos

Registrar tudo o que entra e sai do seu bolso é fundamental para manter um bom controle de gastos pessoais, seja em uma planilha de gastos, app ou caderninho.

Para conseguir uma boa efetividade nessa etapa, é importante tornar isso um hábito: Sempre que realizar algum gasto, registre.

Ao fazer isso, ficará mais fácil de acompanhar o andamento do seu orçamento, independente de ele possuir limites grandes ou não.

2. Organize as despesas por categorias

Por mais que pareça somente uma atividade a mais, manter sua organização durante o controle de gastos é essencial. Por isso, separe um tempo, nem que seja no fim do mês, para organizar as despesas em categorias.

Vale ressaltar que caso você opte por realizar o acompanhamento por meio de um aplicativo, como é o caso do Mobills, é possível criar essas categorias e até mesmo atribuir tags aos gastos.

Nessa etapa, a ideia é alinhar os gastos por categorias, como alimentação, estacionamento, saúde, diversão, entre outras. 

Feito isso, vai ser possível definir metas por categoria, evitando gastos excessivos e desnecessários.

Pode ser uma etapa um pouco chata no começo, mas uma vez que as categorias estão definidas, fica mais fácil registrar os gastos diretos em suas respectivas tags.

Ah, e não se esqueça: Todo gasto deve ser registrado e pertencer a alguma categoria.

3. Identifique para onde o seu dinheiro está indo e tenha atenção aos gastos

Depois que você já realizou os 2 passos anteriores, fica mais fácil de identificar para onde seus gastos estão indo!

Como falamos anteriormente, esse é o momento em que você consegue definir metas para cada categoria de gastos, e perceber se você não está gastando mais do que deveria em outras.

Além disso, fica ainda mais fácil de enxergar os gastos invisíveis, como planos de assinatura, ou pacotes de televisão a cabo, por exemplo.

Melhores aplicativos para controle de gastos

Existem muitos aplicativos disponíveis no mercado, mas é importante escolher o melhor para que eles possam te auxiliar a manter suas contas organizadas.

Abaixo, confira uma lista com as melhores opções disponíveis no mercado.

Mobills

Com mais de 8 milhões de downloads, o Mobills permite que você crie objetivos, monte um orçamento e até mesmo controle seus gastos por categoria. Além disso, a plataforma de educação e controle financeiro te ajuda com soluções mais inteligentes para o seu dinheiro

Mobills: Finanças e Cartões

Avaliação Mobills
4.5 300
Avaliação Mobills
URL verificada
Plataforma Android, iOS e Web.
Funcionalidades Controle de contas, cartões planejamentos e objetivos.
Preço Menos de R$8,40 por mês para ter suas contas em dia.
Benefícios App com ótima usabilidade e Design.
URL verificada
  • Mais detalhes do Mobills
    • Conecte suas contas e cartões: Saiba para onde o seu dinheiro está indo com nossas integrações automáticas. Gerencie todos os seus gastos e evite o cheque especial, o empréstimo com maior taxa de juros do mercado;
    • Monte um planejamento financeiro: Faça orçamentos mensais e mantenha seus gastos sob controle. Defina alertas para evitar passar do seu limite de despesas;
    • Crie objetivos: Determine metas para alcançar os seus sonhos. Quer comprar uma casa, fazer uma viagem? Crie objetivos no app e realize os seus desejos.

A plataforma também possibilita que você registre suas contas, cartões de crédito e ainda divida seu patrimônio em cada uma dessas contas, funcionalidade ideal para montar uma reserva de emergência e realizar investimentos.

Existem, ainda, modos especiais, como o modo viagem, que possibilita um melhor controle financeiro – não misturando os seus gastos cotidianos com os gastos da viagem, por exemplo.

O aplicativo pode ser utilizado em Android, iOS e Web, possuindo um plano pago e uma versão de teste gratuito.

Organizze

O Organizze é outro aplicativo de controle financeiro com um design simples e de fácil uso. Nele, é possível registrar tudo o que entra e sai da sua conta.

Outro diferencial, é que para utilizá-lo não é necessário ter internet disponível a todo momento, visto que o app salva as informações e as transfere para a nuvem assim que ocorre o acesso à internet.

Além disso, você recebe um demonstrativo dos lançamentos do mês, pode organizar por categorias — e subcategorias — o que permite entender exatamente o seu orçamento.

Minhas Economias

Minhas Economias é um dos aplicativos de controle financeiro gratuitos com uma boa avaliação nas lojas. Ele conta com controle de despesas, receitas e disponibiliza sincronização na nuvem.

Além de ajudar a manter o orçamento em dia, o usuário pode também traçar o planejamento financeiro do seu futuro.

Guiabolso

Guiabolso permite o cadastro e acompanhamento das suas finanças, além de conectar as contas dos principais bancos nacionais.

A partir disso, o usuário recebe mensalmente um relatório sobre os principais destaques e informações das finanças no período que passou.

Qual a importância de manter o controle de gastos?

Possuir um bom controle de gastos vai impactar positivamente sua vida financeira de diversas formas. Por exemplo, se você já investe, essa é uma maneira de otimizar seus investimentos. Se não investe, esse é um dos primeiros passos para começar a investir.

Além disso, é uma forma de tirar os seus sonhos e planos do papel, até mesmo os que já estão em andamento, mas que você está tendo dificuldades de conseguir realizar.

Se você pensa que acabou, confira a seguir mais vantagens de manter um controle de gastos saudável na sua rotina!

Entenda para onde está indo o seu dinheiro

Uma das melhores vantagens, que vai impactar em todas as outras, é entender para onde está indo o seu dinheiro. Entender isso fará com que você consiga visualizar o destino do seu dinheiro, o que ajuda a melhorar em pontos necessários.

O primeiro passo é, então, realizar um diagnóstico financeiro, fazendo para si as seguintes perguntas:

  • Quanto eu ganho por mês?
  • Quanto eu gasto por mês?
  • Qual parcela do meu dinheiro está comprometida com dívidas?
  • Quais as minhas despesas fixas? E as variáveis?
  • De quanto eu precisaria mensalmente para, em um imprevisto, não me desesperar?

Diante disso, será possível enxergar para onde o seu dinheiro está indo, além de ver possíveis maneiras de fazer cortes no orçamento para economizar.

Lembre-se, também, que não é possível controlar o que não conhece. Por isso, conheça bem sua realidade financeira, precisamente suas receitas e despesas.

Procure reduzir custos

Como dito antes, ao fazer o seu diagnóstico financeiro será possível reduzir custos, uma vez que você terá uma visão ampla de quanto ganha e quanto pode gastar.

Então, de maneira inicial, procure conhecer suas despesas fixas e variáveis:

  • Despesas fixas: Contas pagas todos os meses, como Internet, água, luz, mensalidade da academia, aluguel, entre outras;
  • Despesas variáveis: Despesas que podem variar o valor, alimentação, gastos com transporte, presentes de aniversário e outras mais.

Parece difícil, mas registrar todo o dinheiro que sai da sua conta bancária é possível, e lhe ajudará a analisar melhor os seus gastos e identificar quais são realmente necessários e de quais é possível abrir mão.

Atingir metas

Ao definir uma meta, é necessário muito esforço e determinação para alcançá-la. Então, com as finanças não é diferente!

Caso você tenha o sonho de fazer uma viagem internacional ou se aposentar dentro de 20 anos, por exemplo, é necessário incluir investimentos no seu planejamento.

Para isso, você pode começar separando 10% do seu salário para investir todos os meses. É interessante, inclusive, começar a pensar na sua reserva de emergência, que é recomendado ser 6x o valor do seu custo de vida mensal.

Por outro lado, caso você possua dívidas, é importante limpar o nome o quanto antes para que, depois, você comece a investir. Por isso, procure as melhores negociações e taxas de juros.

Possuir um planejamento financeiro

Possuir um bom controle de gastos é primordial para dar os primeiros passos em um planejamento financeiro de sucesso.

Isso porque, ao registrar todas as entradas e saídas do seu dinheiro, fica ainda mais fácil de se planejar para situações futuras.

É claro que você não será capaz de prever o futuro, mas a partir de um gerenciamento financeiro adequado é mais fácil saber como lidar com determinadas situações.

Assim, você consegue projetar os seus gastos e saber exatamente em quanto tempo você conseguirá alcançar os seus objetivos traçados.

Dessa forma, escolher bem a ferramenta que você vai realizar o seu controle de gastos pode se fundamental para o sucesso do seu orçamento pessoal.

Como poupar dinheiro ganhando pouco

Entendendo bem como você está gastando, é ainda mais possível conseguir poupar e alcançar seus objetivos financeiros.

Por isso, o próximo passo é começar a construir o seu plano financeiro, definindo metas que deseja alcançar e em quanto tempo.

Uma boa dica é começar pela construção de uma reserva de emergência, ou seja, um valor que possa ser utilizado em situações emergenciais.

O recomendado é que essa quantia seja o suficiente para lhe sustentar por, no mínimo, 6 meses inteiros.

Ou seja, utilize os dados levantados nos passos anteriores e faça uma projeção de gastos para os próximos 6 meses.

Definido o valor, agora é só montar um planejamento para definir em quanto tempo se pretende alcançar o objetivo.

Assim, você poderá levar uma vida financeira organizada, e essa é a primeira etapa para alcançar a tranquilidade financeira e conseguir realizar todos os seus sonhos.

Como manter um controle diário de despesas?

Agora que você já sabe dos benefícios e importâncias de se manter um bom controle de gastos, está na hora de realizar o controle na prática.

Uma ótima forma de controlar seus despesas todos os dias é por meio de registros no celular usando um aplicativo de controle financeiro.

Mas, caso você seja adepto dos métodos mais tradicionais, também é possível anotar tudo em uma caderneta ou planilha.

Independente de como isso será feito, é fundamental registrar esses custos na hora ou logo em seguida. Assim, você não terá o problema de se esquecer das transações realizadas no dia, e conseguirá fazer o controle de gastos de forma mais organizada.

A fim de facilitar, é importante acompanhar os gastos de alguma forma, e foi pensando nisso que separamos para você os melhores aplicativos para o controle de gastos. 

Coloque em prática!

O controle de gastos pode parecer uma atividade difícil no começo, mas é tudo uma questão de prática e construção de hábito, e é extremamente importante para que o seu planejamento financeiro possa fluir.

Você vai perceber que, uma vez que o hábito for construído, vai ficar muito mais fácil de lidar com suas finanças e alcançar seus objetivos.

No final das contas, não é o quanto você ganha que define o que você terá, mas o quanto você gasta e como lida com o seu dinheiro.

Ah, e é claro que com um bom aplicativo de gestão financeira, a construção desse hábito se torna muito mais fácil! Por isso, considere as opções que foram dadas nesse artigo e escolha sua forma de registrar seus ganhos e gastos.


Compartilhe este conteúdo


Escrito por Carlos Terceiro CEO da Mobills

Apaixonado por finanças e investimentos, em 2014 Carlos Terceiro decidiu unir sua paixão com seu conhecimento em tecnologia para fundar o Mobills.

  • Pós-graduação em finanças na PUCRS;
  • Graduado em desenvolvimento de sistemas na Estácio;
  • Investidor há mais de 10 anos.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


🤔 Tem dúvidas ou dicas? Comenta aqui, que nossos especialistas respondem!