Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Sim

Como transferir financiamento para outra instituição ou pessoa

Entenda como transferir o financiamento para outro lugar ou para outra pessoa para negociar seu crédito com melhores condições.

Artigo escrito por Thiago Sousa em 06 de Março de 2023

Com um maior acesso ao crédito nos últimos anos, alguns acabam se arrependendo da escolha, mas não sabe como transferir o financiamento para outra instituição ou para outra pessoa.

Porque fazendo isso, você consegue negociar com condições melhores em outros lugares ou até pra transferir uma dívida de financiamento para alguma pessoa interessada no bem que está sendo negociado.

Por isso, abaixo mostramos o que é financiamento, como você consegue transferir para outra instituição e como fazer isso com segurança e de forma simples.

O que é o financiamento?

É basicamente comprar bens ou serviços (principalmente mais caros) de forma parcelada para quem não consegue pagar à vista ou prefere essa forma de pagamento.

Muito provavelmente você já tenho pelo menos ouvido falar desse termos, mas para ter uma real noção do que seja, vamos ver rapidamente na prática como funcina.

Ao optar por um financiamento de veículo, por exemplo, você entra em contato com o banco sobre o interesse do serviço.

Com isso, a instituição financeira assina o contrato com você e há um prazo de registro de imóvel, liberação por parte do Estado e outros trâmites burocráticos.

Após isso, o banco irá receber a comprovação de que o bem está comprado e está alienado ao nome da instituição.

LEIA TAMBÉM: Qual score é bom para financiamento de imóvel?

Como transferir financiamento para outro banco ou instituição?

Porém, em muitos casos, as pessoas podem se arrepender de ter fechado negócio com um banco em específico por conta do juros do financiamento – ou apenas quer trocar de instituição para negociar melhor.

Com isso, muitos optam por fazer a portabilidade de instituição em que você consegue continuar negociando o mesmo financiamento, mas com outras condições de acordo com o que você busca – como uma taxa de juros mais baixa.

A partir disso, você irá passar por um processo burocrático de organizar papelada, entrar em contato com as duas instituições, solicitar alguns documentos de transferência até assinar o novo contrato.

VEJA TAMBÉM: Como consultar financiamento pelo CPF?

Como transferir financiamento para outra pessoa?

Além disso, você também consegue transferir o serviço de financiamento para outra pessoa. Ou seja, outra pessoa assume o serviço.

Para transferir o financiamento para outra pessoa, é importante estar atento a algumas instruções que você deve seguir.

  1. Comunique a instituição: Fale com o banco que você está querendo realizar a transferência do serviço. Isso é importante porque é necessário que a outra pessoa passe por uma análise;
  2. Avaliação: Com isso, a instituição irá fazer uma análise de crédito e aprovar ou não essa transferência;
  3. Documentação: Caso o serviço seja aprovado, será necessário enviar todos os documentos que o banco solicitar e que também serão analisados;
  4. Taxas: Muito importante entender se durante todo esse processo quais taxas serão cobradas;
  5. Finalização: Por fim, revise como ficou acertado para os três (você, instituição e a terceira pessoa) e assine o contrato.
portabilidade de financiamento imobiliário - imagem com uma casa de papel em cima da mesa e ao lado da casa um cofrinho de porco.
Saiba como fazer a portabilidade de financiamento imobiliário!

Transferência de financiamento de veículo

Entre esses tipos de transferência, você consegue fazer esse repasse de veículo para o nome de outra pessoa que queira assumir esse serviço.

Essa pode ser uma boa oportunidade para quem quer passar essa dívida e não consegue mais assumir as prestações por conta de um planejamento financeiro não muito bem feito ou só por não querer mais o serviço.

Vale lembrar que para fazer isso, geralmente é necessário que uma quantidade mínima de parcelas já tenham sido pagas.

LEIA TAMBÉM: Como conseguir financiamento com score baixo?

Transferência de financiamento imobiliário

Você pode realizar esse serviço também com o financiamento imobiliário. Nesse caso, você repassa a casa e a dívida para outra pessoa ou muda de instituição para negociar sua casa por uma condição melhor.

Depois de seguir os trâmites legais, você estará livre da dívida, mas também não terá mais acesso ao imóvel.

Vale lembrar que a transferência precisa ser de pessoa física para pessoa física (CPF) ou de pessoa jurídica para pessoa jurídica (PJ).

Como transferir o financiamento com segurança?

Saiba que o banco não pode proibir que você faça a portabilidade de crédito entre instituições, mas para transferir o financiamento para outra o banco precisa autorizar a análise da pessoa que vai receber.

Nos casos de transferir para outra pessoa (seja física ou jurídica), é importante estar atento ao passo a passo que mostramos acima.

Além disso, é muito importante que você não faça contrato verbal. Tenha tudo sempre bem documentado para não ter problemas futuros.

Até porque, em caso de problemas e ter que resolver judicialmente, vai ser muito mais difícil.

VEJA TAMBÉM: Financiamento imobiliário para policiais – Saiba como funciona!

Perguntas frequentes sobre o assunto

Como funciona o financiamento?
É possível fazer a portabilidade de financiamento?
É permitido transferir financiamento para outra pessoa?


Escrito por Thiago Sousa Redator

Estudante de Línguas Estrangeiras Aplicadas (LEA-MSI) na UnB. Conteudista, apaixonado por tecnologia e poliglota que usa o marketing de conteúdo para proporcionar acesso fácil à educação sobre finanças pessoais.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar

.
.