Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
cartao
isca
Não
evergreen

Construcard da Caixa: Como funciona o crédito para construção e reforma?

Construcard Caixa é a melhor opção de crédito para reformas e construção? Entenda como funciona!

Artigo escrito por Jennifer Figueiredo em 11 de Maio de 2023

Construir casa nova ou fazer reforma requer um alto investimento financeiro. Por isso, existem linhas de crédito como o Construcard da Caixa que pode contribuir para a realização deste sonho.

Primeiramente, este não é um cartão de crédito comum, como os que já conhecemos. Na verdade, trata-se de um linha de crédito para reformar ou construir imóveis, disponibilizado pela Caixa até 2021.

Veja aqui quais são as principais características do cartão Construcard Caixa e descubra os pontos mais importantes sobre ele com a ajuda do nosso blog.

VEJA TAMBÉM: Empréstimo ou Financiamento: Qual o Melhor? || Empréstimo na Caixa com nome sujo: Como conseguir?

O que é o Construcard Caixa?

O Cartão Construcard Caixa foi um produto oferecido pela Caixa Econômica Federal até 2021 para compra de materiais de construção em rede de lojas conveniadas em todo o Brasil.

Apesar do financiamento para construção no cartão Construcard ter chamado a atenção de milhares de interessados em realizar o sonho da casa nova, começaram a surgir problemas relacionados a clientes inadimplentes que não quitavam o crédito, deixando a instituição no prejuízo.

Por esse e outros motivos, a contratação do Contrucard Caixa ficou indisponível no site da instituição, sem prazo para retorno. Contudo, a Caixa ainda oferece outras possiblidades para quem deseja financiar a construção ou reforma da casa!

Construcard: como funciona?

A linha de crédito Construcard Caixa funcionava como um tipo de financiamento para construção, e reforma de um imóvel.

Logo, ele funcionava como um cartão de crédito de lojas parcerias da Caixa. Assim, o cliente tinha o prazo de alguns meses para realizar as compras necessárias de todo o material para sua reforma ou construção.

Então, após encerrar o prazo para compras ou utilização do crédito, a pessoa começava a quitar o financiamento no banco e o pagamento da parcela descontado diretamente da conta do cliente.

Por fim, para conceder o crédito, também era necessário realizar a alienação fudiciária, seja de imóvel, automóvel ou outras formas de dar ao banco uma garantia do empréstimo.

Quais são as vantagens e desvantagens?

Um grande ponto positivo do Cartão Construcard Caixa foi promover acesso a margem de crédito à milhares de famílias que tinham o sonho ter uma casa própria em boas condições. Assim, os clientes do cartão tinha maior prazo para pagar.

Contudo, o ponto negativo é que este produto financeiro está suspenso por tempo indeterminado.

Como fazer uma simulação do Construcard?

Mesmo com a suspensão do cartão Construcard Caixa, o site da instituição continua oferecendo outras alternativas para conseguir um financiamento habitacional, para construção ou reforma de residências.

Então, por meio do Simulador Caixa Habitacional é possível ter mais detalhes sobre prazos de pagamento do crédito e as condições. Para simular o crédito com a Caixa e contratar, basta seguir estes passos:

  1. Acesse o site da Caixa para utilizar o simulador de financiamento;
  2. Depois, apresente seus documentos em uma agência ou correspondente para que sejam analisados: Identificação (CPF regular e RG); Comprovante de renda atualizado; Certidão do Imóvel e outros;
  3. Após análise dos documentos, a Caixa deverá avaliar o imóvel e suas condições;
  4. Então, após a vistoria e em acordo, ocorrerá a contratação do financiamento, sendo necessário registrá-lo no cartório de imóveis.
  5. Por fim, é necessário organizar o orçamento para pagar as parcelas de acordo com os prazos estipulados.

Construcard: quem tem direito?

Na época em que o Construcard Caixa estava disponível era possível contratar ao ter uma conta na Caixa Econômica e ser maior de 18 anos. Além disso, precisava estar em dia com toda a documentação apresentada e ser aprovado na análise de crédito.

VEJA TAMBÉM: Cartão TelhaNorte: o que é, benefícios e como fazer!

Dúvidas frequentes sobre o assunto

Quais itens era possível comprar com o Construcard da Caixa?
Posso quitar o saldo devedor do Construcard utilizando o FGTS?
Por que o Construcard foi suspenso?

Vale a pena o Construcard da Caixa?

Se o seu objetivo é conseguir crédito para realizar a reforma da casa ou construção com rapidez, o Cartão Construcard Caixa não é a melhor opção para este momento. Afinal, o produto está indisponível no site da instituição.

Neste sentido, é possível buscar outras alternativas, como: Empréstimo e Financiamento da Caixa para conseguir crédito para imóvel.

Além disso, também é possível obter um empréstimo com FGTS da Caixa ou amortizar as parcelas do seu crédito com esse valor e outras possibilidades em instituições diferentes.

Em todo caso, vale a pena pesquisar e conhecer a condições oferecidas no mercado e fazer um bom planejamento financeiro pessoal para realizar todos os seus sonhos!

CONTINUE LENDO


Escrito por Jennifer Figueiredo Jornalista

Jornalista pela Universidade do Oeste Paulista, Analista de conteúdo e Redatora há 5 anos, apurando e escrevendo sobre educação, produtos e serviços financeiros.

  • Jornalista;
  • Analista de Conteúdo;
  • Redatora Web e SEO sobre produtos financeiros desde 2018.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar

.
.