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Quando é a Cyber Monday? Veja dicas para economizar e acumular pontos em 2025

Cyber Monday é um evento de vendas online, assim como a Black Friday. Saiba como se preparar para essa data e aproveitar as promoções!

Artigo escrito por Ranielle Oliveira
em 06 de Novembro de 2025 10 min de leitura

A Cyber Monday 2025 já tem data marcada: 1º de dezembro.

Muitos tratam esse dia como “o que sobrou” da Black Friday, mas para quem busca otimizar as finanças, a estratégia é completamente diferente.

Este é o dia de focar não apenas no desconto direto, mas no retorno financeiro da sua compra.

Historicamente, a Cyber Monday (segunda-feira cibernética) se tornou um dos principais eventos do ano para promoções do tipo “Compre e Pontue”, especialmente em eletrônicos e produtos de maior valor.

É a sua chance de comprar o notebook novo, o smartphone ou a TV que você já ia comprar, mas recebendo 10, 12 ou até 15 pontos por real gasto.

Na prática, isso pode significar um “cashback” de 30% ou mais em forma de milhas.

Abaixo não vamos apenas listar dicas básicas de segurança. Vamos mostrar a estratégia completa para acumular benefícios (desconto + pontos + cashback do cartão) e fazer o melhor negócio do ano.

Confira!

Leia também: Quando é a Black Friday em 2025? Confira dicas para economizar!

O que é a Cyber Monday e como ela surgiu?

A Cyber Monday é um evento de promoções focado exclusivamente no comércio online, que acontece sempre na segunda-feira seguinte à Black Friday.

Ela foi criada em 2005, nos Estados Unidos, por empresas de marketing. O objetivo era incentivar as pessoas a fazerem compras pela internet, aproveitando as conexões de alta velocidade que tinham em seus locais de trabalho após o feriado de Ação de Graças.

7 dicas para se preparar para a Cyber Monday (além do óbvio)

Para ter sucesso na Cyber Monday e realmente maximizar seu dinheiro, o planejamento básico não é suficiente. Siga este checklist estratégico:

1. Monitore o “preço real”, não só o desconto

Assim como na Black Friday, a “metade do dobro” é um risco real também na Cyber Monday. Para saber se uma oferta vale a pena, você precisa saber o preço antes da promoção dos itens da sua lista de compras.

  • O que fazer: Use comparadores de preço (como Zoom, Buscapé ou o Google Shopping) para criar alertas para os produtos que você deseja. Assim, você saberá o histórico de preço e identificará um desconto real.

2. Tenha um planejamento eficiente

O planejamento financeiro é o que separa uma compra inteligente de uma por impulso. Antes da data, seu plano de ação deve ser:

  • Listar seus produtos-alvo: Defina exatamente quais itens são prioridade (ex: “Smartphone Modelo X”, “Notebook Modelo Y”). Ter foco evita gastos desnecessários.
  • Definir o orçamento-limite: Saiba qual é o valor máximo que você pode gastar na data sem comprometer suas finanças e orçamento.

Com essa lista e um “preço ideal” em mente, você saberá exatamente quando uma oferta é vantajosa e não cairá na “metade do dobro”.

Para garantir que esse gasto se encaixe no seu planejamento mensal, use um gerenciador financeiro.

No app da Mobills, por exemplo, você pode definir esse teto de gastos na sua categoria de “Compras” e acompanhar em tempo real para não estourar o orçamento.

Mobills: Finanças e Cartões
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    • Conecte suas contas e cartões: Saiba para onde o seu dinheiro está indo com nossas integrações automáticas. Gerencie todos os seus gastos e evite o cheque especial, o empréstimo com maior taxa de juros do mercado;
    • Monte um planejamento financeiro: Faça orçamentos mensais e mantenha seus gastos sob controle. Defina alertas para evitar passar do seu limite de despesas;
    • Crie objetivos: Determine metas para alcançar os seus sonhos. Quer comprar uma casa, fazer uma viagem? Crie objetivos no app e realize os seus desejos.

3. Compare a oferta completa (preço vs. pontos)

O maior erro é olhar só o preço final. Na Cyber Monday, a melhor oferta pode estar na loja com o preço R$ 100 mais caro, mas que oferece 10 pontos por real.

  • O que fazer: Crie uma mini-planilha comparando:
    • Loja A: Preço (ex: R$ 4.000) + Pontos (ex: 2×1)
    • Loja B: Preço (ex: R$ 4.100) + Pontos (ex: 10×1)
    • Loja C (Cashback): Preço (ex: R$ 4.050) + Cashback (ex: 5% no Méliuz)

Neste exemplo, a Loja B é, de longe, a mais vantajosa, mesmo sendo mais cara na etiqueta. Lembre-se que pontos e milhas são moeda de troca, encare como se fosse dinheiro.

Agora, se a diferença de valor fosse muito grande, não não compensaria pagar muito caro só porque você ganharia ponto.

4. Compre em programas de recompensa

A melhor estratégia é usar os portais “Compre e Pontue” dos programas de recompensas.

O que é isso? Em vez de ir direto ao site da Magalu ou da Amazon, você primeiro acessa o portal do seu programa de pontos (Esfera, Livelo ou Smiles) e clica no link do varejista dentro desse portal.

Ao fazer isso, a loja paga uma comissão ao programa, que repassa a maior parte para você em forma de pontos.

Por que na Cyber Monday? Nesta data, as parcerias ficam muito mais agressivas. Uma pontuação normal de 2 pontos por real (2×1) pode saltar para 10, 12 ou 15 pontos por real (10×1, 12×1, 15×1).

Como é o benefício na prática ⬇️:

Vamos supor que você queira comprar um smartphone de R$ 4.000.

  • Compra Normal: Você paga R$ 4.000.
  • Compra na Cyber Monday (com Estratégia): Você encontra uma promoção de 10 pontos por real (10×1) no portal da Esfera, por exemplo.
    • Compra: R$ 4.000
    • Acúmulo: R$ 4.000 x 10 = 40.000 pontos.
    • Valor dos Pontos: Esses 40.000 pontos, em uma promoção de transferência bonificada para a de 100% para a Smiles, se torna 80.000 milhas. Essas milhas já rendem viagens nacionais e dependendo do destino e condições do voo, até viagem internacional. Convertendo na calculadora de pontos e milhas, esses 80k valem R$1.280.

Resultado: É como se o smartphone de R$ 4.000 tivesse saído com um desconto de R$1.280, muito superior a qualquer desconto direto.

5. Prepare seu checklist de pontuação

A compra em portais (Esfera Santander, Livelo etc.) exige regras. Se você errar um passo, perde os pontos.

Por isso, faça isso antes do dia:

  • Cadastre-se: Já tenha conta nos principais programas de fidelidade.
  • Limpe o carrinho: No dia, antes de clicar pelo portal, esvazie seu carrinho de compras no site do varejista.
  • Seja ágil: tenha tudo fácil de pegar ou lembrar (como endereço de entrega) já que muitas promoções podem passar rápido.

    6. Escolha o cartão de crédito certo

    Lembre-se de acumular benefícios. Você ganhará pontos no portal do programa, como por exemplo acumulando pontos na Esfera, E TAMBÉM pode ganhar pontos no seu cartão de crédito.

    7. Verifique a política de troca

    Verificar a segurança do site, reputação (Reclame Aqui) e a política de trocas é o básico. Mas, ao comprar com pontos, há um detalhe:

    • O que fazer: Entenda o que acontece se você devolver um produto comprado com pontos. Em geral, o estorno de pontos é mais complexo e demorado do que o estorno em dinheiro. Verifique as regras no programa em que você está comprando.

    O que é melhor: Cyber Monday ou Black Friday?

    A verdade é que, no Brasil, a “Black Friday” se tornou um longo período de promoções que emenda um evento no outro.

    Em ambas as datas, você encontrará ótimas oportunidades tanto de desconto direto quanto de acúmulo de milhas.

    A diferença entre elas é mais uma questão de foco e tradição:

    • Black Friday (Sexta-feira): O foco é o comércio geral, onde absolutamente todo o comércio entra em promoção simultaneamente. É o dia de maior volume de ofertas, cobrindo todas as categorias: moda, viagens, eletrodomésticos, beleza, supermercado e, claro, eletrônicos.
    • Cyber Monday (Segunda-feira): O foco é mais em eletrônicos (celular, notebook, televisão, eletrodomésticos e etc.) A Cyber Monday funciona, em grande parte, como uma extensão da Black Friday, sendo a “última chamada” para os descontos. Embora hoje ela traga promoções em diversas áreas (muitas vezes como uma “queima de estoque”), seu DNA e foco histórico estão nos eletrônicos. É uma segunda chance para quem perdeu uma oferta de smartphone, notebook ou TV, e é comum vermos promoções muito agressivas para esses itens específicos.

    Qual o veredito?

    Pense na Cyber Monday como a continuação da Black Friday, mas com um holofote especial em tecnologia.

    Mais importante do que qual dia é melhor, é a estratégia que você usa.

    As dicas que demos valem para todo o período. A melhor tática é não esperar “o dia certo”, mas sim, a oferta certa para o produto que você já planejou comprar.

    Como vender mais na Cyber Monday?

    Assim como a Black Friday, a Cyber Monday é um evento de compras também bastante relevante para os vendedores e consumidores.

    Para saber como vender mais na Cyber Monday, é necessário montar uma estratégia eficiente, além de oferecer bons descontos para os consumidores.

    Planeje-se de maneira inteligente

    De início, é importante planejar-se e pensar de maneira inteligente para que a sua loja tenha um bom desempenho.

    Dessa maneira, pense em estratégias para vender muito e ter bons resultados. De início, lembre-se do básico:

    • quais os produtos que terão descontos;
    • quais os percentuais desses descontos;
    • cheque o estoque desses produtos;
    • planeje o Marketing de vendas.

    Ofereça bons descontos

    Para atrair e fidelizar clientes, é importante oferecer descontos que sejam atrativos. Dessa maneira, confira algumas ideias de descontos para os produtos:

    • descontos progressivos;
    • descontos percentuais;
    • frete grátis;
    • cupons de desconto;
    • descontos para membros; etc.

    Utilize todos os canais de venda

    Utilizar os canais de venda de maneira inteligente, para uma divulgação eficaz, faz toda a diferença no marketing da loja e, consequentemente, no número de vendas.

    Isso porque a divulgação, que faz com que os produtos cheguem a um maior número de pessoas, pode ser um fator crucial para ter boas vendas na Cyber Monday.

    Dessa maneira, busque diversificar os canais de venda do seu estabelecimento, utilizando os mais variados, como o Instagram, o TikTok, Facebook, etc.

    Perguntas frequentes sobre o assunto

    Quando é a Cyber Monday 2025?

    Qual a diferença entre Cyber Monday e a Black Friday?

    Cyber Week é o mesmo que Cyber Monday?

    O que é o dia da Cyber Monday?

    Comprar na Cyber Monday vale a pena?

    Se você gosta de boas promoções, a segunda-feira cibernética é, com certeza, um evento que vale a pena, uma vez que pode ter preços de produtos com até 80% de desconto, como mencionado anteriormente.

    Porém, para que você consiga aproveitar o evento sem maiores problemas, é recomendado levar em consideração as dicas dadas no decorrer deste texto.

    Ao fazer isso, você poderá adquirir os produtos com desconto da melhor maneira possível, inclusive sem fugir do orçamento pessoal.

    VEJA TAMBÉM: Como acumular pontos Esfera e economizar nas suas compras de Black Friday em 2025



    Escrito por Ranielle Oliveira Analista de Conteúdo

    Experiente na área de redação e revisão de textos, criadora de conteúdo de finanças pessoais e investimentos para web e redes sociais e apaixonada por escrever textos com uma linguagem clara e de fácil entendimento para os leitores.

    • Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará.

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