Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Sim
anual

Open Finance vale a pena? Veja 3 vantagens para consumidores!

Em parceria com a Mobills, nosso parceiro Belvo apresenta uma série de conteúdos especiais sobre Open Finance. Confira, neste post, as vantagens desse modelo de compartilhamento de dados!

Artigo escrito por Parcerias Mobills em 09 de Agosto de 2022

Você talvez já tenha ouvido falar em Open Finance na imprensa, ou recebeu um convite do seu banco para compartilhar seus dados neste modelo. Mas, afinal, o que exatamente é este modelo? O Open Finance vale a pena? E, o mais importante: por que você deveria dividir seus dados?

O modelo Open Banking, já estabelecido em países como o Reino Unido, tem como premissa principal fazer com que os consumidores se tornem proprietários de seus dados financeiros.

Ou seja, o poder está com você na hora de decidir quais dados compartilha com quais instituições e por quanto tempo. 

Com acesso a estas informações, bancos e outras instituições do setor financeiro, como gerenciadores de finanças pessoais, podem oferecer soluções mais adequadas para clientes e clientes potenciais, aumentando a concorrência no mercado e aprimorando a qualidade de seus produtos. 

No Brasil, o modelo Open Finance está sendo implementado sob diretrizes do Banco Central.

O órgão já possui regulamentação oficial a respeito de como instituições financeiras deverão se preparar tecnologicamente para transmitir e acessar esses dados com segurança, oferecendo uma boa experiência para seus clientes e potencializando inovações no mercado financeiro.

Quer entender mais sobre o assunto? Conheça os principais benefícios do Open Finance.

Os 3 principais benefícios do Open Finance

Quer saber se o Open Finance vale a pena? Entenda a seguir as suas vantagens para os consumidores brasileiros:

1. Maior acesso ao crédito

Dados de 2021 do Instituto Locomotiva apontam que 34 milhões de brasileiros ainda não têm acesso a bancos.

Para essas pessoas, assim como para muitos que já estão bancarizados mas não possuem histórico de crédito ou atividade relevante em suas contas, o acesso a empréstimos e financiamentos de diversos tipos é nulo ou restrito a ofertas pouco atrativas.

Com o acesso a dados do Open Finance, através de fontes que vão de contas bancárias a aplicativos de gig economy, como uber e rappi, e, com o avanço do modelo, até a histórico de pagamento de boletos e contas da casa, bancos e instituições financeiras poderão identificar bons pagadores até então pouco visíveis, e ampliar o acesso ao crédito com ofertas adequadas, ou até personalizadas.

Além das ofertas de crédito se tornarem mais inclusivas, elas ficam também mais rápidas e seguras.

  • Conectar os dados de Open Finance permite que o consumidor não tenha que digitar manualmente suas informações, escanear diversos documentos;
  • Permite ao consumidor resgatar dados antigos que já podem ter se perdido: uma conexão simples já dá à instituição o acesso a tudo que precisa, permitindo que as ofertas sejam feitas de forma mais rápida;
  • Ainda, o risco de crédito para quem empresta diminui: verificar dados se torna mais fácil, e o acesso a mais informações permite a tomada de decisões mais assertiva.

Esta vantagem não se limita apenas ao crédito para pessoas físicas: compartilhar dados do Open Finance vale a pena também para pequenas e médias empresas.

Historicamente negligenciadas em relação a financiamento, estes empresários também poderão ter acesso a novas possibilidades de empréstimos e modalidades mais adequadas para crescer seus negócios.

2. Gerenciamento de finanças pessoais

Chega de planilhas manuais: cada vez mais brasileiros estão aderindo a aplicativos de gerenciamento de finanças pessoais para estruturar seu orçamento, ajustar despesas e planejar investimentos futuros.

Com o Open Finance, usuários podem consentir com o compartilhamento de seus dados diretamente para estes aplicativos, que os acessam de forma segura em modo leitura e permitem que o consumidor tenha acesso a todas as suas contas em um só lugar, de maneira automática e completa.

Com o avanço do modelo, dados de fontes como investimentos e seguros também podem fazer parte desta integração. 

Ainda, os dados de Open Finance são fundamentais para alimentar avanços tecnológicos no setor de gerenciamento de finanças pessoais.

Se torna possível aplicar, por exemplo, modelos de ciência de dados e inteligência artificial para fazer sugestões personalizadas aos clientes com base em um conhecimento mais completo de suas atividades. 

Este conhecimento também permite que o gerenciador consiga oferecer outros produtos financeiros de interesse do usuário, como o acesso a crédito, diretamente pela plataforma, facilitando que o cliente encontre as soluções que precisa em um só lugar.

3. Novas modalidades de pagamento

Outra novidade interessante do Open Finance para a vida do consumidor final é a iniciação de transação de pagamentos.

Neste modelo, empresas como e-commerces, serviços de assinatura, redes sociais, entre outros, poderão implementar serviço de pagamentos em suas próprias plataformas através de conexões diretas com a conta bancária do usuário, de acordo com o consentimento expresso do cliente.

A iniciação de pagamentos com o Pix significará, por exemplo, menos dependência do cartão de crédito, menor risco de fraudes para cliente e lojista e mais rapidez na hora de pagar.

Em vez de precisar copiar um código pix a partir do aplicativo de e-commerce, acessar o aplicativo do banco, digitar uma senha, colar o código, digitar outra senha e só depois poder voltar ao espaço original da compra, o cliente poderá simplesmente logar uma vez com suas credenciais e autorizar diretamente o pagamento do valor.

Além da praticidade, este modelo é interessante tanto para o cliente final quanto para o lojista do ponto de vista da segurança, já que operações com cartão de crédito representam hoje um desafio significativo em termos de prevenção de golpes.

A saber, apenas em 2021, o Brasil registrou R$ 5,8 bi em tentativas de fraude, de acordo com relatório Clearsale.

Com a autenticação bancária, os riscos diminuem para consumidores,  varejistas e bancos, ajudando a prevenir perdas em todos os lados da transação.

Veja também: Como manter o cartão de crédito seguro e evitar fraudes? Aprenda! || O que é Open Finance e como ele pode ajudar sua vida financeira

Quem é o parceiro Mobills?

Em parceria com a Mobills, nosso parceiro Belvo apresenta uma série de conteúdos especiais sobre Open Finance, o novo modelo de compartilhamento de dados financeiros que irá facilitar a vida do consumidor brasileiro e potencializar novos produtos no setor.

Belvo

Quer conhecer mais sobre a Belvo? Acesse o site da empresa.

Quer conhecer mais sobre a Belvo? Acesse o site da empresa.

URL verificada

O gerenciamento de finanças pessoais está ainda mais poderoso graças à parceria de plataformas como a Mobills com a Belvo.

Com o Open Finance, conseguimos a consolidar seus dados financeiros de forma mais completa e ajudar nossos clientes a tomar melhores decisões.

Aproveite esta série de conteúdos e saiba como os dados de Open Finance podem ajudar a sua vida financeira.

Conectando suas contas através da Belvo, você transmite seus dados com segurança para ter uma visão completa de sua vida financeira e acessar novas ofertas.

Continue lendo



Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.