Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
cartao
isca
Não
semestral

Cartão Virtual Caixa TEM: Como usar e emitir? Confira o passo a passo!

O cartão virtual Caixa TEM é uma modalidade de cartão que a Caixa Econômica Federal disponibilizou para oferecer mais comodidade e segurança. Conheça!

Artigo escrito por Isabela Matsura em 10 de Outubro de 2022

O cartão virtual Caixa TEM, é uma ferramenta que um dos melhores bancos tradicionais do Brasil, oferece aos seus clientes para garantir mais comodidade e facilidade no uso do dinheiro.

Por isso, a ferramenta é gratuita, e está disponível para clientes de conta corrente, conta poupança, e beneficiários de programas sociais. Por exemplo, o Auxílio Emergencial.

Continue lendo o conteúdo a seguir e conheça tudo sobre o cartão virtual do banco Caixa Econômica Federal!

Caixa Econômica Federal

Avaliação Mobills
3.1 31
Avaliação Mobills
URL verificada
Tipo de banco Instituição Pública
Produtos Cartão de crédito e débito; Investimentos; Linhas de crédito.
Tipo de crédito Crédito Pessoal; Consignado; Habitação; Rural; Educação; etc.
Benefícios FGTS; Abono Salarial; INSS; Seguro-Desemprego; Programas Sociais, etc.
URL verificada
  • Como abrir sua conta
    Para solicitar a abertura de conta na Caixa Econômica Federal, é muito simples:

    1. Clique no botão ‘Abra sua conta'
    2. Localize e compareça à uma agência da CAIXA de sua preferência, apresentando a documentação listada:

    ​- CPF e RG
    – Comprovante de residência
    – Comprovante de matrícula (para a Conta Universitária)

    3. ​Na agência, preencha e assine os formulários de adesão;
    4. Receba o seu cartão e comece a movimentar sua conta, na hora.​
  • Mais informações
    • Prós
    • Movimentações ilimitadas:
    • Mais facilidade na aprovação de crédito, com a conta corrente;
    • Portabilidade de Salário com vantagens especiais;
    • Confecção de cadastro para início de relacionamento GRÁTIS.
    • Contras
    • A CAIXA não realiza abertura de Conta Corrente na CAIXA pela Internet ou telefone. Apenas nas agências físicas.

O que é o cartão virtual Caixa TEM?

O cartão virtual Caixa TEM é um cartão de débito virtual, ou seja, não é um cartão físico. Ele é muito útil para pessoas que desejam fazer compras on-line, mas não têm um cartão de crédito.

Podendo ser utilizado em lojas on-line e físicas, ele facilitou o uso do dinheiro do Auxílio Emergencial, recebido por muitos brasileiros devido à crise do Covid-19.

Com a bandeira Elo e totalmente gratuito (sem tarifas de manutenção e anuidade), o cartão virtual Caixa TEM foi o primeiro cartão no Brasil a possibilitar compras on-line no débito de forma totalmente segura.

Assim, pode ser usado em compras presenciais e pagamentos virtuais com o dinheiro dos benefícios depositados na conta Poupança Social Digital e dos clientes correntistas.

Como funciona o cartão de débito virtual da Caixa Econômica Federal

O cartão de débito virtual da Caixa funciona da mesma forma que um cartão físico. No entanto, o cliente não terá ele em mãos, mas sim armazenado no aplicativo do banco.

O número do cartão será formado por 16 dígitos, data de validade e código de segurança diferentes da versão física. Isso contribui para maior proteção dos dados, principalmente em compras on-line.

Com ele, pode realizar compras sem sair de casa e evitar clonagem do cartão. Além disso, o prazo de validade desse tipo de cartão é menor, o que permite cancelá-lo e emitir um novo sempre que preferir.

Sendo um cartão de débito, ao utilizar o cartão desconta-se o valor direto da conta. Por isso, não é possível fazer compras parceladas, e o limite é o saldo da conta no momento da compra.

Mas, apesar de ser totalmente gratuito, o cartão virtual Caixa TEM possui um limite de no máximo 10 transações por dia, e no valor de até R$1.000,00.

LEIA TAMBÉM: Cartão de crédito Caixa Tem: qual é o limite inicial?

Como emitir o cartão virtual Caixa TEM

Atualmente, a Caixa Econômica Federal libera 3 maneiras de emitir o cartão virtual Caixa TEM: pelo Internet Banking, pelo aplicativo Caixa e aplicativo Caixa TEM. 

Como fazer o cartão virtual Caixa TEM pelo Internet Banking e app Caixa

Para emitir o cartão de débito virtual da Caixa Econômica Federal pelo Internet Banking e pelo app Caixa, o processo é o mesmo.

Sendo assim, se você já é correntista da Caixa e e não abriu uma poupança digital usando o Caixa TEM, o procedimento será o seguinte:

  1. Acesse o Internet Banking Caixa ou App Caixa com seu login e senha;
  2. Role para a esquerda e acesse a segunda tela de abertura;
  3. Selecione o ícone “Cartões”;
  4. Na próxima tela, escolha a opção “Cartão de Débito Virtual”;
  5. Clique no botão “gerar”;
  6. Selecione a bandeira de cartão Elo e clique em continuar;
  7. Digite uma assinatura eletrônica de 6 dígitos para o cartão e clicar em “confirmar”;
  8. Visualize o número do cartão gerado, validade e código de segurança na tela.

Desse modo, já pode começar a utilizar os dados do cartão virtual Caixa TEM para fazer suas compras com maior segurança, sem ter que ir à agência sacar dinheiro ou ter um cartão de crédito.

Como fazer o cartão virtual Caixa TEM pelo app Caixa TEM

No caso dos clientes da Conta Poupança Social Digital ou Poupança Digital, é possível gerar o cartão pelo app Caixa TEM.

Assim, são liberados 2 cartões de débito virtuais na bandeira Elo: um para compras em e-commerce e outro em estabelecimentos físicos que tenham tecnologia QR Code.

  1. Acesse o app Caixa TEM com seu login e senha;
  2. Na tela inicial do app, toque em “Cartão de Débito Virtual”;
  3. De forma automática, o sistema irá mostrar o nome, número do cartão, validade e código de segurança;
  4. Logo ao lado da opção “código de segurança” haverá a opção “gerar”;
  5. O cartão fica válido por alguns minutos e para uma única compra.

Aplicativo CAIXA Tem

Avaliação Mobills
4.3 13
Avaliação Mobills
Baixe na sua loja de aplicativos
Plataforma Android e iOS
Funcionalidades Consultar saldo e extrato de contas; Pagar contas e boletos; Transferir valores, Fazer compras na oline com o Cartão de Débito Virtual.
Preço Download gratuito.
Benefícios Aplicativo simples de usar e intuitivo para acessar a todos os recursos sem complicações.
Baixe na sua loja de aplicativos

Vale lembrar que esse cartão terá um código de segurança dinâmico, que vale somente para uma compra. Dessa forma, é preciso repetir o procedimento e gerar um novo código a cada transação.

Como usar o cartão virtual Caixa TEM nas compras on-line?

A primeira coisa a ser feita se quiser fazer uma compra on-line com o cartão virtual Caixa TEM, é verificar se a loja ou supermercado aceita o cartão de débito como forma de pagamento.

Isso é necessário, porque as compras on-line de um modo geral sempre puderam ser feitas apenas pelo cartão de crédito. Mas, o cartão da Caixa virtual, permite que sejam feitas compras em sites e apps.

Caso o estabelecimento aceite esse meio de pagamento, o processo da compra é o convencional. Basta no ato do pagamento, inserir os dados do cartão de débito, que viu ao emitir o cartão.

Para finalizar a compra, portanto, insira os dados do cartão nos campos corretos conforme a loja on-line orientar, como: nome do titular do cartão, número do cartão e CVV.

Dessa maneira, também é possível pagar boletos e outros serviços, como recargas de celular por meio do cartão virtual. Além disso, a Caixa possui parceria direta com algumas redes de supermercado.

Onde é possível comprar com o cartão virtual?

Alguns dos sites que aceitam o cartão virtual do Caixa Tem são escolhas de muitos brasileiros, de modo geral. Assim, você não terá muita dificuldade em achar lojas que aceitem um cartão de débito.

Exemplos desses estabelecimentos, são: Pernambucanas, Submarino, Magalu, Americanas, Casas Bahia, Ponto Frio, Drogaria Pague Menos, Claro, Tim, Vivo, Oi, McDonalds, Burger King, entre outras.

Ademais, a Caixa tem parceria direta com algumas redes de supermercado, como o Carrefour, Extra, Pão de Açúcar e Assaí.

Como usar o cartão virtual Caixa TEM nas compras presenciais?

A Caixa também oferece outra possibilidade de pagamento, para evitar a ida em agências bancárias. Por isso, os titulares do cartão virtual Caixa TEM podem realizar compras por meio do QR Code.

Para utilizá-lo, basta aproximar a câmera do celular ao quadradinho do código de barras. A funcionalidade já está em mais de 3 milhões de estabelecimentos, como supermercados e farmácias.

Você precisa, então, entrar no seu app Caixa Tem e selecionar a opção “pagar na maquininha”. Depois disso, basta apontar a câmera do seu celular para o código que foi gerado pelo vendedor.

Desse modo, a venda será efetuada e o dinheiro será debitado da sua conta!

Vale a pena fazer o Cartão Virtual Caixa TEM?

O cartão de débito virtual do Caixa TEM é uma opção que a instituição oferece para garantir maior segurança, principalmente em compras on-line.

Por ter sempre um novo código de segurança, é muito mais difícil de ter fraude ou clonagem do cartão, e, além disso, é possível bloqueá-lo facilmente caso necessite.

Por isso, para pessoas que não se sentem à vontade em fazer compras on-line em um cartão de débito normal e não possuem um cartão de crédito, esse cartão virtual vale muito a pena!

Mas, se desejar um cartão de crédito, existem muitos cartões fáceis de aprovar, até mesmo para quem está negativo e tem o nome no SPC e Serasa.

CONTINUE LENDO


Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo

Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.