Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
anual

Como economizar no Natal? Confira 10 dicas para essa data!

Economizar no Natal pode nos livrar de começar o ano novo no vermelho. Por isso, confira as melhores dicas e saiba como e onde economizar!

Artigo escrito por Larissa Brioso em 22 de Dezembro de 2023

O Natal é uma das datas festivas mais esperadas e comemoradas todos os anos no Brasil e em outros países do mundo. Mas, como comemorar sem gastar muito dinheiro e economizar no Natal?

Essas dicas são essenciais para poupar dinheiro e começar bem o próximo ano. Portanto, continue lendo para conhecer as melhores dicas para economizar no Natal sem deixar de festejar!

Ler mais

10 Dicas para economizar dinheiro no Natal

Procurar manter-se com o orçamento equilibrado, até nas festas de fim de ano, é essencial para conseguir garantir a saúde financeira, em especial no início do ano.

Por isso, confira as melhores dicas de como economizar no Natal e evite imprevistos financeiros!

  1. Decida quanto pode gastar;
  2. Faça uma lista de presentes;
  3. Utilize um aplicativo de controle financeiro;
  4. Não deixe para a última hora;
  5. Aproveite as ofertas de janeiro;
  6. Evite comprar apenas em shoppings;
  7. Pesquise;
  8. Não caia nas tentações de fim de ano;
  9. Tente pagar à vista;
  10. Faça você mesmo.

1. Decida quanto você pode gastar

Planejamento financeiro pessoal é tudo. Portanto, antes de sair comprando presentes por aí, sente-se para organizar as contas. E, se possível, junto da família!

Esse passo é muito importante para decidir um teto de gastos para suas compras e economizar no Natal.  Nesse sentido, o ideal é separar um valor que não vai prejudicar o pagamento de outras despesas.

Tendo consciência do seu limite financeiro, será bem mais fácil evitar as tentações de fim de ano. Por isso, esse é o primeiro passo para organizar as contas do Natal e começar 2024 sem dores de cabeça.

SAIBA MAIS: Quando montar a árvore de Natal? Saiba o dia certo!

2. Faça uma lista de presentes

Como economizar com presentes no Natal é, muitas vezes, uma grande incógnita. Por isso, a nossa segunda dica é decidir seu teto de gastos e escrever uma lista com as pessoas que irá presentear.

Em seguida, cheque quanto você pode gastar com cada presente, de acordo com o seu orçamento e, assim, defina um valor máximo.

Você pode definir o valor do presente igualmente para todos ou conforme a intimidade. Por exemplo, definir um gasto maior para as pessoas que considera mais importante em sua vida.

Além disso, vale a pena abusar das lembrancinhas para aquelas pessoas que não são tão íntimas, mas que você ainda assim gostaria de presentear.

Sempre que possível, antecipe suas compras de Natal na Black Friday, pois ela é uma boa chance de economizar com as compras de fim de ano.

SAIBA MAIS: Ceia de Natal econômica: veja dicas valiosas!

3. Utilize um aplicativo de controle financeiro

Usar um aplicativo de controle financeiro é um dos melhores métodos para organizar e entender seus gastos, principalmente durante épocas como o Natal.

Com esses aplicativos você tem acesso a todas as informações sobre sua finanças pessoais de um jeito simples e prático em um só lugar.

Em outras palavras, você terá sua vida financeira na palma das mãos, sem planilhas extensas ou arquivos de Excel. Um ótimo exemplo para você é o Mobills, o melhor gerenciador financeiro do Brasil.

Mobills Controle Financeiro Pessoal

Organize suas finanças de forma definitiva com o Mobills

Organize suas finanças de forma definitiva com o Mobills

URL verificada

O software é usado por mais de 10 milhões de pessoas em 138 países, e está disponível para iOS, Android e desktop. Então, ele é de grande ajuda para economizar no Natal e nos demais momentos.

Ah, o melhor de tudo é que você que está lendo este texto tem um desconto exclusivo na versão Premium da nossa plataforma. Confira: CUPOM Mobills: 30% de desconto no Mobills Premium

VEJA TAMBÉM: Quando desmontar a árvore de Natal? Conheça a data certa!

4. Não deixe para a última hora

Não perca tempo! Para economizar no Natal, você pode aproveitar o período que antecede a data para antecipar suas compras, pois os preços tendem a aumentar com a chegada da data comemorativa.

Além disso, a variedade de produtos diminui, as filas aumentam e você não vai ter tempo para comparar valores. Sem dúvidas, você não vai querer estar em busca de presentes na véspera do feriado, não é?

Por isso, planeje-se e faça o possível para fazer compras com antecedência. Dessa maneira, conseguirá poupar dinheiro e encontrar as melhores oportunidades de compra.

Aproveite a Black Friday

A Black Friday 2023 aconteceu no dia 24 de novembro, 1 mês antes do Natal.

Sabendo disso, muitos planejaram-se com antecedência e aproveite para fazer as compras e economizar na Black Friday, que tem, geralmente, descontos em vários tipos de produtos.

Ademais, você também não pode esquecer da ceia de Natal. Então, compre os ingredientes e as bebidas alguns dias antes do feriado.

Se você não aproveitou este ano, já é mais uma dica que pode utilizar para economizar no Natal. No ano de 2024, a Black Friday acontecerá no dia 29 de novembro, portanto, anote esta data.

5. Aproveite as ofertas de janeiro

Outra dica para economizar no Natal é deixar para comprar em janeiro algumas coisas que precisa, isso é, se puder adiar alguns presentes para depois da data.

Afinal, após o réveillon, muitas lojas entram em liquidação para queimar o estoque do ano passado. Ou seja, é uma boa oportunidade para você aproveitar as ofertas e garantir preços menores.

Mas use essa dica com cautela! Se você não precisa fazer compras nesse período, então não compre. Por mais que algumas ofertas sejam tentadoras, é preciso tomar cuidado para não prejudicar suas finanças.

Dica extra: Antes de comprar se pergunte: Eu Quero? Eu Posso? Eu Preciso? O Preço está realmente bom? Caso a resposta para alguma dessas perguntas seja NÃO, então não compre!

SAIBA MAIS: Pratos para ceia de Natal – Veja receitas doces e salgadas

6. Evite comprar apenas em shoppings

Muitas pessoas tendem a fazer todas as compras de Natal em shoppings centers e esquecem as outras opções. No entanto, para quem quer economizar no Natal essa não é a melhor opção.

Isso porque os shoppings costumam ter preços maiores do que em pequenos comércios e feiras, por exemplo. Sendo assim, procure opções nas lojas do seu bairro ou do centro da cidade.

Outra opção popular é usar a internet para comprar os produtos. Mas dê uma atenção especial aos prazos de entrega. No final de ano é comum que hajam atrasos devido à alta demanda.

7. Pesquise

Antes de sair comprando os presentes da família e amigos para o Natal, pesquise o preço de cada produto em pelo menos cinco lugares diferentes para encontrar o melhor valor e economizar.

Pois, principalmente nessa época do ano, os preços flutuam bastante, especialmente depois da Black Friday! Então você pode tirar um dia da semana para andar em várias lojas e fazer sua lista.

Além disso, a internet pode ser uma grande aliada! Geralmente os preços nas lojas virtuais são mais em conta do que nos estabelecimentos físicos.

Caso você não tenha muito tempo, uma boa opção é usar sites especializados em comparação de preços. Os principais são o Zoom, o Buscapé e o BondFaro.

Por isso, não corra o risco de comprar um produto em uma loja mais cara só porque ficou com preguiça de pesquisar.

8. Não caia nas tentações de fim de ano

Época de Natal é sinônimo de ofertas e propagandas tentadoras, que brilham os olhos de quem quer economizar. Contudo, é preciso ter bastante cuidado para não cair em compras por impulso

Afinal, os grupos de marketing fazem campanhas específicas para a data e costumam ter bastante sucesso nessa atividade.

Sabendo disso, vá às compras e tome todos os cuidados para não extrapolar o seu teto de gastos. Evite comprar por impulso e acabar endividado(a) por imprudência. 

9. Tente pagar à vista

Sempre que possível, faça as compras de Natal com pagamentos à vista para economizar.

Dessa forma, você irá ganhar descontos nos preços dos produtos e não vai precisar se preocupar com inúmeras parcelas no cartão de crédito, por mais que seja um cartão sem anuidade.

Quem compra à vista também ganha o poder de barganha, ou seja, poder de troca. E se você for um bom negociador, pode conseguir um preço ainda melhor. 

Além disso, o começo de ano é uma época de gastos consideráveis, então não é uma boa ideia ter dívidas no seu nome.

Mas se esse não for o seu caso e você precisar parcelar as compras, tenha certeza de que cada parcela vai caber no seu orçamento. O importante é respeitar a sua realidade financeira!

10. Faça você mesmo

Por que comprar, se você pode fazer? Se você possui ou quer desenvolver novas habilidades, pensar em presentes e decorações de Natal que você possa fazer com as próprias mãos é uma ótima ideia.

Pode ser um bordado, um artesanato ou até mesmo um desenho. As possibilidades são imensas e dependem das suas habilidades manuais para conseguir economizar dinheiro no Natal.

Entretanto, caso você não consiga pensar em nada, acesse a internet e procure tutoriais para aprender novas habilidades. Há várias maneiras de presentear alguém especial.

Cozinhar a própria ceia também é uma boa escolha, pois vai fazer com que você evite comprar comida pronta e, consequentemente, economize mais dinheiro.

Dessa maneira, o resultado fica mais autêntico e menos industrializado.

Quantos dias faltam para o Natal?

Agora que já sabemos as melhores dicas de como economizar no Natal, que tal também também saber quantos dias faltam para a data?

Assim, é possível se organizar financeiramente e poupar ainda mais!

Por meio do Contador de Dias da Mobills, é possível calcular os dias para qualquer data, incluindo o Natal. Veja:

Dúvidas frequentes sobre economizar no Natal

Como economizar na ceia de Natal?

Como economizar nos presentes de Natal?

Coloque as dicas em prática para economizar no Natal!

Agora que você conheceu as melhores dicas para economizar no Natal, procure colocá-las em prática.

Você pode começar separando um tempo livre para organizar suas contas e começar o feriado de maneira tranquila, sem maiores preocupações.

Além disso, se você quer ter um maior controle da sua vida financeira para além do Natal, conheça o gerenciador financeiro da Mobills, o melhor aplicativo de controle financeiro do Brasil!

VEJA TAMBÉM: O que dar de presente de Natal: opções para todos os gostos!



Escrito por Larissa Brioso Educadora Financeira

Educadora Financeira na Mobills; formada em Economia pela Universidade Federal do Ceará; e estudante de Gestão de Negócios e Marketing. Possui experiência na área de marketing e criação de conteúdo com ênfase em educação financeira, comunicação de marketing, indicadores de marketing, mídias sociais, SEO e CRM.

  • Editora-chefe do site da Mobills;
  • Formada em Economia;
  • Especializada em Gestão de Negócios e Marketing.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.