Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não

Consórcio contemplado: Entenda o que fazer agora

Saiba o que fazer quando tiver o consórcio contemplado, o que é necessário para isso acontecer e os próximos passos para adquirir seu bem.

Artigo escrito por Thiago Sousa em 08 de Setembro de 2023

Ao entrar em um grupo de consorciado, muitas pessoas ficam em dúvida no momento da contemplação. Mas aí, o que fazer quando tiver o consórcio contemplado? Quais são os próximos passos?

Mesmo que tudo esteja no contrato de como funciona, por vezes pode parecer um pouco perdido quais seriam as etapas seguintes.

Por isso, abaixo explicamos melhor o que como funciona, o que é cobrado nesse momento, a diferença de carta de crédito contemplada e o que fazer quando a contemplação chegar para você.

O que é ser contemplado no consórcio?

Se você participa de algum grupo de consórcio, sabe que ser contemplado é finalmente ter a possibilidade de ter seu bem que você tanto estava buscando.

Isso porque ao entrar em um grupo de consorciados, terá que depender da sorte ou de lances para poder ganhar o mais antecipadamente possível o bem que você está tanto buscando.

Pode ser válido relembrar o processo de um consórcio:

  1. Você entra em um grupo de consorciados para adquirir o bem (como um consórcio de motos);
  2. Para que todo mundo receba seu bem, são feitos sorteios mensais e lances;
  3. Em algum momento você será contemplado;
  4. Depois disso, será feita uma análise de crédito sua;
  5. Caso esteja tudo certo, vem a provação e liberação da carta de crédito contemplada;
  6. Por fim, basta comprar o bem consorciado com a carta de crédito que você tem;
  7. E por último, continuar pagando até o fim do contrato.

VEJA TAMBÉM: Consórcio Kawasaki: veja quais são os planos oferecidos // Multimarcas Consórcios: Conheça as modalidades oferecidas e se vale a pena

Como funciona uma contemplação dentro do consórcio?

Como mencionamos acima, para ter seu consórcio contemplado você precisa ir pelo sorteio do bem ou então pelo lance.

Em um grupo de consorciados, ocorre mensalmente o sorteio (que pode variar de quantidade), em que uma pessoa será a sortuda de ter seu sua carta de crédito recebida e finalmente comprar seu bem.

Outra forma de receber a carta e ser contemplado é por meio de lances (parecido com um leilão) e quem oferece o maior valor pode ganhar.

Consórcio contemplado: próximos passos

Depois de finalmente ter acesso a carta e chegar a tão sonhada contemplação, muitos ficam um pouco perdido do que fazer. Para isso, abaixo mostramos como funciona depois da contemplação.

1. Apresentação de documentos pessoais

Ao ser aprovado, será necessário apresentar documentos. Os mais clássicos são:

Além desses mais básicos, você terá que apresentar outro documentos que vão variar de acordo com o tipo de grupo que você participa. Por isso, veja o contrato sobre o que é ou não necessário de ser apresentado.

Além disso, pode ser necessário informar as informações do bem consorciado nessa etapa. Se for um consórcio de carro, é importante saber o nome, ano de fabricação, modelo, marca e outras informações específicas.

2. Aprovação dos documentos

Depois disso, você terá que enviar tudo para a administradora e assim ela avaliará tudo. Vale lembrar que desde o momento que você é sorteado ou ganha o lance, há um prazo para entregar tudo isso – basta ver no contrato que período é esse.

Dependendo de qual bem tenha sido, (como por exemplo, ter sido contemplado no consórcio de veículos) pode ser necessário mais alguns documentos. Basta conferir com a administradora.

3. Garantias

Em alguns casos, principalmente quem é contemplado no início do consórcio, será necessário apresentar algumas garantias para ter certeza de que o consórcio contemplado continuará sendo pago até o final do contrato.

Vale lembrar que grande parte desse serviço deixa o bem em alienação com a instituição. Ou seja, caso não pague, o bem será devolvido.

4. Análise de crédito

Além de conferir os documentos, a administradora fará uma análise de crédito para conhecer o perfil de crédito do contemplado e não colocar em risco todo o grupo em caso de não pagamento das parcelas.

5. Fazer a compra

Em seguida, depois de todas essas análises, você poderá fazer a compra do seu bem ou contratação do serviço consorciado por meio da carta de crédito.

Importante lembrar que o valor não vai para a conta do consorciado e sim para o vendedor do bem ou do serviço. Então, caso você seja contemplado em uma consórcio imobiliário, por exemplo, o valor vai direto para a imobiliária e não para sua conta.

LEIA TAMBÉM: Consórcio Sicoob: veja quais são as modalidades oferecidas

E o pagamento do restante das parcelas?

Se você for contemplado e o contrato ainda não acabou, vale lembrar que você precisa continuar pagando sua parcela.

Além de manter a saúde do grupo e possibilitar que todos recebam também a sua parte, você paga as parcelas até o final do contrato, independente de ter sido contemplado logo antes ou depois.

Organize as finanças com a Mobills

Pelo fato das parcelas terem um tempo de pagamento, é muito importante que você entenda se esse serviço faz para as suas finanças pessoais.

Para te ajudar organizar tudo isso, aqui você tem cupom EXCLUSIVO para acessar os serviços premium do Gerenciador Financeiro da Mobills.

Mobills: Finanças e Cartões

Avaliação Mobills
4.5 150
Avaliação Mobills
URL verificada
Plataforma Android, iOS e Web.
Funcionalidades Controle de contas, cartões planejamentos e objetivos.
Preço Menos de R$8,40 por mês para ter suas contas em dia.
Benefícios App com ótima usabilidade e Design.
URL verificada
  • Mais detalhes do Mobills
    • Conecte suas contas e cartões: Saiba para onde o seu dinheiro está indo com nossas integrações automáticas. Gerencie todos os seus gastos e evite o cheque especial, o empréstimo com maior taxa de juros do mercado;
    • Monte um planejamento financeiro: Faça orçamentos mensais e mantenha seus gastos sob controle. Defina alertas para evitar passar do seu limite de despesas;
    • Crie objetivos: Determine metas para alcançar os seus sonhos. Quer comprar uma casa, fazer uma viagem? Crie objetivos no app e realize os seus desejos.

Vale lembrar que o gerenciador possui diversas funções gratuitas também. Baixe o app e comece a testar!

É possível cancelar a contemplação?

Sim! Porém, ao fazer isso, o valor que você já pagou pode demorar a ser retornado e você não tem mais a obrigação de continuar pagando as parcelas pendentes.

Vale lembrar que quem cancela o consórcio continua participando dos sorteios para concorrer nas assembleias para conseguir recuperar o valor que já foi pago.

Além disso, você não poderá fazer lances para ser sorteado logo e ter seu montante de volta. Nesse caso, terá que contar com a sorte. Em muitos casos, esse valor é pago no fim do contrato somente.

E não se esqueça que você pode pagar uma multa por quebra de contrato.

VEJA TAMBÉM: Consórcio Canopus: veja como funciona e se é uma boa opção para você

Como isso tudo acaba? Todos tem o consórcio contemplado?

Todos os consorciados recebem o bem desejado até o fim do contrato, a única questão é quando cada um vai receber.

Alguns recebem no início do contrato e outros recebem mais no final. Se você não quer contar com a sorte, conheça os lances (como o lance embutido).



Escrito por Thiago Sousa Redator

Estudante de Línguas Estrangeiras Aplicadas (LEA-MSI) na UnB. Conteudista, apaixonado por tecnologia e poliglota que usa o marketing de conteúdo para proporcionar acesso fácil à educação sobre finanças pessoais.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar

.
.