Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
cartao
isca
Não
anual

O que é título de capitalização? Entenda e veja se vale a pena!

Título de capitalização é investimento ou poupança? Leia o artigo e entenda!

Artigo escrito por Equipe Mobills em 12 de Setembro de 2023

Já imaginou aplicar seu dinheiro mensalmente e, assim, obter a oportunidade de concorrer a prêmios e, após o prazo, retirar o seu dinheiro com correção? Esse é o objetivo do título de capitalização.

Ficou interessado? Neste artigo, iremos explicar melhor o que é o título de capitalização e descobrir se realmente ele pode ser vantajoso para a sua situação financeira.

VEJA TAMBÉM: Qual o melhor investimento hoje? Conheça as melhores opções

O que é um título de capitalização?

O título de capitalização pode ser considerado como um tipo de aplicação que é ofertado por seus gerentes de bancos, constantemente.

O usuário que assumir o comprometimento com esta aplicação, se responsabilizará em efetuar um depósito mensal ou um montante aportado de uma só vez.

Como recompensa, este título proporciona sorteios oferecendo prêmios e até mesmo dinheiro Entretanto, é importante lembrar que após a conclusão do prazo e sua aplicação, você poderá resgatar toda a quantia investida com juros.

Ressalta-se que os títulos de capitalização são regidos pela Superintendência de Seguros Privados, responsável também pelas instituições financeiras que ofertam este produto.

Como funciona o título de capitalização?

O cliente correntista ou não, pode adquirir o título oferecido pelo gerente da instituição, que contém números e é válido por determinado período acordado entre as partes.

Os números disponibilizados possuem semelhança aos números selecionados na Mega Sena, pois com esta numeração, você concorrerá a prêmios e sorteios. 

Dependendo, assim, do acordo efetuado no momento da compra do título. Se porventura for sorteado, o banco em que foi feita a compra do título de capitalização deverá entrar contato com o usuário.

Entretanto, se não for contemplado no sorteio, ao término do prazo estabelecido em contrato, o seu dinheiro investido em título será devolvido com uma pequena taxa juros. 

VEJA TAMBÉM: Caixa Capitalização: Entenda como funciona e se vale a pena

Quanto rende o título de capitalização?

O rendimento do título de capitalização pode alternar de acordo com a negociação feita no momento da assinatura do contrato.

Destaca-se que é necessário que tenha atenção, pois os juros desta aplicação são baixíssimos.

Inúmeros títulos possuem rentabilidade inferior à poupança. Desta maneira, ao final do acordo, será depositado em sua conta um valor muito próximo ao que foi pago.

LEIA TAMBÉM: Investimentos melhores que a poupança: 5 boas opções

E qual a diferença entre capitalização e outros investimentos?

Pode-se dizer que a capitalização é uma aplicação de seu montante financeiro e não um investimento.

De acordo com a Superintendência de Seguros Privados, esta aplicação é classificada como uma que possui caráter de loteria.

Sendo assim, o produto de título de capitalização possui uma premiação, valendo de sorte e números, parecido como um jogo de azar.

Como declarar um título de capitalização no Imposto de Renda?

Primeiramente, só haverá a necessidade de declarar o título em dois momentos, sendo eles: quando receber algum prêmio ou o quando prazo do título é finalizado. 

Desta maneira, se houver recebimento de prêmios como no caso de resgate, a aplicação deve ser inserida em seu Imposto de Renda

É interessante utilizar um título de capitalização?

Após, tudo o que foi visto acima, se entende que a conclusão desta pergunta varia para cada cliente.

Pois mesmo com a garantia do retorno do montante gasto, seu rendimento é baixo, por inúmeras vezes menor que o rendimento da poupança.

É necessário que o cliente pense no ganho a longo prazo em relação ao montante alocado em seu título. É válido também avaliar que as chances de ser premiado são baixas, similar aos jogos de cassino.

Desta maneira, caso seu gerente ofereça um título de capitalização, analise as vantagens e desvantagens disponibilizadas para entender se essa pode ser uma opção viável para o seu momento.

CONTINUE LENDO


Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.