Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
mensal

Taxa Selic hoje: qual valor atualizado? Saiba agora e entenda sua importância!

Conhecer a taxa Selic é essencial, pois essa taxa impacta diversos setores da economia. Leia o artigo entenda como ela funciona!

Artigo escrito por Marcos Vitor em 04 de Abril de 2024

Provavelmente, você já ouviu falar sobre a taxa Selic atual e como ela afeta os seus investimentos e a economia.

Contudo, ela é mais importante do que podemos pensar em um primeiro momento, pois impacta muito mais áreas de nossa vida.

Portanto, é essencial que conheçamos o que é a taxa Selic em 2024 para entendermos a dinâmica da economia e as implicações no nosso cotidiano.

VEJA TAMBÉM: Taxa Selic acumulada: confira a taxa atualizada para 2024

Qual é o valor da taxa Selic hoje?

A taxa Selic hoje está em 10,75% ao ano. Então, 100% do CDI, que acompanha a taxa de perto, rende 10,65% ao ano hoje.

Na reunião mais recente, feita no dia 20 de março de 2024, o Copom, Comitê de Política Monetária, decidiu baixar a taxa definida na reunião anterior.

Foi a sexta queda depois de sete manutenções consecutivas em 13,75%. O último aumento foi em abril de 2021.

Confira:

Previsão da Selic para 2024

Semanalmente, o Banco Central divulga o Boletim Focus, que é um relatório com algumas estimativas do mercado a respeito de alguns indicadores.

Segundo o relatório do dia 28 de março de 2024, a previsão da Selic para 2024 é 9%, o que seria uma redução em relação à taxa atual.

Então, para os próximos anos, temos as seguintes perspectivas:

AnoTaxa Selic
20249,00% ao ano
20258,50% ao ano
20268,50% ao ano
Boletim Focus – 28/03/2024

O que é taxa Selic?

A taxa Selic é taxa básica de juros da nossa economia, pois serve de parâmetro para todas as outras taxas do mercado.

Dessa forma, uma mudança na taxa Selic hoje afeta as taxas cobradas em empréstimos, financiamentos e investimentos.

Contudo, antes de qualquer coisa, ela é a taxa que remunera os títulos da dívida do Tesouro Nacional.

Isso acontece porque o governo pode financiar seus gastos não só através de impostos e de emissão de moeda, mas também de empréstimos. Nesse caso, ele precisa remunerar os credores com uma taxa.

Além disso, o investimento em títulos públicos é considerado o mais seguro do Brasil, pois o governo tem a capacidade de arrecadar impostos, emitir moeda e fazer mais empréstimos para quitar sua dívida.

Por isso, usa-se a taxa Selic atual como referência das demais taxas do mercado.

Significado de Selic

O nome Selic é a sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Esse sistema é responsável pela custódia, registro e liquidação de operações com títulos públicos.

Somente o Banco Central e as grandes instituições financeiras podem negociar os títulos da dívida através desse sistema.

Diariamente, os bancos realizam operações de empréstimo entre si por meio do SELIC com o objetivo de mantar a solvência do seu balanço.

Essas transações costumam ter o prazo de um dia útil e podem ser garantidas por títulos públicos ou por Certificados de Depósito Bancários.

A taxa média dessas operações, quando lastreadas em títulos públicos, é o que chamamos de Selic Over, ou Selic efetiva, porque é aquela taxa que realmente está sendo praticada pelo mercado.

Como funciona a taxa Selic em 2024?

A taxa Selic hoje é um dos principais instrumentos de política monetária utilizado pelo Banco Central.

O Conselho Monetário Nacional define uma meta para a inflação, e cabe ao Banco Central buscar meios para cumprir essa meta.

Nesse sentido, a taxa básica serve como um dos instrumentos para regular a inflação.

Como isso acontece?

Como foi dito, a taxa de juros Selic impacta todas as outras da economia. Se o Copom decidir diminuir a Selic, a taxa dos empréstimos, dos financiamentos e dos investimentos fica menor.

Supondo que o custo de pedir dinheiro emprestado caia, mais empresas vão captar recursos para investir em seu negócio e expandir a produção.

Assim, criam-se mais empregos. Com mais pessoas empregadas, maior será o consumo de toda a sociedade.

Em paralelo, com a queda da taxa de juros hoje, fica menos atrativo deixar o dinheiro guardado. Assim, mais pessoas vão preferir gastar, pois o custo de oportunidade diminuiu.

Por fim, existe a facilitação de financiamento com a queda da taxa.

Naturalmente, mais imóveis e mais automóveis serão financiados, fazendo com que haja crescimento desses setores.

Nesse cenário, a demanda pelos produtos vai crescer mais rápido que a oferta. Logo, haverá inflação, que é o aumento persistente e generalizado dos preços.

Os preços vão aumentar porque é custoso aumentar a produção para suprir uma demanda maior.

O contrário também é verdadeiro: com uma taxa de juros hoje maior, a economia fica menos aquecida, fazendo, assim, com que diminuam os preços dos bens.

É nesse sentido que a taxa Selic é utilizada como instrumento de política monetária para controlar o índice de preços da economia.

Como a taxa Selic é definida?

Quem decide o valor dessa taxa é o Copom (Comitê de Política Monetária).

Esse órgão é composto pelo presidente do Banco Central e outros diretores, que se reúnem a cada 45 dias para definir o valor da taxa que vai vigorar daquele dia em diante.

Nas reuniões desse conselho analisam-se as expectativas para o mercado e dados macroeconômicos, como o índice de liquidez da economia, o custo da dívida pública, entre outras variáveis.

São apresentados dados técnicos aos participantes para que eles possam discutir e decidir qual deve ser a melhor decisão a ser tomada.

O objetivo deles é definir uma taxa que traga mais estabilidade para a economia considerando todos os fatores relevantes.

Assim, eles definem qual será a taxa de juros e divulgam no mesmo dia na internet.

Como é calculada a taxa Selic?

Caso os índices de liquidez da economia estejam muito elevados, o que pressiona a inflação para cima, o Copom precisa se decidir por uma taxa mais baixa.

Se estivermos com uma expectativa de desaceleração da economia, como aconteceu durante a pandemia do coronavírus, o conselho entende que o mercado precisa de um estímulo.

Inclusive, em 2020, quando estávamos passando pelo pior momento da primeira onda da pandemia, o Copom baixou a taxa para o menor patamar da história, 2%.

Com esse estímulo adicional, acrescido de uma diminuição na oferta de bens e serviços, a inflação subiu bastante, atingindo o maior patamar dos últimos anos.

Por isso, o Copom subiu a taxa Selic de forma acelerada a partir de março de 2021, com o objetivo de conter essa inflação crescente.

Esse é o racional por trás das decisões do Copom.

Se houver uma liquidez excessiva na economia, deve aumentar a taxa. Se essa liquidez estiver em falta, deve diminuir a taxa.

Impactos da taxa Selic na economia

Como foi dito, a taxa Selic impacta de diversas formas a nossa economia. Contudo, vale acrescentar mais um ponto relevante.

Lembre-se que a taxa Selic é aquela que remunera os títulos públicos, ou seja, o governo deve pagar essa taxa como remuneração ao credor. Portanto, quanto maior a Selic for, maior será o custo da dívida do governo.

Por outro lado, quanto menor a taxa for, menor será a capacidade de captação de recursos, pois as pessoas se sentirão menos atraídas por esses títulos.

Então, o governo enfrenta um dilema, conseguir captar recursos com facilidade ou diminuir o custo de sua dívida.

Não podemos esquecer também que existem muitos investidores institucionais estrangeiros que aplicam em títulos públicos brasileiros.

Portanto, o Brasil deve ter uma taxa básica que compense investir em um país como o nosso.

É de conhecimento comum que nossa nação tem suas instabilidades políticas e econômicas.

Se nossa taxa for muito baixa, os investidores estrangeiros podem avaliar que não compensa investir aqui, depois de avaliarem a relação risco-retorno.

Por fim, não podemos esquecer que quanto menor for a taxa, mais aquecida ficará a atividade da nossa economia e vice-versa.

Como a taxa Selic afeta os investimentos?

Primeiro, vamos falar da bolsa de valores.

Nós sabemos que as melhores e maiores empresas de qualquer país estão listadas nas bolsas de valores.

Além disso, é um fato que o desempenho do nosso mercado de capitais é o desempenho das empresas que o compõe.

Logo, podemos concluir que como a taxa de juros influencia o ritmo do mercado, ela também influencia a bolsa.

Quanto menor for a Selic, maior será a ser o consumo dos cidadãos. Se estes compram mais, as empresas lucram mais.

Por isso, com uma aceleração da economia, muitas empresas alcançam resultados melhores.

Mas, lembre-se: essa taxa menor pode elevar a inflação, então o seu ganho real (acima da inflação) pode ser menor.

Existe também a questão dos retornos menores da renda fixa. Como as taxas estão menores, os ativos de renda fixa remuneram menos.

Portanto, se um investidor quiser atingir a mesma rentabilidade, terá que investir em ativos com maior expectativa de retorno, como as ações, fundos imobiliários ou fundos de ações etc.

Se mais pessoas forem atraídas para a renda variável, o valor desses ativos tende a se valorizar, pois existe agora uma maior demanda.

Lembrando que essas não são recomendações de investimento. Se tiver dúvidas de onde investir, procure um profissional certificado para lhe ajudar.

É possível investir na taxa Selic?

Sim, é possível atrelar parte do seu patrimônio à taxa Selic por meio de diferentes produtos financeiros, como títulos públicos do Tesouro Direto atrelados à Selic ou fundos de investimento que acompanham essa taxa.

Investir tendo a Selic como base (ou indexador, no jargão financeiro) é uma estratégia conservadora, pois oferece segurança e liquidez, sendo uma opção atraente para proteger o dinheiro.

Se você é um investidor de alta renda em busca de produtos de renda fixa e tesouro que acompanham a taxa Selic, o Santander Select oferece uma ampla gama de alternativas.

Com o apoio de assessores especializados, você pode encontrar investimentos alinhados com seus objetivos financeiros e ter a tranquilidade de proteger seu patrimônio.

Abra uma conta no Santander Select e comece a explorar as oportunidades disponíveis para sua estratégia de investimento.

URL Verificada
Tarifas da conta
3 meses grátis!
Tarifas de saque
R$ 0.00
Rendimento da conta
Produtos disponíveis
Cartão de Crédito, Empréstimos, Financiamentos, Investimentos
URL Verificada
  • Tarifas da conta
    • 3 meses grátis: após os 3 meses, você pode manter a isenção no valor do pacote Select de acordo com o volume dos seus investimentos ou pagando R$ 99,95/mês. Gratuidade na tarifa mensal do pacote de serviços ao concentrar a partir de R$ 150 mil em investimentos elegíveis.
  • Benefícios da conta
    • Isenção de tarifas: em transferências internacionais, saques, compra e venda de moedas
    • Atendimento personalizado: além de assessoria com especialistas
    • Programa de pontos Esfera ou Membership Rewards: Clientes Select contam com cartões que pontuam mais no programa Esfera, além da possibilidade de juntar pontos no Membership Rewards se for um cartão American Express
    • Espaços Select: mais de 200 espaços de atendimento com conforto e privacidade.
    • 50% de redução na anuidade: clientes Select contam com redução de 50% no valor da anuidade em cartões selecionados
    • Chat Exclusivo: disponível 24h por dia
    • Anuidade ZERO por 12 meses no cartão Unique: se contratado em 90 dias após abertura da conta
    • Acesso a Salas VIP no Brasil e no mundo: os cartões Santander Select oferecem acesso em diversas salas VIP no Brasil e pelo mundo.
  • Documentos necessários
    • Para brasileiros: Carteira de Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Documento de Identidade Profissional, Passaporte ou Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
    • Para estrangeiros: Registro Nacional de Estrangeiro (RNE), Passaporte com visto da Policia Federal, desde que acompanhado do protocolo do RNE (a cópia simples do RNE deve ser apresentada assim que o documento for obtido) ou Documento de identidade emitido por Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia ou Chile.
    • Renda mínima: Superior a R$ 15 mil ou R$ 100 mil investidos no Santander.
  • Prós e Contras
    • PRÓS
    • Prós
      Atendimento Exclusivo
    • Prós
      Cartões com ótimos benefícios
    • Prós
      Produtos com condições diferenciadas

Calendário de reuniões do Copom 2024

O Banco Central define as datas das reuniões do Copom até junho do ano anterior. Ou seja, o calendário de 2024 foi divulgado em junho de 2023.

Atualmente, as reuniões acontecem a cada 45 dias, isto é, tem 8 no ano. Veja agora as datas das reuniões em 2024:

  • 30 e 31 de janeiro
  • 19 e 20 de março
  • 7 e 8 de maio
  • 18 e 19 de junho
  • 30 e 31 de julho
  • 17 e 18 de setembro
  • 5 e 6 de novembro
  • 10 e 11 de dezembro

Sim, as reuniões acontecem durante dois dias.

Na terça-feira seguinte após a reunião, às 8 horas, o Banco Central divulga as atas das decisões do conselho. Veja a seguir as datas das publicações das atas:

  • 6 de fevereiro;
  • 26 de março;
  • 14 de maio;
  • 25 de junho;
  • 6 de agosto;
  • 24 de setembro;
  • 12 de novembro; e
  • 17 de dezembro.

Relação entre Selic e a taxa DI

No começo do artigo, falamos das operações de empréstimo entre bancos com o fim de manter a solvência da instituição.

A taxa de juros média das transações realizadas com lastro em CDI (Certificado de Depósito Interbancário) entre todas as instituições financeiras pelo prazo de um dia é chamada de Taxa DI.

Por outro lado, a Selic Over, conhecida como a taxa overnight do mercado brasileiro, é a média das taxas de juros das operações com lastro em títulos públicos.

Enquanto a Selic Over é divulgada pela SELIC, a DI é divulgada pela B3.

Na maioria do tempo, essas taxas flutuam muito próximas uma da outra, mas pode haver disparidades em alguns momentos.

A relação entre a taxa Selic e o IPCA

O IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo) é um indicador que mede a variação dos preços na economia brasileira.

Ele leva em consideração uma cesta de consumo básica das famílias que ganham entre 1 e 40 salários mínimos.

O IBGE divulga mensalmente e é o índice oficial de inflação do Brasil, utilizado inclusive pelo Banco Central para definir suas metas.

Diante de tudo o que foi dito, é fácil compreendermos a relação entre a Selic e o IPCA.

Com uma Selic maior, o IPCA tende a se retrair e vice-versa. Portanto, a taxa básica de juros é um dos instrumentos utilizados para regular a inflação.

Em 2014, por exemplo, a inflação estava em dois dígitos e o Copom definiu a taxa de juros maior que 14% para conter essa subida de preços.

Em 2019, por outro lado, o IPCA foi de 4,31% enquanto a Selic flutuou entre 5 e 6,5%.

Caso a Selic fique abaixo do IPCA, está havendo um retorno real negativo no investimento em títulos públicos.

Retorno real é aquele retorno que supera a inflação.

O ideal é que a taxa de juros fique acima do IPCA, principalmente em um país com instabilidades políticas como o nosso.

Caso contrário, os investidores não se sentirão atraídos a investir nos títulos públicos.

Histórico da taxa Selic

Ao analisarmos o histórico da Selic durante algumas décadas, poderemos ter noção de todas as oscilações econômicas que passamos ao longo desse período.

Para isso, confira abaixo o histórico da taxa Selic nas últimas décadas:

Dúvidas frequentes sobre o assunto

O que é taxa Selic

Qual o valor da taxa Selic hoje?

Quanto foi o aumento da taxa Selic hoje?

Quanto rende a taxa Selic ao mês?

Por que a taxa Selic hoje é importante?

Não poderemos entender as dinâmicas dos mercados e o funcionamento da economia se não entendermos o conceito de taxa básica de juros.

Além disso, como essa taxa influencia o rendimento dos investimentos, é fundamental conhecê-la para fazer uma avaliação melhor dos ativos.

Por esses e outros motivos, é muito importante conhecer a taxa Selic em 2023 e todas as suas implicações.

Diante disso, busque sempre aprender mais sobre esse e outros conceitos tão importantes na nossa vida.

CONTINUE LENDO


Escrito por Marcos Vitor Especialista em Investimentos

Marcos Vitor é consultor financeiro, economista (UFC), analista CNPI (APIMEC), especialista em investimentos (ANBIMA) e acredita no poder da educação financeira para transformar vidas.

  • Consultor financeiro
  • Economista (UFC)
  • Analista CNPI (n° 3772)
  • Especialista em Investimentos Anbima (CEA)
  • Criptomoedas (NovaDAX)

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


10 comentários publicados nesse artigo
    23/09/2021 às 14:58

    Artigo ótimo, bem explicado pena que poucas pessoas se interessa ou tira um tempinho pra ler um artigo tão importante.Parabens a vcs.

      24/09/2021 às 14:51

      Que bom que gostou, João. Realmente é um tema muito importante, pois a taxa Selic tem impacto direto em nossas vidas.

    16/09/2021 às 18:06

    Muito bom o artigo e tinha até a data das reuniões eu nem sabia quando era parabéns por trazer mais informações a gente

      17/09/2021 às 01:04

      Olá Jonas, como vai? Muito Obrigada! Estamos sempre trabalhando para trazer conteúdo de qualidade.

    25/04/2021 às 00:01

    Achei maravilhosa a explicação, pois sou leiga neste assunto.

      26/04/2021 às 09:03

      Ficamos felizes em poder ajudar, Nilma. Aproveita e confere nossos outros artigos de investimentos.

    24/04/2021 às 10:43

    Explicação espetacular. Obrigado

      26/04/2021 às 09:07

      Que bom que gostou, Ricardo. Aproveita e confere nossos outros artigos sobre investimento.

    22/03/2021 às 21:22

    Muito bom! Completo e esclarecedor!!

      23/03/2021 às 10:59

      Que bom que gostou, Larissa. Aproveita e confere nossos outros artigos sobre investimentos. Temos certeza de que você também vai se interessar.

.
.