Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
anual

Validade passaporte: descubra o prazo de renovação!

Não perca o prazo para validar seu passaporte e sabia o que os principais países exigem para entrada no processo de imigração.

Artigo escrito por Equipe Mobills em 18 de Outubro de 2023

Você sabia que o passaporte possui validade e é preciso ficar atento para realizar a renovação do documento?

Em casos específicos há regras que diminuem o tempo de validade. Logo, antes de viajar é necessário se atentar a data de emissão de seu documento, acima de tudo.

O passaporte costumar ter validade de 10 anos e para a renovação do documento as regras são muito similares ao processo de obtenção feito anteriormente, porém há um acréscimo.

É necessário que entregue o seu passaporte vencido para a Polícia Federal.

Caso não seja possível, será necessário realizar o pagamento de uma multa que é mais que o dobro do valor para se obter um novo passaporte.

Este documento contém validade e para que esteja ciente sobre tudo que necessita saber antes de viajar, continue lendo este artigo!

LEIA TAMBÉM: Onde tirar passaporte: Descubra os postos espalhados pelo território brasileiro

O passaporte tem validade?

Nos termos gerais, no momento da emissão do documento, o passaporte contém validade de 10 anos para brasileiros, residentes no país que são maiores de idade.

Entretanto, a validade do passaporte é um dos requisitos para o aceite da entrada em diversos países.

Inúmeros destinos solicitam que o passaporte contenha uma validade de no mínimo seis meses contando com o mês em que a viagem for realizada.

Sendo assim, não é possível ingressar em certos países com um passaporte próximo do vencimento da validade, isso quer dizer também aqueles que expiram durante o momento da viagem.

Desta maneira, é recomendado realizar a renovação de seu passaporte dentro do prazo de um ano antes da expiração do documento.

Assim sendo, não haverá situações indesejadas para realizar a sua viagem internacional.

Quando devo renovar o passaporte?

Há países que solicitam um prazo mínimo de alguns meses de validade do seu passaporte, entretanto, há aqueles que não solicitam prazo mínimo nenhum.

Logo, nestes casos, é possível viajar com o passaporte perto da sua data de expiração. Entretanto, procure as regras do país de destino para não correr risco de ser barrado pela polícia local.

Vale destacar que o passaporte é o documento mais importante em uma viagem internacional e e com ele que você terá livre circulação no país.

O passaporte serve como uma identificação global e conter este documento vencido em um país diferente do qual nasceu pode proporcionar riscos de reclusão ou até mesmo deportação.

Assim, tendo em vista a validade de 10 anos, renove seu documentos antes de atingir 12 meses da data final, garantindo a sua segurança em sua viagem.

Uma dica é também fazer uma foto para passaporte que seja neutra e não mude muito suas características, para ficar fácil a identificação ao olhar o documento.

LEIA TAMBÉM: Onde tirar passaporte: Descubra os postos espalhados pelo território brasileiro || Precisa de passaporte para viajar dentro do Brasil? Entenda!

Validade de passaporte

Todo passaporte possui validade. Entretanto, em casos especiais como os passaportes emergenciais e de crianças, a é validade menor de dois anos apenas.

Porém para adultos, maiores de idade, o passaporte tem validade de 10 anos.

Entretanto, inúmeros países determinam como requisitos uma validade mínima de passaporte para entrada de turistas em seus países.

Um exemplo a ser citado, é os Estados Unidos e toda a região da Europa signatária do Tratado de Schengen.

Determinados tipos de documentos são obrigatórios para viagens internacionais, como é o caso de ter um visto e um seguro viagem, além do passaporte é o principal documento de identificação.

Listamos os principais países que você deve se atentar aos critérios de acesso usando o passaporte.

Estados Unidos

Os Estados Unidos é um dos países que mais solicitam documentos para a entrada no seu território, seja qual for a finalidade de sua viagem.

Como também a apresentação da passagem de volta e do local de hospedagem, os EUA pedem validade de seis meses para expirar o seu passaporte.

Europa

Em determinados países europeus que fazem parte do Acordo de Schengen não é necessário visto, porém um seguro viagem com cobertura vasta, comprovações de dinheiro suficiente para permanência no país, e as passagens de volta.

Quanto ao seu documento principal, a validade estipulada é de três meses a mais que o término da viagem.

Não é permitido a permanência com o passaporte vencido em território europeu.

Reino Unido e Irlanda

O Reino Unido e a Irlanda pedem tudo que a Europa solicita para entrada. O que se diferencia é que não é necessário o tempo a mais do passaporte.

Caso o passaporte possua validade ainda, qualquer turista pode adentrar os países. A validade só precisa estar dentro do período da viagem.

LEIA TAMBÉM: Quais países não precisam de passaporte? Saiba e planeje sua viagem!



Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.