Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
anual

Como organizar a vida financeira em 2024: 5 dicas essenciais

Quer saber como organizar a vida financeira? Confira o passo a passo e aprenda como gerenciar suas finanças da melhor forma.

Artigo escrito por Larissa Brioso em 21 de Dezembro de 2023

Como organizar minha vida financeira? É bastante provável que você já tenha feito essa pergunta para si mesmo.

Mesmo que assuntos relacionados ao âmbito das finanças pessoais venham ganhando um pouco de espaço nos últimos anos, até hoje, falar sobre dinheiro é um tabu na sociedade.

Por isso, se você quer saber como organizar sua vida financeira, tenha certeza de que não está sozinho. Nós vamos te ajudar a tomar o controle das suas finanças!

5 dicas práticas para organizar a vida financeira

Quer organizar a vida financeira, mas não sabe como? Veja as melhores formas de organizar suas finanças e comece agora mesmo!

1. Conheça sua realidade financeira

Com já dizia o romancista Lewis Carroll, se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve.

Logo, quando falamos de organização financeira, não poderia ser diferente!

O primeiro passo para você organizar suas finanças e tomar o controle da sua financeira consiste em identificar aonde você está hoje.

Ou seja, qual a sua relação com o dinheiro? Para você, o dinheiro é um aliado ou vilão para a prosperidade?

Você sabe quanto ganha? E quanto gasta? Seu saldo mensal é positivo? Você possui dívidas? Quais são os seus objetivos financeiros?

Essas e outras perguntas irão te ajudar a fazer o seu diagnóstico financeiro.

2. Defina seus objetivos financeiros

No primeiro passo de como se organizar financeiramente, explicamos o motivo pelo qual é importante você conhecer sua realidade financeira.

Agora, vamos te explicar por que você deve definir os seus objetivos e como fazer isso de maneira eficaz.

Então, um objetivo financeiro nada mais é do que aquilo que você pretende alcançar financeiramente. Seja no curto, médio ou longo prazo, ao definir um objetivo você sabe exatamente o que quer alcançar e quando!

Para te ajudar nessa definição, é importante que conheça suas prioridades, estipule objetivos alcançáveis e siga um planejamento.

Por exemplo: Conseguir conquistar a independência financeira em 20 anos.

Após isso, definir metas específicas, mensuráveis e temporais irá te ajudar na conclusão do seu objetivo principal. Nesse caso, conseguir conquistar a independência financeira em 20 anos.

Exemplo: Poupar, no mínimo, 20% do meu salário líquido mensalmente e investir esse dinheiro em uma aplicação com rendimento igual ou superior a 5% ao ano durante os próximos 20 anos para alcançar a independência financeira.

Uma ótima ferramenta que pode ajudar nesse desafio é o Mobills, plataforma de controle e educação financeira online.

Mobills: Finanças e Cartões

Avaliação Mobills
4.5 150
Avaliação Mobills
URL verificada
Plataforma Android, iOS e Web.
Funcionalidades Controle de contas, cartões planejamentos e objetivos.
Preço Menos de R$8,40 por mês para ter suas contas em dia.
Benefícios App com ótima usabilidade e Design.
URL verificada
  • Mais detalhes do Mobills
    • Conecte suas contas e cartões: Saiba para onde o seu dinheiro está indo com nossas integrações automáticas. Gerencie todos os seus gastos e evite o cheque especial, o empréstimo com maior taxa de juros do mercado;
    • Monte um planejamento financeiro: Faça orçamentos mensais e mantenha seus gastos sob controle. Defina alertas para evitar passar do seu limite de despesas;
    • Crie objetivos: Determine metas para alcançar os seus sonhos. Quer comprar uma casa, fazer uma viagem? Crie objetivos no app e realize os seus desejos.

No Mobills, você consegue acompanhar a evolução dos seus objetivos. Para isso, basta registrá-los, adicionar a meta de economia financeira, data para conclusão e economia mensal.

3. Conheça suas receitas e despesas

Assim como para conseguir fazer o seu diagnóstico financeiro e definir seus objetivos, para fazer um bom controle financeiro pessoal, é necessário saber quanto você ganha e gasta.

Afinal, você conhece sua renda mensal?

Pode parecer um pouco absurdo, mas é muito comum as pessoas não saberem quanto realmente recebem em forma de pagamentos todos os meses.

Nisso incluímos salário, prêmios, entre outras bonificações. Então, se esse for o seu caso, é essencial que faça esse registro agora mesmo!

Ademais, não poderíamos te pedir para acompanhar suas receitas sem fazer o mesmo com as suas despesas.

Tenha em mente que o quanto você gasta é mais importante do que o quanto você ganha.

Desse modo, é necessário também conhecer quais são os seus tipos de gastos: necessidades, desejos pessoais, dívidas ou investimentos.

Com ajuda do Mobills é possível registrar, acompanhar e analisar todo o fluxo do seu dinheiro.

Além disso, você consegue avaliar se está fazendo um bom uso dos seus recursos e o que pode fazer para otimizar os seus ganhos.

4. Corte gastos desnecessários

Visto que você conhece todo o fluxo do seu dinheiro, bem como sabe para onde ele está indo, o próximo passo é cortar despesas desnecessárias.

Por meio da análise dos seus gastos você irá identificar aonde ultrapassou os seus limites, comprou sem precisar ou mesmo comprou sem conseguir pagar de forma tranquila.

Muitas vezes, gastamos com coisas que a princípio parecem necessárias. No entanto, até mesmo nossas emoções interferem em nossas atitudes e hábitos de consumo.

Logo, veja onde é possível cortar gastos. Por exemplo, bens e serviços que não precisa ou não utiliza e gastos feitos para satisfazer alguém ou sustentar um padrão que sua renda não suporta.

Fazer lista de compras e categorizar as suas despesas vai te ajudar a conseguir uma boa organização financeira.

5. Poupe mensalmente

O quanto você gasta é importante e poupar dinheiro mensalmente é um desafio a ser encarado para organizar sua vida financeira.

Entretanto, não encare este desafio como algo ruim, mas, muito pelo contrário, veja o ato de poupar dinheiro como uma chave para a sua prosperidade financeira.

O ideal é que você poupe, no mínimo, 20% da sua renda líquida mensal – renda descontada de encargos e impostos.

No entanto, se nesse início não for possível – mesmo que você tenha cortado todas as despesas desnecessárias, comece com 10%, 5% ou mesmo 1% da sua renda, o que importa é criar o hábito de poupar.

Se você possui dívidas, foque em pagá-las primeiro e depois em economizar para o seu futuro. Caso não possua, busque alternativas que te auxiliem a cumprir essa missão.

Em ambos os casos, buscar uma fonte de renda extra pode ser uma ótima solução!

Temos certeza de que você possui diversas habilidades que podem ser aproveitadas e te ajudarão a ganhar um graninha a mais todos os meses.

Conheça o Desafio 52 semanas: Aprenda na prática a dizer “Não” ao desperdício e às compras impulsivas!

É possível organizar a vida financeira?

Sim! Contudo, é importante tornar o controle e planejamento um hábito para a vida financeira.

Pois, diariamente, estamos sujeitos a diversos fatores e imprevistos que podem afetar nossas finanças e, consequentemente, o nosso bem-estar.

Por isso, é fundamental buscar formas de planejar e fazer o controle financeiro para garantir a organização das finanças.

Então, como a prática é tão importante quanto a teoria, você deve praticar as lições aprendidas neste artigo para, assim, esperar colher os resultados.

Saiba que, por mais difícil que possa parecer, conquistar a independência financeira é possível.

Aproveite a oportunidade para conhecer o Mobills, o melhor gerenciador financeiro do Brasil, e mude de vez a forma como lida com o seu dinheiro!



Escrito por Larissa Brioso Educadora Financeira

Educadora Financeira na Mobills; formada em Economia pela Universidade Federal do Ceará; e estudante de Gestão de Negócios e Marketing. Possui experiência na área de marketing e criação de conteúdo com ênfase em educação financeira, comunicação de marketing, indicadores de marketing, mídias sociais, SEO e CRM.

  • Editora-chefe do site da Mobills;
  • Formada em Economia;
  • Especializada em Gestão de Negócios e Marketing.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


🤔 Tem dúvidas ou dicas? Comenta aqui, que nossos especialistas respondem!

Notifique-me de novos comentários via e-mail.

.
.