Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
semestral

Negócios que dão lucro em cidades pequenas: 17 opções comprovadas!

Cidades pequenas não costumam ter muitas opções de emprego, por isso, abrir um negócio pode ser a solução. Confira nossas dicas!

Artigo escrito por Claudia Borges em 18 de Outubro de 2023

Precisa descobrir quais negócios que dão lucro em cidades pequenas? Muitas pessoas trocam a correria das grandes pela calma do interior. Mas, por serem cidades menores, pode ser mais difícil arrumar um emprego.  

Sendo assim, é importante conhecer ideias de negócios que podem dar lucro em cidades menores e entender qual se encaixa melhor ao seu perfil, para conseguir ganhar dinheiro com ele e fazer disso a sua renda.

Pensando nisso, confira algumas ótimas opções para você de negócios que dão lucro em cidades pequenas.

Boa leitura!

Negócios que dão lucro em cidades pequenas – 17 Ideias para investir

  1. Academia;
  2. Barbearia;
  3. Bares;
  4. Doceria gourmet;
  5. Gráfica;
  6. Corte e costura de roupas;
  7. Farmácia
  8. Loja de roupas;
  9. Loja de cosméticos;
  10. Serviços técnicos de informática;
  11. Mercadinho;
  12. Pizzaria;
  13. Freelancer de pequenas reformas;
  14. Venda de quentinha, marmitas ou marmitex;
  15. Passeador de cães ou creche canina;
  16. Serviços voltados para estética e beleza;
  17. Loja de variedades.

Se engana quem pensa que é preciso ter uma formaçao superior para investir em um negócio próprio.

Obviamente, algumas áreas de atuação pedem sim uma formação específica e sempre devemos seguir a risca as recomendações e leis de cada negócio.

No entanto, existem negócios que precisam apenas de boa vontade e muito trabalho duro. Sendo assim, separamos uma lista com alguns negócios que dão lucro em cidades pequenas.

Academia

Nos últimos anos a preocupação com a saúde física tem ganhado cada vez mais destaque. Dessa maneira, se você é desses que gosta do mundo fitness, que tal considerar fazer da sua paixão um negócio rentável?

Mesmo dentro desse universo é possível diversificar nas modalidades oferecidas e alcançar públicos diferentes, como crossfit ou ginástica funcional, por exemplo.

Barbearia

Barbearias também são ótimas opções de negócios que dão lucro em cidades pequenas. Ainda mais com a nova onda de barbearias que oferecem aos clientes um espaço acolhedor com entretenimento como bar e mesa de sinuca. 

Além disso, também é possível oferecer aos seus clientes alguns itens de cuidados masculinos, como creme de barbear, shampoo, gel modelador entre outros.

Bares

Se gosta da noite e quer conquistar o público mais jovem, um bar pode ser o negócio perfeito para você.  Com essa modalidade de negócio o principal é conhecer o público que quer alcançar, e saber o que oferecer a ele.

É possível criar um ambiente temático dependendo do estilo de público que deseja atrair e até mesmo adicionar outros elementos como karaokê por exemplo.

Doceria gourmet

Se tem habilidades culinárias, pode apostar na onda dos doces gourmet. Afinal, os famosos copos de sobremesa, alguns intitulados de “copos da felicidade” fazem sucesso em aplicativos de entrega, como Ifood

Para a divulgação é possível, ainda, utilizar redes sociais para a confecção de vídeos do momento da criação até a venda.

A vantagem dessa modalidade de negócio é que não precisa de um investimento inicial muito alto, nem uma infraestrutura complexa.

Dessa forma, é possível começar da cozinha de casa mesmo, usando os equipamentos que você já tem. 

Gráfica

Quem nunca precisou fazer uma cópia ou mesmo impressão de algum documento e não achava um estabelecimento que fizesse? 

Principalmente em cidades pequenas, esse é um tipo de negócio que pode render uma boa grana. 

Para deixar seu serviço completo, você pode oferecer encadernação, impressão de fotos e até vender materiais de escritório. 

Serviços de corte e costura

Ganhou uma máquina de herança e não sabe o que fazer? Oferecer o serviço de costura pode te render uma boa grana no fim do mês. 

Isso porque, esse é um tipo de serviço que não parece essencial, até que você precise dele. E não se engane, todos precisam pelo menos 1 vez na vida. 

Você pode começar aos poucos fazendo pequenos reparos e ir expandindo conforme ganha experiência na máquina. 

Farmácia

Uma farmácia em uma cidade pequena pode ser muito útil, uma vez que os moradores evitariam de ir a outra cidade ao precisarem de remédio.

Além disso, o setor farmacêutico está em constante expansão, tendo crescido mais de 13% no ano de 2020 de acordo com dados da IQVIA – Brasil, responsável pelo monitoramento.

Então, se você considera a chance de abrir um negócio que falta em uma cidade pequena, e na sua cidade não tem tantas farmácias, essa pode ser uma excelente opção.

Loja de roupas

Uma coisa é fato: Todos temos de utilizar roupas. Portanto esse é um tipo de negócio que nunca fica ultrapassado. 

O segredo é entender os gostos do seu público e direcionar o estoque da sua loja de acordo com isso. 

Para incrementar pode oferecer sapatos e acessórios que combinem com as peças da loja, assim o cliente já sai com o visual completo. 

Loja de cosméticos

Os cuidados com a pele nunca são em vão, afinal, o chamado skin care, que em tradução literal significa cuidados com a pele, sempre é pauta de vídeos das principais redes sociais, como Instagram e TikTok.

Por isso, uma loja de cosméticos pode ser uma excelente opção de negócio para abrir em cidades pequenas. Você pode considerar os seguintes produtos para a abertura:

  • Shampoos, condicionadores, cremes de hidratação;
  • Maquiagens, como base, sombras, delineadores, blush, pó compacto;
  • Pincéis para maquiagem;
  • Coloração para cabelo;
  • Perfumes variados;
  • Esmalte e outros produtos para unha;
  • Espumas de barbear ou loções pós barba; entre outras opções.

Serviços técnicos de informática

Da mesma maneira que não vivemos sem roupa, não vivemos sem nossos itens eletrônicos, não é?

Sendo assim, se você tem jeito com eletrônicos e sempre arrumou o celular dos seus amigos, que tal ganhar dinheiro com isso?

Além de conserto é possível oferecer itens de celular, como capinhas, películas para tela e até cabos e fone de ouvido. 

Mercadinho

Toda cidade pequena tem um mercadinho muito conhecido, então por que não abrir o seu? Afinal, caso já tenha um na sua cidade, sempre tem espaço para mais.

Com esse tipo de estabelecimento é possível alcançar um público que as grandes redes não alcançam: os que gostam da facilidade de comprar em lugares menores e mais próximos.

E não precisa começar grande, pode ser uma vendinha na garagem da sua casa. Mas lembre-se de manter seus produtos bem guardados e dentro da validade. Dessa maneira, você garante que seus clientes sempre voltem.

Pizzaria

A pizza é um dos alimentos mais consumidos do mundo! Abrir uma pequena pizzaria pode ser a solução para ter uma renda. 

É claro que você deve ter aptidão com preparo de alimentos para essa modalidade de negócios, mas também é possível começar de casa, oferecendo seu produto por delivery. 

Procure um curso sobre o assunto, ou até mesmo receitas no Youtube por exemplo, e coloque a mão na massa!

Freelancer de pequenas reformas

É o “faz-tudo” da família? Aquele que sempre chamam para resolver uma lâmpada quebrada ou um chuveiro estragado? Faça disso um negócio!

Essa modalidade de negócio precisa de pouco investimento, pois você deve ter os equipamentos que irá utilizar para realizar o serviço. 

Contudo, muito provavelmente você já deve ter o que é necessário para começar. Então, mãos à obra, literalmente!

Venda de quentinha, marmita e marmitex

Esta é, sem dúvidas, outra opção de negócio para quem tem o dom da cozinha. Isso, porque a produção de comidas prontas, como marmitas, é uma ótima ideia em cidades pequenas. 

Por ser perto de casa, muitos trabalhadores em cidades menores fazem as refeições em casa. Entretanto, nem todos têm tempo para cozinhar e acabam optando por pedir algo pronto. 

Dessa forma, esse é um negócio que pode render bem e você pode iniciar na cozinha de casa. 

Para diversificar, pode oferecer o serviço de pacotes e até mesmo marmitas fitness feitas com apoio de um nutricionista. 

Passeador de cães ou creche canina

Esta é uma área que não costuma ter tantos profissionais atuando. Por isso, pode ser ideal que você abra um negócio nesse segmento.

Alguns donos não têm tanto tempo para manter passeios regulares com seus pets. Alguns, por exemplo, têm que fazer viagens de negócios ou com a família, e não é interessante deixar o pet sozinho.

Então, procure investir em um local para isso, que seja adaptado aos animais que você vai receber.

Serviços voltados para estética e beleza

Quem não gosta de ficar bonita não é mesmo? Investir em serviços de estética e beleza pode ser ótimo, principalmente em cidades pequenas em que não tem muito desse tipo de serviço. 

No entanto, esse é um tipo de serviço que é preciso muito cuidado na hora de abrir um estabelecimento. Você precisa estar habilitada para fazer os procedimentos. 

Sendo assim, invista em cursos de capacitação, bons produtos e equipamentos que vai garantir uma boa clientela. 

Serviços de creche

Muitos pais e mães precisam trabalhar e não têm familiares disponíveis para deixar os filhos, o que os fazem optar por creches ou escolas.

Mas, para isso, você vai precisar de um espaço adaptado às crianças, além de licenciamento para atuar na área.

Com a volta do home office de algumas pessoas, por exemplo, esse pode ser um excelente investimento, uma vez que os responsáveis pelas crianças precisam trabalhar.

Portanto, procure investir no licenciamento para atuar na área.

Loja de variedades

Esse tipo de comércio pode ser bastante atrativo, pois é possível vender, como o próprio nome já diz, uma variedade de coisas.

Existem estabelecimentos, por exemplo, que são bastante conhecidos por vender produtos de até R$ 1,99. Por isso, escolha bem o que ter na sua loja de variedades e coloque um nome atrativo!

A Shopee é um exemplo de marketplace de variedades, que tem do mais útil ao menos útil, com uma infinidade de produtos.

De início, você pode investir em produtos como:

  • Lixeira;
  • Colchas de cama, travesseiros e afins;
  • Objetos para banheiro, como escova, pasta de dentes e etc;
  • Artefatos para cozinha, como copos, pratos ou talheres;
  • Escorredor de pia;
  • Objetos de decoração em geral, como para o Natal, Páscoa, festas juninas; e várias outras coisas.

O que é necessário para ter um negócio que dá lucro?

De início, para abrir um negócio que dê lucro em uma cidade pequena, é importante que você entenda sobre conceitos básicos antes de empreender.

O Sebrae pode te ajudar nessa, confira as dicas e lembre-se de sempre se manter dentro da lei no seu negócio. E, também, nunca pare de estudar sobre o assunto e buscar novas formas de inovar.

Afinal, não basta apenas ter a ideia. É importante também muito planejamento para que tudo dê certo. Sendo assim, é importante estar por dentro de assuntos como:

  • Gestão financeira;
  • Fluxo de caixa;
  • Custo do investimento inicial;
  • Preço de produtos e serviços disponíveis para o negócio;
  • Contratação de colaboradores, caso precise de ajuda;
  • Qual vai ser o modelo de negócio; entre outras coisas consideradas importantes.

Além disso, é importante estar por dentro, também, das necessidades das pessoas que vão ser o seu público alvo.

Isso, porque são os clientes que vão fazer do seu negócio um sucesso. Então, construir uma boa relação de troca com as pessoas pode ser uma das peças principais para fazer funcionar.

Perguntas frequentes sobre o assunto

O que mais dá dinheiro em uma cidade pequena?
Que negócio abrir com 5 mil reais?
O que falta em uma cidade pequena?
O que vender em um bairro pequeno?

Afinal, um negócio em cidade pequena dá lucro?

Primeiramente, é importante dizer que dependendo do empreendimento e de como você vai administrar, negócios em cidade pequena podem dar um excelente lucro.

Para isso, no entanto, é importante realizar uma pesquisa acerca da demanda dos produtos que você quer oferecer, além de fornecer opções atrativas para o seu público.

Lembre-se, também, de deixar disponíveis diferentes formas de pagamento, que incluam vários públicos, como cartões de crédito e débito, , boletos ou carnês de pagamento, transferências bancárias, como o Pix.

Sendo assim, para abrir o seu negócio, não esqueça de estudar bem todas as possibilidades, inclusive o básico de administração de empresas.

VEJA TAMBÉM Melhores cidades para morar no Brasil: descubra quais são as 100 município!



Escrito por Claudia Borges Analista de Conteúdo

Jornalista em formação, apaixonada por boas histórias e por transformar a vida das pessoas através da educação financeira.

  • Jornalista;
  • Redatora Mobills.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


🤔 Tem dúvidas ou dicas? Comenta aqui, que nossos especialistas respondem!

Notifique-me de novos comentários via e-mail.

.
.