Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Como consultar IPTU: saiba os valores e emita os boletos [Passo a passo]

Veja agora como consultar o IPTU de sua cidade de maneira prática e confiável. Saiba como!

Artigo escrito por Lívia Portela em 04 de Janeiro de 2024

Pagar o IPTU é uma obrigação tributária que se repete todos os anos, mas, mesmo assim, muitas pessoas tem dúvidas de como consultar o IPTU de sua cidade.

Pagar esse imposto é uma obrigação estabelecida para os proprietários de imóveis localizados em áreas urbanas, e sua inadimplência pode trazer graves consequências ao contribuinte.

Se você também tem dúvidas sobre como consultar o IPTU, fique tranquilo, pois preparamos um conteúdo de educação financeira para que você aprenda com segurança e rapidez. Confira!

Como consultar o IPTU

O IPTU é um imposto municipal, e sua arrecadação compete às prefeituras por meio de suas secretarias de finanças (Sefin).

Assim, para consultar o IPTU é necessário acessar o site da prefeitura, da Sefin ou ainda o portal do contribuinte da cidade onde o imóvel é localizado.

O passo a passo geral de como consultar o IPTU é o seguinte:

  1. Acesse o site da Prefeitura, da Sefin ou, ainda, o Portal do Contribuinte da cidade do imóvel;
  2. Procure pela seção “Impostos” ou, diretamente, “IPTU 2023”, que normalmente se encontra na primeira página do site;
  3. Preencha os dados solicitados, como matrícula do imóvel, CPF do proprietário, endereços etc;
  4. Confirme o que for pedido e acesse os dados do IPTU do exercício do qual você deseja emitir sua fatura.

Note que, com este passo a passo, é possível também consultar débitos ou ainda emitir a 2ª via do IPTU em caso de perda do boleto ou de atrasos no pagamento.

O que é o IPTU

O IPTU é um imposto municipal que incide sobre os imóveis localizados em áreas urbanas.

A sigla IPTU significa Imposto Predial e Territorial Urbano, e sua cobrança acontece uma vez ao ano, no início do exercício financeiro.

Esse imposto pode ser pago tanto à vista, como parcelado. Cada município é responsável por estabelecer as regras de cobrança e de parcelamento do IPTU em seus limites.

É importante destacar que a obrigação de pagar esse imposto recai sobre o proprietário do imóvel. Isso significa que, ainda que o imóvel esteja alugado para um terceiro, a responsabilidade pelo pagamento, perante a prefeitura, será sempre do proprietário.

VEJA TAMBÉM Entenda o que é valor venal do imóvel

O que acontece se não pagar o IPTU

Não pagar o IPTU em dia pode trazer sérias consequências ao proprietário do imóvel, tais como cobranças de juros, multas e não autorização de venda ou de reforma da propriedade.

Além disso, o proprietário poderá ter o nome negativado, ser inscrito na dívida ativa, ou mesmo ter o imóvel levado a leilão para a quitação do débito.

Por isso, caso você tenha débitos de IPTU em seus imóveis, não os deixe de lado. Uma boa dica é procurar a prefeitura do município para tentar negociar ou mesmo parcelar o valor e assim sair da dívida mais rápido.

Planeje-se financeiramente

Assim como o IPVA, as despesas com material escolar e matrículas, o IPTU é uma daquelas despesas previsíveis de todos os anos, não é verdade?

Então, uma boa estratégia é fazer um planejamento financeiro ao longo do ano para evitar passar por situações de aperto financeiro quando chegar o ano seguinte.

Mobills: Finanças e Cartões

Avaliação Mobills
4.5 150
Avaliação Mobills
URL verificada
Plataforma Android, iOS e Web.
Funcionalidades Controle de contas, cartões planejamentos e objetivos.
Preço Menos de R$8,40 por mês para ter suas contas em dia.
Benefícios App com ótima usabilidade e Design.
URL verificada
  • Mais detalhes do Mobills
    • Conecte suas contas e cartões: Saiba para onde o seu dinheiro está indo com nossas integrações automáticas. Gerencie todos os seus gastos e evite o cheque especial, o empréstimo com maior taxa de juros do mercado;
    • Monte um planejamento financeiro: Faça orçamentos mensais e mantenha seus gastos sob controle. Defina alertas para evitar passar do seu limite de despesas;
    • Crie objetivos: Determine metas para alcançar os seus sonhos. Quer comprar uma casa, fazer uma viagem? Crie objetivos no app e realize os seus desejos.

Para facilitar esse processo, você pode contar com o gerenciador financeiro da Mobills, uma plataforma completa para você se organizar de uma forma segura e eficaz, de acordo com os suas metas financeiras.

Além disso, pagando à vista, ainda é possível conseguir descontos e economizar dinheiro para suas outras despesas.



Escrito por Lívia Portela Redatora Web

Lívia é formada em Direito pela Universidade Federal do Ceará e, atualmente, estuda Marketing Digital na Universidade Estácio de Sá. Descobriu no Marketing uma paixão pela comunicação, onde exerce seu trabalho produzindo conteúdo sobre finanças pessoais, produtos e serviços financeiros utilizando as técnicas de SEO.

  • Estrategista de Marketing em formação;
  • Advogada.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.