Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
evergreen

O que é CEO: saiba o que faz esse profissional e como ser um!

Provavelmente você já ouviu o termo, mas você sabe o que é um CEO? E, como se tornar um? Continue lendo e descubra!

Artigo escrito por Claudia Borges em 10 de Janeiro de 2024

Tem dúvida sobre o que é CEO? Se sim, está no lugar certo para aprender mais sobre esse cargo.

A sigla CEO vem do inglês “Chief Executive Officer”, que no Brasil é chamado de Diretor Executivo.

Neste texto, você vai entender o que é o CEO dentro de uma empresa e quais as funções relativas a esse profissional.

Boa leitura!

CEO: o que é e o que faz esse profissional?

Dentro da linha vertical de crescimento empresarial, o CEO é um profissional de nível sênior, responsável por garantir a prosperidade da organização e boa gestão de todos os processos.

As funções em específico podem variar de acordo com o tamanho, tipo e estrutura de uma empresa. Um exemplo disso é que em empresas menores, o CEO está ligado diretamente a todas atividades operacionais enquanto em empresas maiores, sua função é mais estratégica.

Para Carlos Terceiro, fundador da Mobills, empresa que propõe soluções mais inteligentes para o seu dinheiro, além das funções estratégicas o CEO precisa garantir, também, que os colaboradores estejam alinhados com a cultura e os valores da empresa.

O CEO deve defender e, principalmente, saber transmitir os valores da empresa e se certificar que os colaboradores estejam no mesmo barco.

Carlos Terceiro, fundador da Mobills

Carlos ressalta, ainda, que, por ter muitas responsabilidades e tomar muitas decisões todos os dias, um dos maiores desafios de um CEO é garantir o máximo de acerto no que decide.

É difícil definir com exatidão a lista de tarefas deste cargo, mas algumas delas são gerais:

  • Elaborar e conduzir a visão, missão e objetivos da empresa;
  • Ser porta-voz da cultura organizacional da empresa;
  • Direcionar os próximos passos da empresa por meio do planejamento estratégico;
  • Cuidar, junto com diretores e acionistas, da saúde da empresa;
  • Implementar ou modificar processos dentro da empresa ou setores;
  • Representar e se relacionar com públicos externos.

Como se elege o CEO?

Novamente, essa resposta vai depender de variáveis internas de cada tipo de empresa. Em empresas menores ou de capital fechado, o CEO costuma ser um dos fundadores da companhia ou então, um outro colaborador de confiança que participou do crescimento.

No caso de empresas com capital aberto, a decisão é um pouco mais democrática. É que nesse tipo de estrutura quem realmente têm a última palavra são os acionistas, representados pelo Conselho Administrativo.

Para a escolha do CEO é feita uma votação entre todos eles e pesa mais a palavra daquele que detém o maior número de ações.

O que precisa para ser CEO?

Assim como na maioria dos outros cargos de uma empresa, para ser CEO não basta ter força de vontade. Além de liderança nata, algumas outras habilidades são exigidas.

Carlos Terceiro aponta como principal característica de um CEO é acreditar no que está construindo e nas soluções encontradas para sanar as dores que os clientes têm. O executivo ressalta também, que uma liderança inspiradora começa pelo exemplo.

“O CEO só consegue um bom resultado se liderar pelo exemplo, eu acredito muito na frase que diz ‘A palavra move e o exemplo arrasta' e levo isso pro meu dia a dia.”

Carlos Terceiro, Fundador da Mobills

Contudo, também é necessário habilidades estratégicas e formação voltada para a área. Carlos destaca que quem deseja construir carreira na área deve voltar toda sua formação para isso.

Já para ser CEO de Startup é necessário antes de tudo ter visão ampla de negócio, é preciso conhecer e entender a companhia de dentro para fora.

Saber os pontos fortes e fracos e, acima de tudo, onde a empresa pode e quer chegar. E principalmente, é preciso vestir a camisa.

“Um CEO de Startup cresce e aprende com ela, conforme seu crescimento. É um aprendizado diário, é preciso compreender cada fase da empresa e se preparar constantemente” finaliza o executivo.

Além disso, inteligência emocional, boa comunicação, coragem para decisões arriscadas e visão de mercado são características imprescindíveis para quem deseja ocupar o cargo.

VEJA TAMBÉM: Os melhores livros de educação financeira + 24 boas opções



Escrito por Claudia Borges Analista de Conteúdo

Jornalista em formação, apaixonada por boas histórias e por transformar a vida das pessoas através da educação financeira.

  • Jornalista;
  • Redatora Mobills.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar

.
.