Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
semestral

Profissão do futuro: conheça as tendências do mercado para os próximos anos

Se você está atendo às mudanças do mercado e quer conhecer as profissões que estarão em alta nos próximos anos, confira já este artigo!

Artigo escrito por Lívia Portela em 23 de Fevereiro de 2023

Na hora de escolher uma profissão, é importante estar atento às tendências do mercado para os próximos anos, pois demandas por serviços e produtos mudam com o tempo. Por isso, muitas pessoas têm curiosidade para saber quais serão as profissões do futuro.

O que talvez você já tenha percebido, é que muitas delas estarão ligadas ao mercado da tecnologia. A construção e a manutenção de estruturas virtuais serão chave para o mercado nos próximos anos.

E a verdade é que, mesmo as profissões tradicionais, como médicos e advogados, já precisam se adaptar ao uso das soluções tecnológicas em seu dia a dia.

Cirurgias robóticas e audiências virtuais, por exemplo, já são uma realidade. E olha que o Metaverso ainda nem chegou!

Então, se você quer saber mais sobre as profissões do futuro e como se preparar, continue com a gente nesse artigo! Boa leitura!

8 Profissões com alta demanda na próxima década e como se preparar para elas

1. Desenvolvedor(a) de Softwares

O Desenvolvedor de Softwares é o profissional responsável por planejar, desenvolver, testar e implementar um sistema operacional ou aplicação.

Seu trabalho é essencial para o desenvolvimento e manutenção de sites, aplicativos e sistemas.

Existem três tipos principais de desenvolvedores:

  • Desenvolvedores de Front-end: responsáveis pelo desenvolvimento da parte visível do site ou aplicação. Seu trabalho está conectado com os conceitos de user experience (experiência do usuário) e de design, pois trabalha na interface com a qual o usuário pode interagir.
  • Desenvolvedor de Back-end: responsáveis pela estrutura interna da aplicação. São os responsáveis por criar a estrutura sobre a qual a estrutura visível se sustenta.
  • Desenvolvedor Full-stack: esse é o profissional híbrido, que possui conhecimentos tanto de front-end quanto de back-end. Apesar de não ser considerado um especialista nessas áreas, ele tem a vantagem de ser versátil e poder acompanhar o desenvolvimento de um projeto em todas as suas fases, verificando se as ideias e objetivos estão se integrando em todo o processo.

Além desses tipos, ainda há os desenvolvedores para Mobile, Web, Desktop, bancos de dados, cloud computers, entre outras especialidades.

Como se preparar:

Para se preparar para esse mercado, é preciso escolher uma das áreas de atuação e se especializar em sua lógica e linguagem.

Para esse tipo de trabalho, a educação em seu modelo tradicional pode não acompanhar o ritmo necessário para seguir as mudanças do mercado.

Isso significa que, mesmo que você faça um curso de graduação na área, será necessário se aperfeiçoar constantemente.

E para quem não faz questão de um diploma, é possível se tornar um especialista em desenvolvimento de sistemas por meio de cursos livres e estudos por conta própria.

Atualmente, diversas instituições oferecem cursos na área de tecnologia. Uma delas é a plataforma da Alura.

Alura

A melhor plataforma de cursos para quem quer se tornar um profissional de tecnologia.

A melhor plataforma de cursos para quem quer se tornar um profissional de tecnologia.

URL verificada

Com mais de 1.400 cursos, ela é uma opção para alunos que buscam uma formação, independente do lugar onde moram ou do horário em que possam assistir as aulas, podendo ainda serem certificados.

2. UX/UI Designer

UX e UI designer são duas das profissões com maiores demandas nos próximos anos, pois lidam diretamente com a experiências dos usuários com os produtos e com as interfaces visuais. Então, para compreender melhor, veja as diferenças entre as duas:

  • UX designer: (User Experience) trabalha com a experiência do usuário em todo o processo de venda, desde o momento que em que surge o desejo pelo produto e as primeiras pesquisas até a hora da conclusão da compra e o pós-venda. O profissional de UX design deve estar atento às dores do cliente e propor soluções que melhorem a usabilidade e aumentem a percepção de valor do produto para o cliente.
  • UI designer: (User Inteface)trabalha com a criação interfaces funcionais, que permitem que o usuário navegue de forma intuitiva em toda a sua jornada de compra. O trabalho de um UI designer vai além da estética, pois de nada adianta uma plataforma bonita, mas que não seja prática nem capaz de oferecer as soluções necessárias para o cliente.

Como se preparar:

Para se preparar para essa profissão do futuro, é preciso primeiro desenvolver um senso de empatia com o usuário e capacidade para compreender e apontar as suas dores.

Só assim, será possível se antecipar aos problemas e propor soluções.

Quanto ao aspecto técnico, a maior parte das capacitações em UX/UI design também não ocorre nos bancos das universidades mas em cursos livres que evoluem tão rapidamente quanto o mercado.

O importante é o profissional ter em mente que a sua evolução profissional dependerá do seu aperfeiçoamento constante.

3. Analista de Big Data

Analista ou especialista em Big Data é o profissional responsável pela gestão, análise e interpretação de um grande volume de dados, com o propósito de aumentar a eficiência e a rentabilidade de uma empresa, além de propor inovações ao negócio.

Esse profissional tem o papel essencial de integrar os dados disponíveis em diversas fontes, abertas ou fechadas, sobre uma empresa.

E as informações que são extraídas desses dados permitem que decisões estratégicas sejam tomadas de forma qualificada.

Não é de surpreender, portanto, que, em um mundo cada vez mais conectado, essa profissão ganhe cada vez mais relevância.

Como se preparar:

Se você deseja ingressar no mercado de trabalho como analista de Big Data, o caminho mais simples pode ser buscar uma faculdade ou curso profissionalizante que possua uma metodologia dinâmica e voltada para a prática.

Em média, a duração dos cursos varia de 6 meses a 2,5 anos, dependendo do tipo de curso que você buscar. E eles podem ser online ou mesmo presenciais.

Aliás, algo que todas essas profissões tem em comum é demandar do profissional uma capacidade de se adaptar constantemente às novas tecnologias.

4. Gestor(a) de tráfego

Gestão de tráfego pode ser considerada uma profissão do futuro, pois ela acompanha um comportamento estratégico do mercado.

O trabalho de um gestor de tráfego compreende a gestão de mídias pagas de uma empresa.

O objetivo de um bom gestor é direcionar os esforços do time de marketing para que ele alcance exatamente o seu público alvo.

O gestor, então deve analisar, planejar e executar as estratégia de entrega de conteúdos e de propagandas pagas, otimizando os recursos disponíveis e distribuindo-os estrategicamente nas principais plataformas de mídias sociais.

Como se preparar:

Para se preparar para trabalhar como gestor de tráfego, o profissional deverá estudar estratégias de marketing digital, estar atento às tendências de consumo e às características específicas de cada público e região onde os anúncios serão entregues.

Além disso, ele deve se especializar no uso de ferramentas, tais como Google Analytics, Google Data Studio, Google Tag Manager, Google Search Console e gerenciadores de anúncio, de modo geral.

5. Engenheiro de Metaverso

Por mais que a proposta do Metaverso ainda seja vista com ceticismo por alguns, é cada vez maior o número de empresas que se preparam para esse novo mercado.

E, se o Metaverso é um mundo virtual ainda em construção, a demanda por engenheiros capazes de “concretizar” esse novo mundo só vai aumentar nos próximos anos.

E nesse contexto, profissionais com experiência em realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR) ganham destaque.

Além desses, haverá espaço para desenvolvedores de ecossistemas, gerentes de produtos, planejadores de metaverso, especialistas em segurança cibernética, entre outros.

Como se preparar:

Para se tornar um engenheiro do metaverso, você pode escolher a via tradicional, por meio de um curso universitário e ir, aos poucos, se especializando nesse nicho.

O ideal é buscar a pratica de mercado o mais cedo possível em sua carreira em estágios e vagas de nível junior.

Para algumas empresas, no entanto, a sua capacidade de resolver os problemas será considerada mais importante do que o seu diploma.

VEJA TAMBÉM: Como escolher uma profissão: dicas práticas para decidir seu futuro

6. Recursos Humanos – Headhunters

Com tantas inovações tecnológicas, é natural que as empresas tenham dificuldades em encontrar profissionais preparados e com boa capacidade de adaptação aos desafios.

Nesse cenário, bons profissionais se tornam um recurso valioso e disputado.

Por isso, os profissionais de recursos humanos, em especial os recrutadores (ou headhunters) se tornam cada vez mais relevantes na estrutura de uma empresa.

Isso porque eles serão responsáveis por rastrear, encontrar e, por fim, recrutar o colaborador para a instituição.

Como se preparar:

É um engano pensar que os conhecimentos dos profissionais que tem destaque como headhunters se limitam à gestão de RH.

Na verdade, para uma contratação assertiva, é necessário compreender a estrutura da empresa, os processos de produção e até mesmo uma parte dos aspectos técnicos de cada cargo.

Só assim, será possível buscar no mercado as pessoas compatíveis com cada função.

Então, para se preparar para esta carreira, além de se capacitar em gestão de recursos humanos, psicologia ou áreas afins, é necessário desenvolver um perfil analítico capaz de compreender as necessidades técnicas e humanas de cada empresa.

7. Terapeutas

As mudanças constantes nas estruturas sociais e nos relacionamentos humanos certamente tem impacto na saúde mental das pessoas.

Assim, uma das profissões com maior demanda nos próximos anos é a de terapeuta.

Ajudar outras pessoas compreenderem melhor as suas relações com o trabalho, família, amigos e a com o ambiente em que vivem exige capacidade de comunicação, empatia e habilidades interpessoais.

E para desenvolver essa profissão nos próximos anos, é necessário também estar atento às inovações tecnológicas, principalmente as relacionadas às teleconsultas e aos novos ambientes virtuais.

Como se preparar:

Para se tornar um terapeuta, a área de formação buscada com maior frequência é a de psicologia.

Mas, independentemente do seu curso, é importante sempre buscar cursos e formações complementares para se manter atualizado.

Também é importante acompanhar as mudanças culturais e do mercado de trabalho para que você seja capaz de se conectar com as dores dos seus pacientes.

8. Farmacogeneticista

Uma outra profissão de destaque no futuro será a de farmacêutico geneticista ou farmacogeneticista.

A especialidade desse tipo de profissional é a de individualizar os tratamentos farmacológicos, descobrindo e desenvolvendo tratamentos e novas drogas.

O destaque aqui é para a possibilidade de personalização de terapias, levando em consideração o genoma de cada paciente.

Como se preparar:

Para se tornar um farmacêutico geneticista é necessário ser graduado em Farmácia.

Além disso, esse profissional deverá desenvolver seu conhecimento nas áreas de farmacogenética, medicina genômica, nanotecnologia, Big data, tecnologias de sequenciamento de genoma, entre outras.

Habilidades necessárias para o profissional do futuro

Apesar de atuarem em áreas diferentes, algumas características são comuns a todos esses profissionais nos próximos anos.

Tenha em mente que, além de sua formação profissional, será necessário desenvolver habilidades como capacidade de adaptação, resiliência, flexibilidade, criatividade e inteligência emocional.

Também é importante desenvolver outras habilidades como o conhecimento de outros idiomas, especialmente o inglês e de gerenciamento das finanças pessoais.

Uma ferramenta para ajudar nesse processo é o gerenciador financeiro da Mobills.

O gerenciador da Mobills é uma solução moderna e prática para você controlar seus gastos, definir os seus objetivos e planejar o seu orçamento com facilidade.

Mobills: Finanças e Cartões

Avaliação Mobills
4.5 150
Avaliação Mobills
URL verificada
Plataforma Android, iOS e Web.
Funcionalidades Controle de contas, cartões planejamentos e objetivos.
Preço Menos de R$8,40 por mês para ter suas contas em dia.
Benefícios App com ótima usabilidade e Design.
URL verificada
  • Mais detalhes do Mobills
    • Conecte suas contas e cartões: Saiba para onde o seu dinheiro está indo com nossas integrações automáticas. Gerencie todos os seus gastos e evite o cheque especial, o empréstimo com maior taxa de juros do mercado;
    • Monte um planejamento financeiro: Faça orçamentos mensais e mantenha seus gastos sob controle. Defina alertas para evitar passar do seu limite de despesas;
    • Crie objetivos: Determine metas para alcançar os seus sonhos. Quer comprar uma casa, fazer uma viagem? Crie objetivos no app e realize os seus desejos.

Isso porque, se estamos falando de mercados que mudam com rapidez, é preciso administrar os seus recursos no presente, controlar os seus gastos e evitar dívidas.

É preciso, também, se preparar para o futuro, investindo para garantir a sua qualidade de vida e até mesmo a sua aposentadoria.

CONTINUE LENDO: Qual profissão combina comigo? Saiba como identificar || O que um Coach faz e quanto ganha? Saiba mais sobre a profissão! || Qual profissão ganha mais dinheiro?



Escrito por Lívia Portela Redatora Web

Lívia é formada em Direito pela Universidade Federal do Ceará e, atualmente, estuda Marketing Digital na Universidade Estácio de Sá. Descobriu no Marketing uma paixão pela comunicação, onde exerce seu trabalho produzindo conteúdo sobre finanças pessoais, produtos e serviços financeiros utilizando as técnicas de SEO.

  • Estrategista de Marketing em formação;
  • Advogada.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.