Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
cartao
isca
Não
anual

Score para cartão de crédito mínimo, regular e bom: saiba a diferença!

Existe um score mínimo para cartão de crédito? Entenda sobre o assunto e consiga aprovação no cartão de crédito ideal para o seu perfil!

Artigo escrito por Jennifer Figueiredo em 08 de Setembro de 2023

Se está procurando o melhor cartão de crédito para você, deve lembrar que os bancos analisam seu score. Por isso, é importante sabe qual o score para cartão de crédito mínimo, regular e bom, considerada nas avaliações bancárias.

Isso, vai depender muito do tipo de produto financeiro que deseja solicitar e se ele está adequado para sua realidade, perfil de gastos e renda.

Afinal, existem milhares de cartões de crédito destinados à diferentes públicos como: negativados, de alta renda mensal, viajantes, estudantes, aposentados, etc.

Por isso, o score mínimo para conseguir um cartão de crédito aprovado varia em cada situação e neste conteúdo, você entenderá qual score é bom para os diferentes contextos.

VEJA TAMBÉM: Melhores Cartões de Crédito Sem Anuidade [Ranking]

Score de Crédito: o que é?

Score de Crédito é um sistema de pontuação que vai de 0 até 1000, atribuída à cada pessoa pelas instituições de proteção ao crédito, como SPC, Serasa, Boa Vista, Quod, entre outras.

Esses órgãos dão uma pontuação ao seu CPF de acordo com seu comportamento ao pagar suas contas. Ou seja, quanto maior é a pontuação do score, mais chances você tem de quitar suas pendências em dia.

Assim, por meio do score de crédito, os bancos entendem se o cliente é confiável para o produto financeiro que deseja e assim, podem definir um score mínimo, regular e bom para liberar cartão de crédito em cada situação.

Qual o score mínimo para cartão de crédito?

Antes de mais nada, é importante entender que cada instituição financeira possui critérios diferentes para aprovar solicitações de cartões de crédito. Afinal, isso dependerá do tipo de produto financeiro escolhido.

Assim, não há como determinar com exatidão um bom score para cartão de crédito. Mas, é possível pressupor como os bancos aprovam cada score, considerando os riscos de inadimplência e sua classificação de pontos.

No sistema do Serasa Score, por exemplo, existem três faixas de pontuação:

1. Score mínimo de 0 a 300

Entre 0 e 300 pontos, é um score mínimo para cartão de crédito. Então, o consumidor poderá ter dificuldades para conseguir um cartão de crédito aprovado com essa pontuação.

Nesta faixa, o ideal é buscar cartões de crédito para score baixo, que são produtos financeiros específicos para este perfil, com análise simples e que não considera a pontuação mínima para aprovar o crédito.

2. Score regular de 301 a 500

Na faixa entre 301 a 500, o Serasa já define como score regular para cartão de crédito e assim, a pessoa interessada terá um pouco menos de dificuldade para ter um cartão de crédito aprovado.

Portanto, quem se encontra nesta pontuação, saiba que score regular consegue cartão de crédito, desde que seja adequado para sua realidade financeira e compatível com sua renda mensal.

Além disso, para aumentar ainda mais as chances de aprovação, abra uma conta corrente no banco, para que a instituição tenha confiança de que você honrará com suas contas e faturas.

3. Score bom de 501 a 1000

Certamente, de 501 a 1000 é um score bom para cartão de crédito, pois está relacionado aos bons hábitos financeiros do consumidor, indicando que possui mais chances de pagar as contas em dia.

Com uma melhor pontuação do score para cartão de crédito, o cliente pode procurar produtos financeiros mais vantajosos para suas compras, como: cartões com cashback, pontos e milhas e até com investimentos.

Score regular consegue cartão de crédito?

Como dissemos anteriormente, com um score regular o consumidor tem algum chance de conseguir um a liberação de crédito, já que risco de inadimplência é menor.

Portanto, se o seu score varia entre 301 a 500, quer dizer que a sua solicitação de cartão tem uma probabilidade considerável de ser aceita.

VEJA TAMBÉM: Score 400 é bom para cartão de crédito? Saiba agora mesmo!

Como consultar meu score de crédito?

A princípio, é possível consultar a sua pontuação de score em diversos birôs de crédito diferentes. Abaixo, nós ensinamos como consultar o score no Serasa. Veja o passo a passo e descubra como checar o seu.

  1. Acesse o site do Serasa;
  2. No canto superior da tela, clique em “Login”;
  3. Faça o seu cadastro e siga as instruções para concluí-lo;
  4. Assim que terminar, você poderá consultar seu score.

Encontre o melhor cartão de crédito para seu Score

Utilize o comparador de cartões de crédito para identificar o melhor produto financeiro para você!

Compare os cartões de crédito

Selecione abaixo os cartões que você deseja comparar

Selecione aqui o 1º cartão
Selecione aqui o 2º cartão

Como aumentar o score para cartão de crédito? Confira dicas

A pontuação no score varia em cada órgão de proteção, no Serasa, por exemplo, o cálculo é de acordo com as informações que o órgão pode acessar sobre o consumidor.

Então, da mesma forma que existem hábitos que podem prejudicar o seu score, também há práticas que podem aumentar a sua pontuação.

Ou seja, é importante ter o comportamento positivo em relação às finanças, além de registrar contas básicas no seu nome (água, energia, internet, etc.) para criar um histórico regular de pagamentos.

Além disso, outras mudanças podem contribuir para ter um score alto e algumas delas são:

Por fim, lembre-se que essas empresas que atribuem o score não são responsáveis pela análise de crédito e decisão do banco em aprovar ou negar um cartão de crédito.

Caso queira saber mais detalhes sobre esse assunto, você pode conhecer mais dicas com a ajuda do nosso conteúdo sobre como aumentar o score de crédito.

Pedir cartão de crédito diminui score?

Pedir um cartão de crédito não necessariamente diminui o seu score.

Em contrapartida, o hábito de fazer solicitações constantes pode prejudicar a sua pontuação, uma vez que as instituições financeiras enxergam isso como uma forma desesperada de conseguir crédito.

Como é feita a análise de crédito?

A análise de crédito junta todos os pontos acima e analisa o risco de não pagamento do possível consumidor.

Dessa forma, as instituições financeiras conseguem estipular se a liberação desse crédito será vantajosa para ela, eliminando a possibilidade de inadimplência.

Dúvidas frequentes sobre o assunto

Score 300 é baixo?
Score 450 é bom para cartão de crédito?
Score 500 é bom para cartão de crédito?
Qual é a melhor pontuação de score para cartão de crédito?
Com quantos pontos no score eu consigo um cartão de crédito?
CONTINUE LENDO


Escrito por Jennifer Figueiredo Jornalista

Jornalista pela Universidade do Oeste Paulista, Analista de conteúdo e Redatora há 5 anos, apurando e escrevendo sobre educação, produtos e serviços financeiros.

  • Jornalista;
  • Analista de Conteúdo;
  • Redatora Web e SEO sobre produtos financeiros desde 2018.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.