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Dicas para entrevista de emprego: saiba o que fazer para garantir sua vaga

Descubra as melhores dicas sobre o que fazer em uma entrevista de emprego e prepare-se para conquistar sua vaga. Confira!

Artigo escrito por Lívia Portela em 19 de Março de 2023

A entrevista de emprego é uma das partes mais importantes de um processo de seleção.

É por meio dela que os recrutadores poderão avaliar os candidatos de forma pessoal e entender se eles se encaixam no perfil que a empresa procura.

Acontece que, é justamente nessa hora que bate o nervosismo e muitos candidatos não sabem direito o que fazer para causar uma boa impressão.

Pensando nisso, preparamos este artigo com 13 dicas para você arrasar em sua próxima entrevista e conquistar se espaço no mercado de trabalho. Confira!

O que acontece em uma entrevista de emprego

Engana-se quem pensa que as entrevistas de emprego são todas iguais.

Uma entrevista de emprego é a ocasião em que os recrutadores de uma empresa terão para avaliar o candidato, mas também é uma oportunidade para o candidato conhecer um pouco da cultura da empresa e o ambiente onde poderá trabalhar.

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Alguma entrevistas são feitas por bancas, enquanto outras, por apenas um entrevistador

A depender da empresa, essa fase do processo de seleção poderá ser mais demorada e formal ou poderá ser mais rápida e descontraída, como se fosse uma conversa para alinhar expectativas.

A entrevista também pode ser conduzida de diversas formas. Em algumas delas, haverá apenas uma pessoa fazendo perguntas, em outra será uma banca avaliadora.

Também pode ser que a sua entrevista tenha um formato mais aberto, com muitas perguntas genéricas, em que o entrevistador espera que você desenvolva o assunto e fale de si.

Em outros casos, as perguntas podem ser mais objetivas e direcionadas para obter respostas diretas.

Mas, independente do formato, é importante ter em mente que os recrutadores estarão atentos não só às respostas, mas à postura e aos valores transmitidos pelo candidato.

VEJA TAMBÉM: Como funciona o Vagas.com? Veja se é confiável! || Glassdoor Vagas: saiba buscar o emprego ideal para você

Dicas para se dar bem em entrevistas de emprego

Apesar das diferenças nos formatos das entrevistas, há algumas regras comuns que podem lhe ajudar a causar uma boa impressão. Confira a seguir as principais!

1. Vista-se adequadamente

As primeiras impressões são importantes e a forma como você se veste passa uma mensagem.

Por mais que pareça injusto, as pessoas olharão para a forma como você escolheu se vestir e tirarão conclusões sobre a sua personalidade e a sua consideração pela empresa.

Por isso, é importante se vestir de forma adequada durante a entrevista. Uma boa dica é descobrir qual é o dress code da empresa. Assim você pode garantir que estará adequado.

No entanto, de modo geral, valem as seguintes dicas:

O que evitar: maquiagem pesada, perfumes fortes, saltos muito altos, roupas amassadas, decotes profundos, roupas muito justas.

Aposte em: roupas formais, como camisa social, sapatos fechados, acessórios leves.

2. Seja pontual

Respeitar o tempo das outras pessoas é crucial para passar uma boa primeira impressão.

A pontualidade está diretamente relacionada com o seu compromisso e com a sua capacidade de ser responsável.

Por isso, procure saber com antecedência onde será a sua entrevista e se possível visite o lugar para se certificar.

No dia da entrevista, verifique o trânsito e saia de casa antes do horário marcado para evitar riscos.

Se a entrevista for online, procure um lugar iluminado, silencioso e verifique a sua conexão de internet com antecedência.

Se possível, tenha mais de uma possibilidade de conexão, como rede wi-fi e dados móveis, caso alguma delas apresente falhas.

3. Tenha uma boa noite de sono

Por mais que seja difícil controlar a expectativa, tenha em mente que uma boa noite lhe ajudará a pensar com clareza e ajudará a sua performance no dia seguinte.

Então, na noite anterior, coma comidas leves, deixe o celular de lado e vá para a cama mais cedo. Isso lhe deixará mais disposto e poderá fazer a diferença em como as pessoas lhe percebem.

4. Estude sobre a empresa

Um ponto muito importante ao aplicar para uma vaga é conhecer a empresa na qual você deseja trabalhar.

Isso porque os recrutadores observarão o seu interesse e se você tem um perfil adequado à cultura da empresa.

Assim, demonstrar que você conhece a estrutura, bem como a missão, visão e valores da instituição pode ajudar na sua avaliação.

Por isso, pesquise no site e nas redes sociais oficiais tudo o que você puder e tente relacionar as informações com as suas habilidades, se tiver oportunidade.

5. Prepare-se para as perguntas mais comuns

Em uma entrevista de emprego, é importante estar preparado para as perguntas mais comuns que se costuma fazer aos candidatos. Veja as principais:

  • Fale um pouco sobre você;
  • Quais são os seus pontos fortes e fracos;
  • Porque você quer trabalhar na nossa empresa;
  • Fale um pouco sobre a sua formação;
  • Fale um pouco sobre as suas experiências de trabalho anteriores;
  • Como você acha que pode contribuir para a nossa empresa;
  • O que você espera para os próximos cinco anos.

6. Estude sobre o cargo ao qual você concorre

Antes de ser entrevistado para uma vaga, é importante saber do que ela, de fato, se trata.

Isso serve tanto para alinhar as expectativas quanto para demostrar que as suas qualificações cumprem os requisitos solicitados.

Então, não deixe de estudar o cargo para o qual a vaga foi aberta e ressaltar os pontos do seu currículo que contribuirão para que você possa preenchê-la.

4. Preste atenção nas perguntas

Na hora da entrevista, é comum ficar um pouco nervoso. Mas é justamente nessa hora que você precisa se concentrar no que o seu entrevistador está falando para compreender bem as perguntas.

Então, certifique-se de que você entendeu direito o que lhe perguntaram e responda de forma objetiva e clara.

Se necessário, peça para que o entrevistador repita a pergunta ou confirme se o que você entendeu é o que ele, de fato, quer saber.

8. Fale dos seus objetivos e metas

Contratar um novo colaborador é um investimento alto para as empresas. Por isso, elas desejam encontrar pessoas dispostas com as quais possam construir um relacionamento de médio e longo prazo.

Para isso, é preciso, desde o início alinhar as expectativas de trabalho e de crescimento profissional.

Assim, demostrar que os seus objetivos e metas combinam com o propósito da empresa poderá lhe ajudar a conquistar a sua vaga.

9. Fale das suas experiências e formações técnicas

Um dos pontos mais importantes para o candidato é o de demonstrar que é capaz de assumir o trabalho com competência e capacidade técnica.

Por isso, é importante, durante a entrevista, expor sua formação técnica, suas experiências, suas soft skills e hard skills e como elas podem ajudar a exercer o cargo pretendido.

Em áreas como a da tecnologia, por exemplo, o aperfeiçoamento constante é um ponto crucial na vida do profissional, e plataformas como a Alura podem impulsionar a sua carreira.

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Cuidado, no entanto, para não exagerar e parecer arrogante. Se possível, mostre como você investe na sua própria formação, seja em cursos, palestras ou leituras.

10. Não fale mal de pessoas ou lugares onde já trabalhou

Poucas coisas causam uma impressão tão ruim quanto pessoas que falam mal dos lugares onde trabalharam.

Por mais que você tenha tido uma experiência ruim, falar mal de pessoas ou de lugares onde já trabalhou, serão vistos como sinal de ingratidão, imaturidade e falta de caráter.

Por isso, evite comentários ácidos, deboches e demonstre o máximo de profissionalismo ao falar de empresas e de colegas.

11. Não minta

Ainda na linha do que não fazer, aí vai uma dica óbvia: não minta!

Os recrutadores, normalmente são pessoas que têm experiências com candidatos e provavelmente já entrevistaram diversas pessoas antes de você.

Assim, muitos deles conseguem perceber de longe quando um candidato mente ou exagera em uma resposta.

Acontece que é impossível construir uma relação de confiança com uma pessoa que mente. Então, ser honesto é a melhor aposta na hora de se candidatar a uma vaga de emprego.

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12. Cuidado com a sua comunicação não verbal

Durante a entrevista de emprego, é importante prestar atenção à sua comunicação não verbal para passar uma mensagem de segurança e boa educação.

Então, durante a entrevista, lembre-se de:

  • olhar nos olhos do entrevistador;
  • ser simpático;
  • evitar cruzar os braços;
  • evitar colocar os cotovelos sobre a mesa;
  • apertar a mão de forma firme (sem exageros).

13. Como encerrar

Quando o entrevistador der sinal de que vai encerrar a entrevista, despeça-se agradecendo a oportunidade concedida.

Não pergunte a respeito de salário ou férias e aguarde a resposta da empresa.

Depois da entrevista

Depois da entrevista, é comum ficar ansioso enquanto espera uma resposta. No entanto, o melhor a fazer é avaliar as suas respostas e se preparar para as entrevistas seguintes com base no que você aprendeu.

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Escrito por Lívia Portela Redatora Web

Lívia é formada em Direito pela Universidade Federal do Ceará e, atualmente, estuda Marketing Digital na Universidade Estácio de Sá. Descobriu no Marketing uma paixão pela comunicação, onde exerce seu trabalho produzindo conteúdo sobre finanças pessoais, produtos e serviços financeiros utilizando as técnicas de SEO.

  • Estrategista de Marketing em formação;
  • Advogada.

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