Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Iberia é boa? Confira a avaliação completa!

Com mais de 138 destinos, a Iberia é uma forte concorrente entre as empresas de transporte aéreo com destino a Europa. Saiba mais sobre esta empresa espanhola!

Artigo escrito por Fabiana Camilo em 24 de Fevereiro de 2023

A Iberia é uma companhia aérea espanhola com sede em Madrid, fundada em 1927 e atualmente a empresa faz parte do International Airlines Group (IAG), que também é dona de outras companhias, a British Airways, Aer Lingus e a Vueling.

Com mais de 138 destinos, cerca de 150 aeronaves, em cerca de 40 países na Europa, América Latina, América do Norte, a Iberia oferece voos também no Brasil.

As principais operações da Iberia no Brasil acontecem em São Paulo e Rio de Janeiro, com conexões para outros destinos na Europa, África e Ásia.

Sua importância no mercado brasileiro se dá a oferta de voos em sua maioria com destino a Europa e outros destinos internacionais, sendo uma forte concorrente com outras empresas de avião.

Diferente da Copa Airlines, que acumula milhas na Smiles e TudoAzul, a Iberia tem participação na Oneworld, junto com outras diversas cias aéreas.

Desta forma, quem participa do programa de recompensas da LATAM Pass no Brasil, consegue acumular e resgatar pontos da Iberia.

Gostou da informação? Continue lendo para saber todos os detalhes sobre a Iberia.

Clube de fidelidade da Miles & Go TAP

Compra de milhas e outras vantagens para os clientes TAP Miles & Go.

Compra de milhas e outras vantagens para os clientes TAP Miles & Go.

URL verificada

O que é a Iberia?

Se você nunca ouviu falar da Iberia, não se preocupe. No Brasil costumamos comprar nas mais conhecidas entre nós, a LATAM Airlines Brasil , Gol Linhas Aéreas e Azul Linhas Aéreas.

No entanto, quem deseja comprar passagens aéreas baratas precisa aumentar seu campo de busca e conhecer outras oportunidades e é nesta situação que entra a Iberia.

A companhia aérea Iberia é uma empresa espanhola fundada em 1927, que faz parte do Grupo Iberia e é membro da aliança Oneworld.

Sua base principal fica no Aeroporto de Madrid-Barajas, na cidade de Madrid, e opera voos para mais de 138 destinos em todo o mundo.

Os continentes das Américas do Sul, Central, do Norte, Europa, África e Ásia fazem parte dos trechos operados pela Iberia direta ou indiretamente.

Falaremos mais sobre isso no decorrer deste artigo!

Principais destinos da Iberia

Se você está pensando em viajar pela Iberia é importante saber que os principais destinos operados pela companhia aérea são:

Madrid

Sendo seu hub, base principal da Iberia, Madrid é um importante centro de conexão para voos dentro da Espanha, Europa e Américas.

A cidade é famosa por sua rica história, cultura, gastronomia e vida noturna vibrante, por estes motivos, muitas vezes é o destino principal da escolha dos brasileiros.

Barcelona

Depois de Madri, quando se fala em viajar para a Espanha, a segunda maior procura é pela cidade de Barcelona.

As razões que levam os brasileiros a visitarem Barcelona incluem as belas praias, arquitetura modernista, museus e vida noturna agitada.

O futebol também é uma das razões, muitos buscam conhecer o estádio onde Neymar e muitos outros ídolos do esporte jogaram e fizeram fama.

Nova York

Mudando o destino para a América do Norte, a Iberia tem como ponto de parada a cidade de Nova York.

Quem busca conhecer a cidade tem interesse na movimentação constante e a repleta agenda cultural e artística que são oferecidas.

Também não podemos deixar de mencionar o interesse por compras, gastronomia e vida noturna.

Miami

O paraíso dos brasileiros nos Estados Unidos, Miami também é um destino muito procurado para compra de passagens na Iberia.

O destino oferece praias ensolaradas, clima tropical, vida noturna badalada e compras de luxo.

Voos da Iberia no Brasil

Enfim, vamos falar sobre a Iberia Brasil, que atende apenas em dois polos: São Paulo e Rio de Janeiro.

Portanto, ao comprar suas passagens da Iberia para qualquer destino, saiba que provavelmente terá que embarcar e desembarcar em alguns destes estados.

A Iberia oferece voos diários entre Madrid e São Paulo, e voos cinco vezes por semana entre Madrid e Rio de Janeiro.

Há a possibilidade de realizar conexões para outras cidades brasileiras através de seus parceiros na Aliança Oneworld.

Antes de comprar as passagens, leia atentamente as regras e sobre as conexões.

Como comprar passagens na Iberia?

Não há segredo em como comprar passagens na Iberia, é só acessar o site oficial da empresa e fazer a pesquisa do destino.

A busca acontece como nas pesquisas de sites do Brasil, precisa apenas seguir as seguintes etapas.

  1. Definir o perído da viagem;
  2. De qual aeroporto irá sair do Brasil;
  3. Para qual destino deseja viajar.

Feito isso, escolha o tipo de bilhete, avalie os preços e siga as instruções para pagamento.

Também é possível comprar as passagens da Iberia através de agências de turismo ou ainda comprar passagem com milhas resgatando as milhas na LATAM Pass.

Lembre-se que para finalizar a compra é preciso ter um cadastro prévio na Iberia e sendo participante do programa de fidelidade chamado Iberia Plus, você pode acumular pontos no próprio programa.

Os pontos Iberia podem ser trocados por voos gratuitos, upgrades de classe e outros benefícios. Além de terem acesso a tarifas exclusivas, check-in prioritário e outras vantagens.

Stopover em Madri com a Iberia

A Iberia também permite o Stopover, dando ao passageiro a oportunidade de permanecer em Madri entre um e seis noites, sem custo adicional na passagem.

Se você não sabe o que é um Stopover, é uma parada estratégica de algumas companhias aéreas para que seus passageiros possam conhecer o destino.

Desta forma incentivam o turismo local e atraem novos possíveis clientes para voos tanto internacionais como internos.

Se você está voando com a Iberia e tem a chance de fazer um stopover em Madri, há muitas coisas que você pode aproveitar nos dias de permanência na capital espanhola.

O que é possível fazer durante o período de Stopover?

A ideia é que você realmente faça uma viagem dentro de uma já programada e conheça a cidade onde o Stopover é oferecido.

Supondo que a viagem não seja com destino a Madri, mas que a Iberia oferece o Stopover de 6 dias, o passageiro pode fazer a seguinte programação.

Confira cinco dicas de passeios para o Stopover em Madri

Separamos uma lista com cinco dicas de passeios para quem quer aproveitar o Stopover gratuito da Iberia em Madri. Confira!

Explore a cidade

Madri é histórica, cheia de cultura e pessoas do mundo todo circulando, há muitos lugares para explorar, como o Palácio Real, a Plaza Mayor, o Parque del Retiro e o Museu do Prado.

Os locais visitados podem ser escolhidos conforme a quantidade de tempo de permanência, em apenas um dia, decida pelo que está mais próximo do aeroporto.

Experimente a gastronomia local

Poder comer uma comida originalmente preparada pelo seu povo é um privilégio para poucos e que tal aproveitar o Stopover para fazer isso?

Não deixe de experimentar algumas das especialidades locais, como tapas, paella, churros e chocolate quente.

Faça compras de lembrancinhas

Madri é um ótimo lugar para fazer compras. Há muitas lojas de departamento, butiques e lojas de artesanato para escolher.

A Gran Vía é uma das principais ruas de compras de Madri, faça um passeio a pé e aproveite seu tempo livre.

Faça um passeio guiado

Se você quer aprender mais sobre a história e a cultura de Madri, um passeio guiado é uma ótima opção. Há muitos tours disponíveis, desde passeios a pé até passeios de bicicleta.

Não é indicado para quem vai ficar apenas algumas horas ou um dia inteiro, principalmente porque pode atrasar tanto a saída quanto o retorno por conta do número de pessoas.

Conheça um parque

O Parque del Retiro é um dos parques mais famosos de Madri. É um ótimo lugar para relaxar, fazer um piquenique ou dar um passeio de barco no lago.

Lembre-se de verificar o tempo que você tem em Madri e planejar sua visita de acordo. Se você tiver tempo limitado, pode ser melhor escolher algumas atividades que mais lhe interessam e priorizar essas opções.

De qualquer forma, aproveite a oportunidade de explorar esta cidade incrível com a ajuda da Iberia

Conheça os tipos de tarifas da Iberia

Para ajudá-lo a escolher a melhor passagem aérea e tarifas, separamos as opções disponíveis na Iberia.

Classe Econômica

Na Iberia são ofercidas cinco categorias de bilhetes dentro da classe ecônomica, fique atento entre as diferenças e se fale mesmo a pena o investimento de mais dinheiro em qualquer uma delas.

Tarifa Basic

É a mais barata oferecida pela Iberia e incluem ou excluem os seguintes serviços listados abaixo:

  • 1 Bagagem de mão;
  • Despacho de bagagem pago;
  • Refeição inclusa;
  • Escolha de assento pago;
  • Alterações com custo adicional;
  • Reembolso não permitido;

Nesta passagem não são incluídos os serviços de:

  • Balcão de check-in exclusivo;
  • Acesso a Salas VIP;
  • Fast Track;
  • Prioridade na entrega de bagagem;
  • Prioridade de embarque.

Tarifa Optimal

Nesta tarifa a Iberia já permite que o passageiro leve uma mala despachada e selecione seu assento 24 horas antes da partida do voo.

Veja ainda o que faz parte do serviço contratado:

  • Refeição inclusa;
  • Escolha de assento pago 24 horas antes do voo;
  • Alterações com custo adicional;
  • Reembolso não permitido.

Todos os serviços que não são incluídos na passagem Basic também não são permitidos na Optimal.

Tarifa Confort

Na prática a Tarifa Confort é praticamente a mesma da Optimal, mudando apenas o tamanho do assento para XL, dando prioridade para embarque (dentro do grupo prioritário) e recebendo reembolso em bônus se precisar.

Tarifa flexível

Igual a Tarifa Confort, com exceção que neste bilhete é permitido alterar o voo sem limitações de data e hora, além de poder solicitar um reembolso se mudar seus planos.

Classe Economy Premium

Nesta categoria, apenas duas tarifas estão disponíveis, a Economy Premium Promocional e a Economy Premium Flexível.

Nelas todos os assentos são maiores e mais confortáveis, além de oferecer todos os benefícios da Básic.

Confira as diferenças entre elas na tabela a seguir!

PromocionalFlexível
Bagagem de mão1 item1 item
Bagagem despachada​​2 itens2 itens
RefeiçãoIncluídaIncluída
Escolha de assentosPagoIncluído
AlteraçõesCusto adicionalPermitidos
ReembolsosCusto adicionalPermitido
Balcão de check-in exclusivoNãoNão
Acesso a Salas VIPNãoNão
Fast TrackNãoNão
Prioridade na entrega de bagagemNãoNão
Prioridade de embarqueSim, Grupo 2Sim, Grupo 2
Tabela de benefícios e vantagens da Classe Economy Premium na Iberia

Classe Business

A mais alta das categorias de passagens da Iberia é chamada de Business e seus benefícios e vantagens são os seguintes.

PromocionalFlexível
Bagagem de mão1 item1 item
Bagagem despachada​​3 itens3 itens
RefeiçãoIncluídaIncluída
Escolha de assentosIncluídoIncluído
AlteraçõesCusto adicionalPermitidos
ReembolsosCusto adicionalPermitido
Balcão de check-in exclusivoSimSim
Acesso a Salas VIPSimSim
Fast TrackSimSim
Prioridade na entrega de bagagemSimSim
Prioridade de embarqueSim, Grupo 1Sim, Grupo 1
Tabela de benefícios e vantagens da Classe Business na Iberia

O que é servido nos voos da Iberia?

A Iberia oferece diferentes opções de refeições em voos longos, dependendo da classe de serviço e do itinerário.

Abaixo estão algumas informações sobre as refeições oferecidas pela companhia aérea:

Comida na classe econômica

Em voos realizados na classe econômica, a Iberia oferece uma refeição quente, além de lanches e bebidas.

A refeição pode incluir opções como frango com arroz, macarrão com molho de tomate, opções vegetarianas e sobremesa.

A companhia aérea também oferece opções especiais de refeições para passageiros com necessidades alimentares específicas, como vegetarianos, veganos, pessoas com intolerância a glúten, entre outros.

Alimentação na classe executiva

Os passageiros da classe executiva da Iberia podem desfrutar de uma variedade de opções de refeições gourmet durante o voo, preparadas por chefs renomados.

As refeições incluem entradas, pratos principais e sobremesas, além de uma seleção de vinhos e outras bebidas.

Os passageiros da classe executiva também podem escolher entre uma ampla variedade de opções de refeições especiais, incluindo opções vegetarianas, veganas, sem glúten, entre outras.

Menu dos Voos de curta e média distância

Em voos mais curtos, a Iberia geralmente oferece lanches e bebidas para os passageiros da classe econômica.

Os passageiros da classe executiva podem desfrutar de refeições mais substanciais, dependendo do horário do voo e da duração.

É importante ressaltar que as opções de refeições podem variar dependendo do destino, horário do voo e outras condições.

Por isso, é sempre uma boa ideia verificar as opções de refeições disponíveis para o seu voo específico ao fazer a reserva.

Comida nos voos da iberia
A Iberia tem um cardápio de comida gratuita, mas quem desejar algo diferenciado pode compar através do site ou app da empresa.

Bagagem na Iberia

As normas e valores de bagagens em voos da Iberia variam dependendo da rota, da classe de serviço e do tipo de bilhete que você comprou.

A seguir, estão algumas informações gerais sobre as políticas de bagagem da Iberia:

Bagagem de mão

Conforme citamos no artigo, em tipos de tarifas, a Iberia permite aos passageiros da classe econômica levar uma bagagem de mão que não exceda as dimensões máximas de 56x45x25 cm e o peso máximo de 10 kg.

Os passageiros da classe executiva podem levar duas peças de bagagem de mão, com as mesmas dimensões e peso.

Bagagem despachada

A quantidade e o peso da bagagem despachada permitida depende do tipo de bilhete e do destino. Em voos internacionais, a franquia de bagagem varia entre 23 kg e 32 kg por peça, dependendo da rota e da classe de serviço.

Os passageiros da classe executiva têm direito a uma franquia de bagagem maior do que os passageiros da classe econômica.

Bagagem adicional

Se você precisar despachar bagagem adicional, a Iberia oferece a opção de comprar uma franquia adicional de bagagem com antecedência ou pagar uma taxa no aeroporto.

As tarifas de bagagem adicional variam dependendo da rota e do tipo de bilhete e é sempre mais barato se comprado pela internet e com antecedência.

É importante lembrar que as políticas de bagagem da Iberia podem mudar sem aviso prévio e podem ser diferentes para voos operados por outras companhias aéreas.

Por isso, é sempre uma boa ideia verificar as políticas de bagagem específicas para o seu voo ao fazer a reserva e antes de viajar.

Programa de Fidelidade Iberia Plus

O Iberia Plus é o programa de fidelidade da companhia aérea espanhola Iberia, ligada à empresa Iberia Group.

Também fazem parte deste grupo a companhia aérea espanhola Iberia Express e a companhia aérea regional espanhola Air Nostrum.

Para fazer parte do programa Iberia Plus basta fazer a inscrição gratuita e a cada voo realizado pela empresa, pontos serão acumulados neste programa.

Outras formas de acumular pontos da Iberia é voando com as companhias aéreas parceiras e também por meio de compras com parceiros associados:

  • Hotéis;
  • Aluguel de carros;
  • Serviços de viagens.

Esses pontos podem ser resgatados por benefícios, como voos gratuitos, upgrades de classe, acesso a salas VIP de aeroporto, entre outros.

Temos uma notícia excelente, o Iberia Plus tem parceria para transferência de pontos com dois programas de fidelidade brasileiros, o Esfera e a Livelo.

Nos dois programas a proporção de transferência de pontos é de 2:1, ou seja, cada 2 pontos Livelo ou Esfera vira 1 “Avios” (milhas) no Iberia Plus

A Iberia Plus atua em todo o mundo, embora a maioria dos seus membros sejam provenientes da Espanha e de países latino-americanos, essa parceria entre as companhias aéreas brasileiras facilitam muito.

Cadastro Iberia Plus
Com apenas informações básicas o cadastro na Iberia Plus é liberado e já é possível usufruir dos benefícios do programa.

Vale a pena voar de Iberia?

A escolha de uma companhia aérea depende de diversos fatores, como o destino desejado, a disponibilidade de voos, o preço das passagens, a qualidade do serviço oferecido e a reputação da empresa.

Com relação à Iberia, existem algumas razões pelas quais pode valer a pena voar com essa companhia aérea saindo do Brasil, separamos algumas para sua análise.

A Iberia possui uma ampla rede de destinos na Europa, África, Oriente Médio e Ásia, o que pode ser uma vantagem para quem deseja viajar para esses lugares a partir do Brasil.

Além disso, a companhia aérea é parte da aliança global de companhias aéreas Oneworld, o que amplia ainda mais as opções de conexões.

Como mencionado anteriormente, a Iberia possui um programa de recompensas que permite acumular pontos por meio de voos e compras com parceiros.

É possível usar milhas da LATAM Pass para comprar passagens aéreas baratas ou até mesmo de graça pela Iberia.

Recomendamos que faça uma pesquisa e compare preços antes de tomar uma decisão, além é claro de olhar o que outros passageiros falam da Iberia no Brasil.

Reputação da Iberia no Reclame Aqui

Fizemos uma busca para descobrirmos o que outros clientes da Iberia falam a respeito da sua reputação no Brasil e não encontramos nada sólido.

Na plataforma Reclame Aqui, que é um excelente índice de prestação de serviço no Brasil, a Iberia tem uma reputação de “Não Recomendado”, sem nota adicionada.

O que é péssimo para uma empresa brasileira, mas em se tratando de uma companhia estrangeira, a falta de relevância do portal para eles pode interferir negativamente no atendimento ao que é reclamado.

Existem 81 reclamações registradas e apenas 2 foram avaliadas e respondidas. A maioria das queixas são em relação a problemas com as malas.

Recomendamos que antes de viajar faça novas buscas, ligue para o telefone Iberia para saber sobre a oferta de serviço e entenda que ao passar por alguma dificuldade, há grandes chances do problema não ser resolvido.

Reputação Iberia Reclame Aqui
No site Reclame Aqui a Iberia é considerada uma empresa Não Recomendada, pois apesar de poucas reclamações poucos são respondidos.

Leia também: Como Ganhar Milhas com Cartão de Crédito (Guia Definitivo)



Escrito por Fabiana Camilo Jornalista

Líder de Conteúdo na Mobills; formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Santos e Turismo pelo Instituto Federal de São Paulo; Pós-Graduada em Marketing Digital. Possui experiência na área de marketing e criação de conteúdo com ênfase em crédito pessoal, viagens, inbound marketing, indicadores de marketing, mídias sociais, e análise de SEO.

  • Jornalista;
  • Analista de SEO;
  • Especialista em crédito pessoal;
  • Especialista em planejamento de viagens.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.