Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
investimentos
isca
Não
semestral

Como funciona o rendimento da poupança? Regra atualizada!

Qual vai ser sua rentabilidade ao investir na poupança? Leia o artigo e descubra como funciona o rendimento da poupança.

Artigo escrito por Marcos Vitor em 22 de Setembro de 2023

A poupança é o investimento mais tradicional do Brasil, mas ainda existem poucas pessoas que entendem realmente como funciona o rendimento da poupança. 

Por isso, conheceremos melhor qual é a regra de remuneração desse ativo para que, assim, possamos investir, ou não, com mais consciência. 

Neste artigo, conheceremos como funciona o rendimento da poupança e se vale a pena investir nesse ativo. Então, vamos nessa? 

VEJA TAMBÉM: Qual o rendimento da Poupança hoje? (Atualizado)

Como funciona o rendimento da poupança? 

Até abril de 2021, a poupança pagava 0,5% ao mês mais Taxa Referencial (TR), mas, dessa data em diante, a regra mudou: 

  • Quando a Selic estiver acima de 8,5% a.a, a poupança vai render 0,5% a.m + TR; e 
  • Quando a Selic estiver abaixo de 8,5% a.a, a poupança vai render 70% da Selic +TR. 

Atualmente, a Selic está acima de 8,5% ao ano, então o rendimento da poupança hoje é 0,5% ao mês mais a Taxa Referencial, que muda diariamente. 

Além disso, é importante lembrar que a poupança rende somente no dia do aniversário da aplicação, que é um mês após o depósito. 

Por exemplo, se você investiu no dia 12, o rendimento do mês só vai ser debitado na sua conta no dia 12 do mês seguinte. 

Nesse sentido, é importante lembrar que cada depósito seu vai ter um dia de aniversário, ou seja, sua conta pode estar rendendo todo dia se você tiver feito um depósito todos os dias do mês. 

Por fim, é importante lembrar que o rendimento da poupança é líquido de Imposto de Renda, e seu saldo pode ser resgatado a qualquer momento. 

Simulador de rendimento da poupança 

Caso você queira fazer uma simulação de um investimento na poupança, você pode utilizar a Calculadora da Poupança da Mobills. Assim, você vai saber quanto sua aplicação vai render em determinado período de tempo.

Vale a pena investir na poupança?

Diante das alternativas do mercado, podemos entender que não vale a pena investir na poupança. Isso porque existem melhores investimentos.

Nesse sentido, é possível encontrar títulos de renda fixa que têm um risco tão baixo quanto e com um rendimento até maior.

Por exemplo, CDBs com liquidez diária, títulos públicos, fundos DI, LCIs e LCAs e muito mais.

Lembrando que a decisão de investir é sempre sua. Se tiver dúvidas, consulte uma assessoria de investimentos para te ajudar a montar uma carteira diversificada e adequada aos seus objetivos.



Escrito por Marcos Vitor Especialista em Investimentos

Marcos Vitor é consultor financeiro, economista (UFC), analista CNPI (APIMEC), especialista em investimentos (ANBIMA) e acredita no poder da educação financeira para transformar vidas.

  • Consultor financeiro
  • Economista (UFC)
  • Analista CNPI (n° 3772)
  • Especialista em Investimentos Anbima (CEA)
  • Criptomoedas (NovaDAX)

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.