Construcard da Caixa: Como funciona o crédito para construção e reforma?
Construcard Caixa é a melhor opção de crédito para reformas e construção? Entenda como funciona!

Construir casa nova ou fazer reforma requer um alto investimento financeiro. Por isso, existem linhas de crédito como o Construcard da Caixa que pode contribuir para a realização deste sonho.
Primeiramente, este não é um cartão de crédito comum, como os que já conhecemos. Na verdade, trata-se de um linha de crédito para reformar ou construir imóveis, disponibilizado pela Caixa até 2021.
Veja aqui quais são as principais características do cartão Construcard Caixa e descubra os pontos mais importantes sobre ele com a ajuda do nosso blog.
VEJA TAMBÉM: Empréstimo ou Financiamento: Qual o Melhor? || Empréstimo na Caixa com nome sujo: Como conseguir?
O que é o Construcard Caixa?
O Cartão Construcard Caixa foi um produto oferecido pela Caixa Econômica Federal até 2021 para compra de materiais de construção em rede de lojas conveniadas em todo o Brasil.
Apesar do financiamento para construção no cartão Construcard ter chamado a atenção de milhares de interessados em realizar o sonho da casa nova, começaram a surgir problemas relacionados a clientes inadimplentes que não quitavam o crédito, deixando a instituição no prejuízo.
Por esse e outros motivos, a contratação do Contrucard Caixa ficou indisponível no site da instituição, sem prazo para retorno. Contudo, a Caixa ainda oferece outras possiblidades para quem deseja financiar a construção ou reforma da casa!
Construcard: como funciona?
A linha de crédito Construcard Caixa funcionava como um tipo de financiamento para construção, e reforma de um imóvel.
Logo, ele funcionava como um cartão de crédito de lojas parcerias da Caixa. Assim, o cliente tinha o prazo de alguns meses para realizar as compras necessárias de todo o material para sua reforma ou construção.
Então, após encerrar o prazo para compras ou utilização do crédito, a pessoa começava a quitar o financiamento no banco e o pagamento da parcela descontado diretamente da conta do cliente.
Por fim, para conceder o crédito, também era necessário realizar a alienação fudiciária, seja de imóvel, automóvel ou outras formas de dar ao banco uma garantia do empréstimo.
Quais são as vantagens e desvantagens?
Um grande ponto positivo do Cartão Construcard Caixa foi promover acesso a margem de crédito à milhares de famílias que tinham o sonho ter uma casa própria em boas condições. Assim, os clientes do cartão tinha maior prazo para pagar.
Contudo, o ponto negativo é que este produto financeiro está suspenso por tempo indeterminado.
Como fazer uma simulação do Construcard?
Mesmo com a suspensão do cartão Construcard Caixa, o site da instituição continua oferecendo outras alternativas para conseguir um financiamento habitacional, para construção ou reforma de residências.
Então, por meio do Simulador Caixa Habitacional é possível ter mais detalhes sobre prazos de pagamento do crédito e as condições. Para simular o crédito com a Caixa e contratar, basta seguir estes passos:
- Acesse o site da Caixa para utilizar o simulador de financiamento;
- Depois, apresente seus documentos em uma agência ou correspondente para que sejam analisados: Identificação (CPF regular e RG); Comprovante de renda atualizado; Certidão do Imóvel e outros;
- Após análise dos documentos, a Caixa deverá avaliar o imóvel e suas condições;
- Então, após a vistoria e em acordo, ocorrerá a contratação do financiamento, sendo necessário registrá-lo no cartório de imóveis.
- Por fim, é necessário organizar o orçamento para pagar as parcelas de acordo com os prazos estipulados.
Construcard: quem tem direito?
Na época em que o Construcard Caixa estava disponível era possível contratar ao ter uma conta na Caixa Econômica e ser maior de 18 anos. Além disso, precisava estar em dia com toda a documentação apresentada e ser aprovado na análise de crédito.
VEJA TAMBÉM: Cartão TelhaNorte: o que é, benefícios e como fazer!
Dúvidas frequentes sobre o assunto
Quais itens era possível comprar com o Construcard da Caixa?
Com o cartão Construcard Caixa era possível fazer compras de materiais básicos para construção, além de outros itens como: piscina, aquecedor e até sistema para geração de energia solar.
Posso quitar o saldo devedor do Construcard utilizando o FGTS?
O saldo do FGTS pode ser utilizado para ter o crédito habitacional da Caixa, caso tenha no mínimo três anos de trabalho com carteira assinada.
Contudo, o Construcard está com contratação suspensa.
Por que o Construcard foi suspenso?
Não localizamos nenhum pronunciamento oficial da Caixa Econômica Federal informando os motivos da suspensão do cartão Construcard e o financiamento para construção proporcionado.
Por isso, acredita-se que o motivo esteja relacionado à inadimplência e golpes relacionados à contratação deste crédito. Então, para evitar novos prejuízos a instituição determinou a suspensão por tempo indeterminado.
Vale a pena o Construcard da Caixa?
Se o seu objetivo é conseguir crédito para realizar a reforma da casa ou construção com rapidez, o Cartão Construcard Caixa não é a melhor opção para este momento. Afinal, o produto está indisponível no site da instituição.
Neste sentido, é possível buscar outras alternativas, como: Empréstimo e Financiamento da Caixa para conseguir crédito para imóvel.
Além disso, também é possível obter um empréstimo com FGTS da Caixa ou amortizar as parcelas do seu crédito com esse valor e outras possibilidades em instituições diferentes.
Em todo caso, vale a pena pesquisar e conhecer a condições oferecidas no mercado e fazer um bom planejamento financeiro pessoal para realizar todos os seus sonhos!
Compartilhe este conteúdo
Escrito por Jennifer Figueiredo Jornalista
Jornalista pela Universidade do Oeste Paulista, Analista de conteúdo e Redatora há 6 anos, apurando e escrevendo sobre educação, produtos e serviços financeiros.
- Redatora Web SEO sobre produtos e serviços financeiros;
- Analista de Conteúdo PL de Cartões de Crédito;
- Graduada em Comunicação Social: Jornalismo pela UNOESTE.