Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
epico
Não
semestral

Energia solar: o que é, quais os tipos, vantagens e desvantagens

Você sabe como aproveitar a radiação solar para economizar na conta de luz? Conheça as vantagens e saiba como essa fonte de energia limpa funciona.

Artigo escrito por Jennifer Figueiredo em 14 de Outubro de 2023

O Sol é uma fonte de luz e calor natural indispensável para a humanidade e, devido a esse potencial, já o utilizamos para obter energia solar.

Dessa forma, a tecnologia vem sendo desenvolvida e aprimorada para possibilitar que empresas e pessoas utilizem essa fonte de energia renovável que, além de ser limpa, nos ajuda a economizar dinheiro a longo prazo.

Então, para saber como isso é possível, como funciona e quais são os benefícios da energia solar, acompanhe os detalhes deste conteúdo!

O que é energia solar?

A energia solar, como o próprio nome aponta, é a energia que tem como fonte o Sol, obtida por meio de painéis fotovoltaicos ou heliotérmicos.

Comumente, relacionamos a energia proveniente da radiação do Sol com a produção de eletricidade para fins gerais e aquecimento da água.

Assim, a humanidade considera o Sol como uma das principais fontes de energia renovável, obtida sem emissão de gases poluentes, de forma limpa e eficaz para diferentes finalidades.

Tipos de energia solar

Para entender como funciona a energia solar é importante saber que os raios do Sol podem gerar dois tipos de energia, dependendo do seu sistema de captação.

Energia fotovoltaica

Esse tipo de energia significa a produção direta de energia elétrica por meio da radiação do sol.

Energia solar fotovoltaica
Energia Fotovoltaica

Primeiramente, para converter luz em energia, utiliza-se células fotovoltaicas formadas por material semicondutor, como o silício.

Então, ao expor as células à luz, parte dos elétrons desse material absorve fótons, que são as partículas de energia existentes nos raios solares.

Esses elétrons livres se movimentam pelo material semicondutor até um campo elétrico e logo, se transportam para fora das células de energia, gerando eletricidade.

Dessa forma, os painéis solares captam a energia solar fotovoltaica e transformam em corrente elétrica para ser utilizada nas casas, empresas e indústrias como alternativa para economizar energia.

Mas, apesar dessa tecnologia não exigir altos índices de radiação, o sistema fotovoltaico produz energia conforme o volume de nuvens. Portanto, quanto mais limpo e ensolarado o dia, mais energia irá gerar.

Energia heliotérmica

Esse tipo de energia é capaz de transformar a luz solar em calor, para promover o aquecimento de água.

Energia heliotérmica
Energia heliotérmica

Mas, para produzir esse tipo de energia solar, utiliza-se centenas de placas que refletem a luz em direção a um único ponto contendo um receptor com líquido.

Então, o líquido aquece e o calor resulta na produção de vapor. Logo, o vapor alimenta as turbinas da usina, responsáveis por gerar energia elétrica.

Em 2020, foi inaugurada a primeira usina da América Latina, localizada no deserto do Atacama, no Chile.

Já no Brasil, a primeira usina heliotérmica – ou termossolar – foi implantada no complexo de Porto Primavera, em Rosana (SP), na divisa entre os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, em março de 2022.

Energia térmica

Já nesta alternativa, aproveita-se da radiação do Sol para produzir tanto energia térmica quanto elétrica.

Energia térmica
Energia térmica

Dessa forma, as placas solares capturam a luz e calor do Sol, aquecendo o fluído nas tubulações. Logo, o líquido se move até o acumulador solar, aquecendo a água.

Assim, essa opção também é bastante utilizada nas residências para economizar energia no chuveiro, por exemplo. Para isso, os coletores são instalados em pontos mais expostos a luz, como no telhado.

Métodos de obtenção de energia solar

Existem dois métodos de produção de energia solar: o direto e o indireto, também chamados de passivo e ativo.

Direto

O sistema direto, como o fotovoltaico, possui apenas uma etapa para transformar a radiação solar em energia elétrica reutilizável pelas pessoas.

Dessa forma, a energia solar direta é captada por painéis compostos por silício, instalados em residências ou edifícios, para captar a luz do sol e transformá-la em eletricidade.

Indireto

Neste formato, são necessárias mais de uma etapa para gerar energia a partir da luz solar, como no caso da energia heliotérmica.

Devido a complexidade desse sistema, é mais comum observar esse método de obtenção de energia em usinas.

Benefícios da energia solar

O sol é uma fonte de energia renovável e inesgotável e, graças a isso, apresenta benefícios para o meio ambiente, economia e para seu bolso. Entenda a seguir!

Para o meio ambiente

A geração de energia solar é considera limpa para o meio ambiente, já que seu processo absorve a luz e calor do sol, sem emitir gases poluentes na atmosfera.

Porém, essa boa alternativa deve ser utilizada em conjunto com outras opções de produção de energia elétrica, já que sua capacidade de gerar eletricidade depende de fatores climáticos.

Para a economizar na conta de energia

Se você pensa em adquirir um aparelho para economizar energia, investir na instalação de painéis solares na sua residência ou prédio comercial pode ser uma boa alternativa.

Afinal, a conta de luz aumenta devido a escassez hídrica, e isso resulta em taxas elevadas para a população.

Portanto, quem utiliza algum tipo de energia solar, seja térmica, fotovoltaica ou até a claridade natural para iluminar os ambientes da casa, poderá poupar dinheiro a longo prazo.

Mobills: Finanças e Cartões

Avaliação Mobills
4.5 150
Avaliação Mobills
URL verificada
Plataforma Android, iOS e Web.
Funcionalidades Controle de contas, cartões planejamentos e objetivos.
Preço Menos de R$8,40 por mês para ter suas contas em dia.
Benefícios App com ótima usabilidade e Design.
URL verificada
  • Mais detalhes do Mobills
    • Conecte suas contas e cartões: Saiba para onde o seu dinheiro está indo com nossas integrações automáticas. Gerencie todos os seus gastos e evite o cheque especial, o empréstimo com maior taxa de juros do mercado;
    • Monte um planejamento financeiro: Faça orçamentos mensais e mantenha seus gastos sob controle. Defina alertas para evitar passar do seu limite de despesas;
    • Crie objetivos: Determine metas para alcançar os seus sonhos. Quer comprar uma casa, fazer uma viagem? Crie objetivos no app e realize os seus desejos.

Vantagens e desvantagens da energia solar

Apesar do lado bom de produzir e utilizar energia solar, pode haver alguns aspectos negativos que é importante estar ciente:

Vantagens da energia solar

  • O sol é uma fonte de energia renovável;
  • Produção de energia limpa, sem emissão de gases prejudiciais a saúde e ao efeito estufa;
  • Há milhares de locais com intensa radiação solar que serviriam para a instalação de usinas heliotérmicas;
  • Promove economia na conta de energia.

Desvantagens da energia solar

  • O processo de produção de placas fotovoltaicas é poluente ao meio ambiente, devido a mineração do silício;
  • A quantidade de energia produzida varia de acordo com o clima e temperatura do ambiente;
  • Requer um sistema de armazenamento mais eficiente;
  • Nas residências, é preciso alguns metros² de placas para que a produção de energia seja eficaz e o recurso pode ter um custo elevado.

Outras dúvidas frequentes sobre o assunto

Para que serve a energia solar?
Como o sol pode servir de fonte de energia?
Qual o potencial da energia solar?
Como a energia solar pode ser aproveitada?

Energia solar no Brasil e no mundo

O Brasil é um país de condições favoráveis à produção de energia fotovoltaica. Isso se deve à sua localização tropical, com alto índice de calor e luz solar.

Assim, já podemos notar os geradores de energia fotovoltaicas em residências, hotéis e outros locais, promovendo economia a milhares de brasileiros.

Além disso, em outros países como China, Japão, Alemanha e Estados Unidos, a tecnologia avança de forma promissora.

No entanto, esse tipo de produção ainda não representa uma alta porcentagem de toda a energia gerada em todo o mundo por meio de outros recursos menos ecológicos.

CONTINUE LENDO


Escrito por Jennifer Figueiredo Jornalista

Jornalista pela Universidade do Oeste Paulista, Analista de conteúdo e Redatora há 5 anos, apurando e escrevendo sobre educação, produtos e serviços financeiros.

  • Jornalista;
  • Analista de Conteúdo;
  • Redatora Web e SEO sobre produtos financeiros desde 2018.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


🤔 Tem dúvidas ou dicas? Comenta aqui, que nossos especialistas respondem!

Notifique-me de novos comentários via e-mail.

.
.