Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Validade de passaporte infantil: Descubra o prazo do documento!

Evite imprevistos e saiba a previsão de vencimento de passaportes para pessoas de até 18 anos de idade.

Artigo escrito por Equipe Mobills em 19 de Setembro de 2023

Crianças podem tirar passaporte? Sim! Mas a pergunta que não quer calar é qual é a validade de um passaporte infantil. Será que é a mesma dos demais ou tem diferença?

Muitas pessoas pensam que a validade de um passaporte para crianças é a mesma do de adultos, e nem se dão conta de que ele pode estar vencido. Assim, pode até comprometer uma viagem.

Para não passar por apertos, saiba quando tempo dura a validade depois de tirar o passaporte infantil lendo o conteúdo a seguir.

Qual é a validade do passaporte infantil?

Como pôde ver, a validade máxima de um passaporte infantil depende da idade do titular na data do atendimento da solicitação.

Veja a seguir a validade por idade, que é a mesma para os passaportes comuns e em caráter de urgência:

Idade do titularValidade
0 a 1 ano incompleto1 ano
1 ano completo a 2 anos incompletos2 anos
2 anos completos a 3 anos incompletos3 anos
3 anos completos a 4 anos incompletos4 anos
4 anos completos a 18 anos incompletos5 anos
18 anos completos ou mais10 anos
Validade do passaporte infantil.

Qual é a validade de um passaporte?

Até 2015, a validade de um passaporte comum, para maiores de 18 anos, era de 5 anos. Mas, de lá para cá, o prazo para renovar o passaporte aumentou e passou a ser de 10 anos, de acordo com o próprio Governo Federal.

No entanto, ela pode variar conforme a idade do titular e da condição dele. Por exemplo, um passaporte de emergência tem validade máxima de um ano, independente da idade. 

Outro tipo de passaporte é o passaporte de estrangeiro e o passaporte do tipo “Laissez-Passer”, que ambos possuem validade máxima de 2 anos.

A validade do passaporte infantil, entretanto, não é a mesma para todas as crianças e adolescentes, visto que ela varia conforme a idade.

Quando começa a contar a validade de um passaporte?

A validade do seu passaporte começa a contar quando for finalizado o atendimento presencial da sua solicitação. Ou seja, quando todos os documentos forem conferidos e a foto e digitais coletadas.

Vale destacar ainda, que a validade é improrrogável. Assim, não é possível aumentar ela e vale o prazo que consta na tabela acima.

De acordo com o Governo federal, geralmente com cerca de 8 meses para vencer o passaporte é enviada uma mensagem de alerta para o e-mail do titular informado no ato da solicitação. 

Dessa forma, ele tem tempo de solicitar um novo, principalmente se tiver uma viagem à vista. Além disso, solicitar um novo passaporte é opcional e você não é obrigado a pedir se não quiser.

Mas, sem o documento o cidadão não consegue fazer uma viagem para o exterior além do Mercosul. Portanto, se viagens internacionais estão em seus planos, verifique sempre a data de vencimento.

Esteja atento a validade de todos os passaportes, mas, principalmente o do passaporte infantil, visto que varia conforme a idade da criança e por isso é mais fácil de se perder no tempo.

Como se preparar para a sua viagem

Ao se preparar para uma viagem internacional, além de verificar a validade do seu passaporte, observe também:

  • Documentos obrigatórios para você e sua família
  • Necessidade de vacinas
  • Remédios recomendados para crianças
  • Cotação do câmbio
  • Seguro viagem
  • Planejamento financeiro
  • Chip de dados para o celular
  • Hábitos locais a serem respeitados
  • Temperatura média no mês da viagem

Para viajar garantir maior segurança e se preparar para imprevistos quando estiver em outro país, o ideal é contar com um seguro viagem que cubra despesas emergenciais. Algumas sugestões de seguros são:

Allianz Travel – Seguro Viagem

Conte com uma equipe especializada, pronta para te ajudar a qualquer hora, em qualquer lugar do mundo e viaje tranquilo.

Conte com uma equipe especializada, pronta para te ajudar a qualquer hora, em qualquer lugar do mundo e viaje tranquilo.

URL verificada

Compara Seguros

Conheça o Seguro Viagem ideal para você!

Conheça o Seguro Viagem ideal para você!

URL verificada

Além disso, assegurar o acesso fácil ao seu dinheiro por meio de uma conta global pode ser de grande ajuda na hora de realizar pagamentos e baratear suas compras.

E uma boa opção para evitar surpresas no câmbio e economizar é a conta-corrente americana da Nomad.

Nomad: Suas Finanças em Dólar

A Nomad é tudo o que você precisa para ter uma vida financeira global em um único app ▪ Economize no câmbio com dólar comercial ▪ Cartão de débito internacional ▪ Transfira para contas nos EUA e receba pagamentos de qualquer lugar do mundo e muito mais!

A Nomad é tudo o que você precisa para ter uma vida financeira global em um único app ▪ Economize no câmbio com dólar comercial ▪ Cartão de débito internacional ▪ Transfira para contas nos EUA e receba pagamentos de qualquer lugar do mundo e muito mais!

URL verificada

Planeje-se com antecedência

Planejar-se com antecedência é a dica de ouro para quem deseja economizar, principalmente em relação às passagens para o seu destino.

Quanto antes você começar, mais tempo terá para aproveitar as promoções das principais empresas de passagens, como a MaxMilhas e a Gol, e poderá otimizar o seu roteiro.

Encontre passagens aéreas com desconto!

Venda de milhas, passagens aéreas e pacotes de viagens

Venda de milhas, passagens aéreas e pacotes de viagens

URL verificada

Clube de fidelidade da GOL

Compra de milhas e outras vantagens para os clientes GOL.

Compra de milhas e outras vantagens para os clientes GOL.

URL verificada

Gostou desse conteúdo? Então confira também:



Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.