Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
semestral

Open Finance é o novo Open Banking? Entenda como esses conceitos impactam sua vida!

Open Finance nada mais é do que o novo nome dado ao Open Banking. Saiba mais sobre o assunto!

Artigo escrito por Marcos Vitor em 19 de Setembro de 2023

O Open Finance é uma evolução do Open Banking. Caso você ainda não saiba, o sistema bancário brasileiro está em constante desenvolvimento. Isso pode ser visto pela velocidade e o baixo custo das transações financeiras.

Contudo, esse sistema que já era bom ficou ainda melhor com o Open Finance. Neste artigo, você vai entender tudo sobre essa novidade. Então, vamos nessa?

LEIA TAMBÉM: Conheça os melhores bancos digitais para abrir conta no Brasil

O que é Open Finance?

O Open Finance nada mais é do que o novo nome dado ao Open Banking sendo, na prática, uma evolução deste.

Essa evolução se dá pela inclusão de outras instituições, além dos bancos, nessa dinâmica de compartilhamento de dados dos clientes.

Segundo Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, esse novo sistema é muito mais amplo, pois inclui um conjunto diversificado de produtos e serviços, como seguros, investimentos e previdência complementar.

Portanto, caso você autorize, essas instituições também poderão ter acesso ao seu histórico no sistema bancário. Desse modo, você poderá ter acesso a uma gama maior de produtos financeiros e mais de acordo com seu perfil. E o melhor, não há cobrança de taxas ou custos adicionais para o consumidor.

VEJA TAMBÉM: Open Finance vale a pena? Veja 3 vantagens para consumidores!

Open Banking e Open Finance: quais são as diferenças?

O Open Banking (Banco Aberto) é a possibilidade de clientes das instituições bancárias permitirem o compartilhamento de suas informações entre outras instituições autorizadas pelo Banco Central.

Dessa forma, os bancos poderão fazer ofertas de produtos e serviços que são adequadas ao seu perfil mesmo que você não tenha conta nesses bancos.

Com isso, o Banco Central espera que haja mais competição no setor, melhores oportunidades para os consumidores e mais dinamismo no mercado financeiro.

Ademais, esse sistema vai gerar mais transparência entre as instituições, novos modelos de negócios podem surgir e o cliente vai ter maior controle sobre suas finanças.

A grande diferença entre esses dois sistemas é que o Open Banking foi substituído pelo Open Finance que inclui mais instituições além dos bancos.

Então, essa mudança significa um desenvolvimento do sistema anterior e a otimização das vantagens deste.

Entenda a diferença entre Open Banking e Open Finance

O Open Finance é seguro?

O Open Finance é muito seguro, pois as instituições deverão assegurar os dados mediante consentimento, autenticação e confirmação do cliente. Acresce-se que:

  • O cliente tem o controle total dos seus dados;
  • Todo o processo ocorre num ambiente 100% online, com diversas camadas de segurança, com autenticação do consumidor e das instituições participantes;
  • Somente instituições autorizadas participam;
  • Regras de segurança cibernética precisam ser cumpridas;
  • Há normas também para responsabilização das instituições e de seus dirigentes;
  • O compartilhamento dos dados atende o estabelecido na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
  • O Banco Central supervisiona todo o processo.

Nesse sentido, as companhias só poderão compartilhar os dados dos clientes após as seguintes etapas: consentimento, autenticação e confirmação.

Fases do Open Finance

O processo de compartilhamento de dados do Open Finance aconteceu em quatro fases:

Fase 1: Iniciou em 01/02/2021

Nessa etapa, os dados das próprias instituições financeiras foram compartilhados, contendo informações sobre canais atendimento, produtos e serviços.

Aqui, somente foi obrigatória a participação das maiores instituições financeiras classificadas pelo Banco Central.

Fase 2: Iniciou em 15/07/2021

Nessa fase, aconteceu o compartilhamento dos dados cadastrais e informações de contas bancárias dos clientes.

Contudo, as instituições que optaram por entrar na Fase 2 ficaram obrigadas a participar de todo o processo.

Fase 3: Iniciou em 30/08/2021

A partir dessa etapa, o cliente já pode solicitar uma autorização de pagamento e encaminhamento de proposta de negociação de crédito.

Aqui, participaram obrigatoriamente todas as instituições detentoras de contas, transações de pagamentos, entre outras.

Fase 4: Iniciou em 15/12/2021

Por fim, outros dados puderam ser compartilhados, como operações de câmbio, investimentos, seguros e conta-salário.

VEJA TAMBÉM: Conheça o melhor de seguro de vida para contratar

PIX e Open Finance: Qual a relação?

Enquanto o PIX permite que você faça transações entre vários bancos rapidamente e a qualquer hora do dia, o Open Finance permite o compartilhamento de dados entre as empresas.

A evolução do sistema bancário brasileiro

O sistema bancário brasileiro é um dos mais desenvolvidos do mundo. Além da tecnologia PIX, nós temos a portabilidade de salário, o SandBox e, agora, o Open Finance.

Dessa forma, esse é mais um passo em direção à transparência, competição e maiores oportunidades para nós. Veja nossos outros conteúdos sobre finanças e investimentos, no nosso Blog e no canal do Mobills no YouTube.

Open Finance vale a pena?

O Open Finance é uma excelente ferramenta para unificar os seus dados financeiros de diversas instituições financeiras em um único local.

Além disso, essa fusão também permitirá que o banco ofereça produtos e serviços que vão de acordo com o seu perfil, facilitando toda a busca e pesquisa.

Contudo, por ser uma tecnologia recente, por menores que sejam, ainda existem alguns riscos de segurança. Por isso, é importante prestar bastante atenção no processo para descobrir se a ferramenta será uma boa opção para você.

VEJA TAMBÉM Open Banking Nubank: Como funciona e para o que serve



Escrito por Marcos Vitor Especialista em Investimentos

Marcos Vitor é consultor financeiro, economista (UFC), analista CNPI (APIMEC), especialista em investimentos (ANBIMA) e acredita no poder da educação financeira para transformar vidas.

  • Consultor financeiro
  • Economista (UFC)
  • Analista CNPI (n° 3772)
  • Especialista em Investimentos Anbima (CEA)
  • Criptomoedas (NovaDAX)

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


🤔 Tem dúvidas ou dicas? Comenta aqui, que nossos especialistas respondem!

Notifique-me de novos comentários via e-mail.

6 comentários publicados nesse artigo
    01/10/2021 às 14:03

    quero limpar o meu nome

      04/10/2021 às 15:09

      Olá, Adila. O ideal é que você faça um levantamento das suas dívidas para que seja possível fazer um planejamento para quitá-las. Além disso, busque priorizar aquelas com juros maiores. Por fim, tente economizar e ganhar mais para fazer sobrar o dinheiro necessário para quitar suas dívidas. Depois de quitadas, tente fazer uma reeducação financeira para que você não contraia dívidas novamente.

    12/08/2021 às 18:18

    Qual evolução podemos esperar no mobills com a chegada do open finance? Hoje temos integração com a NuBank, mas no meu caso não é o suficiente, levando em consideração que minha movimentação maior é com a Bradesco. Outro ponto seria: chegará um dia em que poderemos dar comandos de pagamento pelo Mobills?

      12/08/2021 às 19:21

      Ótima pergunta, Milton. Nós acabamos de lançar a integração bancária com o Itáu e a tendência é que venham outras em breve. Nós temos uma equipe focada exclusivamente nisso que trabalha incansavelmente para facilitar a vida dos usuários. E sobre usar o Mobills como plataforma de pagamentos, é uma possibilidade. Espero que seja possível no futuro.

    14/07/2021 às 21:01

    Exemplo. Voce tem cheque especial no banco x e o banco y tem um cheque especial mais barato. Assim voce contrata o cheque especial do banco y sem com a conta no banco x. A troca de dados permite isso sem ter de abrir a conta no banco y..

      15/07/2021 às 08:38

      Exatamente, Daniel. Dessa forma, o Open Finance nos permitirá conhecer mais oportunidades, seja de crédito, de financiamento ou de investimento.

.
.