Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Cálculo de Rescisão Trabalhista – CLT

Calcule agora os valores da rescisão de contrato de trabalho com FGTS e multa. Faça o cálculo do seu acerto demissional exato e online!

R$

Precisa calcular a rescisão do seu contrato de trabalho, mas não sabe como fazer? Usando a nossa calculadora, você vai saber o valor exato que tem para receber.

Por isso, o nosso time de desenvolvimento e conteúdo criou uma forma de realizar o cálculo exato da rescisão, que vai te ajudar no cálculo trabalhista em poucos segundos.

Se você foi demitido ou pediu demissão, saber o valor recebido na rescisão é de grande ajuda nesse momento de transição de trabalho. Ainda mais quando o trabalhador recebe também o FGTS.

Veja, a seguir, como fazer o cálculo de rescisão de maneira correta utilizando a nossa calculadora trabalhista!

Como utilizar a calculadora de rescisão da Mobills?

Muitas pessoas, por pedirem demissão ou serem demitidas, querem saber como fazer o cálculo de rescisão trabalhista, no regime CLT.

Afinal, o recebimento desse dinheiro pode fazer uma grande diferença no momento da incerteza financeira e do desemprego.

Por isso, para calcular a rescisão com FGTS em nossa calculadora de rescisão, reproduza este passo a passo:

  1. Insira o valor do seu salário bruto;
  2. Em seguida, informe sua data de contratação;
  3. Informe também a data de demissão da empresa;
  4. A seguir, informe o motivo da saída;
  5. Selecione qual a situação do aviso prévio;
  6. Adicione o número de dependentes, caso tenha;
  7. Insira o saldo da conta no FGTS;
  8. Para finalizar, digite os dias de férias vencidos;
  9. Clique em “Calcular” e veja o resultado.
Se preferir, assista ao vídeo para aprender como fazer o cálculo de rescisão trabalhista na calculadora da Mobills

Agora que já sabe como utilizar o nosso simulador de rescisão, conheça a teoria por trás desse cálculo!

Como funciona a rescisão de contrato de trabalho?

A rescisão de contrato consiste na formalização do término do vínculo empregatício. No entanto, essa quebra da relação de trabalho pode ocorrer por vontade do colaborador ou da própria empresa.

O processo requer cuidados do departamento pessoal, pois é necessário que se cumpra alguns procedimentos determinados pela lei.

Existem vários tipos de contratos de trabalho no setor privado. Dessa forma, cada caso possui uma série de regras e leis específicas.

Contudo, seguro-desemprego, férias proporcionais, liberação do FGTS e aviso prévio são alguns dos pontos que devem ser considerados no cálculo das verbas rescisórias.

Além disso, a rescisão contratual é oficializada com a assinatura do Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho, mas nem sempre é fácil entender os detalhes deste processo.

Como realizar o cálculo de rescisão com FGTS e multa?

O prazo de pagamento da rescisão do contrato depende da forma e do tipo de rescisão do aviso prévio.

Sendo assim, o empregador deve realizar o cálculo de rescisão trabalhista para pagar o que for de direito do trabalhador.

Contudo, é preciso acertar também os descontos devidos. Por isso, ela gera um cálculo de acerto financeiro, com valores relativos ao tempo já trabalhado, os descontos legais e os reembolsos de adiantamentos feitos.

Levando em conta a demissão sem justa causa, por parte do empregador, a base para os cálculos trabalhistas, para que haja um cálculo exato de rescisão, está no salário bruto. Isto é, sem descontos previdenciários e de renda.

Como é calculada a rescisão sem cumprimento de aviso prévio?

Caso o aviso prévio não seja cumprido pela empresa, o valor de 30 dias de salário será adicionado à rescisão.

É necessário, ainda, adicionar também para o cálculo de rescisão exato:

  • Valor dos dias trabalhados no mês;
  • Eventuais valores de férias vencidas ou proporcionais;
  • O valor equivalente a 40% do saldo do FGTS;
  • Proporcional do 13º salário;
  • Adicionais devidos, como insalubridade e horas extras em período noturno para os casos específicos.

VEJA TAMBÉM: Consultar o FGTS pelo CPF: Confira o Passo a Passo Online!

Quem tem direito a receber rescisão de contrato de trabalho (CLT)?

Tem direito a receber a rescisão de contrato de trabalho os trabalhadores que se encaixam nas seguintes situações demissionais:

  • Sem justa causa: de iniciativa por parte do empregador, onde o contratante não tem mais interesse na prestação de serviços do funcionário. A empresa precisa comunicar previamente sobre a decisão;
  • Por justa causa por parte da empresa: quando o empregado comete um ato faltoso (artigo 482 da CLT), de tamanha gravidade, que se justifica o rompimento do contrato de trabalho sem a obrigação de pagamento de alguns títulos, como Fundo de Garantia, aviso prévio e férias proporcionais;
  • Por justa causa por parte do profissional: se dá geralmente quando a companhia não cumpre os termos assinados no contrato ou sobrecarrega o trabalhador. Este tipo de rescisão do contrato de trabalho também acontece quando um funcionário corre risco de vida na profissão ou sofre algum tipo de dano moral;
  • Por culpa recíproca: quando ambas as partes cometem, ao mesmo tempo, faltas que constituem justa causa para a rescisão – descumprem algum dever ou alguma obrigação legal ou contratual que lhe são inerentes.

Dessa forma, se você se enquadra em uma dessas situações de demissão, é de extrema importância que saiba fazer o cálculo de rescisão do contrato de trabalho, para que esteja ciente dos seus direitos.

Qual o prazo para a rescisão de contrato ser paga?

Segundo a reforma trabalhista de 2017, o empregador tem como dever quitar os débitos referentes a rescisão do contrato de trabalho até 10 dias após o encerramento do contrato.

Contudo, caso a empresa não realize o pagamento na data correta, deverá pagar uma multa para o empregado que, em regra, deve corresponder ao valor integral do salário.

Dúvidas frequentes sobre esse acerto trabalhista

O que é o Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho?

Quais direitos eu tenho se pedir demissão?

Como funciona o aviso prévio?

Quando cumprir o aviso prévio?

O que é demissão por justa causa?

Quais os direitos da demissão por justa causa?

Quais os direitos se foi demitido sem justa causa?

Há rescisão contratual durante o regime de experiência?

Como ganhar dinheiro após a rescisão de contrato?

Quando cabe uma rescisão contratual?

Como calcular rescisão de maneira exata?

O que é rescisão de trabalho indireta

O que pode gerar rescisão indireta?

Leia também: Cálculo de Férias Proporcionais Online

Compartilhe este conteúdo


21 comentários publicados nesse artigo
    17/02/2022 às 15:49

    Boa tarde, esse valor “Total depositado durante período empregatício” está correto na soma dos valores a receber? Ou seria somente uma forma da calculadora de vocês realizar o cálculo total.

    Faço essa pergunta, pois, em todo lugar que procuro diz somente que receberá o “Saldo do FGTS + Multa de 40%”, lembrando que sim, realizei saques emergenciais quando disponíveis.

    Aguardo contato, obrigado!

      22/02/2022 às 10:03

      Oi, Lucas! Nossa calculadora faz uma previsão do valor a receber com base nas informações que adicionou. Contudo, como alguns fatores interferem, como esses saques emergenciais, o valor real pode ser outro.

    31/12/2021 às 13:23

    Tenho uma dúvida, optei pelo saque aniversário esse ano, já solicitei a alteração para o saque rescisão, sei que pela regra tenho que esperar 24 meses e em caso de demissão sem justa causa só tenho direito aos 40% de multa do Fgts, mas e em caso de comum acordo? teria acesso ao valor total do FGTS?

      10/01/2022 às 21:34

      Olá, Francielle. Espero que esteja bem =) Em caso de acordo, você tem direito ao saque de 80% do FGTS.

    30/12/2021 às 20:42

    Tenho uma duvida, optei pelo saque aniversário, já alterei para o saque rescisão mas tenho que esperar 24 meses conforme a regra, em caso de demissão em comum acordo, consigo sacar os 80% do FGTS?

      10/01/2022 às 21:33

      Oi, Francielle! Tudo bem? Em caso de acordo você só tem direito ao saque de 80% do FGTS.

    28/12/2021 às 17:40

    Minha dúvida é fui mandada embora antes de acabar experiência e meu aviso prévio em prazo de experiência então não tenho direito de receber nada do aviso

      10/01/2022 às 21:34

      Oi, Alcione! Tudo bem? Demissão dentro do período de experiência não tem aviso prévio.

    11/12/2021 às 09:02

    Ola no meu caso tivemos a parada na pandemia onde a empresa fez acordo com governo pagando assim somente 40% do salario, e alguns dias em acaso…porem agora eles querem descontar estes dias e de acordo com a lei isto?

      11/12/2021 às 09:04

      Ops escrevi …neste caso os alguns destes dias ficamos em casa pois a lei dizia que a fabrica em si nao poderia rodar com 100 por centos dos funcionários.

      16/12/2021 às 10:32

      Olá, Erickson. É preciso verificar sobre esse acordo. Porque se foi o acordo de suspensão de contrato ou redução de jornada que está na MP 1045/2021, esses acordos devem ser enviados ao sindicato da categoria. E dentro da MP informa exatamente os percentuais de redução salário e jornada, que são 25%, 50% 70%. E isso limitado a 120 dias. Pode ser que esse acordo que a empresa tenha feito com você seja também banco de horas.

    10/12/2021 às 12:48

    Se a demissão for por acordo comum, eu recebo o seguro desemprego?

      16/12/2021 às 10:34

      Olá, Maria. Não tem direito ao seguro.

    08/12/2021 às 12:18

    Fiz um acordo pra sair da empresa,e o patrão tirou os 40% pra ele ,mas nO entendo de onde ele tira os 40%

      10/12/2021 às 10:48

      Olá, Ana. Não sabemos qual foi o acordo. Contudo, o acordo previsto por lei (após a reforma trabalhista) é que, quando o empregado pede para sair e pede acordo com a empresa, o que tem direito é metade da multa de 40% em cima do saldo do FGTS e metade do aviso prévio indenizado. E só poderá movimentar 80% do saldo do FGTS. Além disso, não terá direito a seguro desemprego.

    22/11/2021 às 22:11

    Quebra de contrato nas regras estabelecidas na pandemia. Como funciona a estabilidade?

      23/11/2021 às 09:53

      Olá, Sandro. Que tipo de estabilidade você está falando?

    06/11/2021 às 13:50

    A empresa precisa renovar o contrato após os primeiro 45 dias? Pq quando deu os outros 45 me demitiram e fizeram os cálculos como eu estava ainda na experiência esta certo?

      09/11/2021 às 10:07

      Olá, Juliana. A empresa não tem a obrigação de renovar o período de experiência por mais 45 dias, mas pode fazê-lo. De todo modo, ao término do período de experiência, ela pode reincidir o contrato.

    30/10/2021 às 15:46

    ola. fiz o calculo de rescisao mas nao entendi o seguinte. coloquei o meu saldo de fgts e foi feito o calculo ,porem consta no calculo o valor do saldo do fgts que coloquei e apareceu a seguinte mensagem’ Total depositado durante período empregatício’. o que quer dizer…

      01/11/2021 às 10:15

      Olá, Frantisek. O total do saldo pelo período empregatício foi o que a empresa depositou, sem correção de juros nem nenhum outro desconto.

.