Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
anual

Protocolo do passaporte: como consultar seu agendamento

Saiba como recuperar a sua numeração de protocolo do passaporte e tenha acesso ao seu processo de expedição do documento. Confira!

Artigo escrito por Equipe Mobills em 29 de Fevereiro de 2024

Perdi o meu protocolo do passaporte, e agora? O que fazer? Calma que nem tudo está perdido e você ainda vai conseguir emitir o seu documento para sua viagem.

É importante ressaltar que não é preciso imprimir nenhuma página de formulário ou o próprio protocolo, podendo apenas salvá-lo em algum dispositivo.

Além disso, é de suma importância que, após concluir a primeira fase de solicitação, leia atentamente a todas as instruções.

Elas estão contidas no protocolo que foi gerado e perdido e podem ser acessadas no final desta matéria. Então, vamos nessa?

Guia Essencial de Viagem com Milhas Para Explorar o Mundo
Guia Essencial de Viagem com Milhas Para Explorar o Mundo
Ebook – Viajar com Milhas

Guia Essencial de Viagem com Milhas Para Explorar o Mundo

Aprenda como acumular milhas, transferir pontos e resgatar passagens de graça.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

VEJA TAMBÉM: Como agendar passaporte online? Entenda como funciona o processo!

O que é protocolo de passaporte?

O protocolo de passaporte é um número de identificação que vai representar a sua solicitação e pode ser usado para consultar o passaporte online.

Contudo, alguns usuários podem perder esse protocolo, por isso é importante saber como recuperar o protocolo do passaporte.

Como recuperar o protocolo de passaporte?

Quem perdeu o seu protocolo do passaporte e está com dificuldade de achar precisa saber que é possível recuperá-lo. 

Acesse o link que vai te direcionar para a página da Polícia Federal. Nela, coloque a sua data de nascimento e o seu CPF. 

Em seguida, clique em “CONSULTAR” para ter acesso ao número do seu protocolo.

imagem de como recuperar protocolo de passaporte mobills
Página de recuperação de protocolo de passaporte

Ou seja, é possível consultar o passaporte pelo CPF, basta, para isso, utilizar este para recuperar o protocolo.

Mas, e se fizermos esse processo, mas, mesmo assim, não aparecer? O que podemos fazer?

Protocolo de passaporte não encontrado. E agora?

Quem estiver dificuldade em acessar o seu protocolo de passaporte na consulta precisa saber que podem existir três causas. São elas:

1. Mais de um resultado encontrado

Neste caso aqui, a dificuldade é justamente o excesso. Algum erro aconteceu ao enviar o seu formulário e foi gerado mais de um número de protocolo.

Para saber qual é o certo, basta verificar o que consta com a taxa paga. Este será o protocolo que você vai usar durante todo o seu processo, inclusive de agendamento.

Se nenhum deles constar como pago, pague a taxa do protocolo mais recente, aquele de maior número. Se necessário, gere um novo boleto.

2. Data de nascimento não corresponde

A outra situação é um erro na data de nascimento. Afinal, ao consultar o protocolo você precisa digitar essa informação e o seu CPF. Mas, e se der erro? O que fazer?

Se a sua data de nascimento não estiver batendo, você terá que realizar um novo preenchimento, pois pode ter colocado a data errada e não há como editar ou retificar.

Se a taxa já tiver sido paga e o protocolo estiver com erro em algum dado, é necessário seguir as instruções da Polícia Federal:

“Envie um e-mail para a Unidade de interesse informando CPF, data de nascimento correta e enviando uma imagem do comprovante de pagamento, e aguarde instruções”. Utilize este link para o procedimento.

3. Nenhum protocolo foi localizado

Se você colocou as informações corretamente e apareceu que nenhum protocolo foi localizado, infelizmente terá que preencher novamente o formulário.

Acesse o site e preencha o formulário com todos os dados necessários e atente-se para colocar as informações corretamente.

Instruções ao tirar o passaporte

Veja a seguir instruções e dicas que você precisa observar durante o processo de expedição do seu documento para que todas as etapas deem certo:

  • Caso o documento de viagem não seja retirado no prazo de 90 (noventa) dias, contados a partir do dia em que o atendimento presencial for realizado, o mesmo será cancelado;
  • Os documentos apresentados poderão ser recusados se o tempo de expedição e/ou o mau estado de conservação impossibilitaram a identificação do requerente;
  • A simples programação bancária (agendamento) do pagamento não é suficiente para emitir o passaporte nem para agendar o atendimento;
  • Para crianças menores de 5 anos de idade deverá ser apresentada 1(uma) fotografia facial, tamanho 5X7, recente, colorida, sem data e em fundo branco;
  • É obrigatório o agendamento prévio do atendimento pelo nosso site;
  • Comparecer ao Posto de Atendimento escolhido, munido dos documentos originais necessários, para validação e coleta de foto e impressões digitais;
  • Até o dia do seu atendimento presencial, certifique-se de que sua situação eleitoral (Artigo 7º da Lei 4.737 de 1965) (e militar para homens) se encontra regular, sob pena de não ser possível a emissão do seu passaporte.

Como se preparar para a sua viagem

Ao se preparar para a sua viagem internacional, além de ter um passaporte com a data de validade exigida no seu país de destino, observe também:

  • Documentos obrigatórios
  • Necessidade de vacinas
  • Planejamento financeiro
  • Cotação do câmbio
  • Temperatura média no mês da viagem
  • Hábitos locais a serem respeitados
  • Seguro viagem

Para viajar com segurança e se preparar para imprevistos quando estiver em outro país, o ideal é contar com um seguro viagem que cubra despesas urgentes. Veja algumas sugestões de seguros:

Allianz Travel – Seguro Viagem

Conte com uma equipe especializada, pronta para te ajudar a qualquer hora, em qualquer lugar do mundo e viaje tranquilo.

Conte com uma equipe especializada, pronta para te ajudar a qualquer hora, em qualquer lugar do mundo e viaje tranquilo.

URL verificada

Compara Seguros

Conheça o Seguro Viagem ideal para você!

Conheça o Seguro Viagem ideal para você!

URL verificada

Nesse sentido, o seguro viagem cobre despesas médias, odontológicas e outras a respeito a saúde do viajante.

Além disso, garantir o acesso fácil ao seu dinheiro por meio de uma conta global pode ser de grande ajuda na hora de realizar pagamentos e baratear suas compras.

E uma boa opção é a conta-corrente americana da Nomad. Ela conta com excelentes taxas e isenção de tarifas em algumas redes de caixa eletrônico.

Nomad

A Nomad é uma conta-corrente americana criada para facilitar e baratear as compras feitas fora do Brasil.

A Nomad é uma conta-corrente americana criada para facilitar e baratear as compras feitas fora do Brasil.

URL verificada

Planeje-se com antecedência

Para diminuir os custos de sua viagem, especialmente com as passagens, uma boa dica é se planejar com antecedência.

Por isso, é importante saber que os preços de passagens variam conforme a procura e que há uma grande diferença de valores quando se compra com antecedência.

Então, se a viagem não é de urgência, o ideal é se planejar o quanto antes, inclusive consultando um calendário de milhas.

Assim, você terá tempo de aproveitar as promoções das principais empresas de passagens, como a MaxMilhas e a Gol, e poderá otimizar o seu roteiro.

Encontre passagens aéreas com desconto!

Venda de milhas, passagens aéreas e pacotes de viagens

Venda de milhas, passagens aéreas e pacotes de viagens

URL verificada

Clube de fidelidade da GOL

Compra de milhas e outras vantagens para os clientes GOL.

Compra de milhas e outras vantagens para os clientes GOL.

URL verificada

Gostou desse conteúdo? Então confira também:



Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.