Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não

Consórcio de dinheiro: saiba se tem como fazer esse serviço

Entenda como funciona o serviço de consórcio de dinheiro, se essa prática é legal, como ter acesso ao dinheiro do serviço.

Artigo escrito por Thiago Sousa em 08 de Setembro de 2023

Hoje em dia temos diversas opções e formas de adquirir um bem ou serviço pagando parcelas. Com isso, várias novidades vem surgindo, como é o caso do consórcio de dinheiro.

Na verdade, esse serviço não é bem o que parece ser, já que ao ser contemplado você recebe a carta para comprar o bem ou serviço e não o dinheiro.

Por isso, vamos mostrar mais como funciona o consórcio de dinheiro, para que serve e como você pode receber o valor do dinheiro do contrato.

O que é consórcio de dinheiro?

Como mencionamos acima, você não recebe o valor do contrato quando tem sua carta de crédito contemplada.

O consórcio de dinheiro, também conhecido como consórcio contemplado ou consórcio de crédito, é uma modalidade de compra parcelada em que um grupo de pessoas se une para formar uma poupança coletiva e, por meio de sorteio ou lance, um ou mais participantes são contemplados com o valor do crédito desejado.

Esse serviço também é conhecido como Recompra Garantida. Nesse caso, o consorciado pode vender a carta de volta para a administradora e receber o dinheiro que investiu.

Isso pode ser uma opção interessante para quem, não quer mais o bem investido ou não precisa mais contratar.

Como funciona o consórcio de dinheiro?

Para ter acesso a essa opção, é importante primeiro ter a carta de crédito contemplada.

Além disso, é necessário ter pagado pelo menos metade das parcelas totais. Ou seja, se você contratar um serviço de 30 parcelas, será necessário ter pagado pelo menos 15 parcelas.

O financiamento também possui essa possibilidade. Em um financiamento de veículo, por exemplo, caso opte pela recompra, no fim do contrato o cliente poderá trocar por um carro mais novo financiando o valor da diferença.

Imagem de um homem (mostrando apenas tronco e um braço) usando uma camiseta social segurando várias cédulas de cem e cinquenta reais.
Entenda se é seguro comprar carta de crédito contemplada!

LEIA TAMBÉM: Melhor consórcio de carros: Veja 6 opções para você

O consórcio de dinheiro é permitido?

É proibido qualquer administradora colocar o dinheiro como um bem a ser consorciado, sempre deve ser um bem ou serviço.

No caso da recompra garantida, você tem a possibilidade da administradora comprar sua carta de crédito e você receber o dinheiro da conta.

É como se você tivesse se arrependido do serviço ou não quisesse mais participar.

Recebo o dinheiro na contemplação?

Não! Você recebe a carta que é possível apresentar no lugar que deseja comprar o bem ou serviço. Ou seja, o dinheiro nem chega a cair na sua conta, vai da administradora direto pro comprador.

Vale lembrar que ao ser contemplado, o consorciado passará por uma análise de crédito.

VEJA TAMBÉM: Como funciona a devolução de dinheiro do consórcio Honda? Descubra!

Tem como sair do consórcio?

Sim!

Assim como todo serviço de comércio, o consumidor possui até 7 dias para desistir do serviço sem implicar nenhuma multa ou penalidade.

Porém, depois desse período, o consorciado poderá ter que pagar multas ou penalidades por cancelar o serviço fora do prazo do contrato.

A regra vai variar de acordo com cada administradora, mas de forma geral, a taxa de administração normalmente não é devolvida e o prazo para devolução pode demorar.

Como ter o dinheiro de volta do consórcio

Para isso, basta entrar em contato com a sua administradora, conversar sobre o interesse em deixar o grupo de consorciados.

Após isso, a instituição irá passar as instruções de como você poderá conclui todo o processo de desistência do consórcio e ter seu dinheiro de volta.

Vantagens e desvantagens do consórcio de dinheiro

Confira quais as principais vantagens, e algumas desvantagens do consórcio de dinheiro. Confira:

Vantagens do consórcio de dinheiro

  • Ausência de juros: Diferentemente dos empréstimos convencionais, o consórcio de dinheiro não cobra juros, o que pode representar uma economia significativa a longo prazo.
  • Possibilidade de acesso a valores maiores: Por meio do consórcio de dinheiro, é possível acessar valores mais altos do que aqueles disponíveis em empréstimos pessoais ou crédito direto ao consumidor, permitindo realizar projetos de maior envergadura.
  • Flexibilidade na utilização do crédito: Ao ser contemplado, o consorciado pode utilizar o crédito conforme sua necessidade, seja para aquisição de bens, pagamento de dívidas ou investimentos.
  • Planejamento financeiro: Participar de um consórcio exige um comprometimento com o pagamento das parcelas, o que pode contribuir para um melhor planejamento financeiro e disciplina.

Desvantagens do consórcio de dinheiro

  • Prazo para contemplação: A contemplação no consórcio pode ocorrer somente ao final do período contratado, o que pode levar meses ou até anos, dependendo da sorte e do número de participantes.
  • Dependência de sorteio ou lance: Para ser contemplado antes do prazo, o consorciado precisa contar com a sorte no sorteio mensal ou fazer um lance vencedor. Caso não seja contemplado, terá que aguardar até a próxima oportunidade.
  • Restrições e taxas: Além das parcelas mensais, o consorciado pode estar sujeito a taxas administrativas e seguros, o que pode elevar o custo total do consórcio.
  • Desvalorização do dinheiro ao longo do tempo: O valor do crédito contratado pode ser afetado pela inflação ao longo do prazo do consórcio, o que pode diminuir seu poder de compra.

É importante considerar essas vantagens e desvantagens e avaliar se o consórcio de dinheiro é a opção mais adequada para as suas necessidades financeiras.

Antes de aderir a um consórcio, pesquise as condições oferecidas pelas administradoras, leia atentamente o contrato e verifique se as parcelas cabem no seu orçamento pessoal.



Escrito por Thiago Sousa Redator

Estudante de Línguas Estrangeiras Aplicadas (LEA-MSI) na UnB. Conteudista, apaixonado por tecnologia e poliglota que usa o marketing de conteúdo para proporcionar acesso fácil à educação sobre finanças pessoais.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar

.
.