Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Parcelar o IPTU é possível? Saiba como em 2024!

Precisa pagar o IPTU, mas não tem dinheiro suficiente agora? Entenda como fazer o parcelamento!

Artigo escrito por Equipe Mobills em 03 de Janeiro de 2024

O parcelamento do IPTU é uma opção de pagamento que facilita a vida dos usuários, pois permite a quitação do montante da dívida aos poucos.

Assim, eles não precisam arcar com altos valores em uma só vez.

Esse procedimento é ideal para quem não tem todo o valor do imposto no dia do vencimento do boleto ou até mesmo para quem está com o pagamento do IPTU de outros anos atrasados.

Assim, os proprietários de imóveis em áreas urbanas possuem duas formas principais de pagamento: quitação total ou parcelamento do imposto. Entenda agora a diferença neste conteúdo de educação financeira!

É possível parcelar o IPTU?

Estar em dia com as suas obrigações financeiras, proporciona tranquilidade para aproveitar o seu imóvel. Por isso, dependendo do seu orçamento o parcelamento pode ser uma ótima alternativa.

Por isso, as prefeituras de todos os estados brasileiros decidiram autorizar o pagamento anual do IPTU de duas formas: pagamento total ou parcelado.

O pagamento do IPTU parcelado é indicado para proprietários de imóveis que não têm condições de fazer o pagamento total do imposto até o seu vencimento.

Já o pagamento à vista é recomendado caso o proprietário já possua o valor do imposto, pois muitas prefeituras oferecem descontos consideráveis como forma de incentivo para quem pagar o valor de uma só vez.

Além disso, aqueles que não pagam o imposto predial e territorial urbano, estarão à mercê das consequências previstas em lei. Elas variam de acordo com o valor de sua dívida, e podem ser:

  • Multa e juros em cima do valor a ser quitado;
  • O cidadão poderá ter sua propriedade tomada pela prefeitura;
  • O imóvel poderá ser leiloado pela prefeitura.

Uma opção para esse parcelamento é a Livre Digital, que é uma plataforma de transferências e pagamento de boletos, como IPVA, IPTU e demais contas, por meio do cartão de crédito.

Livre Digital

Pague seus boletos com o cartão de crédito e parcele em até 12 vezes.

Pague seus boletos com o cartão de crédito e parcele em até 12 vezes.

URL verificada

VEJA TAMBÉM: O Que Acontece se Não Pagar o IPTU? Descubra Agora! || IPTU – O que é, como consultar, pagar e emitir segunda via

Como emitir guia de parcelamento do IPTU?

O pagamento do imposto é motivo de preocupação? Você consegue parcelar o IPTU. Para pagar a sua dívida, basta gerar o boleto no site da prefeitura do seu município.

Confira o passo a passo para emitir o boleto na cidade do Rio de Janeiro como exemplo:

  1. Acesse o site oficial da prefeitura;
  2. Em seguida, selecione em “IPTU“;
  3. Na seção “IPTU 2024”, clique em “Mais informações”;
  4. Pressione em “Acesse aqui”;
  5. Preencha o número da sua inscrição e clique em “Prosseguir”;
  6. Por fim, clique em “Gerar 2ª via“.

Como pagar o parcelamento do IPTU 2024?

Saber como pagar o parcelamento do IPTU é muito importante, principalmente para fazer o pagamento em dia e não precisar arcar com taxa de juros e multas por atraso.

O boleto deve ser gerado de modo on-line no site da prefeitura em que está o imóvel. O boleto também pode ser gerado nas instituições bancárias parceiras, que são:

Além disso, também é possível fazer o pagamento por PIX para facilitar o dia a dia do cidadão. Para isso, basta copiar a chave presente dos boletos e fazer a transação.

Esta é uma opção que está disponível em diversas prefeituras. Entretanto, é o cliente que deve analisar qual modo de pagar o IPTU é mais viável de acordo com as suas finanças, assim como o parcelamento.

O que é o IPTU

O IPTU é um imposto municipal que tem como fato gerador a propriedade de imóveis em áreas urbanas.

Este imposto é cobrado anualmente, sendo lançado em 1º de janeiro. Seus recursos servem para financiar as despesas do município, como a manutenção dos serviços e obras públicas.

Por ser um imposto recorrente e previsível, é importante manter um planejamento financeiro adequado para custear o seu valor todos os anos.

Mobills: Finanças e Cartões

Avaliação Mobills
4.5 150
Avaliação Mobills
URL verificada
Plataforma Android, iOS e Web.
Funcionalidades Controle de contas, cartões planejamentos e objetivos.
Preço Menos de R$8,40 por mês para ter suas contas em dia.
Benefícios App com ótima usabilidade e Design.
URL verificada
  • Mais detalhes do Mobills
    • Conecte suas contas e cartões: Saiba para onde o seu dinheiro está indo com nossas integrações automáticas. Gerencie todos os seus gastos e evite o cheque especial, o empréstimo com maior taxa de juros do mercado;
    • Monte um planejamento financeiro: Faça orçamentos mensais e mantenha seus gastos sob controle. Defina alertas para evitar passar do seu limite de despesas;
    • Crie objetivos: Determine metas para alcançar os seus sonhos. Quer comprar uma casa, fazer uma viagem? Crie objetivos no app e realize os seus desejos.

Para isso, você pode contar com o aplicativo da Mobills, uma plataforma de controle financeiro que permite que o usuário registre suas receitas e despesas de forma prática e segura e planeje o seu orçamento de acordo com suas metas.

VEJA TAMBÉM Como Consultar IPTU: Saiba os Valores e Emita os Boletos [Passo a Passo]

Como é calculado o IPTU? 

Este imposto é calculado de acordo com valor venal do imóvel, sendo estabelecido o preço da propriedade pelo setor Público. Em cima do valor estipulado é feito aplicação de:

  • Alíquotas;
  • Descontos;
  • Acréscimos estabelecidos pelos municípios.

Esse imposto contém reajuste anual, de acordo com a valorização do imóvel e da região ou mudança na legislação municipal. Por isso, dependendo do valor, há quem prefira parcelar o IPTU.



Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.