Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Afinal, vale a pena pagar dívida caducada?

Confira como se é vantagem negociar suas dívidas já caducada, qual impacto isso traz para sua vida financeira e como renegociar

Artigo escrito por Amanda Pessoa em 15 de Janeiro de 2024

Muitas pessoas em busca de sair das dívidas, se perguntam se vale a pena pagar uma dívida caducada, ou seja, que já passou do prazo de cinco anos para ser cobrada judicialmente.

A resposta depende de vários fatores, como o valor da dívida, o seu perfil de consumidor, o seu planejamento financeiro e a sua consciência moral.

Neste artigo, vamos abordar alguns aspectos para considerar antes de tomar essa decisão, confira!

SAIBA MAIS: Dívida de cartão de crédito caduca? Entenda!

O que é uma dívida caducada?

Uma dívida caduca quando o credor perde o direito de cobrar judicialmente o devedor após o prazo de venciamento da conta estourar.

O que significa que o credor não pode mais entrar com uma ação na judicial para exigir o pagamento, nem penhorar bens ou bloquear contas do devedor.

Porém, isso não significa que a dívida deixou de existir ou que o credor não pode mais tentar receber o valor de forma amigável, por isso ele pode continuar entrando em contato por meio de ligações, cartas ou negociações.

Quais as vantagens e desvantagens de pagar uma dívida caducada?

Pagar uma dívida caducada pode ter alguns benefícios, como:

  • Limpar o seu nome no mercado e melhorar o seu score de crédito, o que pode facilitar o acesso a financiamentos, cartões e empréstimos no futuro.
  • Evitar possíveis constrangimentos ou aborrecimentos com cobranças indesejadas ou insistentes.
  • Ter a sensação de alívio e tranquilidade por cumprir com a sua obrigação e honrar o seu compromisso.
  • Aproveitar possíveis descontos ou condições especiais oferecidos pelo credor para quitar a dívida.

Por outro lado, pagar uma dívida caducada também pode ter algumas desvantagens, como:

  • Comprometer parte do seu orçamento e prejudicar o seu planejamento financeiro, especialmente se você não tiver uma reserva de emergência ou se tiver outras dívidas mais urgentes para pagar.
  • Abrir mão de investir ou poupar esse dinheiro para realizar outros objetivos ou sonhos.
  • Correr o risco de cair em novas dívidas ou em um ciclo vicioso de endividamento, caso não tenha mudado os seus hábitos financeiros ou não tenha feito um bom acordo com o credor.
  • Reconhecer a dívida e reativar o prazo para cobrança judicial, caso você pague apenas uma parte do valor ou faça um novo parcelamento.

Quando vale a pena pagar uma dívida caducada?

A decisão de pagar ou não uma dívida caducada depende da sua situação financeira e pessoal. Mas limpar seu nome pode trazer benefícios como aumentar score de crédito que permite conseguir limite de cartão mais alto.

Analisar os prós e contras com calma e critério, levando em conta os seguintes aspectos:

Valor da dívida

Quanto maior for o valor da dívida, mais impacto ela terá no seu orçamento e nas suas finanças. Geralmente é possível conseguir muito desconto na renegociação de dívidas. Avalie suas condições de pagar esse valor sem comprometer as as necessidades básicas ou as metas financeiras.

Perfil de consumidor

Caso seja uma pessoa que costuma gastar mais do que ganha, que não tem controle sobre as suas finanças, que não tem disciplina para poupar ou investir, que tem dificuldade para negociar com os credores ou que tem tendência a se endividar novamente, talvez seja melhor não pagar uma dívida caducada e focar em mudar os seus hábitos financeiros primeiro.

Planejamento financeiro

Planeje e tenha um orçamento bem definido, uma reserva de emergência, um plano para quitar dívidas e um projeto para realizar os seus sonhos, talvez seja mais vantajoso pagar uma dívida caducada e limpar o seu nome no mercado, desde que isso não atrapalhe o seu planejamento.

Quanto tempo para a dívida caducar?

Normalmente, o prazo dívida caduca com 5 anos, mas isso depende do tipo da dívida e de acordo com a prescrição.

Caso a prescrição da dívida seja de 5 anos, podem ser cobradas extrajudicialmente até 10 anos após sua data de criação.

Porém, se a dívida tem prazo de prescrição e decadência iguais, como 10 anos, ela não pode mais ser cobrada após esse período.

Por isso, existem dívida de 20 anos pode ser cobrada, pois tudo vai depender do tipo e origem, é preciso verificar para saber quais são os prazos legais aplicáveis.

Vale a pena pagar dívida caduca?

Pagar uma dívida caducada é uma decisão que envolve aspectos financeiros e emocionais, o importante é adaptar da melhor forma a melhor à sua realidade financeira.

Por isso, antes de tomar essa decisão, é importante fazer uma análise cuidadosa da sua situação, faça uma consulta do CPF e confira quais os debitos em aberto como na Acordo Certo ou Recovery, geralmente é possível conseguir até 90% de desconto na renegociação de dívidas.



Escrito por Amanda Pessoa Analista de Conteúdo

Analista de Conteúdo, mãe, Jornalista com MBA em Marketing e amante da Marvel. Possui experiência com revista impressa, produção de conteúdo, SEO e experiência do cliente. Conhecedora do mundo dos empréstimos, Previdência Social e direitos trabalhistas.

  • Jornalista;
  • MBA em Marketing;
  • Especialista em educação financeira com foco em empréstimos.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.